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Tecnologia em vendas: 4 ferramentas para gerar melhores resultados
Convidado: Felipe Malgero- 26min
- 15 janeiro 2020
No Brasil, cerca de 38% das micro e pequenas empresas usam ferramentas de tecnologia em vendas e 91% delas concordam que esse tipo de ferramenta traz benefícios para a empresa.
Talvez ao descobrir esse dado você tenha ficado surpreso, isso porque ainda é muito comum que empreendedores associem o uso da tecnologia em vendas a grandes corporações.
Mas, a verdade é que, cada vez mais, a tecnologia está acessível a empresas de diversos setores, portes e capacidades de investimento.
Sem dúvida, desde a transformação digital, o uso da tecnologia passou a fazer parte das nossas vidas. É difícil até nos lembrarmos como era o dia a dia sem ela.
Junto com o uso de dispositivos tecnológicos, a mudança que chegou foi comportamental. Consumidores mudaram de comportamento, empresas mudaram de funcionamento e é responsabilidade do setor de venda também se adaptar a uma realidade em que a tecnologia é presente como ferramenta essencial de trabalho.
Sem dúvida a tecnologia fez e faz com que as equipes de venda – e as empresas como um todo – mudem a sua forma de fazer negócios.
No podcast abaixo você confere um bate papo com Felipe Malgero, especialista e consultor em Outbound Sales, sobre a implantação de novas tecnologias em vendas. Aproveitamos os melhores insights para criar o artigo, com as dicas mais quentes sobre o assunto. Continue lendo e confira!
Ao invés de temer a tecnologia, nosso conselho é que você a enxergue como uma aliada na busca pelos resultados que você espera para seu negócio.
Afinal, a tecnologia na gestão de vendas contribui para:
Resumindo, ao decidir investir na adoção de tecnologia para aumentar as vendas, é bem provável que seu resultado seja um bom aumento de performance do setor.
Mas, como implementar a tecnologia em vendas?
A principal maneira de fazer isso é adotando ferramentas que usam a tecnologia para otimizar as etapas de vendas, entre elas:
Marketing não é vendas, mas é imprescindível para aumentar o alcance da empresa no mercado e estabelecer um relacionamento com os consumidores.
Dentro de uma realidade em que muitas empresas usam o Inbound Marketing em suas estratégias para captar leads, uma ferramenta de automação se faz indispensável na captura, gestão desses leads e na qualificação desses leads para vendas.
A ferramenta de automação de marketing permite uma comunicação, ao mesmo tempo, segmentada – oferecendo aos leads conteúdos de seu interesse – e automatizada, afinal, as atividades repetitivas passam a não fazer mais parte do dia a dia dos profissionais, sobrando tempo para que eles se dediquem à estratégia e ao monitoramento das ações.
Uma ferramenta de automação de marketing contribui também para a seleção de leads qualificados que estão prontos para vendas, tornando assim esse repasse mais eficiente.
Para entender como toda essa relação acontece, na prática, indicamos também o podcast a seguir!
O CRM de vendas é, provavelmente, a ferramenta mais usada dentro do setor.
O Software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente permite registrar e gerenciar todos os leads, prospects e clientes da empresa, garantindo que todos receberão o atendimento devido, sem deixar nenhum para trás.
Além de funcionar como um guia das etapas do funil de vendas, o CRM coleta e reúne informações importantes sobre cada prospect e também sobre o perfil deles de maneira a:
O CRM é uma tecnologia em vendas que contribuiu para melhor aproveitamento de cada lead e para a gestão eficiente de cada cliente, ampliando não apenas as taxas de vendas como também contribuindo para as taxas de satisfação, retenção e mais.
Fazer com que os prospects caminhem pelo pipeline de vendas que está dentro do CRM é uma das missões mais importantes dos vendedores de todas as empresas, e para fazer isso de maneira eficiente indicamos que você assista ao vídeo abaixo, com dicas valiosas para condução do prospect.
Informação e dados são dois dos mais relevantes ativos empresariais dentro do cenário atual.
Estar em posse de informações coletadas no mercado, a partir da análise do comportamento dos consumidores, permite que sua empresa crie soluções que estão alinhadas às mais atuais demandas do mercado, por exemplo.
O Big Data, como tecnologia em vendas, analisa, captura e armazena dados transformando-os em informações importantes para a construção de previsões sobre o mercado, os consumidores e novos produtos e serviços.
Em suma, o Big Data como tecnologia na gestão de vendas tem como função coletar e avaliar dados de clientes que permitirão a compreensão sobre comportamentos e hábitos de compra, oferecendo à sua empresa uma grande vantagem competitiva.
Além disso, o Big Data também ajuda o time de vendas a identificar leads e prospects que estão mais perto de comprar, ou seja, em fases mais adiantadas da jornada do cliente.
A ferramenta de prospecção de clientes funciona exclusivamente nessa etapa do processo de vendas e contribui para gerar melhores resultados nessa fase tão complexa de todo o processo.
Por meio de uma ferramenta de prospecção é possível organizar e automatizar as tarefas do setor, garantindo todos os recursos necessários até a conversão.
É uma tecnologia que funciona integrada ao CRM, permitindo a criação e automação das cadências de prospecção, aumentando as chances dos vendedores conseguirem contato com os prospects.
Entre os benefícios da adoção de uma ferramenta de prospecção estão:
O Flow é uma ferramenta para prospecção de clientes desenvolvido pela Meetime que tem como objetivo:
Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos te ajudar a superar os desafios em vendas. Para conhecer mais sobre essa tecnologia em vendas assista ao vídeo abaixo.
Conversamos com o Felipe Malgero, especialista e consultor em Outbound Sales, sobre a implantação de novas tecnologias em Vendas e seus principais obstáculos: adoção do time comercial, métricas a serem analisadas, necessidade de personalização e muito mais. Confira o papo de abertura do ano de 2020 no Casts for Closers ;)
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