Gestão de tempo: 4 práticas para ser mais produtivo em vendas

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  • Publicado em 16 jan, 2023.
  • Atualizado em 18 jan, 2023

Você já teve aquele sentimento de que não há tempo suficiente no seu dia?

Todos nós temos as mesmas 24 horas, mas por que algumas pessoas parecem conseguir fazer mais coisas com seu tempo do que outras? A resposta é bem simples: gestão do tempo.

O gerenciamento do tempo é o processo focado em organizar e planejar como dividir seu tempo entre diferentes atividades do cotidiano.

Os melhores profissionais costumam entender como organizar as suas tarefas nas horas disponíveis na sua rotina excepcionalmente bem. 

Quer aprender mais como eles fazem isso? Então, continue a leitura, aqui você vai aprender o que é gestão de tempo, como realizar um gerenciamento eficaz e também a sua aplicação em vendas. Vamos lá?

O que é gestão de tempo?

A gestão de tempo é um processo focado em priorizar e organizar as tarefas, envolvendo para isso planejamento e execução de tarefas com o objetivo de aproveitar melhor o tempo investido nelas. O resultado disso? Maior produtividade e eficiência.

A proposta da gestão de tempo é permitir que as pessoas trabalhem mais e melhor em menos tempo. Para poder garantir o bom gerenciamento é preciso organização, planejamento e programação para melhor aproveitar o tempo disponível, ao mesmo tempo em que é levado em consideração a situação particular do indivíduo e suas características relevantes.

Temos um episódio bem legal do Cast For Closers em que conversamos sobre produtividade e gestão do tempo para gerentes comerciais com o Gustavo Broilo!

Por que é importante gerenciar o tempo?

Quanto tempo você passa rolando a timeline de uma rede social? Já pensou em calcular? Tais mídias são um dos principais canais de dispersão no dia a dia de uma pessoa. Mas não só elas, com tantos estímulos que temos hoje, é fato que a nossa concentração tem diminuído. 

E por que estamos falando sobre isso? Simples, todos esses aspectos que às vezes passam despercebidos contribuem para que percamos algo precioso: o tempo. As inúmeras facilidades trazidas pelos recursos tecnológicos confundem as prioridades e nos permitem sacrificar elementos essenciais que trariam equilíbrio. Por esse motivo, a gestão do tempo é tão importante.

O gerenciamento permite maior clareza nas escolhas, definindo como o tempo será trabalhado para que objetivos sejam alcançados, a produtividade continue alta e se tenha mais foco e concentração. A partir do momento em que se propõe a assumir controle sobre o tempo, a pessoa se compromete também em fazer o seu melhor dentro do que foi definido. 

3 Dicas eficazes para a melhor gestão de tempo 

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” – Pitágoras

Quem almeja uma rotina mais produtiva deve ter em mente a importância da gestão de tempo. Ela é o primeiro passo para o sucesso na organização das suas atividades. Nos tópicos a seguir, reunimos algumas das melhores dicas sobre gerenciamento!

1. Planeje

Faça o planejamento do seu dia com bastante antecedência. Prepare uma lista de tarefas e anote as atividades importantes que precisam ser feitas em um único dia. Assim, você consegue alocar o tempo para cada atividade. 

As tarefas prioritárias devem ser destacadas em primeiro lugar, seguidos daqueles que não precisam muito de sua importância no momento. Conclua as tarefas pendentes uma de cada vez. Não comece um novo trabalho a menos que tenha terminado a tarefa anterior. Certifique-se de concluir as tarefas dentro do prazo estipulado.

Um dos grandes erros de quem precisa gerenciar o tempo é não se preocupar com o planejamento do dia. É claro que na nossa rotina diária temos várias atividades, mas se não pararmos para olhar aquelas que de fato temos que executar com urgência, acabamos num ciclo de atrasos. 

planeje gestão de tempo

2. Determine o tempo para fazer as tarefas

Restringir o tempo para concluir tarefas ajuda você a ser mais focado e eficiente. Fazer um esforço extra para decidir quanto tempo você precisa para cada tarefa também pode ajudá-lo a reconhecer possíveis problemas antes que eles surjam. Dessa forma, você pode fazer planos para lidar com eles.

Por exemplo, suponha que você precise fazer dois relatórios de vendas a tempo para uma reunião. No entanto, você percebe que só conseguirá fazer um deles no tempo que falta para o encontro. Se você souber desse fato com bastante antecedência, poderá facilmente delegar a tarefa para outro profissional, por exemplo. 

No entanto, se você não se preocupou em checar o tempo em suas tarefas com antecedência, pode ter acabado não percebendo seu problema até apenas uma hora antes da reunião. Nesse ponto, vai ser mais difícil encontrar alguém para delegar o relatório.

3. Aprenda a dizer “não”

Aprenda a dizer “não” no ambiente de trabalho. Essa é a maneira mais simples de lidar algumas vezes com demandas que não dependem diretamente de você. Não se deve aceitar uma tarefa que você sabe que é difícil ou vai atrapalhar seu planejamento.

“Não”. É uma palavrinha mágica e poderosa para a gestão de tempo. Por diversas vezes, somos tentados a desviar do nosso foco, mas isso não deve ser algo frequente. É crucial que as responsabilidades sejam delegadas de acordo com os interesses e a capacidade dos profissionais ali na empresa, assim ninguém fica sobrecarregado, conseguindo cumprir os prazos.

4 Estratégias para gestão de tempo em vendas

Aprenda como implementar a gestão de tempo em vendas e ter mais eficácia dos profissionais da área!

1. Tenha a tecnologia como aliada 

O primeiro passo para qualquer empresa que almeja ter um gerenciamento de tempo dos vendedores cada vez melhor é adotar a transformação digital no setor de vendas. Ou seja, ter a tecnologia como aliada das atividades contribui para a maior organização da rotina, centralizando todas as informações importantes. 

Especialmente se a empresa usar uma plataforma de Sales Engagement que seja baseada em nuvem. Com isso, a equipe comercial consegue manter em um único lugar todas as atividades de prospecção. Sem contar que é uma forma do gestor de área visualizar as atividades e resultados da equipe, como a quantidade e qualidade das ações realizadas.

Então, resumidamente: a tecnologia organiza não só a rotina, mas também permite o controle do que acontece no setor.

2. Não se esqueça do Princípio de Pareto

Você já ouviu falar sobre o Princípio de Pareto? É uma teoria que afirma que para muitos trabalhos 80% dos resultados é fruto de 20% das causas. Ou seja, uma parte pequena das causas tem efeito desproporcionalmente grande. 

Nas vendas acontece o mesmo, 80% delas vêm de 20% dos clientes. Isso significa que a sua equipe comercial pode estar perdendo tempo focando em oportunidades que terão pouco ou nenhum impacto nos resultados. Por isso, é importante ter bem alinhado à sua estratégia, especialmente com relação às prioridades. 

Claro, o cliente pode mudar de ideia durante a jornada de compra, por isso, quanto mais cedo os vendedores compreenderem quais são os consumidores com maior potencial, menos tempo eles gastarão com aquelas oportunidades que não rendem frutos. 

3. Determine o objetivo de cada contato

Cada contato feito com o cliente precisa ter uma razão e um objetivo bem claro. O foco é realizar um diagnóstico, follow-up, negociar, fechar a venda ou medir a satisfação do consumidor?

Se for um contato para fazer um follow-up, é preciso ser estratégico e focar em sanar as dúvidas, mas também em auxiliar o cliente a ter uma melhor experiência com o seu serviços. Todos os contatos devem ser planejados e ter um objetivo, até mesmo uma conversa simples para medir a satisfação.

Com isso, você garante que o contato tenha o seu objetivo atingido, evitando reuniões longas e sem foco. Vale destacar ainda que isso otimiza o tempo da equipe, assim ela não fica muito tempo focada em atividades que não deveriam. 

4. Saiba como qualificar o cliente

É bem provável que algumas vendas sejam frutos de uma dedicação por semanas ou até meses em um cliente. Ao mesmo tempo, uma das maiores frustrações é investir tempo em um contato frio, que aparentemente não vai dar retorno a curto ou médio prazo. 

Claro que todos os clientes devem ser tratados com atenção, mas para gerir o tempo, é fundamental diferenciar o lead frio dos outros. Mas como fazer isso? Faça um script de vendas com questionamentos que ajudem a validar o interesse do cliente. 

A partir disso, você consegue otimizar o tempo e colocar foco naquilo que de fato é importante. Além de evitar um investimento de tempo em leads que não têm os pré-requisitos para comprar da sua empresa.

Por exemplo, no caso de uma consultoria, é necessário deixar claro na primeira conversa qual o valor mínimo do serviço e questionar se esse preço seria compatível com a empresa em questão. De primeira, já é possível descartar o contato por uma falta de orçamento ou fazê-lo avançar na jornada de compra de forma mais segura. 

Conclusão

Uma boa gestão de tempo depende de dois fatores: disciplina e organização. Sem um dos dois, a balança não fica equilibrada. Afinal, não basta ter organização, se não há disciplina para seguir as estratégias preestabelecidas. 

Como vimos, saber o que é gestão de tempo em vendas e aplicá-la corretamente tem grande impacto no dia a dia do vendedor e o ajuda a otimizar a sua atuação, evitando cair naquelas tarefas repetitivas ou mesmo ficar preso em leads que não têm de fato intenção de compra. 

Para saber se a sua operação está eficiente e o que pode ser melhorado, o aconselhamos a assistir o nosso webinar sobre Métricas de Vendas para Otimizar sua Operação!

FAQ

O que é gestão de tempo?

gestão de tempo é um processo voltado para a priorização e organização de tarefas, envolvendo para isso planejamento e execução de tarefas com o objetivo de aproveitar melhor o tempo investido nelas. 

Como fazer uma boa gestão de tempo?

Planeje as suas atividades
Determine um tempo para cada tarefa 
Aprenda a dizer não
Use a tecnologia como aliada.

Quais são os princípios da gestão de tempo?

Priorização, planejamento, foco e organização.

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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