[Guest Post] Escalabilidade: o que é e como acelerar o crescimento do seu negócio?

escalabilidade negócios

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Um dos grandes desafios de todo empreendedor é criar um modelo de negócio que possa ser escalável. Ou seja, ter um negócio que apresente sucesso de forma contínua e não apenas no início.

A maioria dos empreendimentos começam com grande impacto, mas muitos acabam sumindo ou até mesmo falindo com o passar do tempo.

Para se manter no mercado por muitos anos, multiplicando os resultados e aumentando o faturamento, escalabilidade é a palavra-chave para você.

Ainda não sabe o que é isso?

Neste post, vamos explicar o conceito de escalabilidade e dar 10 dicas para te ajudar a aumentar a velocidade de crescimento do seu negócio.

O que é escalabilidade?

O conceito de escalabilidade está relacionado a criar e manter um negócio com grande potencial de crescimento, principalmente relacionado ao lucro, mas sem ter um crescimento proporcional de despesas.

Vamos exemplificar para ficar mais claro.

Imagine um negócio que começa com um valor determinado de gastos e faturamento. Com o passar do tempo, o faturamento aumenta, mas os gastos se mantêm constantes ou sofrem pequenas alterações.

Isso significa que o negócio é escalável.

Mas não pense que a escalabilidade se aplica somente a negócios que estão começando agora.

Se você já está no mercado, precisa também pensar em um modelo de negócio escalável. Afinal, quando os custos se tornam muito elevados e a receita não corresponde, há um déficit financeiro alto para o empreendedor.

Existem muitas empresas de ponta no mercado que adotam modelos escaláveis, como é o caso da Netflix, Facebook e Amazon.

Elas são marcas que conseguem manter a qualidade na prestação de serviços, sem elevar os custos de produção e ainda obter um faturamento cada vez maior.

Como isso é possível?

São marcas que captaram necessidades sociais e criaram produtos e serviços que de fato atendem ao interesse do público consumidor.

Mais do que apenas vender, essas empresas encantam o seu público, expandindo cada vez mais a sua atuação no mercado e criando relações profundas com os clientes.

Já imaginou ter um negócio com esse nível de influência?

É claro que tudo depende do produto ou serviço que você oferece, do seu mercado e do quão engajado o seu público é.

Porém, há algumas boas práticas que você pode adotar para ter escalabilidade em seu negócio e nós separamos as 10 principais.

  1. Defina bem seu negócio
  2. Pesquise seu mercado
  3. Pense no investimento financeiro
  4. Utilize toda tecnologia necessária
  5. Crie um MVP
  6. Automatize seus processos
  7. Não pare de fazer melhorias
  8. Seja organizado
  9. Faça networking
  10. Trabalhe com aquilo que você gosta

1. Defina bem seu negócio

Um dos primeiros passos para tornar um negócio escalável é entender o objetivo principal do que você está fazendo.

Por exemplo:

Se o seu negócio é de vendas, é preciso ter em mente qual produto será vendido. Se a atividade envolver o ensino, é importante definir o que será ensinado. Se for marketing, defina o que será divulgado.

Sem ter uma meta definida, toda e qualquer estratégia será infrutífera.

Existem muitos empreendedores no mercado que não conseguem atingir resultados em razão da falta de clareza sobre o que querem. E, sem foco, a escalabilidade se torna impossível.

2. Pesquise seu mercado

Já definiu o que você pretende fazer?

Agora é o momento para saber se o seu público-alvo é favorável a essa ideia.

Trata-se de fazer uma investigação sobre o mercado consumidor e entender se existe demanda para o produto ou serviço que será vendido.

Afinal, de nada adianta ter uma ideia inovadora se o mercado não estiver preparado para recebê-la.

Por isso, a pesquisa de mercado é uma forma de testar as ideias antes mesmo da execução do projeto.

3. Pense no investimento financeiro

A ideia é boa e existe mercado consumidor, mas será que o investimento cabe no bolso?

Por mais simples que pareça, é provável que seja necessário fazer algum investimento financeiro inicial.

Geralmente, quanto maior o valor para investimento, maior a velocidade de crescimento do negócio.

É por isso que startups conseguem atingir uma grande fatia do mercado com pouco tempo de existência. São empresas baseadas em boas ideias que recebem investimentos financeiros.

No entanto, o investimento inicial não deve ser um fator que faça você desistir de ter um negócio próprio.

Você pode começar e, aos poucos, perceber o que é realmente necessário para que seu negócio seja escalável.

4. Utilize toda tecnologia necessária

Os recursos financeiros não são os únicos que devem ser utilizados para garantir a escalabilidade do seu negócio. A tecnologia deve ser explorada em seu potencial máximo.

Aqui, estamos falando da internet e das ferramentas digitais disponíveis para automatizar tarefas diárias e deixar suas atividades cada vez com mais dados. Assim, você consegue medir o que está funcionando, o que te ajuda a ter certeza de que seu negócio é rentável.

Para aproveitar todo o potencial da internet e da tecnologia, mantenha-se atualizado e estude o funcionamento de todas as ferramentas que podem ajudar seu negócio crescer.

Data Science é uma área de estudo que usa métodos científicos que te ajudam a analisar o que está acontecendo em seu negócio para você conseguir tomar decisões mais assertivas. Por isso, não deixe de estudar isso.

5. Crie um MVP

Uma boa estratégia para ter certeza se seu negócio é escalável e evitar o desperdício de recursos financeiros é lançar no mercado um Produto Mínimo Viável, cuja sigla em inglês é MVP.

Não sabe o que é MVP? A gente explica.

Trata-se de uma versão do produto completamente operacional, funcional para o cliente desejado e que pode ser utilizado como primeira versão. Muitas vezes, o MVP é chamado de versão beta ou de testes, tendo em vista o seu caráter aberto e não finalizado.

Essa estratégia serve para validar se sua ideia de negócio é realmente boa na prática. Ou seja, esse é o momento de entender se o mercado vai aceitar bem o seu produto. Uma vez validado o MVP com os primeiros clientes, é possível evoluir e crescer.

Os custos para a produção do MVP são muito mais baixos, sem falar no menor tempo necessário para que o produto seja lançado no mercado. E ele pode ser disponibilizado até mesmo de forma gratuita, para um número limitado de clientes e consumidores.

A função primordial desse produto não é a obtenção de lucro, que se fará com o produto definitivo. A ideia aqui é captar dados sobre o interesse do mercado.

Muitos empreendedores investem muito tempo e dinheiro produzindo versões finais de produtos que não chegam a alcançar sucesso de mercado.

6. Automatize seus processos

É praticamente impossível pensar em escalabilidade sem pensar em automatização de processos.

Lembra quando mencionamos que escalabilidade significa o potencial de crescimento da receita sem que ocorra o crescimento proporcional dos custos?

Com a automatização, a empresa pode alcançar mais resultados gastando menos.

Além disso, quanto mais automatizado estiver o seu negócio, mais tempo você terá à disposição para cuidar de outras partes mais relevantes, como a criação de estratégias para alavancar ainda mais os resultados obtidos.

Existem muitos processos repetitivos em um empreendimento que podem ser automatizados.

A regra aqui é simples: sempre que for possível, automatize. Invista tempo e dinheiro em tarefas que realmente demandem a sua atenção.

7. Não pare de fazer melhorias

Empresas como Netflix e Facebook não crescem sem que isso seja acompanhado de uma série de melhorias.

A Netflix, por exemplo, atualiza com frequência o seu catálogo de séries e filmes, além de ter iniciado a produção de materiais originais, disponíveis exclusivamente para os seus clientes.

O empreendedor deve estar constantemente atento aos feedbacks e solicitações feitas pelos clientes e consumidores.

O aprimoramento deve ser contínuo e satisfazer os interesses e necessidades do seu público.

Os clientes gostam quando se sentem valorizados, quando percebem que os seus anseios estão sendo atendidos pela marca.

Com isso, a experiência de consumo se eleva, gerando resultados positivos para todos os envolvidos.

8. Seja organizado

Modelos de negócio com foco em escalabilidade só funcionam bem quando possuem uma organização eficiente de processos.

Nada de deixar as coisas para a última hora. Tudo deve estar muito bem organizado e estruturado para que falhas não aconteçam com frequência.

A organização te ajuda a ter mais clareza sobre o que está sendo feito e o que é necessário fazer para que os resultados continuem crescendo.

Ser organizado também implica em fazer uma correta administração do seu dinheiro. É preciso ficar de olho nas contas do seu negócio, de forma a verificar como anda a saúde financeira.

9. Faça networking

Uma empresa não é uma ilha. Por mais que o conceito de concorrência seja importante no mundo corporativo, existem empresas que podem muito bem funcionar como parceiras.

O simples conversar com outros empreendedores permite abrir a mente para possibilidades que talvez nem tinham sido cogitadas por você.

Entrar em contato com empreendedores responsáveis por negócios escaláveis, por exemplo, é uma ótima estratégia para descobrir como eles conseguiram chegar a esse estágio.

Com base nas experiências dos outros, você será capaz de analisar o que pode e o que não pode funcionar para você.

Por isso, não deixe de ir a eventos e fazer networking.

10. Trabalhe com aquilo que você gosta

Um dos grandes objetivos com qualquer negócio é aumentar o faturamento de forma exponencial.

Além de implementar todas as dicas anteriores, um dos segredos mais básicos para ter sucesso nessa empreitada é trabalhar com aquilo que você realmente gosta.

Fica muito mais fácil crescer no mercado entregando produtos e serviços que nos interessam, sobre os quais temos conhecimento e prazer em divulgar.

Mas, além de fazer o que gostamos, é fundamental fazer bem e com disciplina.

Todos os dias, o empreendedor deve olhar para frente e pensar em estratégias para melhorar o seu negócio. Por isso, a automotivação e perseverança são qualidades importantes.

Gostou dessas dicas e quer ter uma ideia de empreendimento escalável?

Separamos um post completo com 10 oportunidades de negócio para te ajudar a começar.

Baixe o nosse eBook de Estratégias de Crescimento para SaaS

estratégia de crescimento saas

Resumo
Escalabilidade: o que é e como acelerar o crescimento do seu negócio?
Título do Post
Escalabilidade: o que é e como acelerar o crescimento do seu negócio?
Descrição
Muitos empreendimentos começam com grande impacto, mas muitos acabam sumindo. Para se manter no mercado, escalabilidade é a palavra-chave para o sucesso.

Você pode gostar também de...