6 técnicas para gerar mais oportunidades de vendas

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  • Publicado em 3 mar, 2023.
  • Atualizado em 11 mai, 2023

Bater as metas, aumentar o ticket médio dos consumidores e a carteira de clientes. O cenário perfeito para qualquer empresa, mas uma realidade distante para grande parte delas. O maior desafio para alcançar esse patamar? As oportunidades de vendas!

As oportunidades de vendas precisam não só ser identificadas, mas também criadas. Cabe às equipes pensarem estrategicamente e produzir ações em conjunto que gerem demanda e alimentem a máquina de vendas.

Mas como fazer isso acontecer? A primeira coisa é analisar e entender bem o mercado, conhecer a fundo o seu público-alvo e o que ele de fato quer e precisa. Neste artigo, elencamos 6 dicas que vão te ajudar a gerar mais oportunidades de vendas. Boa leitura!

1. Torne o processo de vendas mais eficiente

Quando falamos sobre gerar mais oportunidade de vendas, uma das primeiras atitudes a serem tomadas é tornar o processo de vendas mais eficiente. Mas, afinal, como fazer isso? De modo geral, ele precisa ser um facilitador da tomada de decisões do comprador, para isso, os vendedores precisam saber como conduzir o cliente pela jornada de compra.  

Dependendo do modelo de negócios, B2B ou B2C, bem como o setor de atuação, isso pode ter impacto sobre o número de etapas do ciclo de vendas. Independentemente se a sua empresa utiliza 4 ou 9 passos, por exemplo, os vendedores precisam estar cientes sobre o que fazer. 

Algumas práticas ajudam os profissionais a tornarem o processo de vendas mais eficiente, como criar um banco de dados dos clientes, mas também com histórico de atividades do fluxo de cadência. O mais importante é saber onde está e para onde quer ir, assim as ações serão melhor direcionadas. 

2. Analise as estratégias anteriores

Você saberia exemplificar as suas melhores estratégias de negociação? Como elas foram aplicadas? Quais os tipos de clientes mais impactados por elas? Qual o tipo de abordagem que os vendedores utilizam para convencer o cliente sobre a venda?

E mais uma vez precisamos destacar a importância dos dados para poder visualizar quais as estratégias deram certo. Se a ideia é melhorar os argumentos dos SDRs na prospecção é preciso analisar como as abordagens anteriores foram feitas e os resultados obtidos. 

Observe os pontos fortes e fracos das tentativas anteriores, assim fica mais fácil para equipe identificar e reforçar o que deu certo e mitigar os efeitos daquilo que deu errado, aumentando assim a precisão da sua atuação. 

3. Monitore o funil de vendas

O funil de vendas deve ser ajustado estrategicamente pela equipe comercial. Afinal, não vai adiantar gerar mais oportunidades de vendas se o funil não atender as demandas dos diferentes perfis de leads. 

O ciclo de vendas deve ser pensado para aprimorar a experiência do consumidor, assim ele sentirá mais confiança e segurança ao tomar a decisão de fazer uma compra da sua empresa. Contar com a ajuda de ferramentas é fundamental nesse processo, elas ajudarão na visualização do funil por completo, mas também a obter insights sobre o comportamento dos leads em cada uma das fases de compra.

4. Engaje o lead

Para gerar mais oportunidades de vendas é importante que o SDR crie uma relação de confiança e de engajamento recíproco com os leads. O começo da fase de prospecção é marcado pela primeira tentativa de contato, independentemente do canal. Na prospecção, o objetivo do SDR é fazer com que o lead avance na jornada, sem perder o interesse pela compra.

Aliás, temos um conteúdo bem interessante com dicas de geração de listas e enriquecimento de dados na prospecção!

Já na fase de qualificação, o SDR precisa checar se o lead em questão tem condições de realizar a compra, mas também se ele atende a eventuais características restritivas previamente definidas pela empresa. Depois de realizar a verificação, o SDR desqualifica ou qualifica o lead como oportunidade de vendas, passando o contato para o vendedor que vai ser o responsável por fechar o negócio.

5. Faça follow ups constantes

Nas vendas complexas é praticamente impossível fechar negócio em um dia. Para que a venda se desenrole e o contato com o cliente em potencial não seja perdido é importante que sejam feitos os follow ups. 

Para garantir que esse follow up exerça de fato a diferença e gere mais oportunidades de vendas é preciso que sejam registradas todas as informações sobre a jornada de compra de lead em uma plataforma adequada. 

Quando um vendedor mantém contato com clientes variados, fica difícil lembrar de todos os detalhes de cada venda, saber em que fase as negociações estão, quais assuntos já foram tratados, entre outros. Ter todos esses dados na cabeça é complicado e até mesmo perigoso, afinal, algo pode ser esquecido, por isso, a importância de registrar as interações. 

Os follow ups devem gerar conexão, o lead ser contatado por diferentes meios, assim fica mais fácil fechar uma negociação. 

6. Tenha uma plataforma de Sales Engagement

Um software específico para o trabalho dos SDRs, desenhado para entregar organização e agilidade? Uma plataforma de Sales Engagement é uma excelente aliada na hora de gerar mais oportunidades de vendas. Ao imaginar a rotina de um SDR, com enormes listas de leads a serem prospectados, sem o apoio de uma plataforma específica torna o processo de prospecção um verdadeiro caos. 

É normal que os SDRs precisem lidar com um alto volume de contatos para conseguir bater suas metas. E profissionais que operam sem o apoio de tecnologias apropriadas esbarram em dois cenários:

  • o time realiza tentativas e consegue abordar grande parte dos leads, mas não registra as tarefas feitas;
  • o time pode até registrar as tentativas, mas não consegue dar vazão a todos os contatos,tendo em vista que eles gastam boa parte do tempo com tarefas operacionais.

O primeiro cenário prejudica a visibilidade, pois não se sabe o que está acontecendo na operação. Por sua vez, o segundo traz ineficiência para a operação, afinal, será preciso contratar mais profissionais para dar vazão aos contatos que precisam ser feitos. 

E como a plataforma de Sales Engagement pode ajudar? Ela contribui para a economia de tempo e dinheiro, justamente por escalar seus resultados. Em Inside Sales, quanto mais atividades de prospecção realizadas, mais leads são abordados. Por sua vez, quanto mais leads abordados, mais reuniões agendadas, e quanto mais reuniões agendadas, mais oportunidades são geradas.

Quer entender no que ela se diferencia do CRM? Assista ao vídeo a seguir!

Conheça o Meetime Flow, a nossa Plataforma de Sales Engagement

A Plataforma de Sales Engagement da Meetime utiliza o modelo de prospecção multicanais que combina pesquisa, e-mail, social point e ligação de acordo com um ritmo previamente definido para cada tipo de lead. Entregamos para o SDR organização e agilidade, e para o Gestor Comercial, visibilidade e controle.

O Meetime Flow é um importante aliado quando se trata de eliminar problemas na prospecção e aumentar as chances da sua empresa conseguir contato com os leads. Quer saber como a ferramenta funciona no seu cenário? Fale com um especialista da Meetime!

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Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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