Softwares de vendas: conheça as melhores ferramentas para Inside Sales

  • Por
  • 11 min
  • Publicado em 24 nov, 2021.
  • Atualizado em 24 abr, 2023

Seja qual for o tipo do seu negócio, tenho certeza que “aumentar receita” e “otimizar o uso de recursos” são objetivos importantes para você. Uma das melhores formas de fazer isso é aprimorar a sua operação de Inside Sales, para não desperdiçar oportunidades e fechar mais deals.

Existem muitos caminhos para fazer isso, que incluem rever o seu processo comercial, montar um playbook de vendas, entre outros. Um dos mais básicos deles é: utilizar softwares de vendas específicos para cada etapa do processo comercial. 

Quer saber como escolher um e conferir uma seleção dos melhores do mercado? Então, acompanhe a leitura!

O que é um software de vendas?

Um software de vendas ou software comercial é um programa que ajuda o seu time de vendas a se organizar e ganhar mais agilidade no processo comercial.

Por meio dele, é possível registrar interações com prospects e clientes e assim fazer follow ups mais precisos, encontrar boas oportunidades, definir prioridades para abordagem, facilitar a personalização das mensagens, entre outros benefícios. 

De modo geral, o termo “software de venda” normalmente se refere a um CRM, que é atualmente algo básico para a gestão comercial de qualquer empresa. Porém, não é o único tipo de solução disponível para a área de vendas. Para times mais avançados, que desejam resultados mais rápidos, também é recomendado o uso de uma ferramenta de sales engagement.

Por que usar ferramentas de vendas e não apenas planilhas?

Apesar de as planilhas serem úteis no armazenamento de dados de vendas, elas geralmente não são tão eficazes quanto às ferramentas de vendas dedicadas. E existem uma série de razões delas.

Uma das principais é a automatização de tarefas. Por meio dos programas de vendas é possível automatizar tarefas manuais, como enviar e-mails de acompanhamento, agendar reuniões e atualizar registros de vendas. Isso levaria a uma economia de tempo e permitiria que os vendedores se concentrassem em atividades mais importantes, como fechar negócios.

São as ferramentas também que permitem o melhor rastreamento de atividades, permitindo o acompanhamento de cada negociação. Os profissionais conseguem ter uma visualização de quais ações foram executadas em cada fase da jornada de compras, identificando gargalos e tendo a possibilidade de aprimorar a eficácia das negociações.

Se compararmos com as planilhas, o fato é que as ferramentas de vendas possuem recursos de análises de dados que podem ajudá-lo a identificar tendências e padrões nas atividades de vendas, o que contribui para a personalização da abordagem de vendas para cada cliente e aumenta as chances de fechar negócios. 

Quais as vantagens das ferramentas de vendas?

As ferramentas de vendas oferecem uma série de vantagens para as equipes de vendas. Confira algumas delas a seguir e como isso impacta a atuação do time comercial! 

Automação de tarefas repetitivas

As ferramentas de vendas podem automatizar tarefas manuais, como envio de e-mails, atualização de registros de vendas e gerenciamento de compromissos. Isso economiza tempo para os vendedores, assim, eles podem se concentrar em tarefas essenciais. Vale lembrar que ações repetitivas costumam muitas vezes não trazer grandes proveitos pelo negócio, comprometendo assim a sua lucratividade.

Análise de dados

Outro benefício oferecido pelos programas para vendas é a análise de dados da operação comercial. Os profissionais têm acesso a informações que os ajudam a identificar tendências e padrões em suas atividades de vendas, mas também conseguem visualizar o desempenho individual, as fases onde estão as principais lacunas, número de negócios fechados e até a quantidade de atividades necessárias para um fluxo de cadência.

Personalização

Os softwares de vendas permitem que vários membros da equipe trabalhem juntos em uma negociação. Isso pode melhorar a comunicação e a eficácia da equipe de vendas. Além de darem aos vendedores a oportunidade de personalizar a abordagem para cada cliente, oferecendo uma experiência única e que contribui para o aumento nas chances de fechar negócios.

No Meetime Flow, por exemplo, o SDR e também o vendedor podem criar fluxos de cadências de acordo com o perfil de cada cliente, sem contar a possibilidade de deixar e-mails pré-prontos e que permitem a personalização quando necessário.

Melhoria da produtividade

As ferramentas de vendas podem aumentar a produtividade do time comercial, ajudando a identificar as atividades mais importantes e nas quais os esforços devem ser focados. Os profissionais deixam de perder tempo e conseguem terminar aquelas atividades que são prioridade para o negócio. 

Tipos de softwares de vendas para uma operação de Inside Sales

Conheça melhor sobre os tipos de softwares de vendas que contribuem para que a operação comercial ocorra com maior eficácia!

CRM

Os softwares de CRM são essenciais para gerenciar as informações dos clientes e leads, além de permitir o acompanhamento do histórico de interações e ações realizadas pela equipe de vendas.

Eles oferecem um conjunto de recursos que permitem às empresas armazenarem, gerenciarem e analisarem dados dos clientes. Sem contar que automatizam processos de marketing e vendas, dando uma visão completa do histórico de relacionamento com o cliente. 

Sales Engagement

Sales Engagement significa engajamento em vendas, ou seja, utiliza múltiplos canais de comunicação para conseguir contatar potenciais clientes. Essas interações podem acontecer por meio: e-mails, telefone, redes sociais, WhatsApp, entre outros.

A plataforma de Sales Engagement é um dos principais programas para vendas que ajudam a organizar a prospecção, permitindo assim que os contatos sejam feitos de forma eficaz e escalável. A ideia é gerar mais engajamento, oportunidades comerciais e vendas. 

Suas funcionalidades permitem que os SDRs consigam falar com mais leads, usando para isso touchpoints personalizados e distribuídos ao longo de uma cadência de prospecção, que são sequências padronizadas de atividades.

Para entender melhor como esse software de vendas funciona assista ao vídeo a seguir! 

Automação de marketing

As plataformas de automação são ferramentas digitais que ajudam a automatizar tarefas de marketing, como envio de e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de campanhas de anúncios e segmentação de leads. Essas ferramentas também podem integrar-se com o CRM para fornecer insights sobre o comportamento dos leads e ajudar a equipe de vendas a entender melhor o processo de compra.

Elas ajudam as empresas a terem mais eficácia na hora de criar e executar campanhas de marketing de forma mais eficiente e em grande escala, permitindo alcançar e nutrir leads de maneira mais fácil e automatizada, o que pode resultar em mais conversões e vendas.

Geração de leads

Os programas de vendas para a geração de leads são softwares que auxiliam as empresas a identificarem e capturar dados de contato de potenciais clientes. Geralmente, elas contam com recursos como formulários de contato, que incentivam os visitantes do site ou das redes sociais da empresa a fornecer suas informações de contato em troca de algum tipo de oferta, como um e-book, um webinar, uma demonstração gratuita do produto etc. 

Elas também podem ajudar as empresas a automatizarem o processo de geração de leads, permitindo o gerenciamento de um grande volume com eficácia. Além do mais, muitas delas permitem fazer análise e segmentação que contribuem para identificação dos leads mais qualificados e, portanto, mais propensos à conversão.

VOIP

O VoIP é uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz usando uma conexão de Internet de banda larga em vez de uma linha telefônica normal (ou analógica).

A tecnologia permite que as pessoas realizem chamadas de voz em qualquer lugar do mundo onde haja uma conexão à internet, tornando as chamadas internacionais muito mais acessíveis e econômicas. A ideia é otimizar a discagem e a comunicação com leads, aumentando a eficiência e produtividade da equipe de vendas

Videoconferência

As plataformas de videoconferência permitem que duas ou mais pessoas se comuniquem por meio de áudio e vídeo em tempo real, utilizando a internet para transmitir a comunicação em tempo real.

Geralmente, esse tipo de tecnologia conta recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e gravação de reuniões. Elas são bastante úteis para empresas que precisam se comunicar com funcionários remotos ou para equipes distribuídas em diferentes locais geográficos.

Assinatura eletrônica

As ferramentas de assinatura eletrônica são softwares que permitem a criar, gerir e validar assinaturas digitais em documentos eletrônicos. Por meio delas, é possível assinar e fazer o envio de documentos de forma rápida e segura, sem a necessidade de imprimir, assinar manualmente e enviar por correio ou fax.

Tais ferramentas contam com tecnologias de criptografia que contribuem para garantir a autenticidade, integridade e confidencialidade dos documentos assinados. Além disso, elas costumam ter recursos adicionais, como o armazenamento seguro de documentos assinados, fluxos de trabalho automatizados, integração com outros sistemas, entre outros.

Os 7 melhores softwares de vendas B2B

Confira a seleção dos melhores softwares de venda do mercado e descubra como eles podem ajudá-lo. 

1. Salesforce (CRM)

O Salesforce foi o primeiro software de vendas a funcionar na nuvem, inaugurando o que chamamos hoje de SaaS. É um dos CRMs mais respeitados e mais robustos do mercado, atendendo as mais diversas necessidades. 

O produto inspira tanta confiança que, o seu uso por uma empresa, acaba sendo considerado uma exigência para receber alguns investimentos. O software inspira a confiabilidade dos dados, o que é levado em consideração em uma rodada de investimento.

Por outro lado, costuma ser considerado muito complexo e caro para empresas iniciantes. Vale a pena fazer o teste gratuito para entender se atende a sua necessidade. 

2. Pipedrive (CRM)

O Pipedrive é um CRM líder de mercado, focado em oferecer uma ferramenta simples e muito eficiente. A interface deste software de vendas é amigável, o que talvez se deva ao fato dos seus criadores terem sido vendedores antes, portanto focaram no que realmente faz diferença no dia a dia. 

Mesmo sendo descomplicada, é uma ferramenta com muitos recursos. Pela união dessas características é que o Pipedrive tem sido um dos softwares de vendas preferidos pelas pequenas e médias empresas. 

3. RD Station CRM

A RD Station já era uma empresa reconhecida por seu software de automação de marketing. O seu CRM veio para completar o pacote: da geração do lead até o fechamento da venda.

Esse software de vendas é simples e prático. O objetivo é ser muito intuitivo, sem a necessidade de uma grande configuração da ferramenta ou treinamento exaustivos para o time. 

A ferramenta possui um plano gratuito e, por ser nacional, é nativamente toda em português. Isso é ótimo principalmente em relação ao suporte. 

4. Agendor (CRM)

O Agendor também é um CRM brasileiro, que tem o propósito de aprimorar o processo comercial e evitar desperdícios de oportunidade.

Como é focado em pequenos negócios, é uma ferramenta simples. Ela centraliza o registro dos clientes, mantém o histórico, mostra o progresso de cada lead, faz lembretes de follow ups e oferece relatórios detalhados. 

O produto é um software de vendas, mas que também é considerado uma boa ferramenta de gestão. Possui um plano gratuito limitado, mas que fornece uma boa visão do produto.

5. Moskit (CRM)

O Moskit é mais uma opção de CRM nacional, já utilizado por muitas empresas. As funcionalidades do sistema se dividem entre 4 pilares: gestão, comunicação, produtividade e automação.

Ele oferece um apanhado bem completo de ferramentas para um gestor comercial ter o controle da sua operação. 

6. Nectar (CRM)

Seguindo a lista de indicações de CRMs nacionais, aqui vai o último, que também é uma bela opção para a sua operação comercial. Por meio dele, é possível gerenciar contatos, ter noção do progresso dos deals e das metas estabelecidas. 

O software comercial possui diversos planos, inclusive um gratuito. O seu único problema é a baixa capacidade de armazenamento no plano grátis, porém vale a pena o teste!

7. Meetime Flow (Plataforma de Sales Engagement)

Sim, o CRM é um software fundamental para time comerciais, por isso existem tantas opções no mercado. Mas veja esta representação do funil comercial:

softwares de vendas para cada etapa do funil de vendas

O funil comercial pode ser dividido em 3 grandes etapas: a captação de leads, a prospecção e a conversão. A captação de leads fica a cargo do marketing e possui seus softwares próprios. Já as duas últimas são responsabilidade do time de vendas e também podem ser otimizadas pela tecnologia. 

A adoção de um CRM certamente é algo essencial atualmente para a profissionalização de um time comercial. Mas, quem deseja ir além, precisa entender que um CRM não é suficiente para tirar o maior proveito de suas oportunidades. 

A etapa da prospecção, onde é feito o primeiro contato com o lead e qualificação dele, é uma das mais trabalhosas. Por isso, ela já é considerada uma área à parte: pré-vendas

Em outras palavras, a etapa em que os SDRs entram em ação para abrir contato e criar engajamento com os possíveis clientes, o que é chamado de Sales engagement. 

Ter um CRM é algo básico para um time comercial, por isso existem tantas opções no mercado. Porém, o grande diferencial para um time maduro, está em aumentar a eficiência dos contatos dos vendedores e SDRs. Para isso, uma plataforma de Sales Engagement é essencial. 

Agora vamos direto ao ponto: o Meetime Flow é uma plataforma de Sales Engagement  para quem faz Inside Sales. Ele organiza as atividades dos SDRs, para que possam ganhar agilidade nesse processo, sem perder a personalização, e tenham mais chance de obter o contato.

Para tal, disponibiliza fluxos de cadências, que são personalizáveis para a realidade de cada cliente. A plataforma organiza as atividades da prospecção, priorizando-as de acordo com os leads mais alinhados e as atividades mais importantes no momento. Além de gerar métricas, reportando número de leads abordados por vendedor, taxa de abertura de e-mails, leads ganhos, dentre outras.

8. Google Meet e Zoom (videoconferência)

Ainda existem casos em que a venda presencial faz diferença, mas , na maioria das vezes, ela pode ser substituída por uma venda interna, ou seja, sem precisar sair da empresa. Nesses casos, você vai precisar de um bom software de videoconferência, para realizar as chamadas de apresentação da solução ou de conexão com o cliente. 

O Meet e o Zoom são as duas soluções mais utilizadas atualmente, ambas são seguras e estáveis e possuem versões gratuitas e pagas. A escolha vai depender de qual solução integrar melhor com as demais ferramentas que você já utiliza. Por exemplo, se você utiliza o e-mail e o calendário do Google, faz mais sentido usar o software de vídeo deles também.  

As duas ferramentas possuem a função de gravar as chamadas, o que é ótimo para poder analisar depois. Só não se esqueça de pedir autorização para tal, assim você fica de acordo com o LGPD.

9. Docusign (assinatura eletrônica) 

Em um mundo cada vez digitalizado, não faz sentido ter que ficar enviando documentos pelos correios e esperar esse vai e volta para finalizar a venda. A Docusign é um software para assinaturas eletrônicas, que pode ser usado por equipes de Inside Sales para agilizar as negociações. 

O processo é completamente seguro e segue todos os parâmetros legais. Com essa ferramenta, é possível reduzir significativamente o tempo entre fechamento da venda e assinatura do contrato. 

10. Neoway (geração de leads)

A Neoway é uma empresa que oferece diversas soluções com foco em inteligência comercial e geração de leads outbound. Através de inteligência artificial e big data, a Neoway identifica perfis mais propensos a se tornarem clientes, gera uma lista bastante apurada desses leads, além da possibilidade de mapear a concorrência e apresentar indicadores de mercado.

Se você já tiver uma base de clientes, por exemplo, essa ferramenta consegue identificar o perfil de maior sucesso e pesquisar, em todos os CNPJs do país, outras empresas com perfil semelhante, gerando uma lista em pouco tempo. 

11. Hubspot (automação de marketing)

A HubSpot é referência quando sobre automação de marketing. A sua plataforma é uma das mais completas do mercado, permitindo o gerenciamento de leads, divulgação de informações nas redes sociais e ainda fazer análises completas de métricas, como taxa de conversão. 

Além disso, ela se destaca por facilitar o gerenciamento de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. A plataforma permite gerenciar blogs, sites, anúncios, campanhas de e-mail marketing e outros. 

Como escolher um software de vendas

Digitalizar e automatizar a área de vendas é algo que nenhuma empresa consegue mais fugir. Essa é a melhor forma de ganhar agilidade nos processos e maior controle sobre os dados. 

Porém, na hora de decidir por qual plataforma utilizar, é necessário levar em consideração alguns aspectos, como recursos, preço, usabilidade e suporte. Como definir o melhor caminho para a sua empresa? Confira algumas dicas para fazer isso!

Defina o que você precisa

Dependendo do nível de maturidade da sua operação, a escolha do software de venda pode variar bastante. Operações mais iniciantes que ainda não envolvam muita complexidade podem optar por ferramentas mais simples, com menos recursos.

Por outro lado, tem gente que opta por contratar um programa de vendas mais completo para não ter que migrar lá na frente, o que costuma ser desgastante. 

Para tomar essa decisão, um caminho é olhar para as funcionalidades e batê-las com as suas necessidades. Uma ferramenta pode ser mais completa, mas se a maior parte dos recursos você não for utilizar, o quê adianta?

Confira a facilidade de uso

A usabilidade da plataforma é um ponto muito importante de ser avaliado, mas que muitas vezes é deixado um pouco de lado. Presta-se muita atenção em preço e recursos, mas esquece de avaliar com quem de fato vai utilizar a ferramenta, se ela será útil no dia a dia dele. 

Você pode conseguir um preço incrível e assinar uma plataforma de ponta que é referência no mercado, se o seu time não se sentir confortável utilizando o software, achar que está perdendo tempo, achar confuso, o seu investimento foi em vão. 

É muito importante trazer para perto dessa decisão as pessoas que, de fato, vão colocar a mão na massa. São elas que vão poder definir melhor se tal software de venda ajuda na rotina ou não. 

Teste alguns tipos diferentes

Existem diversos tipos de softwares de vendas disponíveis no mercado. Não se deixe seduzir pelo primeiro que parecer bom. Faça uma boa pesquisa, converse com os consultores das empresas que chamaram mais atenção, leia os cases de sucesso e, se possível, teste na prática as suas ferramentas favoritas. Isso vai te ajudar a ter uma visão mais ampla e tomar uma decisão mais acertada. 

Viu só quantas opções de softwares de vendas existem no mercado? Se você está em busca de contratar um, para elevar a sua operação comercial de nível, consulte os que listamos e faça o teste em pelo menos 3 deles. Apenas com a prática que você conseguirá atestar a eficiência das ferramentas para o seu time. 


Enquanto você faz essa análise do melhor software de vendas, a última dica que podemos te dar é conferir o nosso kit de Inside Sales para iniciantes. Por meio dele, você tem acesso a diversas ferramentas gratuitas que te permitem fazer um diagnóstico completo da sua operação. Baixe agora o kit de Inside Sales para iniciantes! 

Bernardo Lopes

Bernardo Lopes

Analista de Conteúdo Sr na Meetime

Sou redator e roteirista com mais de 8 anos de experiência na criação de estratégias e conteúdo em diversas mídias: blog, vídeo, email marketing e redes sociais. Na Meetime coordeno a área de conteúdo, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!