20 Dinâmicas Motivacionais para Equipe de Vendas: desenvolver, motivar e reter

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  • Publicado em 6 set, 2022.
  • Atualizado em 26 out, 2023

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Não é preciso nenhuma pesquisa para indicar que muitas dinâmicas de grupo, as famosas dinâmicas motivacionais para equipe de vendas, são fracas.

O motivo é simples: raramente elas estão conectadas com algum objetivo maior por trás, como desenvolver, motivar e reter pessoas. Para os participantes, isso gera a sensação de que a dinâmica não é útil. Já para quem organiza, há a frustração de não ver nenhuma melhoria no time após a atividade.

Mas a boa notícia é que existem sim dinâmicas de grupo que desenvolvem competências de quem participa e que são proveitosas para quem organiza colher os frutos no futuro.

Por isso, levantamos algumas ideias de dinâmicas de grupo e motivação no trabalho para vendedores que já vivenciamos, e que, por isso, sabemos que têm um excelente retorno. Quer ver? Então, acompanhe a leitura!

Se preferir, neste vídeo damos as principais dicas para fazer uma dinâmica de sucesso e te ensinamos 4 delas, confira!

O que é dinâmica motivacional?

A dinâmica motivacional é definida como um processo que tem por objetivo estimular a motivação dos colaboradores da empresa no desenvolvimento de suas respectivas atividades.

O aprendizado participativo está no foco dessa atividade. Além de reforçar o trabalho em grupo, ela ajuda a melhorar o clima organizacional no ambiente de trabalho.

Como fazer uma dinâmica motivacional que realmente engaje?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que a dinâmica de motivação deve ter um objetivo. Ou seja, uma atividade sem sentido, que não agregue valor para os participantes, dificilmente vai surtir o efeito desejado. 

Antes de definir qual o melhor modelo para a sua equipe, é preciso fazer o dever de casa que consiste em: ter um objetivo claro para a atividade. Existem muitas razões pelas quais você tende a realizar uma dinâmica, como integrar pessoas novas ao time, treinar habilidades específicas, dar feedbacks e outros.

É importante que você saiba qual é o seu e que todo o processo seja voltado para ele. Lembre-se de que as pessoas precisam enxergar sentido naquilo que elas estão fazendo e entender o motivo, caso contrário, pode gerar desinteresse. 

Pontos de atenção em uma dinâmica motivacional 

A dinâmica visa desafiar as pessoas a saírem de sua zona de conforto, mas não é uma desculpa para expor ninguém. Por isso, é importante respeitar as individualidades de cada um. 

Outra boa prática é incluir todos os participantes, mesmo aquelas pessoas mais tímidas não podem ser deixadas de lado. Faça o convite e explique o objetivo, reforçando que é um ambiente seguro. 

Para ter certeza de que tudo está alinhado e faz sentido elabore um briefing, assim você não cai no erro de esquecer algo que é essencial para aquele momento. Por fim, faça uma avaliação entre os participantes, assim você vai saber se as pessoas gostaram ou não do que você errou ou acertou, se conseguiu atingir o objetivo proposto. 

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Os benefícios das dinâmicas motivacionais

Realizar dinâmicas motivacionais traz uma série de benefícios para a sua equipe e empresa, mas como dissemos elas precisam ser elaboradas com cuidado. Confira a seguir quais são as principais vantagens!

Melhora no relacionamento da equipe 

Quando as pessoas chegam a uma empresa, elas podem ficar tão envolvidas com as suas tarefas que nem interagem umas com as outras. No entanto, a gente sabe que a base de um bom trabalho é a união da equipe

As dinâmicas motivacionais faz com que os colaboradores tenham uma melhor definição do que é o trabalho em grupo. Com isso, as pessoas passam a conhecer um lado mais descontraído dos colegas, o que contribui para a integração do time. 

Melhora no ambiente de trabalho

Não podemos deixar de destacar que as dinâmicas de motivação também podem ser grandes momentos de reflexão. Elas costumam envolver ensinamentos por trás da atividade, ajudando  a melhorar a motivação individual e o convívio como um todo. 

Além do mais, esses momentos podem promover também mais descontração, alegria, quebras positivas de rotina e amizade, favorecendo a construção de um clima organizacional mais amistoso.

Maior engajamento e produtividade

O engajamento é a capacidade que as pessoas têm de interagir umas com as outras. Conquistá-lo é possível a partir da motivação, que é a força interna que leva as pessoas a tomarem alguma atitude. 

Ao participar das dinâmicas motivacionais, os profissionais fortalecem os seus laços, além de construir relações de confiança com os colegas. Relacionamentos melhores com os colegas e motivação contribuem para o aumento da produtividade

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17 dinâmicas motivacionais para equipe de vendas

Que tal aprender mais como colocar as dinâmicas motivacionais em prática? Confira as ideias a seguir!

Dinâmicas para desenvolver características pessoais

A maioria das competências citadas acima é intrínseca à personalidade do vendedor. Isso significa que são muito difíceis de se adquirir, porém, para quem já as possui, é possível desenvolver.

E algumas dinâmicas de grupo são interessantes para acelerar esse processo. Vamos ver.

1. Continue a / comece a / pare de

Antes de qualquer coisa, para esta Dinâmica Motivacional para Equipe de Vendas, é importante ter um time muito maduro e aberto a feedbacks para executar essa atividade. Qualquer coisa diferente disso fará ela falhar miseravelmente.

A ideia é conseguir adquirir o maior número de feedbacks possíveis em um determinado tempo.

Para fazer isso, as pessoas devem se sentar em uma mesa redonda, pegar um papel em branco, nomear e separar três colunas: continue a/comece a/pare de. Todos escrevem tudo que quiserem sobre todos os colegas em, por exemplo, 2 minutos.

Após receber sua própria folha a pessoa perceberá que recebeu em pouco tempo vários feedbacks positivos e negativos sobre seu trabalho. Com isso, os vendedores podem melhorar qualquer uma das 5 competências listadas por Mark, além de várias outras que aparecerão em suas folhas.

2. Stand up meeting

Reuniões de stand up são até bem comuns em algumas empresas. O intuito aqui é acelerar o conhecimento dos vendedores, mesmo os rampeados, com técnicas muito aplicáveis para utilizarem, se possível, no mesmo dia com seus prospects.

A dinâmica funciona da seguinte forma: todos são obrigados a ficar em pé para garantir que ela não se alongue. Uma pessoa é responsável por trazer algum tema interessante para todos venderem mais.

A pessoa apresenta o tema em 5 minutos e todos discutem em, no máximo, 10. Por isso, essa dinâmica rotineira é uma forma de melhorar a característica de inteligência, forçando um vendedor por semana trazer um tema diferente e a todos aprenderem de forma rápida, eficiente e escalável.

Dinâmicas sobre união do time

Não basta escolher uma dinâmica motivacional para equipe de vendas, é preciso saber aplicar. Confira alguns modelos que podem te ajudar nesse quesito.

3. Construir uma SWOT

A SWOT é um termo vindo da administração, que basicamente avalia pontos fortes e fracos do ambiente interno de uma empresa, além de oportunidades e ameaças do ambiente externo. 

Envolver o time na construção de uma SWOT da área de vendas pode ser muito útil para tirar insights por vezes não percebidos pela gestão e o diretor, mas principalmente para fazer o time se sentir parte da elaboração da estratégia.

A profissão de vendedor é muito solitária, já que sua rotina é vender para diferentes tipos de leads, ao invés de lidar com projetos, pessoas e diferentes áreas da empresa.

Isso faz com que alguns sintam falta da interação com os colegas e gostem de fazer parte da construção de algo maior. Ouvir o vendedor para construir um melhor dia-a-dia para ele é fundamental para conseguir mais resultados, alinhamento e motivação.

4. Rodas de discussão

Assim como o tópico anterior, dividir o time em rodas de discussão sobre algum desafio vigente na área de vendas pode ajudar muito pelos mesmos (e mais um) motivos: conseguir insights diferentes dos pensados pela gestão, motivação e alinhamento.

O alinhamento é importante para que todos estejam na mesma página sobre problemas e estratégias em andamento para resolvê-los. Deixar as pessoas discutirem sobre alternativas para resolver suas próprias dores terá dois possíveis resultados: várias ideias boas e diferentes serão levantadas ou alinhamento total sobre o que já está sendo feito. Em ambas, o resultado é positivo.

Esta é uma das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas mais fáceis de aplicar, e tem excelentes resultados.

5. Hackaton

O conceito original é fazer uma maratona de desenvolvimento de software. Aplicando a ideia para a realidade de vendas, seria juntar o time em um sábado (a ida não deve ser obrigatória) para executar projetos de melhoria para a área.

Todos os novos projetos ou revisão dos atuais, que não conseguem ser aplicados no dia-a-dia por falta de tempo, podem ser feitos a várias mãos para que tudo esteja finalizado em um dia.

Algumas ideias de atividades a serem realizadas são: criar uma análise dos concorrentes, alterar a proposta comercial, revisar todos os templates, playbooks, SLA, gatilhos do processo de vendas, treinamento de novos vendedores, etc.

Dinâmicas para controle sobre a performance em vendas

Quer melhorar a performance dos vendedores? Confira as dinâmicas mais adequadas a seguir!

6. Reunião de forecast

O forecast de vendas nada mais é do que uma forma de prever quais vendas serão feitas na semana e no mês. A melhor previsibilidade em vendas tem um impacto estratégico na gestão, possibilitando ter uma boa clareza do fluxo de caixa, contratação de pessoas, etc.

É bem verdade que isso não é uma dinâmica de grupo propriamente dita, mas sim uma atividade rotineira de vendedores e gestores. Porém, independente disso, é uma excelente forma de desenvolver os reps e impactar ativamente na entrega de resultados.

Essa reunião pode ser feita de diversas formas, sendo que em times pequenos é importante que haja maior interação dos envolvidos por meio da discussão do forecast de todos. Assim, vendedores se ajudam e podem cobrar a si mesmos.

Mas à medida que o time cresce, a reunião vai ficando improdutiva naturalmente. Ao mesmo tempo, acaba sendo inviável para o gestor fazer uma reunião 1-1 com todo o time, por ter outras atividades. Por isso, em times grandes optar por uma forma mais escalável, como por exemplo criar uma planilha compartilhada e pedir para preencherem diariamente, pode resolver.

7. Criar um momento para receber feedbacks pesados

Mesmo em uma organização aberta a feedbacks e com vários incentivos para isso, no momento em que um time de vendas está muito desmotivado, nada disso vai resolver o problema sozinho. Isso acontece porque as pessoas têm receio de fazer críticas pesadas demais que possam se voltar contra elas mesmas.

Por isso, é muito importante que nesses casos alguém de cima, como o CEO, venha se expor perante todo o time e pedir feedbacks sinceros que as pessoas teriam medo de dar abertamente ao diretor.

Ouvir o time é a principal forma de saber quais são os reais problemas acontecendo no dia-a-dia. Para isso, é importante pensar muito bem como será essa dinâmica.

Algumas ideias para uma Dinâmica Motivacional para Equipe de Vendas de são:

  • pedir para as pessoas escreverem em bilhetinhos depositando-os em uma urna fechada ou reunir todos coletando as ideias em um cartaz;
  • colocar todos em uma sala sentados (sem o diretor) e deixar o CEO (com auxílio do RH) incentivar o time a ser muito sincero e dar os piores feedbacks possíveis.

Esta é uma das dinâmicas mais motivadoras para o time. A coragem dos primeiros incentivará a dos outros, e no final, todas as informações necessárias serão coletadas de uma forma em que os vendedores se sentirão ouvidos. Resta depois garantir as mudanças necessárias, caso contrário, a desmotivação só irá aumentar.

8. Rodas de feedbacks de comportamento

Uma das atitudes mais motivadoras para qualquer pessoa é receber feedbacks positivos. Por isso, junte o time por uma manhã da maneira mais confortável possível (puffs, café da manhã, etc).

A ideia é que todos deem feedbacks uns aos outros de maneira aberta, mas apenas relacionados ao comportamento (esquecer a performance). Isso porque outros vendedores não têm tanta base para avaliar o desempenho de seus colegas, mas sim o seu papel no time.

Se você contratou vendedores inteligentes, éticos e com alta coachability, como o Mark, provavelmente os inputs em sua maioria serão positivos. Isso servirá como uma boa dose de motivação e desenvolvimento para todos. Deixe os feedbacks de performance para o gestor em outro momento.

Dinâmicas para para trabalho em equipe

É comum em times de Inside Sales, principalmente composto por millennials em startups, haver desmotivação por alguns destes motivos:

  • vendedores sem perspectiva clara de crescimento;
  • remuneração variável que não faz muito sentido;
  • curva de aprendizado estática;
  • falta de envolvimento do time em decisões importantes;
  • falta de práticas de reconhecimento de top performers.

Por isso, o diretor de vendas deve estar sempre muito atento a todos esses e outros pontos. Alguns indicadores que demonstram isso são: turnover alto, % de reps que batem a meta estar muito baixa e o famoso imensurável ‘’mimimi’’.

E para resolver esses problemas é imprescindível construir um time de vendas motivado e batedor de metas.

Porém, infelizmente em algumas empresas vemos isso como uma prática ainda menosprezada por alguns líderes. Para ajudar nisso, listamos algumas dinâmicas de grupo simples. São dinâmicas motivacionais para equipes de vendas baratas, fora do óbvio e com alto potencial de resultado na construção de um time vencedor.

9. Cozinhar juntos

Parece (e é) uma tarefa muito simples, mas o grande pulo do gato é que, enquanto cozinham, as pessoas estão ‘’presas’’ na cozinha. Isso faz com que obrigatoriamente haja interação mais informal e pessoal entre todos. Outro ponto: a cozinha exige divisão de tarefas, execução e timing perfeitos, além do foco em resultados que traz a recompensa final, que é a comida.

10. Team building radical

A ideia é levar o time para fora do escritório e fazer atividades de aventura ao ar livre em contato com a natureza com apoio de uma empresa especializada para isso.

Todas as atividades têm um objetivo claro e são organizadas pela própria empresa. Ao final de tudo, os instrutores descrevem para todos o objetivo por trás de cada uma, relembram as atitudes de determinadas pessoas (positivas ou negativas) e contextualizam para o ambiente empresarial, injetando ânimo no time ao mesmo tempo que é uma maneira prática de desenvolver competências.

Como vendedores são pessoas com muita energia e a rotina de vendas requer muita pressão, essa é uma excelente (e divertida) forma de canalizar toda essa adrenalina para o desenvolvimento de todos.  

11. Premiar os melhores

Ao final de cada ano, semestre ou quarter é interessante fazer ‘’um evento’’ de premiação em determinadas métricas como número de vendas, maior ticket médio, maior MRR, menor índice de churn, etc. Isso ajuda a reconhecer os top performers e puxa o time para cima, já que aqueles que não receberam o prêmio também querem receber no período seguinte.

12. Fazer um teatro

Essa Dinâmica Motivacional para Equipe de Vendas é legal fazer no evento do fim do ano. Separe grupos e em 15 minutos peça para que as equipes façam um teatro sobre algum momento engraçado do ano. A ideia é bem simples mesmo, mas isso renderá boas risadas, ajudará na construção de amizades, lembranças boas do ano que passaram juntos e reforçará o sentimento de time.

13. Apresentação

Vendedores podem trabalhar juntos por meses e anos, mas pouco se conhecem uns aos outros. Em alguma atividade fora da empresa, inclua a dinâmica rápida da apresentação. Divida o time em grupos e cada um deverá contar a história de sua vida em 2 minutos. Apesar de ser pouco tempo, é uma forma de descobrir algo novo sobre o colega e gerar assunto para outro momento.

É incrível como em 2 minutos de conversa descobrimos muitas coisas novas sobre as pessoas que trabalhamos todos os dias. Entender a história dos outros nos faz ter mais empatia compreender mais sobre sua personalidade, comportamentos e atitudes no dia-a-dia. Isso com certeza fará com que alguns preconceitos sejam quebrados e integrará mais o time.

14. Dinâmica do barbante

Essa é uma dinâmica Motivacional para Equipe de Vendas muito conhecida. Sente-se em um círculo e segure um barbante. Jogue para uma pessoa bem longe de você e peça para ela jogar para qualquer outra. 

Faça isso até que se forme um nó e todo mundo esteja interligado. A analogia serve para mostrar que todos estão unidos e o desempenho da área depende do coletivo.

Dinâmicas de grupo online

Com a possibilidade de trabalho remoto, muitas equipes se encontram apenas de maneira virtual, mas isso não é razão para deixar a motivação baixar, confira a seguir alguns modelos de dinâmicas de grupo online!

15. Fato raro

Nessa dinâmica, a principal motivação é aproximar os colaboradores de uma equipe. Ela pode ser realizada em pequenos grupos e por meio de salas virtuais. Primeiro, os colaboradores são agrupados de acordo com o número de pessoas (duplas, trios ou quartetos). 

Depois de fazer a divisão, cada pessoa vai contar ao seu grupo uma situação da sua vida pessoal que ela considera rara. Cada pessoa vai passar por sua situação e o grupo vai decidir quais são raras, escolhendo a primeira do ranking. É uma dinâmica de descontração, ajudando a criar um relacionamento melhor com o time. 

16. Ilha deserta

Uma das dinâmicas de grupo mais famosas, a ilha deserta visa estimular o raciocínio lógico, apresentação de argumentos e fortalecer o trabalho em equipe. Para realizar essa dinâmica vai ser preciso dividir os colaboradores em pequenas equipes. 

Feito isso, os entrevistadores vão pedir aos participantes que escolham três objetos para levarem a uma ilha deserta, sendo que a meta deles é sobreviver. Após um pequeno período de até 10 minutos para pensarem e discutirem, eles deverão apresentar os objetos escolhidos e explicar porque fizeram boas escolhas.

17. 2 Mentiras e 1 Verdade

Nessa dinâmica de grupo online, cada participante precisa contar três breves acontecimentos que estejam ligados à sua vida pessoal ou profissional. Porém, apenas um desses acontecimentos será verdade e caberá aos demais dizer quais são as mentiras. 

Os colaboradores podem fazer perguntas para investigar as histórias contadas na intenção de identificar furos. A ideia é aproximar os colaboradores, que passarão a se conhecer melhor através das suas histórias

Dinâmicas rápidas e fáceis

Precisa de dinâmicas rápidas e fáceis de aplicar? Veja a lista a seguir!

18. Semelhanças

Por mais diferenças que as pessoas tenham, sempre é possível encontrar aquele algo em comum que as une. A proposta dessa dinâmica rápida e fácil é gerar simpatia entre colaboradores, contribuindo assim para o trabalho em equipe. 

Para isso, as pessoas são divididas em grupos de três, reunidos para buscar 2 ou 3 coisas em comum entre elas. Um exercício bem prático e que ainda contribui para que os profissionais conheçam os seus pares de trabalho. 

19. Que bicho é esse?

Os participantes da dinâmica recebem uma folha branca e lápis de cor para desenhar um bicho que representa melhor a sua personalidade. Depois, todos do grupo trocam seus desenhos. Assim, os participantes precisam debater com grupo o que imaginou do jeito de ser do colega a partir da imagem que ele criou.

Pode ter certeza que existirão imagens criativas e descrições engraçadas. Certamente, é uma excelente maneira de incentivar o entrosamento entre as pessoas do ambiente.

20. Tudo com a mesma letra

Se a ideia é testar o raciocínio rápido da sua equipe, essa é a dinâmica ideal. O jogo é simples, todos os participantes precisam se sentar em círculo e sob o comando do facilitador, começam a atividade.

Funciona assim: o facilitador faz perguntas surpresas e sorteia uma letra na hora. Todas as respostas precisam ser com palavras que se comecem pela letra sorteada. Por exemplo, a letra C é sorteada e várias perguntas começam a ser feitas em sequência, como: um país, uma competência, uma profissão e por aí vai.

Essas são apenas algumas dinâmicas que já vivenciamos, utilizamos aqui mesmo na Meetime e aprendemos em benchmarks com outras empresas. Com certeza existem várias outras dinâmicas de grupo fora da caixa que podem ser aplicáveis a times de vendas.

Lembrando que as dinâmicas são super válidas, mas para que tudo isso gere valor a longo prazo é preciso investir no treinamento dos seus colaboradores. 

Aprenda como realizar um treinamento de vendas de maneira mais eficiente! 

FAQ

O que é uma dinâmica motivacional?

A dinâmica motivacional pode ser definida como um processo desenvolvido com o objetivo de estimular os colaboradores da empresa a desenvolverem as suas respectivas atividades.

Quais as melhores dinâmicas motivacionais?

Existem dezenas de exemplos de dinâmicas motivacionais, alguns exemplos são: 

– dinâmica do barbante;
– dinâmica da ilha deserta;
– dinâmica do fato raro;
– dinâmica 2 mentiras e 1 verdade;
– dinâmica tudo com a mesma letra; 
– dinâmica que bicho é esse?

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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