Qualificação em Vendas: vale a pena vender para todo mundo?

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Você já se questionou se vale a pena vender para todos os clientes que estão na sua base, ou a respeito de como você faz sua Qualificação em Vendas? Aqui na Meetime esse é um assunto discutido (pelo menos) mensalmente, entre Vendas e Marketing. E sim, existirão clientes em seu negócio que representarão mais custo do que receita.

Para conversar mais sobre esse assunto trouxemos um especialista, o André Perdomo, fundador da Estude Vendas. Debatemos com o André alguns dos pontos para uma qualificação excelente. Esperamos que você goste do papo 🙂

EPISÓDIO #38 – Qualificação em Vendas: vale a pena vender para todo mundo?

Neste episódio conversamos sobre:

  • Apresentação André Perdomo & Estude Vendas
  • Vale a pena vender para todo mundo?
    • Quando não vale a pena vender para um cliente?
      • Quando ele não dá lucro (difícil saber no início)
      • Prever se a empresa vai retirar valor do produto, vai se beneficiar
  • Como descobrir quais serão os bons clientes antes mesmo de começar as vendas (antes do Product Market Fit)
    • Experiência dos sócios fundadores
    •  Qualificação:
      • O que o cliente quer? Eu consigo ajuda-lo? O cliente sabe que tem um problema?
      • O cliente pode investir recurso nisso?
      • Dados de mercado
  • E como determinar na área de Vendas qual vai ser o melhor cliente (financeiramente)? O maior ticket médio
    • Via de regra o que vai pagar mais do que o que custa para adquirir
  • Quais inputs a área de Customer Success pode dar à empresa sobre o cliente:
    • Independente de ter a área de Customer Success, ter duas coisas muito claras:
      • O que é sucesso para o cliente?
      • O que impede o cliente de ter sucesso?
  • E como replicar a quantidade de bons clientes? Duplicar o investimento no mesmo canal de vendas?
    • Entender onde o cliente (que tem mais sucesso) está;
    • Investir nos canais onde o cliente foi encontrado
    • Superar também os desafios de falar com o cliente através de um bom processo de Vendas
    • A dificuldade maior não é a de encontrar bons prospects, mas sim convencê-los a fecharem a venda
  • Mensagem final para a qualificação em Vendas
    • Perder a ansiedade de qualificar e tentar vender a qualquer custo;
    • Tornar um diálogo, e não uma qualificação em forma de entrevista. Aprofundar-se nos questionamentos;
    • Um balanço do número de leads no pipeline de vendas

Tenha maior controle sobre sua performance em vendas:

metas e previsao de vendas

Resumo
Qualificação em Vendas: vale a pena vender para todo mundo?
Título do Post
Qualificação em Vendas: vale a pena vender para todo mundo?
Descrição
André Perdomo, fundador da Estude Vendas, nos dá todas as dicas sobre Qualificação em Vendas. Entenda como conquistar mais (e melhores) clientes!
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