O que é pipeline de vendas? O pipeline de vendas é uma ferramenta que reúne os prospects de uma empresa, os organiza de acordo com a etapa de negociação em que estão, define quais são ações devem ser realizadas pelo vendedor em seguida (ligar, mandar um e-mail, enviar uma proposta…), delimita um prazo e acompanha a evolução dos leads, qualificando-os ou não.
Pipeline de vendas é, em suma, a lista de atividades que devem ser realizadas diariamente por uma equipe de vendas.
Se você é um gestor de vendas acredito que uma das suas principais fontes de insônia seja descobrir como fazer um pipeline de vendas eficiente, que contribua para a evolução dos resultados da sua equipe, certo?
Pense bem: o que é um pipeline de vendas perfeito? Seria buscar aquele balanço ideal entre “meu vendedor é um acumulador e não solta nenhum prospect” e “meu Sales Rep queima mais leads do que o Rambo gasta em munições”.
A má notícia é que não tem como fazer um pipeline de vendas perfeito, dinâmico, e que se move sozinho. Isso é um mito!
O equilíbrio entre os estilos de vendedores dependerá de vários fatores, como:
Pense o seguinte: você comissiona seus vendedores por mais deals num mês, certo?
Basicamente, você diz que quanto mais ele/ela vender mais vai receber.
No outro momento, você os instrui para deixarem o lead no pipeline por no máximo X dias, e se a venda não acontecer, marcar o negócio como perdido.
Essas instruções vão parecer contraditórias no início, e adivinhe qual seu Rep vai escolher (principalmente se for inexperiente): segurar ao máximo os leads para vender mais, mesmo que isso signifique um pipeline atolado.
Portanto, antes de começarmos esse artigo, adiantamos o primeiro spoiler: um pipeline é tão bem gerido quanto seu vendedor for disciplinado em mantê-lo “limpo”, fluindo com regularidade.
O que significa um pipeline de vendas com um monte de deals muito antigos?
Isso é um verdadeiro entrave para novos negócios acontecerem.
Porém, o equilíbrio e o bom senso vão muito além de balancear a quantidade de novos e velhos deals.
Para entender então como alcançar esse equilíbrio tão desejado é preciso compreender a fundo o conceito sobre:
Esses são os pontos que vamos abordar a seguir. Confira!
Quando ligar para um lead, quando enviar um e-mail, qual tema do material a ser compartilhado, qual é o próximo passo agora que você já enviou a proposta… Essas são algumas das informações que o pipeline de vendas permite que um gestor organize e que um vendedor acompanhe.
Veja quais são as etapas em um pipeline de vendas:
O pipeline de vendas, geralmente, é construído dentro de um software e permite a organização das tarefas que precisam ser executadas por cada vendedor e para cada prospect.
O pipeline de vendas reúne todas informações sobre as oportunidades de venda, apresentando dados como:
Abaixo você tem acesso a um exemplo de pipeline de vendas sendo usado na prática para a gestão de atividades da equipe de vendas.
Fonte: Agendor
Como você pode identificar no modelo de pipeline de vendas acima, o sistema é bastante simples e visual, permitindo que o gestor e os vendedores identifique o status de todos os prospects, quais as próximas etapas a serem seguidas e quais leads estão, ou não, avançando pelo funil.
A confusão entre pipeline de vendas e funil de vendas é bastante comum, entretanto, enquanto o funil de vendas se concentra em organizar os passos dos usuários desde a atração do lead até a sua conversão, o pipeline de vendas é um guia com o passo a passo prático que deve ser seguido pelos representantes comerciais.
O objetivo é construir um relacionamento de maneira estratégica, entre vendedores, empresa e leads.
É claro que o objetivo desse relacionamento é transformar prospects e leads em clientes.
O pipeline de vendas é estratégico ao definir para o vendedor qual deve ser seu próximo passos no relacionamento com a oportunidade de venda. O pipeline organiza as atividades de acordo com a cadência de prospecção definida para cada prospect.
Alguns gestores ainda têm dúvidas sobre o que é cadência de vendas. Assista ao vídeo abaixo e domine também esse conceito.
Como vimos acima, o pipeline permite que o vendedor tenha maior organização sobre cada oportunidade de venda, não deixando nenhum lead para trás nem sobrecarregando oportunidades de venda com contatos em excesso.
É também função do pipeline de vendas auxiliar no foco em vendas.
A partir da qualificação de cada oportunidade de venda a equipe é capaz de identificar quais leads devem ser priorizados, pois têm mais chance de converter em clientes, em um menor espaço de tempo.
Também é possível identificar os leads que já passaram por toda a cadência de prospecção, mas não se mostram prontos para “comprar”.
Esse papel do pipeline de vendas é extremamente estratégico. É ele quem vai realmente ampliar as taxas de conversão da sua empresa, levando seu departamento à alta performance.
Ficar agarrado em lead que não está pronto para comprar faz sua empresa desgastar o relacionamento com uma oportunidade de vendas futura. Esse é um dos grandes erros em vendas.
Isso sem contar que faz com que seu vendedor perca a chance de converter leads quentes, mas que acabaram de chegar no pipeline e não receberam a devida atenção por falta de tempo (tempo este que estava sendo investido no lead que já se mostrava frio).
Em vendas, e na vida, tempo é muito mais valioso do que dinheiro.
Agora que você já sabe o que é pipeline de vendas, que tal dominar algumas boas práticas para de como fazer um pipeline de vendas bem gerido? Confira nossas dicas, a seguir.
Vamos nessa?!
Essa é a mais importantes das dicas e não poderia estar no final.
Algumas verdades sobre seu negócio precisam ser encaradas todos os dias desde o dia 1, e sem elas esse artigo seria inútil.
Abaixo seguem algumas e como elas influenciam a gestão do seu pipeline de vendas.
Estatisticamente, você vai acertar a água em 70-79% dos deals, ou seja, a grande maioria dos seus prospects não está pronta para comprar agora e tudo bem, é uma característica natural de todos os negócios.
E somente essa estatística seria suficiente para manter você vigilante sobre como fazer um pipeline de vendas, renovando com periodicidade os deals que lá se encontram.
Mais à frente, nas dicas #2 e #3, reforçamos a importância de um processo de vendas com etapas bem definidas e gatilhos de passagem das etapas de vendas muito claros para todos os vendedores.
Por hora, acredite que cada etapa dessa tem um percentual de passagem e onde houver um gargalo é lá que seus esforços devem ser direcionados.
Afinal, um pipeline de vendas é medido etapa à etapa, e sem mapear quantos leads passam de uma para a outra, não existe gestão eficiente.
Leia também: Como o Flow ajuda na passagem de bastão entre marketing, pré-vendas e vendas
Ele é o balizador de quanto tempo os leads precisam para ficar ou sair do seu pipeline.
Se você trabalha na modalidade de venda Enterprise, certamente terá:
Se você joga na modalidade transacional com Inside Sales, terá:
Via de regra, se o lead está no pipeline de vendas há mais tempo do que 2 vezes o tamanho do ciclo de vendas já é tarde demais.
Dê fim ao negócio, agradeça o contato e siga em frente.
Dica adicional: seja muito sincero com seus contatos, acima de tudo! Como já dissemos algumas vezes no blog, o churn começa na venda.
Muitas vezes na Meetime explicamos ao prospect porque acreditamos que ele não está no momento ideal de compra, e mesmo assim alguns insistem e assinam se comprometendo a usar.
Outros entendem e pedem para entrarmos em contato num período posterior. Em qualquer um dos casos, encaramos a realidade de cada deal e somos sinceros com todos eles.
Dessa forma, a venda passa a ser consultiva e não empurrada, “oxigenando” o pipeline de vendas e acelerando a tomada de decisão do cliente.
Tudo começa com etapas de vendas bem definidas, afinal não é possível entender como fazer um pipeline de vendas e melhorar resultados olhando apenas para entrada e saída (medindo apenas percentual de fechamento), como uma caixa-preta.Abaixo mostramos um exemplo de como um pipeline de vendas pode ser, especialmente para negócios B2B com vendas complexas. Acompanhe:
A melhor ressalva sobre esse processo de vendas é que, independentemente das etapas que você escolher, ele precisa ser orientado ao cliente, às etapas que um prospect percorre antes da compra.
Um processo orientado a atividades – exemplo: primeiro contato, demonstração, envio de proposta e fechamento – faz com que vendedor e cliente estejam muito distantes sobre quando e se a venda ocorrerá.
O vendedor pode ter feito a demonstração de um software, acreditando que o próximo passo mais lógico é enviar a proposta e o cliente ainda nem viu valor e descobriu sua necessidade.
Isso fará com que a venda seja puxada, gerando muito atrito e bem menos efetividade.
Um processo estruturado, etapa a etapa, garante que seus vendedores pensem de forma sistêmica e organizada, facilitando a gestão do pipeline de vendas.
O Sales Playbook é um documento usado para:
Basicamente ele contém o detalhamento:
O Sales Playbook garantirá que todos os vendedores tenham a mesma informação sobre o tempo máximo que um lead pode ficar no pipeline de vendas. Ele permite uniformizar as diretrizes de trabalho através das dicas e boas práticas em cada etapa.
Tudo isso é vital para manter seus deals em movimento, caminhando em direção à compra. Não tem como fazer um pipeline de vendas andar, sem isso.
No guia para empresas de tecnologia dominarem Inbound Sales, em parceria com a Resultados Digitais, damos um exemplo de Sales Playbook com descritivo das etapas e gatilhos de passagem. Confira!
Você já parou para pensar que uma venda é, na verdade, uma compra?
Você tem pouquíssimo ou nenhum controle sobre o momento em que o cliente vai abrir a carteira, se é que isso vai um dia acontecer.
Quando falamos em vendas complexas em empresas B2B onde o valor da transação é alto e compras por impulso raramente existem, essa verdade é ainda mais presente.
E uma vez que você não tem controle sobre quando o prospect vai comprar, incentive-o a tomar uma ação, a comprometer-se com um próximo passo.
Clientes interessados se comprometem! Ponto. Se ele vê valor no seu produto ou serviço, mas não é o decisor, ele vai te dizer que precisa envolver alguém na decisão e que vai te retornar.
Você se lembra quando foi a última vez que não quis comprar algo?
Você certamente não quis se comprometer com nenhuma ação posterior, pois aquele produto não fazia sentido naquele momento certo?
Dependendo do quão à vontade você estava, você até pode não ter mencionado ao vendedor, mas sua linguagem ou hesitação passaram essa mensagem.
E agora, como vendedor, é sua função notar se o cliente não quer se comprometer e seguir em frente.
IMPORTANTE: Sem follow-up não tem como fazer um pipeline de vendas fluir: “mantenha o follow-up sob seu controle, afinal seu cliente não tem responsabilidade pela sua meta no final do mês”.
Essa frase dita pelo Marcelo Amorim, no podcast do nosso canal Casts for Closers faz total sentido nessa dica.
Se seu cliente ficou de conversar com o tomador de decisão, combine um prazo para isso acontecer.
Se ele precisa do seu free trial para tomar a decisão, não deixe para ligar no último dia perguntando se ele gostou.
Se ele quer uma demonstração, agende-a (considerando que ele está no seu pipeline e tem fit para receber uma demo).
A propósito, se quiser ouvir o podcast inteiro vale a pena. O Marcelo nos deu uma aula sobre a preparação de um vendedor.
Somos fãs da entrevista acima, feita pela Emília Chagas, CEO da Contentools com Aaron Ross, co-autor do livro Predictable Revenue.
Como Aaron mesmo diz (aos 2’01”), vendedores não gostam de ser rejeitados e de rejeitarem. Logo, há uma carga emocional na rejeição por parte do cliente (ou mesmo da empresa).
Você pode encontrar maneiras mais amigáveis de fazer as perguntas difíceis e manter o cliente confortável.
Veja os exemplos abaixo, quando o vendedor deseja descobrir se o cliente tem o orçamento necessário para fazer o projeto e quem é o decisor daquela empresa:
Existe mais uma verdade a ser encarada, não mencionada no primeiro item propositadamente: alguns prospects precisam sair do seu CRM, eles precisam dizer “Não”.
Ponto. Repetimos: não tem como fazer um pipeline de vendas andar sem descartar alguns leads.
Falando em CRM, se você já é usuário do Pipedrive ou está pensando em ser, descubra como elevá-lo a outro patamar! Clique aqui para saber mais!
Entenda que o não é a segunda melhor resposta que você pode ter.
Qualquer coisa diferente do “sim”, como “talvez”, “tentar”, é um não disfarçado.
Portanto, para saber como fazer um pipeline de vendas fluir, é necessário entender a importância tirar alguns prospects da zona de conforto e tomar uma decisão.
Alguns vão se comprometer, outros vão pedir mais 2 meses. Tudo bem, apenas siga em frente.
Entre os indicadores de vendas mais usados para análise do pipeline de vendas estão:
Ao determinar as etapas de vendas, e começar a medir os percentuais de passagem em cada uma delas, você perceberá que como fazer um pipeline de vendas e melhorá-lo é um processo iterativo.
Conforme seu processo e sua empresa ganham maturidade, os desafios vão mudando.
Por exemplo: seus prospects começam a se acumular na parte de conexão, mas não passam para necessidade descoberta.
O que significa um pipeline de vendas assim? Significa que está relativamente fácil falar com o prospect, mas não fazê-lo descobrir que tem um problema ou oportunidade de melhoria.
Recomendamos que você estude uma metodologia como por exemplo SPIN Selling, para conseguir investigar melhor a situação do prospect e convencê-lo de que há oportunidade.
Se seus prospects acumulam na primeira etapa (pesquisa), significa que Marketing está atraindo leads com perfil diferente do que Vendas estipula como ideal.
É hora de fazer um SLA (acordo entre Marketing e Vendas) para que mais leads venham com o perfil adequado para compra.
Agora, o que significa um pipeline de vendas em que os leads se acumulam no final fechamento?
Isso significa que é hora de repassar o treinamento aos vendedores sobre técnicas de fechamento de vendas e como superar objeções de vendas.
Gostamos muito da dica que recebemos do Cristiano Wuerzius, especialista em Inbound Sales: as taxas de passagem devem crescer a jusante (na saída do pipeline de vendas) e não a montante (na entrada do pipeline).
A ideia é que você seja crítico e só passe os leads certos etapa de venda a etapa de venda.
Portanto, quanto mais à frente o prospect chega no pipeline de vendas, mais provável é dele passar para a próxima etapa, aumentando as taxas de passagem ao final do pipeline.
A propósito, temos duas recomendações de conteúdo aprofundado sobre métricas de Inside Sales:
No início deste artigo mencionamos um dos fatores de como fazer um pipeline de vendas melhor e geri-lo com maestria o VP tem que estar atento ao cenário todo a:
Isso porque sua capacidade de melhorar a gestão do pipeline de vendas garantirá mais crescimento, mais receita e melhores noites de sono.
Como dissemos ao longo desse artigo, o sistema de pipeline de vendas online é fundamental para garantir que todas as etapas da cadência de uma prospecção seja cumprida. Além disso, é ele o responsável por:
Todos esses processos exigem organização, acesso à tecnologia, conhecimento técnico e, claro, treinamento dos colaboradores e gerentes.
Você não precisa fazer tudo isso sozinho. A Meetime já ajudou dezenas de empresas como Banco do Brasil, Rappi, Loggi e Sodexo a:
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