[Guest Post] Prospecção na Transformação Digital: o poder dos dados

Prospcção na Transformação Digital

Este artigo foi escrito pelo Tiago Magnus, fundador do TD (Transformação Digital).

Há quem diga que a informação é o recurso mais valioso do mundo e, quando o assunto é a prospecção na transformação digital, precisamos concordar com essa visão. Sim, o acesso a dados oferece insights tão ricos aos empreendimentos, que virou a menina dos olhos de qualquer negócio.

E, se considerarmos o mantra que diz que o B2B é H2H (human to human) verdadeiro, analisar os dados que temos nas mãos para estreitar o relacionamento com nossos clientes é a medida mais sábia e promissora de toda e qualquer estratégia corporativa.

O site Vainu, que trouxe a visão do human to human, aponta que o marketing moderno está todo baseado em dados e que, quando capturamos informações de maneira organizada e segmentada, podemos não apenas entender melhor o comportamento do mercado, como também antecipar problemas que podem ocorrer, garantindo resoluções mais ágeis e certeiras.

Segundo o portal, “precisamos tratar o marketing para negócios como marketing para humanos. Quanto mais formos relevantes e conseguirmos conversar sobre temas de interesse dos nossos leads – as pessoas reais dos negócios, aquelas que se beneficiam pelo uso dos produtos -, maiores serão os índices de conversão no serviço B2B.”

Em outras palavras, quanto mais informações relevantes as empresas obtiverem, mais forte será a conexão com o público. O segredo está em fazer uma gestão inteligente de todos esses dados para, de fato, identificar necessidades, suprir expectativas e oferecer soluções.

Vantagens e desafios de prospectar digitalmente

Sim, estamos rodeados por informações extremamente valiosas. Mas, se não soubermos como transformá-las em conhecimento, são apenas oportunidades perdidas. Fazer a gestão inteligente desses dados abre um mundo de possibilidades.

Dentre os principais benefícios obtidos através do estudo aprofundado desses elementos estão: aumento da produtividade da equipe, relacionamento mais próximo do cliente, leads mais qualificados e abordagens comerciais mais dinâmicas.

É claro que, com as vantagens, vêm também os desafios. Não teria graça se não fossem eles, certo? O importante é saber que eles existem em qualquer operação, mas que, felizmente, temos como evitá-los e resolvê-los com medidas eficazes.

Algumas das dificuldades mais comuns relacionadas à prospecção de clientes na transformação digital incluem a exigência de mudanças internas radicais, a inserção de novas tecnologias, a reciclagem e o treinamento dos colaboradores, além do monitoramento e da análise detalhada dos dados disponíveis.

Veja a seguir algumas dicas essenciais para driblar os problemas e utilizar dados para prospectar clientes com segurança, sabedoria e eficiência.

A prospecção de clientes com Big Data

O termo Big Data contextualiza um conjunto de dados armazenados, nomeando grandes e complexos agrupamentos deles. Resumidamente, é uma área que analisa, captura, pesquisa, compartilha, transfere, visualiza e armazena informações com o intuito de extrair algo de valor e fazer previsões, entre outras possibilidades.

Ao utilizar, por exemplo, o Inbound Marketing para coletar dados sobre interesses e hábitos de consumo do clientes através da forma como eles interagem com os conteúdos, é possível explorar a utilização dessa grande massa de informações para prospectar clientes.

Para atrair mais pessoas e, consequentemente, aumentar a lucratividade da sua empresa através do uso de dados, atente-se aos pontos abaixo.

Tenha o cliente como foco

É extremamente importante saber quem são as suas pessoas, quem você quer conquistar. Após a definição do público-alvo de sua marca ou produto, dedique-se a conhecê-lo a fundo. Quais são as preferências, expectativas, dores e necessidades desses consumidores? Do quê precisam? Conheça a sua persona.

Passe a mensagem correta

Uma vez que você sabe quem é a sua audiência, descubra como falar com essas pessoas. Quais são as melhores abordagens? Você vai falar com elas via redes sociais? Qual linguagem vai utilizar? Que tipo de imagens são mais aceitas, quais e-mails têm mais abertura, por quanto tempo os usuários permanecem na sua página? Elabore um discurso de atração que chame a atenção de quem realmente importa para a sua marca e lembre-se de oferecer um remédio para as dores apresentadas.

Estimule a fidelização

Mais importante que vender um produto ou serviço, é manter o cliente sempre próximo da sua marca. Utilize dados para criar estratégias que estimulem a fidelização e reforcem o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Você sabia que 90% das organizações perdem oportunidades devido a representantes despreparados, incapazes de aproveitar todas as informações disponíveis para estreitar laços com o público?

Use as informações disponíveis para identificar padrões comportamentais. Uma prospecção de sucesso é sinônimo de equipes bem informadas, com amplo e profundo conhecimento não apenas dos processos internos e dos objetivos do negócio, como também de seus públicos, estratégias, métodos e ferramentas.

Quando dados são transformados em conhecimento, quando são realmente aplicados com inteligência, temos respostas incríveis em nosso poder. A informação já existe, a transformação digital está em tudo. Basta abrir os olhos e observar com atenção.

Para continuar aprendendo, entenda as principais práticas para prospectar clientes B2B em meio a Transformação Digital!

Conheça a planilha de prospecção de clientes

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Resumo
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Prospecção na Transformação Digital: o poder dos dados
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Os dados estão em todos os lugares, mas a sua empresa sabe como fazer a prospecção de clientes na transformação digital? Veja como isso é possível.
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