11 frases famosas para mudar seu mindset e ter sucesso em vendas consultivas

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Frases famosas não se tornam famosas à toa. Claras, concisas, geniais. Elas exprimem um conceito complexo em poucas palavras, provocam reflexão, inspiram e motivam. Uma frase de efeito é capaz de salvar o seu dia, encorajar mudanças e estabelecer paradigmas.

Isso pode até parecer exagero, mas não é, não!

Frases têm poder.

Aqui no blog nós repetimos alguns mantras de vendas – se você lê nossos posts com frequência, já deve desconfiar quais são! -, porque eles são a expressão perfeita para o mindset que, nós acreditamos, leva ao sucesso.

Talvez seja exatamente esse o maior poder de uma frase: a capacidade de transformar o mindset, o jeito de pensar. E de plantar novas ideias, é claro. Frases emblemáticas são fáceis de lembrar. Aí, ficam na nossa cabeça, nós repetimos e, sem notar, elas se tornam parte do nosso repertório, passam a representar nossas crenças.

É uma boa estratégia ter frases de referência para recorrer naqueles momentos em que você precisa de inspiração e motivação. Por isso, resolvemos reunir neste post frases famosas de vendas e para vendas. Como assim? Algumas são paradigmas da área, e outras não. Mas todas são ótimas para refletir, incorporar ao mindset e ter melhores resultados.

Vamos à lista?

  1. “Sales is a numbers game”

Falamos ali em cima dos nossos mantras de vendas. Se você pensou nessa frase, acertou! E é claro que ela seria a primeira da lista. Afinal, “vendas é um jogo de números” é uma das sentenças mais famosas da área.

Nós preferimos a versão atualizada: “Inside Sales is a numbers game” e dizemos “amém” sempre que alguém cita ela por aí. Por quê?

Acreditamos que produtividade é o que leva ao sucesso em vendas. Quanto mais atividades (e-mails, ligações, reuniões) um vendedor realiza, mais vendas fecha. É um jogo de números, no qual a lógica é realizar o máximo possível para obter o máximo possível. Por isso essa frase é nossa favorita! 🙂

  1. “Always Be Closing”

Essa é um clássico!
Ou vai dizer que você nunca viu essa cena?

Essa frase, encenada por Alec Baldwin no filme Glengarry Glen Ross, ficou famosa porque traduz perfeitamente uma mentalidade muito comum nas vendas tradicionais, nas quais o foco eram as técnicas de fechamento e de persuasão. É claro que isso mudou nas vendas consultivas, mas clássico é clássico – e já foi até repaginado:

“Always be closing… That doesn’t mean you’re always closing the deal, but it does mean you need to be always closing on the next step in the process.” Shane Gibson

Podemos pensar no fechamento como ter um próximo passo bem definido no processo de vendas e sempre buscar avanços. Assim, em vez de focar em fechar o negócio, o objetivo passa a ser validar gatilhos de passagem.

  1. “Content is king, but context is God” – Gary Vaynerchuk

“Conteúdo é rei, mas contexto é Deus”.

Essa é a máxima do marketing digital. O conteúdo já conquistou o trono quando se fala de prover valor, atrair, engajar e conquistar clientes. A força dessa frase está em lembrar que a qualidade do conteúdo está no contexto. Em levar em conta as preocupações, dúvidas e situação em que os potenciais clientes estão.

Mas por que é importante para o vendedor saber disso?

Marketing e Vendas são duas áreas que (cada vez mais) andam de mãos dadas. Um bom vendedor está atento ao contexto do prospect, entende quais são as necessidades dele e tem conteúdos de qualidade guardados na manga para oferecer. É uma ótima forma de prover valor, ganhar confiança e autoridade.

  1. “You can’t propose a mutually beneficial business relationship if you can’t understand their business.” – Craig Rosenberg

Os clientes passaram a ser parceiros, e não apenas clientes. Um contrato assinado é uma troca, na qual sua empresa e a do cliente se ajudam mutuamente (a ganhar dinheiro). O sucesso de uma está atrelado ao da outra. Ou pelo menos esse é o ideal. Só que muita gente só fala da boca para fora: “Meu sucesso é seu sucesso!”.

Para que essa ideia se concretize, é preciso entender o negócio do prospect de verdade. Afinal, você tem que escolher os melhores parceiros! Isso só é possível com um processo de vendas bem estruturado, consultivo e voltado ao cliente.

  1. “Don’t find customers for your products. Find products for your customers.” – Seth Godin

“Não encontre clientes para os seus produtos. Encontre produtos para os seus clientes”.

Essa frase resume uma mudança de perspectiva que transformou a área de vendas para sempre.

Qualquer pessoa que trabalha com Inside Sales e vendas consultivas precisa ter muito claro que, agora, o cliente é o centro de tudo. A experiência de compra e a satisfação do cliente são os novos imperativos.

Você não vende mais o seu produto ou serviço para quem não precisa dele. Em vez disso, procure entender o contexto, as necessidades, os objetivos e prioridades para oferecer a solução mais adequada – mesmo que isso signifique dizer que sua solução não é a ideal ou indicar outro serviço. O importante é prover valor.

  1. “When reps take the role of a curious student rather than an informed expert, buyers are much more inclined to engage.” – Jeff Hoffman

A curiosidade é uma das características dos vendedores de sucesso. O vendedor curioso faz perguntas, procura saber mais, investiga a fundo.

Essa frase fala disso! Vale mais ser genuinamente interessado e ouvir o que o prospect tem a dizer do que apenas falar sem parar sobre o seu produto. Para conquistar a atenção, engajamento e confiança dos prospects, seja curioso!

  1. “People buy emotionally, and they justify their decisions intellectually.” – David Sandler

Entender o comportamento dos consumidores, a jornada de compras e o processo de tomada de decisão é outro conhecimento necessário para vender com qualidade. Isso porque ter um produto ou serviço excelente não basta para convencer os clientes a comprar. Também é necessário orientar o prospect para fazer a escolha correta – e isso envolve tanto a razão quanto a emoção.

Essa frase é um bom lembrete disso. Todos os vendedores sabem que devem apresentar bons argumentos, demonstrar os benefícios do produto e comprovar a eficácia, mas nem todos ficam atento aos aspectos emocionais da tomada de decisão. E eles têm um peso forte!

Então anote aí: a razão justifica, mas a emoção é que decide.

  1. “If you want to succeed double your failure rate” – Thomas J. Watson

Essa frase circula bastante pelo LinkedIn e você provavelmente já viu ela por aí!

Atribuída ao CEO da IBM, ela ilustra bem a ideia empreendedora de que, para ser bem sucedido, você tem que tentar e errar bastante e rápido. Isso se aplica perfeitamente na área de vendas.

Acelerar os erros torna o aprendizado mais rápido. O velho ditado já dizia: “É errando que se aprende”. Esse é o caminho para alcançar o sucesso mais rápido. Seguindo essa lógica, vendedores iniciantes podem abreviar o período de ramp-up, por exemplo.

E essa mentalidade pode ser constante: “quanto mais ligações, mais prospects, mais negociações, mais esperto eu fico.”

  1. “Success consists of going from failure to failure without loss of enthusiasm” – Winston Churchill

Traduzindo: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”

Se você está precisando dar um gás na motivação e determinação, procure pelas frases do Churchill. Uma outra bem famosa é: “Success is not final, failure is not fatal: it is the courage to continue that counts.”

É sobre resiliência. E isso tem tudo a ver com vendas. Os melhores vendedores são aqueles que não desanimam depois de um dia inteiro ouvindo “não” ou de um mês sem atingir a meta. Eles erguem a cabeça e continuam determinados, procuram melhorar o que for necessário e perseguir os objetivos.

Então, da próxima vez que as coisas estiverem indo mal, lembre dessa frase e mantenha o entusiasmo!

  1. “You are your greatest asset. Put your time, effort and money into training.” – Tom Hopkins

Como vimos anteriormente, errar muito é o caminho para atingir o sucesso. Mas isso só funciona se você aprender com os erros e aperfeiçoar suas habilidades. E como se consegue isso? Com muito treino!

É comum ver empresas e vendedores que fazem só um treinamento inicial e depois esquecem de estudar. Como esperam evoluir dessa forma? Mesmo um treinamento anual é pouco para crescer em vendas, por ser uma área muito dinâmica.

Investir em treinamento é necessário para a evolução. E você deve ser o responsável por isso. Não fique esperando! Tome a iniciativa e estude, treine, aprenda constantemente.

  1. “Many receive advice, only the wise profit from it.” – Harper Lee

Para fechar a nossa seleção, escolhemos essa frase que provoca a reflexão sobre o quanto colocamos em prática aquilo que ouvimos dos outros. Você pode ter de cor lições e frases inspiradoras, mas de nada adianta se não aplicar essas ideias na sua vida e trabalho.

Essa frase nos lembra de outra habilidade dos vendedores de alta performance: a coachability. É a capacidade de ouvir e aceitar feedbacks, e tomar atitudes rápidas para melhorar. É desta forma que se cresce.

E aí, gostou da nossa seleção de frases famosas? Você tem alguma que sabe de cor e adora repetir por aí? Deixe nos comentários!

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Resumo
11 frases famosas para mudar seu mindset e ter sucesso em vendas consultivas
Título do Post
11 frases famosas para mudar seu mindset e ter sucesso em vendas consultivas
Descrição
Uma lista de frases famosas de vendas para motivar e inspirar SDRs, vendedores e gestores comerciais a alcançar melhores resultados em Inside Sales
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