Como usar o Evernote no processo de vendas

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  • Publicado em 16 out, 2018.
  • Atualizado em 10 ago, 2020

Você está sentado na frente do seu computador olhando para a tela tentando escrever a Champion’s Letter 20 minutos depois do fim da reunião. Foi uma ótima reunião! Mas as suas anotações não fazem o menor sentido, são apenas alguns rabiscos difíceis de entender e que não revelam detalhes sobre o objetivo da empresa, o faturamento, prazos, etc.
Já passou por isso?
Esse é um momento clássico de alguém que não faz anotações, ou não faz da forma correta. O problema é que esse hábito – ou falta de – prejudica os seus resultados em vendas. Falamos sobre a relação entre escuta ativa e anotações neste post, mas é muito mais do que isso. Com os dados certos em mãos, você pode construir argumentos e calcular os ganhos e as perdas do seu possível cliente.
É isso que vai fazer a diferença no momento de conquistar o deal.

Take notes (paper/pen), show you listen, recap what was said, then engage in conversation. @IndoJacco – Twitter de Jacco van der Kooij

Neste post, vamos te dar dicas de como fazer anotações perfeitas – e como o Evernote te ajuda nessa tarefa.

Evernote no processo de vendas

Se você ainda não conhece, Evernote é um dos principais aplicativos de anotações usados hoje em todo o mundo. Inicialmente criado para mobile, rapidamente ganhou uma versão para desktop, o que ajudou em sua popularização.
Agora você deve estar pensando: mas por que não escrever?
A primeira razão é que digitar tende a ser mais rápido. Enquanto o seu prospect está falando, você pode digitar o que ele está dizendo, inclusive utilizando recursos como negrito e itálico. Para ter os comandos em mente, basta um pouco de prática!
O segundo motivo é que, digitando mais rápido, você poderá incluir mais detalhes sobre a conversa e fazer suas próprias anotações e dúvidas. Isso ajuda a continuar a conversa, explorando mais a fundo o que está sendo dito pelo outro.
O terceiro motivo é que caneta/lápis combina com desenho. Lembra quando você estava na escola, o professor começava a falar, você prestava atenção até certo momento e aí, quando via, tinha desenhado todos os personagens de Harry Potter no cantinho da folha? Pois bem, isso não deve acontecer durante uma call de vendas!
Essencialmente, o Evernote é um bloco de notas muito [MUITO] evoluído. Com ele, é possível:

  • Abrir anotações para uma determinada reunião ou prospect e retornar a ela, adicionando mais texto ou editando o que já foi. Isso é possível pois o Evernote tem uma barra na lateral esquerda onde ficam todos os arquivos de anotações para fácil acesso.
  • Adicionar tags e organizar em cadernos (pastas). Ou seja, você pode agrupar deals segundo a etapa da reunião (descoberta ou demonstração), manter um registro online de clientes ou até ter arquivos próprios de referências.
  • Compartilhar as anotações facilmente pelo Gmail ou até integrá-lo com alguns CRMs.
  • Salvar informações da web com agilidade (com a extensão web clipper) – sites, trechos de textos, fotos etc. Esta é uma boa dica para a etapa de pesquisa e é uma referência no momento que você está se preparando para ligar.

Agora que falamos muito sobre como o Evernote se encaixa no processo de vendas, vamos às dicas práticas!

3 dicas do uso do Evernote em vendas

  1. Crie um padrão de anotações

Fazer anotações não é uma tarefa fácil! É preciso saber o que filtrar e o que aproveitar em meio a tudo o que está sendo dito. E se o prospect for prolixo, pior ainda!
A nossa dica é utilizar um mesmo modelo de anotações, alinhado com o seu playbook de vendas e com as perguntas de SPIN e GPCT. Antes de começar a call, por exemplo, cole no arquivo do Evernote correspondente a estrutura pré-definida das suas anotações. Essa estrutura pode incluir também perguntas focadas nos objetivos, planos, timeline, implicações etc.
Essa “colinha” vai te ajudar no momento de saber o que coletar e a encontrar as informações mais rapidamente depois. Afinal, você saberá exatamente onde procurar!
Aqui está um template do próprio evernote que você pode aproveitar.

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção
  1. Criar checklists para as calls ao longo do processo de vendas

Esta é mais uma dica para o seu próprio uso! Ao final de cada anotação, crie uma checklist para ter certeza se não deixou passar nada, se cumpriu os gatilhos etc.
Confira isso antes de enviar o e-mail de resumo! Caso tenha, de fato, esquecido algo, aproveite para perguntar imediatamente.

  1. Coletar ideias e modelos

O Evernote pode ser um ótimo local para registrar pensamentos, listar livros e artigos da sua área a serem lidos e até salvar modelos de e-mails de prospecção que funcionam (ou aqueles horríveis que você recebeu por e-mail, o que não fazer), templates de Champion’s Letter etc.
É como se estivesse na palma da sua mão – a apenas alguns clicks de distância.

Evernote como CRM – vale a pena?

Ao realizar a pesquisa para este post, vimos muitas referências sobre como usar o Evernote como CRM. Alguns tutoriais mostram como criar kanbans e fluxogramas manualmente, mas será que isso é realmente suficiente?
Muitas empresas ainda usam planilhas em Excel, Trello ou algum outro app para desempenhar o papel de CRM. Neste conteúdo mostramos as razões para não fazer isso, e a principal delas é ter a certeza de um processo estruturado e com controle das atividades. E o mesmo se aplica ao Evernote.

3 razões por que não aconselhamos usar Evernote como CRM

  1. Por ser um aplicativo de anotação, não há integração com dialer/discador, software de marketing ou prospecção. Ou seja: não é possível receber os leads, cadastrar as informações, realizar ligações ou manter as gravações, tão importantes para o coaching de vendas. Todo o trabalho de gestão de leads deverá ser feito manualmente, gerando um grande gasto de tempo e energia para a sua equipe.
  2. Um software de prospecção, ou mesmo um CRM, gera listas de atividades de prospecção a serem executadas pelo usuário. O objetivo é agilizar o trabalho e evitar erros como ligar duas vezes para o mesmo lead na sequência. Mas o Evernote não gera essas listas, nem permite configurar cadências de prospecção, com alertas e registros da execução das atividades. Assim,  é fácil atrasar algo ou deixar uma tarefa pelo caminho.
  3. Ao criar um novo deal no CRM, é necessário inserir o valor previsto daquele deal,quanto ele vai trazer para a sua empresa, mensal ou anualmente. Ao consultar o pipeline de um vendedor, é possível ver qual o valor total gerado pelos deals ali, quais estão em fechamento e entender se será possível bater a meta – ou fazer o necessário para garantir esse resultado. Mas no Evernote não há cálculo do valor do pipeline. Desta forma, a equipe e a gestão ficam no escuro.

Ficou claro?
Nosso conselho: use o Evernote para o que ele é – um app para anotações – e tire o máximo proveito dele!
Quer mais dicas para melhorar o seu processo de vendas?
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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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