Afinal, o que é gestão de pipeline de vendas? É o constante monitoramento das etapas do fluxo de trabalho de um vendedor, a fim de identificar oportunidades de otimização das tarefas e resultados de cada fase, desde a tentativa de primeiro contato até fechamento do negócio. O objetivo é otimizar os resultados alcançados pelo setor.
Você já deve ter vivido essa situação: o deal está lá empacado. Não tem avanço. O pipeline vai ficando abarrotado de prospects que não avançam na jornada de compra. O que fazer?
“São ótimas oportunidades!”, você diz. Mas estranhamente elas não saem do lugar.
O que pode estar acontecendo?
Sabemos que algumas negociações são complexas e levam tempo. Mas, verdade seja dita, muitos vendedores passam dos limites.
Se apegam fácil, agarram os prospects e não desistem nunca. Eles tentam, insistem, mas o prospect não avança – e fica lá, para a eternidade.
“Uma hora dá certo!”, você diz. Será mesmo?
É sobre isso que este artigo se trata. Entender o que é gestão de pipeline vai fazer com que você seja capaz de resolver problemas como o apresentado acima e evitar perda de fechamento nas vendas.
Leia também: Método Harvard de negociação: o que é e como aplicá-lo
O que é gestão de pipeline?
O objetivo da gestão de pipeline de vendas é gerenciar cada etapa do processo de vendas a fim de identificar oportunidades para reduzir o ciclo de vendas, ampliar as taxas de conversão e reduzir o tempo que o vendedor gasta com prospects que não vão converter agora.
Para entender como a gestão de pipeline de vendas pode ajudar a otimizar os resultados do setor, precisamos voltar ao exemplo que apresentamos acima, sobre deals empacados no pipeline.
Talvez seja hora de encarar a realidade, ser sincero e pensar se a atitude de se agarrar a deals que não avançam está ajudando ou atrapalhando.
Quer uma opinião de amigo?
Na maior parte das vezes, um deal fazendo aniversário no pipeline é só um entrave para a produtividade em vendas.
O melhor mesmo é ter iniciativa, ser firme, no bom e velho “ou vai ou fica”.
Em outras palavras: ou você desapega ou encontra uma forma de avançar esse deal pelo pipeline.
Só com essa mentalidade é possível manter o pipeline limpo.
Se você soubesse como é lindo ver as oportunidades fluindo, saber em que pé cada uma está, avaliar as chances de conseguir avanço, prever quando vão fechar negócio… É outra vida.
E então? Quer saber quais erros os vendedores cometem que prejudicam o avanço dos deals pelo pipeline e como aplicar o que é gestão de pipeline pode ajudar a resolver esse e outros problemas? Leia este post até o fim!
Por que o avanço dos deals é importante para a gestão de pipeline de vendas?
Gestão do pipeline é um dos pilares para uma operação de Inside Sales de sucesso.
Um funil de vendas saudável é aquele que as oportunidades vão para frente no ritmo esperado. Ou seja: em que há avanço na negociação. Isso só se consegue com um processo de vendas bem estruturado.
Se você quer entender melhor por que isso é TÃO importante, recomendamos os conteúdos abaixo:
Como você pode ver, já exploramos bastante o assunto sobre o que é gestão de pipeline, aqui no blog. E não é à toa!
O apego aos deals é um dos grandes vilões das operações de Inside Sales (anda de mãos dadas com a venda intuitiva, sem processo definido). Se o deal não tem avanço, os problemas começam a surgir.
Quais problemas, você pode estar se perguntando. Nós elencamos alguns.
Perda da produtividade
Quando falamos sobre o que é gestão de pipeline destacamos a importância da otimização das etapas de vendas. Uma das razões para a otimização em vendas sertão importante é que etapas otimizadas ampliam a produtividade da equipe de vendedores.
Ao contrário, se o deal fica estagnado no pipeline e o vendedor mantém a esperança de conseguir avanço e fechar negócio algum dia, isso toma conta do tempo dele e, consequentemente, reduz sua produtividade.
Imagine só: em vez de se dedicar a falar com outros prospects e encontrar boas oportunidades, o vendedor fica insistindo em alguém que:
- não está engajado no processo,
- que já demonstrou desinteresse,
- que está indo devagar demais (isso pode acontecer por falta urgência ou prioridade).
Isso faz com que esse vendedor faça menos reuniões, não cumpra o volume de atividades mínimo… Ou seja, não faz sentido, não é? Vai exatamente contra o objetivo da gestão de pipeline de vendas eficiente.
A produtividade despenca e as chances de dar certo são pequenas. Além disso, vale dizer que leads desengajados também acarretam em aumento de no-show em vendas, gerando ainda mais prejuízos ao pipeline.
Aumenta ciclo de vendas
Mais uma vez vou recorrer ao conceito do que é gestão de pipeline de vendas para demonstrar como deals que não avançam no pipeline são prejudiciais a todo o processo.
Deals que não avançam alongam o ciclo de vendas (que é o oposto do objetivo da gestão de pipeline).
Além de ficarem lá criando mosca, eles atravancam o caminho dos outros deals. Isso não é nada bom para a empresa.
De fato, todo mundo está preocupado em diminuir o ciclo de vendas, pois ele tem efeito direto no Custo de Aquisição de Clientes. Tá vendo como a má gestão do pipeline, com acúmulo de deals, faz surgir uma bola de neve?
Prejudica o forecast
Há quanto tempo esse deal está ali? Você lembra?
Sem um padrão de tempo aceitável para permanecer no pipeline, você não consegue fazer a previsibilidade em vendas. Ou seja: só por um milagre o time comercial acerta o número de vendas fechadas e a receita que receberá no mês.
Aí, a meta é traçada com base na fé de que é possível chegar lá – e não em dados históricos de ciclo de vendas e fechamento. (Ó a bola de neve aí, cada vez maior…).
Para entender melhor a importância da previsibilidade em vendas para vendedores e para toda a empresa, indicamos que você ouça o podcast abaixo, com Thiago Pirinelli, sócio do CRM Funil de Vendas.
Gera desperdício de oportunidades
Esse é, sem dúvida, um dos grandes problemas quando a empresa não consegue colocar em prática o que é gestão de pipeline de vendas.
Os bons deals ficam perdidos no meio desses deals parados.
O que acontece é que o vendedor perde tempo demais naqueles prospects a que está apegado, porque acredita que pode render. Ele diz: “Mas esse vale muito a pena! Eles são grandes e têm o fit perfeito!”. E fica insistindo.
Enquanto isso, a pilha de leads e prospects vai crescendo, sem receber a atenção merecida. A queda na produtividade gera desperdício.
Se o vendedor faz menos ligações e reuniões, está deixando passar oportunidades.
Leia também: O que aprendemos com 680 mil atividades de prospecção
Esfria o prospect
Vai ficando… vai ficando… vai esfriando.
Se o cara entrou no seu pipeline, é porque ele estava no momento de compra (esperamos). Ele estava disposto a conversar com você para resolver um problema. Mas, por algum motivo, a conversa estagnou e você deixou ele ali, sem saber bem o motivo.
Quanto mais tempo passar, mais difícil será vender para esse prospect.
Então, qual é a razão de deixá-lo ali? A menos que seu ciclo de vendas seja realmente muito longo é provável que você tenha simplesmente perdido o timing e/ou ele tenha perdido o interesse.
O melhor é tirá-lo da frente agora e deixar as portas abertas para quando esquentar de novo.
Sabe pouco sobre a importância do timing em vendas? Então assista ao vídeo abaixo.
Gestão de pipeline: 11 erros que você deve parar de cometer
Agora que demos os primeiros passos, ou seja, entendemos o que é gestão de pipeline e qual é o grande problema de ter deals parados no pipeline, vamos compreender quais erros você deve parar de cometer para permitir que a gestão de atividades de venda ocorra de maneira eficiente.
1. Apego ao prospect
Sim, nós já falamos sobre isso, mas é importante reforçar que esse é o erro nº1, entre os problemas que atrapalham a gestão de pipeline de vendas.
O apego ao prospect ocorre quando o vendedor não sabe a hora de desistir. Ele só pensa que aquele prospect tem potencial, que vai ajudar a bater a meta. Não enxerga todos os efeitos negativos da insistência (que mencionamos acima).
A raiz disso pode estar em um processo de vendas sem etapas claras e gatilhos de passagem definidos.
Sem saber quais critérios usar para determinar se o deal pode avançar ou deve ser descartado, a saída mais tentadora é deixá-lo ali mesmo.
2. Ignorar processo e vender na intuição
Tem gente que é teimosa, não é?
Mesmo em empresas que possuem um processo de vendas bem estruturado, há aqueles vendedores que ignoram isso e acreditam na intuição como arma para fechar vendas.
Em vez de seguir os processos que comprovadamente funcionam, ele resolve fazer o que bem entende.
Ignora a cadência de prospecção, liga quantas vezes for necessário, pula o diagnóstico…
Aí, a gestão do pipeline fica por conta da criatividade e lembrança, com deals que ele decidiu deixar para mais tarde.
É importante lembrar, constantemente, a esses vendedores o valor do processo criado e porque cada etapa é tão valiosa.
Compartilhe dados, apresente argumentos e acompanhe o dia a dia dos vendedores para garantir que a cadência está sendo preservada.
3. Não engajar lead
Às vezes o avanço não vem porque o vendedor não soube criar comprometimento. Para conseguir isso, é bom adotar a ideia de que vendas é uma troca, uma parceria.
O prospect tem um problema, você tem a solução. Vocês podem se ajudar.
Criar engajamento é convidar o prospect a ser mais ativo no processo de vendas.
Você sai daquele lugar de pessoa que pede “um minutinho para conversar” para assumir o papel de parceiro. “Eu te mostro como essa solução pode ajudar se você me disser como é o seu processo de decisão”, por exemplo. Assim, ele se envolve e não te deixa sem resposta.
4. Medo de ouvir não
Você fica tão feliz com aquela oportunidade que esquece de fazer as perguntas difíceis – aquelas com potencial de ter “não” como resposta. Melhor postergar esse momento, não é?
Você aceita o “talvez” e mantém ele ali, pensando “Melhor perguntar depois, quem sabe…”
Continue lendo sobre isso em, “6 perguntas de ligação de prospecção para ajudá-lo a priorizar seu pipeline”.
5. Ignorar sinais de desinteresse
Você não gosta de ouvir não? Pois saiba que para muitos prospects também é difícil dizê-lo.
Ele sabe que não tem budget, que aquela solução não é o que ele procurava, que o momento não é agora… Mas você foi tão legal, deu alguns insights para o negócio dele, realmente consultivo.
Aí ele diz “vamos conversando…”, “me liga semana que vem…” – e você acredita. Por isso, parte da missão do que é gestão de pipeline de vendas é aprender a identificar quando isso é sincero e quando não.
6. Caçar borboletas
Olha! Um deal raro!
E vai atrás…
Fica tão empolgado com aquele big deal que dedica toda a atenção para ele. Aí esquece dos outros e a gestão do pipeline vira uma bagunça.
É legal dar uma atenção extra aos deals grandes? É claro.
Mas você também não pode perder o foco no processo e esquecer todos os outros.
Concorda que isso é um grande risco?
Além disso, qualquer deal precisa cumprir as etapas e ser qualificado. Deals grandes precisam cumprir os mesmos requisitos.
Embora possa acontecer em um ritmo mais lento, se não houverem mais avanços, é hora de dar tchau!
7. Desconhecer o decisor e processo de compra
Aí está um outro clássico que impede a execução completa de todas as etapas que fazem parte do que é gestão de pipeline.
Tudo está indo bem até que ele começa a dizer “Fulano tem que aprovar isso…”, “Não posso tomar essa decisão sozinho”, “Queria perguntar a opinião do Ciclano…”
Isso atrasa todo o processo. Então, descubra e envolva o decisor de compra o quanto antes.
8. Não ter ou não validar gatilhos de passagem
Os gatilhos de passagem são critérios que determinam se o prospect pode seguir para a próxima etapa do processo de vendas. Já falamos sobre eles ao longo deste artigo.
Ter isso definido ajuda na gestão do pipeline de vendas, contribuindo para mover os deals e manter as negociações fluindo – além de garantir que todo mundo está na mesma página.
O erro mais comum é achar que, porque fez a ligação de diagnóstico, o prospect está pronto para uma demonstração, mesmo sem saber se ele tem budget, por exemplo.
Isso pode ser um avanço agora, mas lá na frente vai fazer o processo empacar.
Ser fiel aos gatilhos nas etapas certas é crucial.
9. Não acompanhar métricas
Esse é um problema muito grande dentro da proposta que envolve o que é gestão de pipeline. Afinal, é por meio dessas métricas que somos capazes de entender o que está funcionando e onde devemos nos preocupar em otimizar os processos.
É impossível fazer uma gestão de pipeline sem saber o que está funcionando e o que não está.
Você conhece as taxas de conversão de cada etapa do funil de vendas?
Sabe quais são os principais motivos de perda de deals?
Para fazer a gestão do pipeline é preciso acompanhar os números! É preciso controlar informações como:
- quantas oportunidades precisam entrar para conseguir bater a meta,
- manter o número correto de deals em cada etapa,
- ter ideia de quanto tempo é necessário para conseguir um avanço e mais.
Ficar de olho nessas informações e nos indicadores de performance em vendas é importante para tomar atitudes corretas quando algo sair do lugar.
10. Não treinar e aperfeiçoar os pontos fracos
Você está prestando atenção no avanço dos seus deals pelo pipeline. Aí, nota uma coisa estranha: a etapa de diagnóstico está muito cheia! O que isso indica? Que ali mora o problema.
A partir dessa identificação, é papel da gestão de pipeline:
- estudar o motivo,
- ouvir suas ligações para identificar falhas na abordagem de vendas por telefone,
- treinar seu discurso,
- entender por que isso está acontecendo.
Muito treino e coaching, fazem parte de uma gestão eficaz do pipeline de vendas da sua empresa, para não deixar essas oportunidades no limbo.
11. Se conformar com no-show
Você conseguiu o avanço! Ótimo.
Marcou reunião e o prospect não apareceu. Um no-show. Depois você vai atrás dele e descobre que houve um problema e não pôde aparecer. Vocês remarcam. Na próxima, ele esquece…
Se ficar nessa, a negociação não vai para frente. Isso é um sinal de que resolver esse problema não é uma prioridade no momento. Então melhor deixar para depois mesmo, não é?
Tudo é uma questão de foco!
Para conseguir avanços e manter o pipeline limpo e fluído, o segredo é ser fiel ao processo de vendas e muito sincero com os prospects – e com você mesmo também, claro.
Se não faz sentido resolver esse problema agora, se não é possível neste momento, se a sua solução não é certa para ele, bola pra frente! Há muitas oportunidades por aí esperando seu contato.
O que é gestão de pipeline: como evitar a perda de fechamento nas vendas
Como dissemos ao longo deste artigo, entender o que é gestão de pipeline e qual é o seu papel dentro de uma dinâmica de alta performance em vendas é o primeiro passo para parar de cometer erros como os listados acima.
A gestão de pipeline de vendas é responsável por:
- organizar e definir a ordem de todas as atividades dos representantes de vendas;
- auxiliar na qualificação dos prospects,
- identificar oportunidades mais avançadas no processo de compras;
- diminuir o ciclo de vendas.
A Meetime já ajudou dezenas de empresas como Banco do Brasil, Rappi, Loggi e Sodexo a:
- diminuir o tempo de conversão de venda;
- organizar a cadência de prospecção;
- reduzir o custo de aquisição de clientes;
- aumentar a produtividade;
- conseguir mais resultados em vendas.
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