Como aprender a ser um bom vendedor? Essa é a grande dúvida de quem está começando nessa área, especialmente quando o assunto é vendas B2B com Inside Sales. Portanto, investir em cursos de vendas é mais do que fundamental para aprender as técnicas para desempenhar um bom trabalho na área.
Afinal, existem muitas peculiaridades, regras, métodos e informações disponíveis por aí, mas ninguém sai da faculdade preparado para essa atividade, ao contrário de engenheiros e jornalistas, por exemplo. A solução, então, é estudar!
Continue lendo este artigo para descobrir os principais cursos que vão te ajudar a se tornar esse profissional completo e preparado!
“O jogador de futebol treina muitas horas por semana para estar em campo. Ele treina como um profissional e joga como um profissional. O vendedor tem horas e horas de jogo, de trabalho, e treina muito pouco. Ou seja, ele treina como amador, mas joga como profissional.”
Ouça o episódio completo:
Ter um mindset voltado para a importância do treino, para a curiosidade em se desenvolver e se tornar melhor é essencial para conseguir um lugar entre os melhores. Sem isso, não existe evolução e a pessoa fica estagnada em sua posição (e suas habilidades).
Mas quando falamos em treinar, o que exatamente isso significa para o vendedor?
São muitas competências a serem desenvolvidas e pouco tempo disponível para isso. Lembre-se que o vendedor iniciante está sempre correndo contra o seu próprio tempo de ramp-up! Inclusive, para saber mais sobre o tema, ouça outro episódio do nosso podcast, com o Tiago Faria, Gerente de Vendas da Rock Content:
É bem verdade que muitas empresas desenvolvem seus próprios treinamentos para equipe de vendedores, na forma de um Playbook de Vendas, mas é possível ir além e buscar conhecimento independente e acelerado com cursos de vendas online.
Reunimos os melhores cursos de vendas do Brasil, na nossa humilde opinião, claro. Alguns são cursos de vendas gratuitos, outros pagos. Esperamos que te ajude!
8 dos melhores cursos de vendas para se tornar um vendedor top performer
Abaixo estão os cursos de vendas divididos em três categorias: Inside Sales, Inbound Sales e Técnicas de vendas. Alguns precisam de um investimento e outros são gratuitos. Veja os exemplos:
Cursos de vendas voltados para Inside Sales
Nesta categoria de Inside Sales, contamos com os cursos:
1. The Inside Sales Show
Nesta categoria, elencamos o The Inside Sales Show, a nossa certificação em Inside Sales.
Foram 2 meses de roteiros e muito trabalho para chegarmos à edição final do treinamento, que nós mesmos utilizamos internamente. Ele foi feito para ser o onboarding de novos vendedores e é ótimo para quem está começando em vendas.
Assista ao vídeo abaixo e clique aqui para conhecer mais.
Valor: R$ 499 (3x)
Duração: 3h40min
2. Resultados Digitais
Na RD University há duas opções interessantes de cursos de Inside Sales:
fundamentos para vendedores: aborda os conceitos básicos da metodologia e é direcionado para quem está começando uma carreira na área ou fazendo uma transição;
e fundamentos para gestores: indicado para quem atua ou atuará em cargos de gestão de uma área de Inside Sales.
Valor: R$ 399,00 cada curso.
Duração: 6h30min + 7h.
Curso de vendas para Inbound Sales
Nesta categoria, temos:
3 – Hubspot
O primeiro curso de vendas gratuito da nossa lista, e também o primeiro em inglês, é uma das certificações mais clássicas para quem quer trabalhar com vendas.
Assim como a opção anterior, foca na abordagem de leads Inbound mas tem uma pegada muito mais prática, ainda que focada no mercado americano. A cereja no bolo são as aulas com Mark Roberge, ex-CRO do Hubspot e professor titular da Unidade de Gestão Empresarial da Harvard Business School.
São quase 12 horas de curso, um dos maiores que encontramos.
7 – Udemy
Este “Não é só mais um curso de vendas”, é um treinamento completo, que explica da prospecção ao fechamento. O programa é mais geral do que os outros e inclui:
técnicas de abordagem de clientes por e-mail e telefone;
fechamento e negociação;
produtividade diária para vendedores;
gatilhos mentais;
CRM;
qualificação de leads, etc.
Importante ressaltar que o curso não é gratuito, mas a Udemy sempre oferece descontos periodicamente. Vale ficar de olho! Aliás, muitos perguntam se os cursos da Udemy são bons, nós confirmamos!
Atualmente o valor está em R$184,90 e a duração do curso é de quase 8h.
Quais são as vantagens de fazer um curso online de vendas?
Cursos online geralmente são curtos (algumas horas), podem incluir e-mails, atividades extras, questionários. Mas todos eles dependem de uma coisa: motivação do vendedor.
Tendo isso em vista, aqui estão algumas vantagens que podem te fazer ir atrás e iniciar um curso de vendas online!
1. Ensino dinâmico em vídeo
Ler livros de vendas pode acabar se tornando monótono. Essa atividade demanda grande concentração, mesmo quando o livro é extremamente interessante, como é o caso de SPIN Selling e The Sales Acceleration Formula, e pode cansar a visão e a mente do vendedor iniciante.
As mini palestras com o gestor de vendas ajudam a quebrar essa monotonia. Juntamente com o acompanhamento de ligações dos outros vendedores e as sessões de role play. Assistir vídeos altamente informativos é mais uma opção para dinamizar o treinamento para vendedores e torná-lo mais eficiente.
Aproveite para assistir o conteúdo sobre gatilhos mentais em vendas!
2. Materiais fáceis de absorver
O conhecimento transmitido verbalmente tende a ser melhor absorvido do que através da leitura, especialmente quando feito durante longos períodos. Cursos de vendas em vídeo tendem a ser mais coloquiais, práticos e rápidos do que livros.
E não vamos esquecer o conceito de “vou desenhar para explicar melhor”. Vídeos tendem a ter recursos visuais que nem sempre estão inseridos nos livros (ou pelo menos não são dinâmicos). Assim, entender fluxos de cadência e de prospecção fica ainda mais fácil.
Além disso, cursos de vendas online tipicamente possuem vídeos curtos em módulos maiores. Ou seja, você não precisa comprometer um grande espaço de tempo para assisti-los. Basta ver um ou dois durante o almoço, outros 3 no dia seguinte, e assim vai indo!
3. Aprender de profissionais em empresas de referência
Muitas das certificações e cursos de vendas trazem grandes nomes como professores/palestrantes.
Hubspot, por exemplo, tem Mark Roberge em alguns de seus cursos. Outros possuem profissionais renomados compartilhando suas experiências de mercado.
A Rock Content traz vídeos do Diego Gomes em alguns módulos, ou professores especializados no tema abordado.
Assim como vale a pena participar de eventos como o Vendas B2B Summit ou o RD Summit para escutar Trish Bertuzzi, Matt Doyon e Jacco VanderKooij, cursos de vendas online podem ser chances de ouvir conselhos e aprender com os erros de alguém que já está no mercado há muito tempo e sabe o que funciona (ou o que não dá certo).
4- Certificações são ótimas no currículo
Ter certificados de conclusão de cursos online pode não parecer muita coisa, mas quando se está concorrendo por uma vaga em Inside Sales, pode ser a diferença entre conseguir ou não um novo trabalho.
Mesmo os gratuitos são subaproveitados, pois muitos profissionais simplesmente não priorizam este tipo de estudo. Por isso, aproveite a oportunidade!
5- Vender mais!
Esta é uma consequência de fazer cursos de vendas, é claro. A partir do momento que estuda e se aperfeiçoa, você aprende a:
engajar melhor os prospects e conseguir melhores taxas de passagem (maturação do funil de vendas) ao longo do pipeline;
proporcionar uma melhor experiência de compra, por conseguir executar bem os conceitos da venda consultiva;
gerenciar objeções e entender como se portar em todo tipo de situação com o prospect (ou quase).
Então, pronto para escolher o melhor curso de vendas para você?
Pode ser um curso para prospecção de clientes, curso de vendas B2B, curso de vendas onlineou curso de vendas gratuito, não importa. O importante é fazer um curso para vendedores!
Comece já a fazer Inside Sales como os melhores!
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.