Dia do Vendedor: como comemorar e instigar o seu time a ser melhor

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  • Publicado em 16 ago, 2022.
  • Atualizado em 2 fev, 2023

As empresas de sucesso costumam ter uma característica em comum que as destacam: profissionais engajados e com motivação para fazer acontecer. Claro, que existem outros fatores, mas esse se sobressai, afinal, sem capital humano, nada acontece. 

Uma equipe de vendas motivada, por exemplo, é capaz de trazer mais vendas para o negócio, mas também impulsionar o crescimento do negócio. Que tal celebrá-la para aumentar o incentivo no trabalho? O Dia do Vendedor é uma excelente oportunidade para isso e nos tópicos a seguir você vai saber o porquê!

Neste artigo você verá:

Quando é comemorado o Dia do Vendedor? 

No dia 1º de outubro. O dia do profissional de vendas foi definido depois de uma reunião entre os países participantes do 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio.

O evento aconteceu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937 e teve a participação de representantes do Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai. Os participantes escolheram a data para celebrar o profissional de vendas que é tão importante para o sucesso das empresas. 

Assim, vale a pena aproveitar esse dia para reconhecer a atuação e agradecer o empenho dos vendedores em suas atividades. 

Como celebrar o Dia do Vendedor todos os dias? 

Tão importante quanto reconhecer as conquistas dos profissionais no Dia do Vendedor, é poder oferecer a eles a oportunidade de comemorar esse momento e isso pode ser realizado de formas distintas. 

Confira a seguir uma lista com sugestões para ajudar nessa celebração:

  • oportunidades de treinamento e desenvolvimento: que tal presentear os melhores vendedores com cursos que o capacitem e o levem a outro nível da carreira? Além disso, vale presentear a equipe com livros de vendas e demais materiais úteis para o seu avanço profissional;
  • presentes: é importante que o colaborador se sinta valorizado pelos esforços empregados, por isso, ofereça a eles presentes como cestas de café da manhã, viagens, eletrônicos e outros itens que tenham um alto valor agregado;
  • placa de homenagem: essa é uma boa opção para reconhecer a atuação do vendedor. Coloque informações sobre o vendedor e dos motivos que levaram a sua condecoração. Aproveite para entregar uma para cada homenageado e se possível coloque uma opção maior com o nome de todos dentro da empresa;
  • realização de eventos: outra ótima opção para quebrar o gelo do dia a dia corporativo é apostar em eventos para o time de vendedores, pode ser um happy hour, o importante é criar um momento de descontração.

Mas lembre-se que nenhuma ação de comemoração ou presente supre a falta de estrutura e recursos para que o profissional de vendas se sinta capacitado e empoderado na sua função, satisfeito com o trabalho e apto a buscar os objetivos desejados.

Por que é importante comemorar o dia do vendedor?

Você deve estar pensando: ah, mas toda data pertence uma determinada profissão, qual a razão de celebrar o Dia do Vendedor? Simples, colaboradores reconhecidos têm mais probabilidade de permanecer nos seus cargos, o que permite um desenvolvimento contínuo do profissional, bem como reduz as taxas de turnover, que geram uma série de custos para a empresa. 

Sem contar, o fato de que a motivação de um profissional que é celebrado é muito maior. Vale lembrar que profissional motivado é sinônimo de profissional mais produtivo, o que por sua vez eleva a qualidade das entregas da empresa. 

Com um engajamento alto fica muito mais fácil alcançar resultados mais expressivos. As equipes tendem a empregar maior esforço na hora de vender e encontrar melhores maneiras de garantir a satisfação dos clientes

Frases para o Dia do Vendedor

Para ajudar a motivar a sua equipe no Dia do Vendedor, aqui vão algumas frases! 

1. “Uma meta é um sonho com um prazo.” — Napoleon Hill

2. “A diferença entre uma pessoa bem-sucedida e as outras não é a falta de força ou conhecimentos, mas sim de vontade”. — Vince Lombardi

3. “Você não fecha uma venda, você abre as portas de um relacionamento se quer construir um negócio duradouro e de sucesso”. — Patricia Fripp

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4. “Não é sobre ter as melhores oportunidades. É sobre lidar com as oportunidades da maneira certa.” — Mark Hunter

5. “Muitas pessoas pensam que “vender” é o mesmo que “falar”. Mas os vendedores mais eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho”. — Roy Bartell

6.“Não tenha receio de desistir do bom para correr atrás do ótimo”. —  John D. Rockefeller

7. “Para ser bem-sucedido, o desejo pelo sucesso deve ser maior que o medo de falhar”. — Bill Cosby

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8. “O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas”. — Theodore Roosevelt

9. “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”. — Zig Ziglar

10. “Não se preocupe com falhas, preocupe-se com as chances que você perde quando não tenta”. — Jack Canfield

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Como elevar ainda mais o nível das suas vendas?

Caso você tenha tirado um tempo neste Dia do Vendedor para verificar como potencializar as suas vendas e as do seu time, saiba que existem algumas estratégias que podem ajudá-lo nisso. 

Confira, abaixo, algumas dicas que a Meetime preparou para você:

Aprenda novas técnicas e métodos

Uma boa dica para começar a elevar o nível das vendas é aprendendo com outras pessoas que já passaram por muitos desafios e desenvolveram estratégias e ações práticas para ter melhores resultados e adquirir mais confiança. 

Ouça o podcast para ter insights valiosos:

Tenha boas ferramentas de trabalho

De nada adianta ter uma excelente equipe de vendas, se ela não possui as ferramentas certas para explorar o seu máximo potencial. Alguns softwares específicos não só facilitam o trabalho, como ajudam a trazer mais dinamismo para o dia a dia. 

O CRM é uma ferramenta de venda, por exemplo, que não pode faltar para uma operação comercial madura. Ele é o primeiro passo para organizar o seu pipeline e dar uma visão completa de todos os deals que estão rolando no momento. 

Um segundo passo, é ter uma ferramenta de sales engagement. Ela ajuda a acelerar a prospecção, dando muito agilidade a essa etapa tão importante. 

Treine seu time de vendas

Esse ponto vai de encontro aos dois anteriores. É preciso promover a qualificação, por meio de treinamentos, palestras, workshops e outros.

Por exemplo, é possível usar a técnica do role play para se preparar e preparar seu time para fazer a escuta ativa, boas perguntas e quebrar as objeções do cliente mais facilmente. 

Além disso, você pode investir na certificação em Inside Sales da Meetime, que pode ajudá-lo a ter mais regularidade nas atividades e metas durante o mês, bem como crescimento contínuo em vendas e prospects mais engajados.

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Faça Inside Sales

O Inside Sales é uma formato que permite vendas internas, sem a necessidade de presença física junto aos clientes. O modelo é bastante vantajoso e ajuda a equipe comercial a ter maior produtividade e também a manter um funil de vendas mais organizado. 

Com isso, o trabalho tende a fluir melhor e a empresa passa a ter maior previsibilidade de receita. Para o vendedor isso significa mais tempo para realizar tarefas estratégicas, além de facilitar o seu dia a dia.

Invista tempo na leitura

Para se tornar um mestre em Inside Sales, você e seu time precisam investir tempo em leitura e aprendizado. Afinal, diariamente surgem mudanças na área e estar atualizado pode fazer a diferença entre fechar ou não um negócio. 

Então, tire um tempo nesse Dia do Vendedor e dedique-se a isso. 

Aproveite para conferir um vídeo que fizemos com uma lista de 7 livros de vendas imperdíveis!

Conheça sua buyer persona profundamente

Parece óbvio, mas não é. É fundamental conhecer profundamente o público-alvo para elevar ainda mais o nível das suas vendas. Mais do que isso é preciso conhecer bem as buyer personas

Afinal, como poderá oferecer determinado produto ou serviço, quebrando as objeções e fazendo vendas consultivas, sem ter isso bem estabelecido? Então, tire um tempo e estude verdadeiramente pra quem está vendendo.

Gostou dessas dicas que preparamos em homenagem ao Dia do Vendedor? Aproveite, então, para desenvolver ainda mais as soft skills do seu time, com o treinamento de Sales Reps da Meetime. Clique no banner abaixo:  

Planilha: Treinamento de SDR's

FAQ

Qual é o Dia dos Vendedores?

O Dia dos Vendedores é 1º de outubro. 

Como surgiu o Dia do Vendedor?

O Dia do Vendedor surgiu após uma reunião entre os países participantes do 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio.

O que presentear no Dia do Vendedor?

Para presentear no dia do vendedor é importante ter em mente que o colaborador quer se sentir valorizado pelos esforços, portanto, ofereça a eles presentes como cestas de café da manhã, viagens e outros itens que tenham um alto valor agregado.

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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