11 frases de sucesso em vendas para mudar seu mindset e ter sucesso em vendas consultivas

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  • Publicado em 14 nov, 2018.
  • Atualizado em 10 ago, 2020

Frases de sucesso em vendas não se tornam famosas à toa. Claras, concisas, geniais. Elas exprimem um conceito complexo em poucas palavras, provocam reflexão, inspiram e motivam vendedores e gestores.

Uma frase de motivação em vendas é capaz de salvar o seu dia, encorajar mudanças e estabelecer paradigmas.

Isso pode até parecer exagero, mas não é, não!

Entre as principais frases de sucesso em vendas que você deve se lembrar sempre estão:

  1. “Sales is a numbers game”
  2. “Always Be Closing”
  3. “Content is king, but context is God”
  4. “You can’t propose a mutually beneficial business relationship if you can’t understand their business.”
  5. “Don’t find customers for your products. Find products for your customers.”
  6. “When reps take the role of a curious student rather than an informed expert, buyers are much more inclined to engage.”
  7. “People buy emotionally, and they justify their decisions intellectually.” 
  8. “If you want to succeed double your failure rate” 
  9. “Success consists of going from failure to failure without loss of enthusiasm”
  10. “You are your greatest asset. Put your time, effort and money into training.”
  11. “Many receive advice, only the wise profit from it.” 

Para entender o que cada uma significa no mundo das vendas, confira abaixo nossa explicação sobre a origem e significado dessas frases de sucesso em vendas.    

Porque usar frases de sucesso em vendas no dia a dia do setor?

Frases têm poder.

Aqui no blog nós repetimos algumas frases de sucesso em vendas como mantras de vendas – se você lê nossos posts com frequência, já deve desconfiar quais são! 

Mas por que? Porque eles são a expressão perfeita para o mindset que, nós acreditamos, leva ao sucesso.

Talvez seja exatamente esse o maior poder de uma frase de efeito para vendas: a capacidade de transformar o mindset, o jeito de pensar.E de plantar novas ideias, é claro. 

Frases emblemáticas são fáceis de lembrar. Aí, ficam na nossa cabeça, nós repetimos e, sem notar, elas se tornam parte do nosso repertório, passam a representar nossas crenças.

É uma boa estratégia ter frases de motivação para venda como referência para recorrer naqueles momentos em que você precisa de inspiração e moral

Por isso, resolvemos reunir neste post frases de sucesso em vendas e para vendas. Como assim? Algumas são paradigmas da área, e outras não. Mas todas são ótimas para refletir, incorporar ao mindset e ter melhores resultados.

Vamos à lista?

11 frases de sucesso em vendas

1. “Sales is a numbers game”

Falamos ali em cima dos nossos mantras de vendas. Se você pensou nessa frase, acertou! E é claro que ela seria a primeira da lista. Afinal, “vendas é um jogo de números” é uma das sentenças mais famosas da área.

Nós preferimos a versão atualizada: Inside Sales is a numbers game” e dizemos “amém” sempre que alguém cita ela por aí. Por quê?

Acreditamos que produtividade é o que leva ao sucesso em vendas

Quanto mais atividades (e-mails, ligações, reuniões) um vendedor realiza, mais vendas fecha. 

É um jogo de números, no qual a lógica é realizar o máximo possível para obter o máximo possível. Por isso essa frase é nossa favorita! 

Sobre esse assunto, leia também: Diversidade e repetição de atividades na prospecção

2. “Always Be Closing”

Essa é um clássico!

Ou vai dizer que você nunca viu essa cena?

Essa frase de sucesso em vendas, encenada por Alec Baldwin no filme Glengarry Glen Ross, ficou famosa porque traduz perfeitamente uma mentalidade muito comum nas vendas tradicionais, nas quais o foco eram as técnicas de fechamento e de persuasão

É claro que isso mudou com as novas técnicas de vendas consultivas, mas clássico é clássico – e já foi até repaginado:

“Always be closing… That doesn’t mean you’re always closing the deal, but it does mean you need to be always closing on the next step in the process.”Shane Gibson

Podemos pensar no fechamento como ter um próximo passo bem definido no processo de vendas e sempre buscar avanços

Assim, em vez de focar em fechar o negócio, o objetivo passa a ser validar gatilhos de passagem na gestão do pipeline.

3. “Content is king, but context is God” – Gary Vaynerchuk

“Conteúdo é rei, mas contexto é Deus”.

Essa é a máxima do marketing digital

O conteúdo já conquistou o trono quando se fala de prover valor, atrair, engajar e conquistar clientes. 

A força dessa frase de efeito para vendas está em lembrar que a qualidade do conteúdo está no contexto. Em levar em conta as preocupações, dúvidas e situação em que os potenciais clientes estão.

Mas por que é importante para o vendedor saber disso?

Marketing e Vendas são duas áreas que (cada vez mais) andam de mãos dadas. Um bom vendedor:

  • está atento ao contexto do prospect;
  • entende quais são as necessidades dele;
  • tem conteúdos de qualidade guardados na manga para oferecer. 

Essa é uma ótima forma de prover valor, ganhar confiança e autoridade.

4. “You can’t propose a mutually beneficial business relationship if you can’t understand their business.” – Craig Rosenberg

Os clientes passaram a ser parceiros, e não apenas clientes. 

A assinatura de um contrato é uma troca, na qual sua empresa e a do cliente se ajudam mutuamente (a ganhar dinheiro). 

O sucesso de uma está atrelado ao da outra. Ou pelo menos esse é o ideal. 

Só que muita gente só fala da boca para fora: “Meu sucesso é seu sucesso!”.

Para que essa ideia se concretize, é preciso entender o negócio do prospect de verdade. Afinal, você tem que escolher os melhores parceiros! 

Isso só é possível com um processo de vendas:

  • bem estruturado;
  • consultivo;
  • voltado ao cliente.

Leia também: Quais as fases do processo de vendas centrado no cliente?

5. “Don’t find customers for your products. Find products for your customers.” – Seth Godin

“Não encontre clientes para os seus produtos. Encontre produtos para os seus clientes”.

Essa frase de sucesso em vendas resume uma mudança de perspectiva que transformou a área para sempre.

Qualquer pessoa que trabalha com Inside Sales e vendas consultivas precisa ter muito claro que, agora, o cliente é o centro de tudo. 

A experiência dos compradores e a satisfação do cliente são os novos imperativos.

Você não vende mais o seu produto ou serviço para quem não precisa dele. 

Em vez disso, procure entender o contexto, as necessidades, os objetivos e prioridades para oferecer a solução mais adequada – mesmo que isso signifique dizer que sua solução não é a ideal ou indicar outro serviço. 

O importante é prover valor e contribuir para o sucesso do cliente.

6. “When reps take the role of a curious student rather than an informed expert, buyers are much more inclined to engage.” – Jeff Hoffman

A curiosidade é uma das características e habilidade de um vendedor de sucesso. O vendedor curioso faz perguntas, procura saber mais, investiga a fundo.

Essa frase  de efeito para vendas fala disso! 

Vale mais ser genuinamente interessado e ouvir o que o prospect tem a dizer do que apenas falar sem parar sobre o seu produto. Para conquistar a atenção, engajamento e confiança dos prospects, seja curioso!

7. “People buy emotionally, and they justify their decisions intellectually.” – David Sandler

Entender o comportamento dos consumidores, a jornada de compras e o processo de tomada de decisão é outro conhecimento necessário para vender com qualidade. 

Isso porque ter um produto ou serviço excelente não basta para convencer os clientes a comprar. Também é necessário orientar o prospect para fazer a escolha correta – e isso envolve tanto a razão quanto a emoção.

Essa frase de sucesso em vendas é um bom lembrete disso. 

Todos os vendedores sabem que devem apresentar bons argumentos, demonstrar os benefícios do produto e comprovar a eficácia, mas nem todos ficam atento aos aspectos emocionais da tomada de decisão. E eles têm um peso forte!

Então anote aí: a razão justifica, mas a emoção é que decide.

8. “If you want to succeed double your failure rate” – Thomas J. Watson

Essa frase de motivação para vendas circula bastante pelo LinkedIn e você provavelmente já viu ela por aí!

Atribuída ao CEO da IBM, ela ilustra bem a ideia empreendedora de que, para ser bem sucedido, você tem que tentar e errar bastante e rápido. Isso se aplica perfeitamente na área de vendas.

Acelerar os erros torna o aprendizado mais rápido. O velho ditado já dizia: “É errando que se aprende”

Esse é o caminho para alcançar o sucesso mais rápido. Seguindo essa lógica, vendedores iniciantes podem abreviar o período de ramp-up, por exemplo.

E essa mentalidade pode ser constante: “quanto mais ligações, mais prospects, mais negociações, mais esperto eu fico.”

9. “Success consists of going from failure to failure without loss of enthusiasm” – Winston Churchill

Traduzindo: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”

Se você está precisando dar um gás na motivação e determinação, procure pelas frases do Churchill. 

Uma outra bem famosa é: “Success is not final, failure is not fatal: it is the courage to continue that counts.”

É sobre resiliência. E isso tem tudo a ver com vendas. 

Os melhores vendedores são aqueles que não desanimam depois de um dia inteiro ouvindo “não” ou de um mês sem atingir a meta. 

Eles erguem a cabeça e continuam determinados, procuram melhorar o que for necessário e perseguir os objetivos.

Então, da próxima vez que as coisas estiverem indo mal, lembre dessa frase e mantenha o entusiasmo!

Conheça mais sobre “O vendedor Hustler: como vive, do que se alimenta, quais seus hábitos”.

10. “You are your greatest asset. Put your time, effort and money into training.” – Tom Hopkins

Como vimos anteriormente, errar muito é o caminho para atingir o sucesso. Mas isso só funciona se você aprender com os erros e aperfeiçoar suas habilidades

E como se consegue isso? Com muito treino!

É comum ver empresas e vendedores que fazem só um treinamento inicial e depois esquecem de estudar. Como esperam evoluir dessa forma? Mesmo um treinamento anual é pouco para crescer em vendas, por ser uma área muito dinâmica.

Investir em treinamento é necessário para a evolução, é sobre isso que essa frases de sucesso em vendas fala. E você deve ser o responsável por isso. 

Não fique esperando! 

Tome a iniciativa e estude, treine, aprenda constantemente.

11. “Many receive advice, only the wise profit from it.” – Harper Lee

Para fechar a nossa seleção de frases de sucesso em vendas escolhemos essa que provoca a reflexão sobre o quanto colocamos em prática aquilo que ouvimos dos outros.

Você pode ter de cor lições e frases inspiradoras, mas de nada adianta se não aplicar essas ideias na sua vida e trabalho.

Essa frase nos lembra de outra habilidade dos vendedores de alta performance: a coachability

É a capacidade de ouvir e aceitar feedbacks, e tomar atitudes rápidas para melhorar. É desta forma que se cresce.

E aí, gostou da nossa seleção de frases de sucesso em vendas? Você tem alguma que sabe de cor e adora repetir por aí? Deixe nos comentários!

Se você está buscando por estratégias para motivar a sua equipe, nós indicamos que continue sua leitura no artigo;Como motivar uma equipe de vendas para que ela não se demita”

Só frases de sucesso em vendas são suficientes?

Uma incrível equipe de vendas não vive só de motivação. Não me entenda mal, a motivação é sim essencial para vendedores, mas outros fatores também precisam fazer parte de um processo eficiente de vendas.

Entre eles a capacitação e o domínio de técnicas de vendas que estejam alinhadas ao comportamento atual de clientes e leads

É por isso que selecionamos mais alguns conteúdos imporantes para te ajudar a gerar mais e melhores vendas, entre eles:

Por último, mas não menos importante, indicamos que você se inscreva no curso The Inside Sales Show, criado pela Meetime e que vai te ajudar a melhorar a sua abordagem de vendas

Ficou interessado? No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.

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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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