• Vendas

12 ferramentas de vendas para melhorar os resultados

Se você quer elevar o nível da sua operação comercial, precisa, cada vez mais, se desprender de atividades braçais. Para isso, é preciso adotar algumas ferramentas de vendas na sua rotina de trabalho. Esses softwares têm o poder de economizar tempo, dinheiro e potencializar os seus resultados, mas talvez você já saiba disso. A questão é: quais são essenciais para a sua operação? 

Existem diversas ferramentas comerciais e, se você não souber escolher bem as que fazem mais sentido para o seu momento, pode acabar com um custo desnecessário mensal. Fizemos uma seleção com 12 ferramentas de vendas que podem ajudar qualquer empresa a ser mais eficiente. Confira!

1. Software CRM

A nossa primeira sugestão é talvez a mais essencial das diversas ferramentas de vendas. Não tem como alcançar um alto nível de operação comercial sem um CRM. Essa é uma ferramenta que gerencia a sua relação com o seu prospect, armazenando todo o histórico de interações, por lá é possível saber as informações de cada cliente, histórico de compras ou de tentativas de abordagens de vendas, entre diversas outras informações. Tudo o que você precisa saber sobre um determinado lead, está no CRM. 

Isso é importante porque, dessa forma, é possível ter dados muito precisos sobre a operação, para poder embasar as suas decisões em métricas e não achismo. Além disso, ele elimina muito trabalho manual, sendo um excelente substituto para diversas planilhas do dia a dia. 

Hoje já existem diversas soluções no mercado, que costumam se dividir em relação ao tamanho do negócio ou tipo de mercado que visam atender. O Pipedrive, por exemplo, é uma ótima ferramenta para pequenas e médias empresas ou times. Ele também é ótimo para quem está começando agora. Já o Salesforce é uma ferramenta mais robusta, altamente personalizável e muito usada por grandes corporações. 

2. RD Station

O RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing, que ajuda nos esforços para captar um lead, Mesmo que o seu foco seja no outro departamento, o setor de Vendas também pode tirar muito proveito dessa ferramenta. 

Por meio da Rd, é possível saber que materiais aquele leads baixou, páginas que visitou, quais e-mails ele mais costumava abrir, dentre diversos outros dados que podem dar muito insumo na hora da abordagem comercial. Um bom vendedor pode utilizar estes dados para ter uma conversa mais próxima e personalizada. 

3. Google Meet e Zoom

Ainda existem casos em que a venda presencial faz diferença, mas , na maioria das vezes, ela pode ser substituída por uma venda interna, ou seja, sem precisar sair da empresa. Nesses casos, você vai precisar de um bom software de videoconferência, para realizar as chamadas de apresentação da solução ou de conexão com o cliente. 

O Meet e o Zoom são as duas soluções mais utilizadas atualmente, ambas são seguras e estáveis e possuem versões gratuitas e pagas. A escolha vai depender de qual solução integrar melhor com as demais ferramentas que você já utiliza. Por exemplo, se você utiliza o e-mail e o calendário do Google, faz mais sentido usar o software de vídeo deles também.  

As duas ferramentas possuem a função de gravar as chamadas, o que é ótimo para poder analisar depois. Só não se esqueça de pedir autorização para tal, assim você fica de acordo com o LGPD

4. Docusign

Em um mundo cada vez digitalizado, não faz sentido ter que ficar enviando documentos pelos correios e esperar esse vai e volta para finalizar a venda. A Docusign é um software para assinaturas eletrônicas, que pode ser usado por equipes de Inside Sales para agilizar as negociações. O processo é completamente seguro e segue todos os parâmetros legais. Com essa ferramenta, é possível reduzir significativamente o tempo entre fechamento da venda e assinatura do contrato. 

5. Yesware

Mandar emails costuma fazer parte de qualquer cadência de prospecção. Por ser menos invasivo do que uma ligação, o email tem o seu lugar no processo comercial. O Yesware busca torná-lo ainda mais importante, gerando insights importantes sobre as mensagens trocadas. 

Ele é um plugin que pode ser usado com contas Gmail e Outlook e pode te ajudar a saber quem visualizou suas mensagens e quando, possibilita a criação de respostas automáticas, além de outras funcionalidades. Essa é uma ferramenta de venda que pode ser muito útil no dia a dia. 

6. Slack

O Slack é uma plataforma para comunicação interna. Ele facilita a troca de mensagens entre as pessoas da empresa, funcionando com uma espécie de WhatsApp corporativo, só que ainda melhor. Além das trocas de mensagens pessoais, ainda é possível criar canais com temas ou para times específicos, compartilhar arquivos, fazer reuniões internas, sem precisar trocar de  ferramenta de comunicação. 

Tudo isso ajuda o seu time a se comunicar de forma mais rápida e organizada. O que, não só libera mais tempo na agenda do vendedor para que ele foque no trabalho, como também facilita a troca de experiências entre o time, possibilitando o crescimento em conjunto. 

7. BuzzSumo

Você já sabe que é uma boa prática conhecer bem sobre a empresa e a pessoa com quem você vai conversar em uma ligação comercial, para estabelecer rapport. O BuzzSumo pode te ajudar nesse quesito. 

Essa é uma ferramenta que mostra o engajamento de determinados conteúdos nas redes sociais. Você pode usá-lo tanto para ver quais são as empresas que estão performando melhor em determinado assunto, como checar quais são os conteúdos mais relevantes da empresa que você vai conversar. 

Esse é mais um exemplo de software que você pode pegar emprestada do marketing para encontrar alguns diferenciais para usar na sua conversa.

8. Hunter

Se você já sofreu tentando descobrir um email de algum lead e não conseguiu, essa ferramenta de vendas pode ajudar. Ao invés de perder tempo em uma pesquisa que pode não ser bem sucedida, o Hunter consegue te dar o email por trás de uma url com apenas um clique. 

E nem precisa se preocupar com o LGPD, porque a ferramenta só busca essas informações por fontes públicas, que eles mesmo indicam nos resultados. Não há nada de misterioso ou ilegal. Agora, não será mais um problema conseguir um endereço de email. 

9.  Linkedin Sales Navigator

Mais do que uma excelente rede para desenvolver networking, o Linkedin também é um ótimo lugar para prospectar oportunidades. Diversos profissionais, de todos os níveis, dos mais diversos segmentos, tem muita gente presente nessa rede social e é possível que o seu potencial cliente também. 

Por conta desse potencial enorme, foi criado o Linkedin Sales Navigator. Essa é uma das ferramentas de vendas mais poderosa. Por meio dela, é possível fazer uma pesquisa apurada pelas características da sua persona para iniciar uma abordagem. Isso facilita muito o processo, já que você consegue encontrar leads com o seu perfil ideal. 

10. Typeform

Uma boa prática para o time comercial se manter afiado é conhecer muito bem a buyer persona da empresa. E uma ótima forma de fazer isso é através de pesquisas recorrentes com clientes e prospects. 

Para tal objetivo, o Typeform é uma ótima ferramenta. Ele é super intuitivo, personalizável e gratuito (embora também tenha uma versão paga com alguns recursos a mais). Além de tudo, também oferece um dashboard bastante ilustrativo para analisar os resultados. 

11. Neoway

A Neoway é uma empresa que oferece diversas soluções com foco em inteligência comercial e geração de leads outbound. Através de inteligência artificial e big data, a Neoway identifica perfis mais propensos a se tornarem clientes, gera uma lista bastante apurada desses leads, além da possibilidade de mapear a concorrência e apresentar indicadores de mercado.

Se você já tiver uma base de clientes, por exemplo, essa ferramenta consegue identificar o perfil de maior sucesso e pesquisar, em todos os CNPJs do país, outras empresas com perfil semelhante, gerando uma lista em pouco tempo. 

12. Meetime Flow

O Meetime Flow é um software de prospecção para quem faz Inside Sales. Ele organiza as atividades de vendedores e SDRs, para que possam ganhar agilidade nesse processo, sem perder a personalização, e tenham mais chance de obter o contato.

Para tal, disponibiliza fluxos de cadências, que são personalizáveis para a realidade de cada cliente. A plataforma organiza as atividades da prospecção, priorizando-as de acordo com os leads mais alinhados e as atividades mais importantes no momento. Além de gerar métricas, reportando número de leads abordados por vendedor, taxa de abertura de emails, leads ganhos, dentre outras.

Essas são algumas ferramentas de vendas que podem te ajudar a ter um processo comercial mais eficiente. Nem todas podem fazer sentido para a sua operação, por isso vá com calma e analise bem antes de contratar alguma.

A última dica que a gente pode te dar é verificar o nosso kit de ferramentas para quem está começando a fazer Inside Sales agora. Lá você vai encontrar tudo o que você precisa para colocar a sua operação de pé, sem gastar nenhum centavo. Baixe agora o nosso Kit Inside Sales Iniciante!

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Inside Sales

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso. 😉