8 cursos de vendas para se tornar um vendedor top performer

cursos de vendas

Como aprender a ser um bom vendedor?

Essa é a grande dúvida de quem está começando nessa área, especialmente quando o assunto é vendas B2B com Inside Sales.

Afinal, existem muitas peculiaridades, regras, métodos e informações disponíveis por aí, mas ninguém sai da faculdade preparado para essa atividade, ao contrário de engenheiros e jornalistas. A solução, então, é estudar!

Tornar-se um vendedor top performer começa com o mindset.

Como o nosso próprio Head de Vendas, Rui Aviz, falou neste podcast:

“o jogador de futebol treina muuuitas horas por semana para estar em campo. Ele treina como um profissional e joga como um profissional. O vendedor tem horas e horas de jogo, de trabalho, e treina muito pouco. Ou seja, ele treina como amador mas joga como profissional.”

Ter um mindset voltado para a importância do treino, para a curiosidade em se desenvolver e se tornar melhor é essencial para conseguir um lugar entre os melhores.

Sem isso, não existe evolução e a pessoa fica estagnada em sua posição (e suas habilidades).

Mas quando falamos em treinar, o que exatamente isso significa  para o vendedor?

Dependendo do nível em que se encontra, pode ser aprender a prospectar, falar com o cliente, construir rapport, técnicas de fechamento, etc.

São muitas competências a serem desenvolvidas e pouco tempo disponível para isso. Lembre-se que o vendedor iniciante está sempre correndo contra o seu próprio tempo de ramp-up!

É bem verdade que muitas empresas desenvolvem seus próprios treinamentos, na forma de um Playbook de Vendas, mas é possível ir além e buscar conhecimento independente, e acelerado, com cursos de vendas online.

Reunimos o melhores cursos de vendas do Brasil, na nossa humilde opinião, claro. Alguns são cursos de vendas gratuitos, outros pagos e também opções de cursos online de vendas.

Esperamos que te ajude!

8 dos melhores cursos de vendas para se tornar um vendedor top performer

Abaixo estão os cursos de vendas divididos por categorias:

1 – Curso de Inside Sales

Nesta categoria elencamos o The Inside Sales Show, nossa certificação em Inside Sales.

Foram 2 meses de roteiros para chegarmos à edição final do treinamento. Ele foi feito para ser o onboarding de novos vendedores.

Assista ao vídeo abaixo e clique aqui para conhecer mais.

  • Valor: R$ 499 (3x)
  • Duração: 3h40min

Curso de Inbound Sales

Indicamos duas opções:

2 – Resultados Digitais: este curso de Inside Sales de foca em criar um processo de vendas de inetrenas com leads gerados via Inbound pelo Marketing. Ele aborda como criar um funil de vendas Inbound, como funciona (e como criar) um SLA entre marketing e vendas e dicas de vendedores experientes.

Os conteúdos são um pouco misturados entre visão do vendedor e do gestor, mas é uma boa opção nacional!

  • Valor: R$ 499,00 (12x).
  • Duração: não especificado.

3 – Hubspot: o primeiro curso de vendas gratuito da nossa lista, e também o primeiro em inglês, é uma das certificações mais clássicas para quem quer trabalhar com vendas.

Assim como a opção anterior, foca na abordagem de leads Inbound mas tem uma pegada muito mais prática, ainda que focada no mercado americano.

E a cereja no bolo são as aulas com Mark Roberge.

  • Valor: gratuito.
  • Duração: cerca de 5 horas.

Técnicas de vendas

4 – Close.io: a SaaS americana que recentemente virou nossa parceira de conteúdo (já conferiu as publicações aqui e aqui?) oferece ótimos cursos online de vendas, rápidos, super práticos e gratuitos! A opção nesta categoria é o The Startup Negotiation Crash Course. Um curso de vendas para startup, pequenas ou grandes, este curso te ensina a abordar leads, negociar com eles e lidar com objeções.

5 – Rock Content: outro dos cursos da Rock Content, dessa vez gratuito e por e-mail, o CursodeVendas.co ensina técnicas de vendas voltadas a startups e empresas de tecnologia. Esta é uma opção prática que envia todos os conteúdos diretamente para o e-mail. Perfeito para os ocupados!

6 – Coursera: descobrimos o curso Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais na pesquisa para este post e veio muito bem recomendado! Ministrados pela Universidade de Michigan, este curso online de vendas é em português e gratuito, mas para receber certificado é necessário pagar por ele.

7 – Udemy: o Curso de Vendas Completo – Da prospecção ao fechamento é mais geral do que os outros. O programa inclui técnicas de abordagem de clientes por e-mail e telefone, fechamento e negociação, produtividade diária para vendedores, etc. São quase 12 horas de curso, um dos maiores que encontramos. Importante ressaltar que o curso não é gratuito mas a Udemy sempre oferece descontos periodicamente. Vale ficar de olho! Aliás, muito perguntam se os cursos da Udemy são bons, nós confirmamos!

8 – Learncafe: mais um curso voltado especificamente para treinamento para vendedores de empresas de tecnologia, mas dessa vez em vídeo! O Curso de vendas para startups e empresas de tecnologia aborda todas as etapas de um pipeline, da prospecção de novas oportunidades, conexão, qualificação, demonstração e fechamento.

Vantagens de fazer um curso online de vendas

Cursos online geralmente são curtos (algumas horas), podem incluir e-mails, atividades extras, questionários.

Mas todos eles dependem de uma coisa: motivação do vendedor.

Tendo isso em vista, aqui estão algumas vantagens para te fazer ir atrás e iniciar um curso de vendas online!

1- Ensino dinâmico em vídeo

Ler livros de vendas pode acabar se tornando monótono. Essa atividade demanda grande concentração, mesmo quando o livro é extremamente interessante, como é o caso de SPIN Selling e The Sales Acceleration Formula, e podem cansar a visão e a mente do vendedor iniciante.

As mini palestras com o gestor de vendas ajudam a quebrar essa monotonia. Juntamente com o acompanhamento de  ligações dos outros vendedores e as sessões de role play, assistir vídeos altamente informativos é mais uma opção para dinamizar o treinamento para vendedores e torná-lo mais eficiente.

2- Materiais fáceis de absorver

O conhecimento transmitido verbalmente tende a ser melhor absorvido do que através da leitura, especialmente quando feito durante longos períodos. Cursos de vendas em vídeo tendem a ser mais coloquiais, práticos e rápidos do que livros.

E não vamos esquecer o conceito de “vou desenhar para explicar melhor”. Vídeos tendem a ter recursos visuais que nem sempre estão inseridos nos livros (ou pelo menos não são dinâmicos). Assim, entender fluxos (como a cadência de prospecção) fica ainda mais fácil.

Além disso, cursos de vendas online tipicamente possuem vídeos curtos em módulos maiores. Ou seja, você não precisa comprometer um grande espaço de tempo para assisti-los. Basta ver um ou dois durante o almoço, outros 3 no dia seguinte, e assim vai indo!

3- Aprender de profissionais em empresas de referência

Muitas das certificações e cursos de vendas trazem grandes nomes como professores/palestrantes.

Hubspot, por exemplo, tem Mark Roberge em alguns de seus cursos. Outros possuem profissionais renomados compartilhando suas experiências de mercado.

A Rock Content traz vídeos do Diego Gomes em alguns módulos, ou professores especializados no tema abordado.

Assim como vale a pena participar de eventos como o Vendas B2B Summit ou o RD Summit para ouvir Trish Bertuzzi, Matt Doyon e Jacco VanderKooij, cursos de vendas online podem ser chances de ouvir conselhos e aprender com os erros de alguém que já está no mercado há muito tempo e sabe o que funciona (ou o que não dá certo).

4- Certificações são ótimas no currículo

Ter certificados de conclusão de cursos online pode não parecer muita coisa, mas quando se está concorrendo por uma vaga em Inside Sales, pode ser a diferença entre conseguir ou não um novo trabalho.

Mesmo os gratuitos são subaproveitados, pois muitos profissionais simplesmente não priorizam este tipo de estudo. Por isso, aproveite a oportunidade!

5- Vender mais!

Esta é uma consequência de fazer cursos de vendas, é claro. A partir do momento que estuda e se aperfeiçoa, você aprende a:

  • Engajar melhor os prospects e conseguir melhores taxas de passagem ao longo do pipeline;
  • Proporcionar uma melhor experiência de compra, por conseguir executar bem os conceitos da venda consultiva;
  • Gerenciar objeções e entender como se portar em todo tipo de situação com o prospect (ou quase).

Então, pronto para escolher o melhor curso de vendas para você?

Pode ser um curso para prospecção de clientes, curso de vendas B2B, curso online de vendas ou curso de vendas gratuito, não importa. O importante é começara a fazer um curso para vendedores!

Comece já a fazer Inside Sales como os melhores:

Resumo
8 cursos de vendas para se tornar um vendedor top performer
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8 cursos de vendas para se tornar um vendedor top performer
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Selecionamos os principais cursos de vendas para quem quer trabalhar com Inside Sales e bater a meta mês após mês! Confira as 8 cursos que escolhemos!
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