Você tem inúmeros no-shows em suas reuniões de vendas? Aqui está o motivo número 1 porquê

Razão no-show Sales Hacker

Esse artigo foi publicado originalmente aqui

Nesta parte final da minha série de 6 partes sobre os principais componentes de suas reuniões de vendas, falamos sobre como acertar a agenda da reunião de vendas. Até agora, cobrimos:

1) Estrutura de reuniões de prospecção

2) Reunião de abertura

3) Testando perguntas nas vendas

4) Storytelling para vendedores profissionais

5) Declarações de fechamento de venda

Tenho certeza de que todos vocês ouviram a lendária história de como nos anos 1950 a Colgate fez uma pequena mudança em seus negócios e eles venderam 40% mais pasta de dentes. Bem, se você não sabia, eles fizeram o buraco no tubo MAIOR!

Mudanças minúsculas têm um enorme impacto no resultado de um negócio e isso é o mesmo para a Colgate e para uma equipe de vendas. Muitas vezes líderes de vendas me perguntam se eu poderia escolher uma mudança para implementar em sua equipe.

Sem sombra de dúvidas, seria garantir que cada representante em cada reunião tivesse um plano do que será tratado em seu convite de reunião.

UAU! Isso parece tão simples. Sim, é simples assim. 

Por que um plano da reunião de vendas é importante

Os plano são uma dessas coisas mais poderosas e fáceis de implementar em seu processo de vendas. Eles são algo que você tem controle total e você pode monitorar para sua equipe.

Você já se perguntou por que as pessoas não comparecem em suas reuniões, seja uma ligação de vendas com um possível cliente ou até mesmo uma reunião interna com membros da equipe? É porque eles não sabem sobre o que é a reunião. Portanto, eles não acham que é importante.

É realmente chocante para mim como a falta de um plano em uma reunião convidativa é onipresente em todas as reuniões internas e externas!

Quando não há plano, isso se traduz para você como um “não me importo”

Se não houver agenda, os participantes da reunião geralmente pensam que não há um plano em vigor e, como tal, será um grande desperdício de tempo. Quando você coloca um plano simples, mas cuidadoso, em TODOS os convites da agenda, ela diz ao prospect que você está falando sério, tem um plano concreto e a reunião não desperdiçará seu tempo.

Planejar as reuniões aceleram seu processo de vendas

Para um vendedor, a prática de criar um plano para cada reunião permite que eles pensem e articulem claramente qual deve ser a saída esperada da reunião e como os itens do plano vão levar o prospect para a próxima etapa do processo de vendas.

É uma maneira incrível de se preparar para uma reunião e um lembrete fácil para você mesmo sobre onde você está no processo de vendas.

Eu sempre me certifico de que quando crio o convite para a reunião, eu adiciono o plano imediatamente, então eu não esqueço, e nada se perde nos detalhes.

Exemplo de plano para uma primeira reunião

Plano:

  • Apresentações
  • Saiba mais sobre seus objetivos e iniciativas
  • Discuta nossa abordagem para o gerenciamento do trabalho
  • Demonstração do nosso produto
  • Próximos passos, conforme aplicável

Agora, isso não parecia tão difícil, não é?! Em cinco ideias simples, mas eficazes, você pode contar com seu cliente em potencial:

  1. Esteja preparado para responder a perguntas sobre seus negócios.
  2. Relaxe e você terá clareza sobre sua empresa / produto.
  3. Aguarde os próximos passos, se eles gostarem do que viram.

Exemplo de plano para encontros posteriores no ciclo de vendas

Plano:

  • Revisar contrato
  • Discuta descontos e o que precisamos em troca
  • Garantir que tenhamos um plano de fechamento claro
  • Garantir que nos conectemos com as pessoas certas ao seu lado para fechar até o final do mês

Novamente, todo o propósito é comunicar ao seu cliente em potencial de uma maneira subliminar que você não está aqui para vender a ele, mas para ajudá-lo e não perder tempo.

Os Planos de Reuniões Abastecem Sua Produtividade e Receita Gerais

Os planos vão garantir que as pessoas apareçam em suas ligações 100% do tempo? Claro que não! Mas eu garanto que você terá muito menos no-show e ninguém nunca vai lhe enviar um e-mail perguntando: “Sobre o que é essa reunião?”

Imagine o que seria obter 10% mais reuniões com comparecimentos para sua receita e renda pessoal!

Aumente a clareza de seu pipeline

Como um gerente de vendas fazendo com que sua equipe inclua agendas em todas as reuniões, também é um sonho para o seu trabalho. Os planos facilitam a escavação no pipeline e a visualização dos representantes de vendas no processo. Você não precisa mais enviar um e-mail ao representante de vendas solicitando atualizações de status.

Melhores sessões de coaching cara a cara

Você pode facilmente pedir ao seu representante que lhe mostre todos planos da reunião da semana seguinte e forneça orientação ou feedback sobre as mudanças a serem feitas para ajudar seus representantes a levar o negócio para frente.

Os planos são MUITO táticos e simples de implementar até mesmo em uma grande organização. Você apenas tem que se comprometer a fazê-lo e chamar a atenção das pessoas por não ter planos, seja para reuniões internas ou externas até que se torne um hábito.

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Resumo
Você tem inúmeros no-shows em suas ligações de vendas? Aqui está o motivo número 1 porquê
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Você tem inúmeros no-shows em suas ligações de vendas? Aqui está o motivo número 1 porquê
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Planejar uma reunião de vendas pode ser a grande diferença entre conseguir avançar numa negociação ou perder uma oportunidade. Veja o que mudar!
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