5 principais tipos de vendas e como aplicá-los ao seu negócio

Como você comercializa seus produtos ou serviços? A venda acontece de forma direta? Seus vendedores atuam de maneira consultiva? Só por meio dessas perguntas você consegue ter uma ideia das diferenças que existem entre as negociações, o que nos traz ao tema deste artigo: os tipos de vendas!

A escolha do tipo de venda mais adequado depende, basicamente, das características do seu modelo de negócio e do público-alvo que será atendido. Logo, entender como funciona cada metodologia é indispensável na hora de definir qual será a opção que melhor se encaixa na sua empresa. 

Mesmo que você já tenha seu negócio e até mesmo um tipo de vendas já definido, que tal conhecer melhor sobre os outros modelos? Neste artigo nós vamos apresentar algumas das principais opções do mercado, especificidades e também outros pontos importantes, vamos lá?

A importância de conhecer os tipos de vendas

Ao conhecer os diferentes tipos de venda é uma maneira de expandir e variar as oportunidades de negócio para a sua empresa. A ideia não é mudar totalmente seu produto ou serviço, mas sim apresentá-lo ao consumidor de uma forma atraente ou mesmo diferente, criando assim uma oportunidade.

Para quem está começando a estruturar um negócio, isso vai ajudar a dar um pontapé inicial na empreitada. Mas entender os tipos de vendas e como cada um deles funciona é essencial para estruturar processos já existentes. Afinal, a empresa pode passar por mudanças que exigirão um novo posicionamento na abordagem de vendas

Vale destacar que os tipos de vendas também podem ser complementares e trabalhados juntos, mas é necessário que o formato faça sentido para o seu negócio. 

Os principais tipos de vendas

Conheça alguns dos principais tipos de vendas que temos no mercado!

1. Venda direta

A venda direta tem como principal objetivo o oferecimento de produtos e serviços ao consumidor sem que haja intermediários, Para isso, ela aposta no trabalho de vendedores independentes, autônomos e freelancers para realizar a comercialização.

Esse modelo de distribuição pode ser feito por meio de catálogos, anúncios em redes sociais, exposições e porta em porta. Um claro exemplo desse tipo de venda são das empresas de cosméticos que têm revendedoras espalhadas por todo o país e fazem a comercialização de produtos por meio de catálogos. 

Um detalhe importante é que, ao contrário dos vendedores contratados com carteira assinada, aqueles que praticam a venda direta são remunerados exclusivamente pela comissão.

E quais as vantagens de apostar nesse modelo de vendas? Um dos principais é o espaço existente para esse tipo de negócio, sem contar que o público tem uma maior receptividade, justamente pois nas vendas diretas há a possibilidade de criar experiências de consumo personalizadas por meio de uma negociação próxima do cliente. Ao adotar o modelo de venda direta, a empresa também reduz custos diretos e indiretos, como a diminuição dos investimentos em divulgação.

2. Venda indireta

As vendas indiretas também são bastante comuns no mercado. Elas acontecem quando uma empresa precisa de outra para revender seus produtos para o consumidor final. O exemplo mais comum que temos são as lojas multimarcas e também os supermercados, ambos adquirem produtos dos fornecedores e revendem os itens para os clientes que vão até a sua loja. 

Ao contrário das vendas diretas, nas indiretas existem canais de distribuição e intermediários no processo. As vantagens desse modelo estão voltadas especialmente ao ganho em escala de vendas, a possibilidade de firmar parcerias com distribuidores experientes, a maior variedade de produtos comercializados no mesmo local e a facilidade de distribuição. 

No entanto, é preciso estar atento também ao fato de que a relação com o consumidor é mais distante. Ao mesmo tempo, há uma alta competitividade do mercado (imagine um supermercado), sem contar a dependência comercial de um ponto de vendas ou canal. 

3. Venda consultiva

A venda consultiva é uma abordagem na qual o vendedor tem uma atuação como consultor. Mais do que vender a todo custo, o profissional ouve o cliente em potencial, ele busca entender as necessidades do consumidor e buscar a solução mais adequada para isso. 

Ao contrário da opção tradicional, o modelo consultivo é um dos mais modernos de vendas, o representante comercial passa a ser um orientador, assessorando o consumidor a vincular o produto ao atendimento das suas necessidades específicas. 

Em uma era em que o acesso à informação é muito maior, é essencial que as empresas contem com profissionais que tenham a sensibilidade de entender o que o cliente de fato precisa, mas também sejam capazes de diagnosticar cenários e apresentar soluções com base nos seus produtos ou serviços.

O mais comum é que as organizações que fazem vendas com ticket médio mais alto e sejam B2B apostem na venda consultiva. Isso também acontece, pois ela exige tempo dos vendedores e a construção de um relacionamento com os clientes em potencial, logo, costuma fazer parte de negócios que fazem vendas com alto valor agregado. 

4. Venda consignada 

A venda consignada funciona como um contrato estimatório, os produtos são deixados com um vendedor para que fiquem acessíveis ao consumidor final. Caso eles não sejam vendidos, a devolução deles pode ser feita. Esse tipo de vendas é uma das opções mais interessantes para distribuidores e varejistas. 

O grande diferencial dela é ter a opção de que se os produtos não forem vendidos no ponto de vendas, é possível recolhê-los sem custo, o que acaba sendo um incentivo para o comerciante. Além disso, gera outros benefícios como o custo de estocagem que é reduzido, tendo em vista que os produtos estão em posse do comerciante. 

No entanto, há um custo logístico para distribuição e recolhimento de produtos que não foram vendidos, por isso, é importante que a produção bem como as vendas sejam planejadas. 

5. Inside Sales

Inside Sales, ou Vendas Internas, é uma forma de vender à distância, sem visitar clientes. Para isso, o vendedor utiliza a tecnologia como forma de comunicação com potenciais clientes o e-mail, videoconferências e redes sociais evitando assim deslocamentos e podendo inclusive ser mais produtivo. Esse processo comercial ajuda a deixar a operação mais enxuta e contribui para a redução de custos, além de ter alto potencial de retorno sobre o investimento (ROI).

Entre os principais benefícios de adotar o Inside Sales como um dos tipos de vendas estão:

  • aumento da margem de lucro: a partir do momento que a empresa gasta menos dinheiro e tempo na conquista de um novo cliente, seja ao reduzir o custo com viagens e deslocamento ou diminuindo o tamanho do ciclo de vendas, a margem de lucro aumenta;
  • previsibilidade do ciclo de vendas: uma operação estável de Inside Sales, com um fluxo constante de novas oportunidades, ligações e e-mails infinitos, começará a gerar um padrão de resultados, trazendo maior previsibilidade no número de vendas;
  • acompanhamento de métricas da operação: CRMs e ferramentas próprias para Inside Sales permitem o acompanhamento real de todas as taxas de conversão, possuem dashboards personalizáveis que mostram desde valores em deals no funil de vendas até se os e-mails de prospects estão sendo abertos, se os seus vendedores estão dentro da produtividade esperada, entre outros.

Como a tecnologia contribui para otimizar os diferentes tipos de vendas?

A tecnologia contribui para trazer mais praticidade para o cotidiano da equipe de vendas. Só para ter uma ideia, um dos maiores problemas é fazer o controle do tempo disponível e gerenciar a lista de tarefas, o que representa um grande risco para as vendas. 

Por exemplo, suponhamos que a sua operação seja focada no modelo de Inside Sales. Se a sua empresa utiliza uma ferramenta como uma plataforma de Sales Engagement, a equipe consegue organizar a prospecção, permitindo assim que os contatos com os clientes sejam feitos de forma eficaz e escalável. A ideia é gerar maior engajamento, mas também oportunidades comerciais e vendas. 

Os pré-vendedores conseguem falar com mais leads por meio de touchpoints personalizados e distribuídos ao longo de uma cadência de prospecção, que são sequências padronizadas de atividades. Sem contar o fato de que o SDR e o vendedor conseguem priorizar as suas atividades, integrando ferramentas como e-mail, telefone e redes sociais em uma única tela. 

Além disso, automatiza o registro dessas atividades para oferecer maior controle sobre o processo para os gestores. Eles conseguem acompanhar a performance da equipe, tendo uma perspectiva real do que está satisfatório e do que precisa ser melhorado. 

Enfim, esse foi apenas um exemplo, mas todos os tipos de vendas podem se beneficiar das tecnologias existentes. Por meio delas, é possível fazer a gestão de vendas, reunindo dados importantes do processo de relacionamento com o consumidor, mas também gerenciar o pipeline de vendas, verificar indicadores e automatizar uma série de tarefas de vendas, aumentando assim a produtividade do setor. 

Conheça o Meetime Flow 

Tem uma operação Inside Sales e quer otimizá-la? A plataforma de Sales Engagement da Meetime utiliza o modelo de prospecção multicanal que combina pesquisa, e-mail, social point e ligação de acordo com um ritmo previamente definido para cada tipo de lead. Entregamos para o SDR organização e agilidade, e para o Gestor Comercial, visibilidade e controle.

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FAQ

Quais os principais tipos de vendas? 

Os principais tipos de vendas são: 
– venda direta; 
– venda indireta; 
– venda consultiva; 
– venda consignada; 
– Inside Sales.

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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