Fez tudo isso? Você está de parabéns! Esses são os passos para criar um e-mail de prospecção que converte. Mas tem um detalhe que costuma ser negligenciado: a assinatura de e-mail!
Você já prestou atenção na sua?
Já dedicou um tempo para criar um modelo igualmente atrativo e interessante? Se não, está desperdiçando um espaço precioso. Ou pior: pode estar espantando os prospects!
Normalmente ela é vista apenas como um cartão de visitas. Você coloca lá o seu nome, cargo, telefone e pronto. Fez o básico e esqueceu que ela existe. Se a sua empresa tem um modelo padrão, talvez você nem tenha tido esse trabalho…
O que muita gente não se dá conta é que, depois do “att” e do “abs”, está uma chance extra de conquistar a atenção do prospect. A assinatura de e-mail pode ser a diferença entre receber uma resposta ou não. E também pode servir para outros propósitos além de deixar o seu contato disponível.
Então, vamos ver como criar uma assinatura nota 10 e como aproveitar da melhor maneira esse espaço?
Por que a assinatura de e-mail é importante?
“Ah! Qual é! Ninguém nem olha para a assinatura! Por que você vai perder tempo com isso?”
Um diabinho soprou isso no seu ouvido?
Pois dê uns tapas nele e uma chance aos nossos argumentos!
Primeiro vamos revelar um segredinho.
Quando você lê um texto na internet, qualquer um, como esse post aqui mesmo, tem um fator que é fundamental para convencer você a ler e continuar lendo. É a escaneabilidade. Ela consiste em organizar os elementos da página de uma forma que seja fácil localizar as informações-chave e fazer uma leitura dinâmica.
Viu aquele negrito ali no parágrafo acima? Ele te ajuda a identificar rapidamente sobre o que aquele bloco de texto está falando e chamar sua atenção.
Se bem elaborada, a assinatura de e-mail também pode ser um elemento de escaneabilidade, fisgar a atenção do prospect e informar rapidamente quem é você e o que deseja.
Às vezes, ele pula um ou outro parágrafo do corpo do e-mail (quando não tudo!), mas é inevitável que olhe para sua foto sorridente no fim. E, consequentemente, para o que mais houver ali.
Alguns outros motivos para investir um tempo na assinatura de e-mail são:
Ela é o seu cartão de visitas, mesmo!
Você não vai a um evento e entrega ao prospect um pedaço de papel rasgado de um caderno com seu nome, empresa e telefone, não é? Uma assinatura de e-mail mal acabada é similar.
Torna o contato mais pessoal
É verdade! Se você colocar sua melhor foto, as chances do prospect simpatizar com você aumentam. Ele vai sentir que tem uma pessoa de verdade, com rosto, nome e sobrenome, querendo falar com ele. Fica mais difícil ignorar, mesmo que inconscientemente.
Reforça sua marca e credibilidade
Não precisa se limitar ao mínimo. Você pode incluir algumas informações e elementos que inspirem confiança e respeito. O logo da empresa é o mais básico. Mas pode ser um prêmio que receberam recentemente ou um destaque do produto/serviço, por exemplo.
Facilita encontrar informações
Por causa do fator escaneabilidade, que explicamos ali em cima, a assinatura é o primeiro lugar que o prospect vai buscar informações. Então elas precisam estar lá, bonitas, claras e bem organizadas.
Comunicação consistente da empresa
Quando você entra em contato com muitos stakeholders, ou muitas vezes com a mesma pessoa, ter um padrão visual com a marca da empresa vai fazer ela lembrar de você.
Ok, matamos o diabinho? Então já podemos ver o que uma assinatura de e-mail digna de vendedor de sucesso precisa ter! Do básico ao avançado.
Elementos que não podem faltar na assinatura de e-mail
Este tópico é nível iniciante. O feijão com a arroz da assinatura de e-mail. E, por isso mesmo, indispensável. Ela precisa ter, no mínimo:
Uma imagem: Pode ser tanto uma foto sua quanto o logo da empresa. Vai depender do seu objetivo. Uma foto pessoal humaniza o contato e gera conexão, enquanto uma imagem institucional é mais fria, demonstra profissionalismo e reforça a marca. O ideal é fazer uma combinação das duas, tomando alguns cuidados que vamos ver mais à frente.
Seu nome e cargo: É óbvio, mas vai que você esquece, né?
Seu telefone: Um erro comum é abarrotar a assinatura com milhões de telefones, celulares, Skype, endereço… Mas o melhor é ser minimalista! Limite-se ao essencial, ao que você realmente usa e que faz sentido para o prospect. Endereço para quê, se você faz Inside Sales? Skype para quê, se você só usa a Meetime? 😀
Redes sociais: É bem legal inserir links para as suas redes sociais, mas o mesmo cuidado do tópico anterior vale aqui: sem exageros! O LinkedIn já deve bastar. Só coloque outras redes se você for um usuário ativo e seja interessante para os seus prospects visitar o perfil ou conversar com você por lá.
Bem simples, não é? Porém, acredite: tem gente capaz de fazer uma bagunça tão grande com essas informações que a assinatura de e-mail acaba causando um efeito negativo, minando a credibilidade e afastando os prospects.
Para garantir que você não cometa deslizes catastróficos, vamos a um pequeno manual de boas práticas!
Cuidados ao criar uma assinatura de e-mail profissional
O ideal mesmo é chamar um designer competente para criar uma assinatura de e-mail para você. Infelizmente, nem sempre isso é possível. Então seguem algumas dicas para não pagar mico:
Organizar as informações em blocos
Use a lógica para deixar mais claro e fácil para o prospect encontrar o que procura só de bater o olho. Nome e cargo costumam ficar juntos, por exemplo. Agrupe os contatos. Deixe espaço entre os blocos de informação para o visual ficar mais limpo e use linhas divisórias para separar!
Use cores, mas não abuse!
A cor destaca a assinatura. Mas não precisa ser um arco-íris. Uma só já é suficiente. Dê preferência para as cores da marca da sua empresa. Pode usar tanto em elementos visuais, como linhas divisórias, quanto para destacar seu nome, por exemplo.
Capriche na qualidade da foto!
Tenha muito cuidado com a resolução e aparência. Não vá cortar seu rosto de uma foto de festa com um braço por trás do seu pescoço, né? Profissionalismo.
Escolha uma fonte legível e simples.
Isso não é um convite de aniversário de criança, então esqueça aquela Comic Sans vermelha. A fonte deve ter um tamanho adequado. Se não estiver muito confiante na escolha, aposte nas básicas, como a boa e velha Arial.
Não se empolgue demais!
Tem gente que gosta de colocar uma mini-biografia ou frases inspiradoras. E isso é ok, desde que não polua visualmente a assinatura e que tenha um propósito além de parecer legalzão. A seguir vamos dar algumas ideias para ir além do feijão com arroz, mas é sempre bom ter bom senso e não exagerar na quantidade de informação. FOCO é a palavra-chave.
5 ideias para aproveitar a assinatura de e-mail
Agora que você já sabe como fazer o básico, pode usar um pouco da imaginação e inserir outras informações que ajudarão você em um objetivo específico. Como falamos lá no início, o espaço da assinatura é uma última chance de conquistar o prospect.
Mas tenha cautela! O foco principal deve ser sempre o conteúdo do seu e-mail.
Não vale aplicar todas essas ideias de uma vez só. Escolha uma que mais se encaixe no seu objetivo, que faça mais sentido para a empresa. Você sempre pode atualizar a assinatura e testar o que dá mais certo.
Gerar tráfego para o site: Insira o link para o site ou blog da sua empresa.
Indicar conteúdos de qualidade: Tem um material que ensina tudo sobre a sua área e é muito útil? Pode linkar no fim da assinatura.
Facilitar o agendamento de reuniões: Um link com chamada para “Agendar uma reunião” na assinatura pode facilitar bastante a vida do prospect!
Criar autoridade: Você ou sua empresa receberam um prêmio ultimamente? Por que não se aproveitar disso (por um tempo) para despertar interesse e credibilidade? Acrescente essa informação na sua assinatura!
Promover produtos, serviços, eventos: Sua empresa acabou de lançar uma novidade? Vai promover um evento? Tá liberado divulgar pela assinatura da equipe.
Converter leads: Inclua um CTA discreto para uma landing page relevante para o seu negócio.
Pense que a assinatura de e-mail é um extra. Colocar algum desses elementos pode colaborar para a estratégia de prospecção, mas nunca será o fator principal. Por isso, sua mentalidade ao acrescentar essas informações deve ser a mesma do que todo o e-mail: oferecer valor ao prospect e, se possível, facilitar a vida dele.
Por fim, se você não faz a menor ideia de como criar uma assinatura de e-mail, a última dica é: use uma ferramenta gratuita. Recomendamos a da Hubspot, mas há muitas disponíveis por aí!
Então vá lá e crie uma assinatura de respeito!
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.