“Não se preocupe com o que você não pode controlar. Nosso foco e energia devem ser sobre as coisas que nós PODEMOS controlar. Atitude, empenho, foco – essas são as coisas que nós podemos controlar.” – Tim Tebow
Naturalmente, empenho não é tudo, daí o apelo de Tebow à atitude e ao foco são particularmente notáveis. Afinal, um frenesi de atividades não necessariamente é sinônimo de progresso.
Então, o segredo é canalizar o empenho para as áreas corretas, pelas quais o seu trabalho duro renderá dividendos com impacto significativo, resultando em progresso e sucesso.
Há uma área em particular que frequente e facilmente negligenciada nesse sentido: Reuniões com Clientes.
No ciclo de uma negociação, cada reunião com um prospect é um marco, e uma reunião com cliente bem-sucedida impulsiona a oportunidade adiante. A reunião é o seu “grande lance” em tempo real.
A cada reunião com cliente, você está ou impulsionando a oportunidade adiante ou não. Você está ou ultrapassando seus competidores ou sendo ultrapassado.
Em outras palavras, não se trata só do que acontece durante uma reunião; o que você faz antes e depois da reunião com o cliente é igualmente importante.
Nós definimos a anatomia da reunião com cliente em três grandes partes: ANTES—DURANTE—APÓS.
Na primeira parte dessa série, nós tratamos do que você pode fazer ANTES da reunião com cliente para se preparar para uma reunião bem-sucedida e produtiva que impulsionará a sua negociação adiante, que terminará por ser bem-sucedida.
Com fazer a reunião com cliente perfeita
PARTE 1. Antes da Reunião: Tenha um Plano de Jogo!
É aqui que a velha lição introdutória do jornalismo entra em jogo: Quem – Por que – O quê – Quando – Onde – Como.
Com quem é a reunião?
Por que as duas partes estão em reunião?
Qual é o objetivo da reunião?
Quando e onde?
Qual é a agenda para a reunião (Como)?
Para qualquer reunião com cliente, você deve ser capaz de responder a todas essas questões bem antemão.
1- QUEM
O “quem” abrange a empresa, as pessoas e a equipe com os quais será a reunião. À exceção de alguns produtos, a maior parte da decisão quanto à aquisição é um esforço coletivo feito em equipe.
Compreender a empresa – seu produto e seu mercado – e as pessoas por trás da decisão auxilia na preparação o conjunto certo de questões a serem feitas na reunião e na identificação proativa de qualquer informação importante que talvez possa estar-lhe escapando.
Com isso, você estará equipado para melhor alinhar e situar sua solução aos tomadores de decisão, necessidades e objetivos da empresa, que estão no coração da negociação em andamento.
Além disso, a sua pesquisa pode revelar certas descobertas felizes que podem auxiliar você a se conectar com os seus consumidores em potencial de uma forma mais personalizada: conexões mútuas, experiências similares, conhecimento local compartilhado, etc.
Pergunte-se:
O que a empresa faz? Onde eles estão estabelecidos? Que notícias recentes interessantes e notáveis há sobre a empresa?
Com quem será a reunião? Quais são seus papéis e responsabilidades? Quais personas estarão envolvidas na reunião? Quais são as experiências de trabalho prévias delas? Quais são alguns dos interesses hobbies já compartilhados publicamente por eles (exemplo: Perfil no LinkedIn)?
Se for uma reunião de descoberta inicial ou de qualificação, você não terá todas as respostas. Contudo, você possui conhecimento geral sobre como a sua solução se alinha com certas indústrias, equipes ou iniciativas.
Se você está indo para reuniões subsequentes já tendo qualificado o cliente em potencial, isso se torna ainda mais crucial.
SEMPRE compreenda a importância específica da sua solução para a empresa e para as pessoas com quem você se reunirá. Lembre-se: o seu potencial cliente provavelmente está avaliando seus concorrentes com características e funcionalidades similares.
O ponto em que todos os fornecedores passam a parecer indistintos é uma realidade. Essa é a sua oportunidade de elevar o nível da conversa. É muito mais atraente para os clientes em potencial comprar um produto de alguém que realmente entende os objetivos e desafios de sua empresa.
Pergunte-se:
Como ajudamos outras empresas no mesmo mercado ou com desafios e iniciativas estratégicas semelhantes?
Qual parte da nossa solução normalmente repercute com esse tipo de empresas/funções?
Quais são algumas objeções comuns que encontramos, e qual é a melhor forma de lidar com elas?
Ter um cliente em potencial saindo de uma reunião sentindo como se não tivesse obtido o que precisava pode realmente prejudicar as suas chances. Mais que isso, isso é algo que você pode facilmente evitar.
Um grande vendedor ajudará o cliente em potencial a alcançar o objetivo dele para a reunião ao mesmo tempo em que alcança o seu próprio sem perder o controle de como a venda é realizada. O primeiro passo rumo a isso é identificar se você possui um entendimento claro dos objetivos do cliente em potencial para a reunião.
Pergunte-se:
O que o potencial cliente espera obter com essa reunião?
O que eu quero obter com essa reunião?
O que é necessário para que eu me prepare para garantir que eu posso alcançar esses objetivos?
Há um recurso interno que eu deva envolver?
Se a questão acima não lhe parece clara, considere-a um GRANDE sinal vermelho. Felizmente, a solução é bastante simples: pergunte ao seu prospect via e-mail:
“Oi, Sarah. Já que temos uma hora agendada, meu objetivo para essa reunião é obter um bom entendimento dos seus desafios e necessidades, de modo que eu possa melhor adaptar a nossa solução para o que mais importa para você. Quais seriam algumas das coisas que você gostaria de obter com a nossa reunião na sexta-feira?”
Contudo, um elemento universal a qualquer reunião produtiva é uma agenda que seja alinhada com o POR QUE e o O QUE. Isso também permite que você adquira uma compreensão clara do quê você quer resolver primeiro.
Todos nós conhecemos muito bem pessoas entrando e saindo de reuniões ou tendo que interrompê-las. Então, é importante assegurar-se de que você possui um plano para abranger os itens mais importantes primeiro.
Além disso, uma agenda clara ajuda você a guiar a reunião com o cliente de volta para os objetivos em questão, para que ela não se desvirtue por tangentes e detratores.
Talvez nem sempre faça sentido, mas sempre que possível, confirme a agenda com o seu prospect. Obter-lhe a palavra é sempre uma forma de implicitamente ganhar-lhe o compromisso para que siga a agenda.
Uma agenda adequadamente alinhada com o POR QUE e o O QUE irá conferir a você a habilidade de facilitar e executar uma reunião com cliente produtiva e bem-sucedida que resulte em ganho para todas as partes envolvidas.
Pergunte-se:
Baseado em meus objetivos, bem como nos objetivos do cliente em potencial, qual é a melhor ordem de realização das operações? Do que devo tratar primeiro?
Quanto tempo eu tenho e qual deveria ser a alocação apropriada de tempo para cada item da agenda?
A reunião será com poucas pessoas ou uma sala de conferência cheia com várias pessoas? Nesse caso, como eu devo proceder em relação às perguntas?
5- QUANDO e ONDE
O “quando” e o “onde” são bastante diretos e, portanto, nós corremos o risco de deixar passar batido algumas armadilhas perigosas.
A última coisa que você desejaria é que detalhes técnicos ou logísticos aparentemente irrelevantes prejudicassem ou desvirtuassem completamente o que poderia ter sido de outro modo uma reunião produtiva.
Acesso à internet, adaptadores adequados e o funcionamento de áudio e vídeo são apenas alguns exemplos. Estar vigilante aos pequenos detalhes traz sua recompensa.
Haverá múltiplas pessoas sentadas em uma sala de conferência? Caso sim, eu serei ouvido com clareza?
(caso a reunião seja pessoal) O ambiente no local de reunião contribui para a realização de uma reunião focada, ou os meus potenciais clientes se distrairão facilmente?
O nível de pesquisa e preparação pode ser diferente dependendo do tipo de reunião e mesmo do tipo de produto que você vende.
Quanto mais colocarmos isso em prática, mais isso se enraizará como parte natural do nosso fluxo de trabalho e abordagem para cada reunião com cliente. À medida que aumentamos nossa eficiência nessa área, passamos a ter mais influência no resultado da negociação do que nunca.
Além disso, não faltam ferramentas hoje para ajudar a automatizar grande parte desse trabalho de pesquisa. Como mencionado anteriormente, isso é uma questão de empenho e foco, e você deve ter controle total.
Tenha maior controle sobre sua performance em vendas
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.