Falta de reconhecimento no trabalho – o que deve ser feito

Profissionais cansados, desmotivados, altos níveis de estresse… Essa cena tem se repetido mundo a fora em empresas de diversos segmentos e portes. E a explicação para isso costuma ter um fator que se destaca: a falta de reconhecimento no trabalho. 

Sentir que as ações e habilidades não estão sendo valorizadas no ambiente de trabalho é frustrante e leva muitos profissionais que são bons a saírem de seus postos em busca de melhores oportunidades. 

O reflexo na organização pode ser devastador, afinal, perder um colaborador bom e produtivo significa reduzir a qualidade das entregas, caso não haja ninguém para substituí-lo. Consequentemente, há uma reação em cadeia, como os gastos para contratar outro colaborador, redução na lucratividade e outros. 

Mas, é possível reverter esse cenário. Se você quer saber mais sobre como evitar a falta de reconhecimento no trabalho, este artigo é para você!

O que é a falta de reconhecimento no trabalho?

O reconhecimento no trabalho é o ato de reconhecer publicamente os colaboradores por quem eles são e pelo que fazem. Ao valorizar as atividades desenvolvidas pelos funcionários, o local se torna mais inclusivo e humano. 

Tal reconhecimento é um dos fatores mais importantes para impulsionar o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos dentro de uma organização. Agora você vai conhecer mais sobre os impactos que essa falta de reconhecimento pode trazer!

Os principais impactos da falta de reconhecimento

Estresse, desmotivação, esgotamento emocional… A falta de reconhecimento no trabalho leva um colaborador a muitos quadros extenuantes e que afetam negativamente a vida pessoal e profissional. 

Por exemplo, quando o profissional vê que embora se dedique às suas entregas e por melhores os resultados das suas ações, ele não é reconhecido, o nível de engajamento acaba diminuindo. Isso porque ele enxerga que não adianta se esforçar para entregar mais, se não há qualquer reconhecimento por parte da empresa. 

O burnout é outro problema que muitas vezes é fruto da falta de reconhecimento. Se você acompanha o noticiário, sabe que a expressão anda sendo bastante utilizada e não é para menos. O pós-pandemia, restrições, a necessidade de conciliar trabalho e vida pessoal no mesmo espaço, além é claro das demissões em massa, tudo isso atenuou os casos de esgotamento. 

E não é só o excesso de trabalho que leva ao burnout, vale destacar. Uma reportagem da revista Você S/A apontou que alguns estudos sugerem que feedbacks positivos ajudam a aumentar a eficácia de profissionais, porque dá um empurrão na autoconfiança. Mas ele precisa estar associado a uma rotina saudável de trabalho, de ser reconhecido pelos seus esforços. 

Relações desgastadas entre líderes e liderados também é uma questão recorrente quando há falta de reconhecimento do trabalho e isso desencadeia outros problemas. Sem um bom relacionamento, a taxa de turnover tende a aumentar. Quando esse indicador está alto, a empresa também sofre as consequências, o que inclui não só as finanças, mas também prejuízos na imagem dela no mercado, o que por sua vez pode afetar a sua relação com os clientes. 

Great resignation

A falta de reconhecimento no trabalho junto da cultura tóxica de determinadas organizações, insegurança em seus cargos e excesso de pressão foram responsáveis por um movimento conhecido como Great Resignation ou grande resignação. 

O mundo em pandemia e os vários aspectos das nossas vidas precisando serem repensados levaram milhares de trabalhadores a pedirem demissão das empresas. O movimento também foi motivado pelas transformações na compreensão das pessoas sobre o que é trabalho e quais as trocas elas estão dispostas a fazer, bem como os seus limites. 

Especialmente as novas gerações, passaram a ver o trabalho como um aspecto da vida, não como um todo. Elas também não estão interessadas apenas na parte financeira, mas também na realização pessoal e no reconhecimento do seu trabalho e esforços dedicados a ele. 

Como motivar uma equipe que sente falta do reconhecimento no trabalho?

A falta de reconhecimento no trabalho afeta não só os colaboradores, mas a empresa como um todo, impactando seus resultados, mas também a imagem da marca no mercado. Se deseja construir um lugar mais humano para os profissionais, onde eles se sintam valorizados e confortáveis de permanecer em seus postos de trabalho é preciso repensar as atitudes. 

Mas como motivar uma equipe que se sente desvalorizada? A resposta para essa pergunta você encontra nas dicas a seguir!

Crie um programa de reconhecimento

Muitas vezes a falta de reconhecimento no trabalho acontece pela ausência de um programa que auxilie a empresa a dar o devido valor às ações de seus colaboradores da maneira que deve ser. 

O programa deve ser bem planejado a fim de valorizar os esforços dos colaboradores. Mas vale ressaltar que isso deve ir muito além de apenas oferecer um aumento de salário ou promoção, existem outros benefícios que podem (e devem!) ser considerados. 

Para ser justo é preciso considerar as metodologias já adotadas na empresa, como avaliação de desempenho e gestão de metas, que precisam ser bem definidas. E quais seriam as recompensas fora a questão financeira? 

  • Dê visibilidade a toda a organização sobre um bom trabalho feito por um colaborador;
  • Faça elogios públicos;
  • Premie com folgas;
  • Promova eventos para homenagear os profissionais. 

Estimule competição saudável

A competição saudável pode ajudar (e muito) na construção de times mais motivados. Isso pode ser estimulado por meio da valorização de ideias para projetos desafiadores, por exemplo. Uma alternativa é usar a gamificação como forma de treinar os funcionários, ao mesmo tempo em que coloca um ranking com as melhores pontuações. 

O colaborador acaba se dedicando mais, ficando atento ao que pode ser feito e de olho nas boas oportunidades. Com isso, a empresa também obtém ganhos como maior produtividade e melhores resultados. Sem contar o incentivo à criatividade e inovação que passam a ser mais presentes no dia a dia, afinal, o colaborador quer se empenhar para encontrar saídas mais eficientes e simplificadas para problemas existentes.

Defina metas possíveis

Essa é uma das dicas mais importantes para qualquer empresa que deseja ver seu time crescendo e se desenvolvendo da melhor forma. Não adianta colocar objetivos impossíveis de serem alcançados para os seus colaboradores, isso vai acabar gerando frustração e desmotivação. Obviamente, os profissionais também nunca serão reconhecidos, pois por mais que se esforcem para uma tarefa, eles não conseguirão executá-la. 

Por isso, é muito importante que os gestores conheçam as capacidades e limites dos seus colaboradores, só assim é possível definir objetivos e prazos que sejam realistas e também justos. Lembre-se que sobrecarregar os funcionários ou mesmo esperar que ele faça muito além do que foi pedido pode ter efeito contrário, resultados de má qualidade e profissionais insatisfeitos. 

Esteja aberto a ouvir a equipe

A comunicação é a chave para manter uma equipe motivada. É fundamental se comunicar de maneira transparente e deixar claro para o time como anda o negócio, qual o resultado o trabalho está alcançando. 

Aliás, quando a gente fala sobre se comunicar bem, isso inclui também estar aberto a sugestões, assim como críticas e reclamações. Estimule isso entre os profissionais, mas não só escute, aproveite para ampliar a compreensão e entender quais os problemas estão impedindo os colaboradores de serem engajados nas suas atividades diárias. 

Incentivar a participação dos colaboradores e escutar as suas sugestões e ideias, faz com que eles se sintam valorizados e parte das decisões da empresa, lembre-se de que essa é uma forma também de reconhecimento no trabalho. 

Quer aprender mais sobre como tornar a comunicação mais eficiente? Ouça esse episódio do Cast For Closers!

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Ficar estagnado em uma função sem qualquer novo desafio, sempre com as mesmas tarefas a serem feitas, é uma forma de falta de reconhecimento do trabalho. Afinal, a pessoa não tem oportunidades de se desafiar e encarar novidades na sua vida profissional, para grande maioria das pessoas, isso é desmotivador.

Portanto, ofereça oportunidades para que as pessoas cresçam, isso inclui desde cursos e treinamentos até um job rotation, caso seja da vontade dela. Permitir que as pessoas cresçam e se aperfeiçoem em suas funções também é benéfico para a empresa, lembre-se disso!

Frases para motivar sua equipe e reconhecer seus esforços

Aqui vão algumas frases que vão te ajudar a motivar a equipe e também reconhecer os esforços de todos os dias!

 

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” Ayrton Senna

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” Michael Jordan

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. Provérbio africano

“Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas sabe que não conseguirá nada sozinho”. Bernardinho

Conclusão

É possível reverter a falta de reconhecimento no trabalho. Como vimos ao longo do artigo, um ambiente saudável é bom não só para a empresa, mas também para os seus colaboradores. Todos saem ganhando dessa relação. 

E uma das dicas mais importantes que destacamos foi com relação ao incentivo ao desenvolvimento dos profissionais. Por isso, nós te convidamos a baixar o nosso Kit de treinamento de vendedores e aprender na prática o passo a passo para fazer coaching de vendas até o acompanhamento da performance de cada vendedor após o treino!

 

Planilha: Treinamento de SDR's

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!