casts for closers #43
Como estruturar o ramp-up de seus vendedores
Convidado: Tiago Faria-
30min
-
6 abril 2017
O que é ramp up em vendas? Ramp up significa aceleração ou alavancagem. Quando o termo está associado a vendas ele pode ser encarado como um momento de adaptação e alocação de um pela qual um vendedor recém contratado passa. Essa etapa é concluída quando ele se torna capaz de atingir metas e contribuir para os objetivos da empresa.
Atingir o ramp up em vendas significa estar pronto para contribuir com resultados financeiros para a empresa (ou seja, realizar vendas lucrativas para o negócio) com uma certa constância.
Você também pode gostar de conhecer:
Se você já precisou realizar a contratação de um vendedor com certeza se deparou com a pergunta: quando eu posso considerar que ele(a) atingiu o ramp up e está pronto(a) para vender?
O tempo de rampagem ou ramp up time é uma das métricas mais vitais de uma operação de vendas: ela é um forte indício de quão rápido você consegue repor seu time de vendas e ganhar escala.
E sim, essa é uma preocupação que você deve ter desde a primeira contratação.
Encontramos mais um talento no mundo de Inside Sales para conversar conosco sobre esse tema: Tiago Faria, Gerente de Vendas da Rock Content.
Aproveite mais um episódio absurdamente prático disponível para você.
Neste episódio conversamos sobre como estruturar e diminuir o Ramp Up Time, abordando temas como:
A seguir, apresentamos também vamos abordar alguns desses temas. Continue lendo!
A partir da compreensão sobre o que significa o termo ramp up em vendas é importante entender quais são os principais elementos de um bom ramp up. Podemos responder dividindo em três etapas:
É fundamental que o representante de vendas que acabou de chegar esteja em constante aprendizado.
Nesse momento, tentar várias vezes e cometer erros vai ajudar o profissional a se conscientizar da importância dos processos compartilhados. Por isso, criar formas de incentivar atividade é fundamental para a curva de ramp up.
Para realizar o que é ramp up em vendas, acelerando o processo e diminuindo o tempo de rampagem é preciso que sua empresa tenha um processo de vendas bem definido e dividido em várias etapas.
Dessa forma, é mais fácil identificar os pontos de conversão e trabalhar exaustivamente sua otimização.
Organizar os checkpoints em pequenas partes vai ajudar o gestor de ramp up a trabalhar as pequenas conversões e iniciar o treinamento.
Leia também: Quais as fases do processo de vendas centrado no cliente?
É preciso ter em mente de cada pessoa tem uma forma de aprendizado individual e um ritmo. Por isso, ao construir seu treinamento indicamos que você use algumas ferramentas de apoio como:
Crie um treinamento bastante concentrado nas dificuldades de venda, para capacitar o vendedor:
Seus vendedores tem que devolver o que aprenderam, não apenas dominar a parte teórica e falar muito. Para colocar isso em prática você pode usar práticas como as listadas a seguir.
Para acelerar a curva de ramp up deixe o novos vendedores em contato com os reps com melhores resultados da empresa. Entre os benefícios disso estão:
Converse com os Reps mais velhos para ajudarem seus novos vendedores. Essa também é uma forma de identificar, entre os reps mais experientes, aqueles com perfil de liderança e que poderão ocupar outros cargos.
O treinamento e as simulações são etapas importantes do ramp up de onboarding, entretanto, no dia a dia, a reação dos leads é individual e diferentes situações podem acontecer.
Por isso fazer chamadas em que você, como gestor, participa apenas como ouvinte é uma estratégia importante para que o rep iniciante coloque em prática tudo o que está aprendendo.
Nessa etapa é bastante possível e comum que os profissionais em treinamento errem, mas deixe que isso aconteça e interfira apenas quando indispensável.
Nesta etapa um coaching de vendas deve estar focado em questões motivacionais e de plano de carreira.
É uma forma mais eficiente de trabalhar em cima do deal. É a avaliação de uma situação real e pode ajudar a:
Além de medir ramp up time por meio de uma definição de número de meses ou semanas, é importante medir algumas métricas.
Por meio de alguns indicadores será possível identificar quando ramp up de um novo vendedor alcançou o ideal, de maneira ainda mais efetiva.
Uma das formas de considerar um rep “rampado” é quando ele alcança as metas que um rep mais experiente alcança.
É importante avaliar a evolução desses rep período a período para identificar quando ele está pronto para bater a “meta cheia”
Entre as métricas que podem indicar que um novo vendedor está pronto podemos citar:
Identifique se o rep está com o número de oportunidades necessário para bater as metas de rampagem e se ele está conseguindo evoluir no aprendizado.
É importante que o profissional líder desse processo de rampagem esteja atento para identificar onde o rep está com problemas, dentro do funil de vendas e da cadência de prospecção. Assim, você pode agir de forma mais estratégica e eficiente na correção de erros e para acelerar o aprendizado.
No podcast, Tiago Faria, conta sobre o exemplo da Rock Content, que usa a estratégia de escalonamento da meta, mês a mês, até que a meta fique cheia no 4º mês. A divisão funciona:
Isso foi definido após testes e durante o tempo, mas não é um padrão para todas as empresas. É preciso que você, ao entender o que é ramp up em vendas e montar um plano para seu negócio, seja capaz de identificar o grau do escalonamento desse processo de acordo com o seu negócio.
Tem que ser um número que vários vendedores atinjam, não somente um.
Leia também: Como fazer entrevista para vendedor Inside Sales
Se você está começando agora um negócio e criando seu primeiro plano de ramp up é importante que você crie uma cultura de vendas forte.
Isso quer dizer ter em seu time pessoas positivas, que assumem a responsabilidade pelas ações e resultados individuais e da empresa.
Priorize a criação de um time com ética, que se ajuda e com perfil colaborativo.
Não é escalável crescer com uma pessoa somente ensinando.
Por último, lembre-se de criar uma equipe, desde o CEO até o representante de vendas iniciante, que tenham papéis definidos e não precisem se preocupar com outros problemas, apenas em vender e colaborar com a empresa.
Só para deixar você com mais vontade de ouvir o podcast, separamos este frase do Tiago Faria sobre Ramp Up Time para te inspirar:
“…sobre o processo, esse é um ponto. Sobre o treinamento em si, cada pessoa vai ter uma forma de aprendizado diferente, aquela que ela tenha mais facilidade, então dentro dos recursos visuais, é preciso tentar fazer com que as pessoas entendam na linguagem delas, e tirar todas as dúvidas, ser bem claro no treinamento, bem detalhado, passar as informações – como eu disse – fazer com que elas entendam realmente o porquê delas fazerem aquilo. […] Depois, a cada pequena etapa desse processo que eu faço no treinamento, eu peço para as pessoas executarem”
Confira mais ouvindo o podcast!
Agora que você já sabe o que é ramp up em vendas e como criar um processo de alavancagem de profissionais de maneira eficiente é importante ter em mente que um ramp up de onboarding eficiente é fundamental para formar uma equipe de alta performance que vai gerar o resultado que você espera para os negócios da empresa.
Diante disso tudo, é importante que você esteja preparado para guiar todo esse processo. Para isso indicamos que você busque pela certificação em Inside Sales do curso The Inside Sales Show!
No curso você vai aprender a:
Ficou interessado? No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.
Gostou? Então acesse o site do The Inside Sales Show e inscreva-se!