Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Muito se fala sobre a rotina de uma equipe de vendas e todas as atividades precisam desempenhar. Prospecção, qualificação, propostas, follow-up… São diversos detalhes que precisam ser olhados com cuidado e cabe ao supervisor de vendas estar atento a todos eles, acompanhando-os de perto.
Esse gestor é fundamental para que os vendedores possam desempenhar o seu melhor papel. Ele ocupa uma posição inicial de liderança, com um cargo similar a um coordenador. Se você pensa em seguir por esse caminho, não pode deixar de conferir este artigo onde mostramos mais detalhes de como se tornar um excelente supervisor de vendas!
O supervisor de vendas é um membro da equipe de vendas que tem por objetivo acompanhar os vendedores, pedidos dos clientes e identificar as suas necessidades a fim de definir o melhor formato de atendimento e abordagem. Desde negociações de preços, prazos de entregas até o estabelecimento de metas, tudo passa pelas mãos desse profissional da área comercial.
Geralmente, um supervisor inicia a sua carreira como vendedor e, por isso, consegue orientar melhor sua equipe sobre técnicas de captação de clientes. Logo, é necessário mostrar autoridade no assunto, auxiliando de forma eficiente os colaboradores.
Além das citadas, existe uma série de outras tarefas que o profissional executa em seu dia a dia, como:
O supervisor de vendas inicia ganhando em média R$ 2.512,00 e podendo chegar até R$ 5.342,00. A média salarial para o cargo no Brasil é de R$ 3.801,00, segundo o sites Vagas.com.br. Sendo que a formação mais comum é de graduação em Administração.
No entanto, esse é apenas um recorte, dependendo do porte da empresas os salários variam para valores acima, como R$ 11 mil. Claro, tudo depende do tamanho da empresa e também das atividades que serão desenvolvidas.
Os ganhos de um supervisor de vendas pode variar bastante. Isso porque o cargo de supervisor, dependendo da empresa, pode, na verdade, estar ligado às atividades de um gerente.
Levando em consideração o tamanho e a cultura da empresa, diferentes responsabilidades recaem sobre o supervisor de vendas externas.
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Quer ser um supervisor de vendas de sucesso? Confira as dicas a seguir que vão ajudá-lo a ter um melhor direcionamento na carreira!
Por mais conhecimento em vendas que seja necessário, o supervisor de vendas deve focar em treinar as suas habilidades de liderança para poder direcionar a equipe de vendas. E o que isso significa exatamente? Atuar de maneira que os pontos fortes do time e de cada vendedor individualmente sejam atenuados.
Muitos supervisores vêm de uma experiência como vendedor. Logo, quando eles são promovidos, costumam atuar de acordo com a forma como gostaria de ser liderado. No entanto, isso está aquém da realidade. Grandes líderes sabem que para exercer bem o seu papel precisam levar em consideração as necessidades e características de cada pessoa do grupo.
Partindo desse princípio, é importante que o supervisor seja um profissional atento, preocupado com a integração do time. Por isso, é necessário desenvolver uma cultura de feedbacks constantes, só assim será possível criar seu estilo de liderança.
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Essa dica aqui não serve apenas para quem ocupa cargos de liderança, todo profissional deve aprender a ouvir seja seus pares, superiores e até mesmo pessoas fora do seu ambiente de trabalho. Tal habilidade é capaz de levar profissionais muito mais longe em suas carreiras.
Mas falando especificamente sobre a competência e como um supervisor de vendas pode aproveitá-la, a comunicação vai ser crucial para alinhar os objetivos junto da sua equipe e dar o apoio que ela precisa. Portanto, escute o que os vendedores têm a dizer, saiba como é o dia a dia deles, quais os impedimentos na rotina, como eles têm lidado com os clientes, entre outros pontos importantes.
Uma boa prática é marcar as famosas conversas 1on1, nas quais líderes e liderados podem discutir ideias e o supervisor tem a chance de saber mais sobre o cotidiano da sua equipe. Isso ajuda a criar mais confiança nos vendedores.
Adotar uma postura inovadora é um grande passo para ser um supervisor de vendas de sucesso. Tal característica é crucial, pois contribui para escalar e expandir os negócios. Logo, um gestor com essa habilidade é valioso para a organização.
Pare para pensar em todas as mudanças que o mercado passou nos últimos anos e nas adaptações que as organizações precisaram fazer para continuar crescendo e se adaptar às necessidades dos clientes. O fato é que profissionais que demonstram uma mentalidade inovadora sempre pensam, o que impacta não só a empresa, mas também ajuda a aumentar o desempenho da equipe de vendas para estabelecer a liderança no setor.
Objetividade é um dos pilares de uma boa gestão. Mas para que ela seja aplicada ao cotidiano, o supervisor de vendas deve ter um processo de vendas bem estruturado. Além de ajudar a equipe a saber o que precisa ser feito, também ajuda na hora de analisar os dados obtidos.
É interessante distribuir as tarefas de acordo com cada colaborador ou mesmo equipe. Por exemplo, se os vendedores são mais experientes, coloque eles para prospectar clientes mais complexos, que exijam dedicação maior, mas também que vão trazer um ticket médio mais alto.
Falando em ticket médio não deixe de escutar um episódio de Cast For Closers que fizemos sobre o assunto:
Lembre-se de que não é possível ser um bom supervisor de vendas, se não compreender o funcionamento dos processos e delegar para cada vendedor o que precisa ser feito, sempre focando na sua melhora de desempenho. Trabalhe com em cima de um planejamento com antecedência as atividades da sua equipe e certifique-se que sejam cumpridas no prazo.
Enquanto supervisor de vendas, uma das suas principais responsabilidades será montar uma equipe de vendedores de sucesso. Isso vai tornar o gerenciamento mais fácil e vai aumentar as chances de obter sucesso no que faz.
Mas não é só escolher os profissionais com habilidades adequadas para o cargo, com experiências distintas, porém, com objetivos parecidos. O bom supervisor sabe que precisa treinar essa equipe constantemente, a fim de aumentar a produtividade, mas também agregar conhecimento, fazendo assim com que os vendedores tenham mais eficácia na atuação.
Por fim, lembre-se que o supervisor de vendas forte sempre vai em busca de uma equipe que encare os desafios de vendas que virão pela frente. Quer se aprofundar no tema? Assista ao vídeo a seguir!
Muitos supervisores de vendas são colocados no cargo justamente por serem profissionais responsáveis, dedicados e produtivos enquanto eram vendedores. Logo, ser um bom exemplo ajuda a motivar os colaboradores a se espelharem em você, mas também a seguir a sua liderança.
Além disso, busque por capacitações e treinamentos sobre como gerenciar uma equipe de vendas e como ajudar a empresa em relação aos lucros e a rentabilidade.
Resumindo o que dissemos no artigo, um bom supervisor de vendas deve estar sempre atento à sua equipe de vendas e atualizado em relação ao mercado. Ele apresenta aos vendedores as decisões, as políticas da empresa, as condições de venda e os lançamentos.
Além disso, é o responsável por incentivar a capacitação constante do time. Aproveite para conferir um modelo de treinamento de prospecção para influenciar os resultados de times de SDR’s, baixe a nossa planilha de Treinamento de SDRs e BDRs!
O supervisor de vendas faz parte da equipe de vendas e tem a função de os vendedores, pedidos dos clientes, bem como identificar as suas necessidades a fim de definir o melhor formato de atendimento e abordagem.
Para ser um supervisor de vendas é preciso:
– liderança;
– inteligência emocional;
– organização;
– boa comunicação;
– visão estratégica;
– capacidade de gerir pessoas.
Segundo o site Vagas.com.br, o salário médio de um supervisor de vendas é de R$ 3.801,00.
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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