Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
O mailing é um tipo de comunicação comercial entre empresas e consumidores, que acontece graças a uma lista de contatos (criadas ou compradas pelos negócios) contendo e-mail, telefone, endereço e outros dados.
Mas a estratégia ainda é efetiva nos dias atuais? Essa é uma dúvida comum e podemos dizer que em partes. Como esse tipo de comunicação vai direto na caixa de entrada dos contatos, é uma forma de criar uma aproximação com os consumidores, sem ter que disputar a sua atenção, como ocorre em outros canais. No entanto, para obter resultados de sucesso, é necessário seguir as boas práticas.
A seguir nós vamos explicar detalhadamente o que é mailing, como torná-lo mais eficiente, benefícios e outros aspectos importantes sobre o assunto. Boa leitura!
O mailing é uma lista de contatos com e-mail, nome, endereço, telefone fixo, número do celular ou outros dados de pessoas físicas ou jurídicas. Por meio dessa lista, as empresas podem entrar em contato com pessoas ou outras empresas para diferentes fins, como divulgações, vendas e outros.
Quando falamos sobre a realidade atual, o mailing basicamente está ligado aos endereços de e-mail, que são usados em estratégias de marketing digital. Esse conjunto de dados é muito importante para melhorar a aquisição e retenção de clientes do seu negócio.
Para se ter uma ideia da importância do mailing, você precisa conhecer alguns dados:
Esses números nos levam a dois pontos importantes: o e-mail marketing não está morrendo (como a gente vira e mexe vê em algumas publicações) e ter uma lista de mailing bem estruturada pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, mas ela precisa saber usá-la bem (especialmente por segmentação de contatos).
Portanto, ao investir em criar um mailing de qualidade, é possível se comunicar com consumidores em potencial de maneira mais efetiva em um canal que já traz resultados em bons números.
Na prática, é uma maneira de aumentar ainda mais a precisão das suas mensagens. Afinal, você vai enviar um conteúdo pensado exatamente para impactar a sua base de contatos, em uma plataforma considerada a ideal por eles.
Como criar um bom mailing e conseguir manter essa constância na manutenção de contatos e nutrição adequada deles? Confira as dicas!
O mailing de clientes é essencial para as estratégias de marketing de conteúdo. No entanto, criar conteúdo de qualidade é indispensável para construir o mailing.
Ao produzir conteúdo relevante você atrai o público que se identifica com a mensagem que está sendo passada ali. Logo, é bem provável que eles aceitem compartilhar alguns dados, como e-mail, contato telefônico, entre outros.
Portanto, fazer materiais de qualidade e estratégicos contribui para a criação de uma lista qualificada. Lembrando que o conteúdo pode vir em diferentes formatos, como vídeo, áudio, texto e em canais distintos, como redes sociais, blog.
A personalização das mensagens também é fundamental, já que os usuários não querem mais ser incomodados com contatos que não sejam destinados especificamente para eles. De acordo com uma pesquisa Data Axle, a taxa de abertura de e-mails personalizados costuma ser 50% maior.
Por tanto, busque criar e-mails diferenciados. Um detalhe importante é chamar o destinatário pelo nome, por exemplo, e focar mensagens que sejam destinadas a esse público, aumentando a chance de captar a atenção do leitor.
Organizar a sua base de dados e leads não é uma tarefa simples, demanda tempo e energia da sua equipe. Agora, imagine fazer tudo isso à mão? Vai demandar muito e não será tão eficiente. Por isso, conte com uma boa ferramenta de automação. Por meio dela, é possível:
Essa é uma das dicas mais valiosas quando se trata de mailing: não compre listas de contato. Por mais que esse material tenha origem em negócios do mesmo segmento, só envie e-mails para quem de fato quiser recebê-los.
Contatar pessoas que nunca ouviram falar sobre o seu negócio e certamente nunca ouviram falar sobre a sua solução, só vai fazer com que as suas mensagens caiam na caixa de SPAM. Ou seja, trabalho desperdiçado. Sem contar que a compra de e-mails ainda pode acabar com a reputação da empresa. A ação se configura como ilegal de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Portanto, a empresa pode sofrer uma série de punições, como multas e sanções.
Aliás, aproveite para conferir esse podcast que mostra mais sobre a legislação:
Determine uma linha editorial e um tom de voz. É muito importante que os contatos pelo canal tenham uma coerência e estejam adequados à organização. Para isso, é necessário olhar para a cultura da empresa e conhecer o perfil dos clientes com os quais você está conversando.
Na definição do tom de voz, além de entrevistar os seus clientes, uma boa dica é monitorar os canais nos quais eles são ativos, especialmente redes sociais. Assim, fica mais fácil identificar o tipo de comunicação que eles utilizam.
Imagine fazer campanhas incríveis, mas não obter resultados ou ter poucas visualizações dos e-mails enviados? Em muitos casos, a causa para isso é a base de contatos desatualizada, o que inclui endereços de e-mails desativados, contatos sem interesse na proposta do negócio.
Por isso, faça uma boa limpeza no seu mailing periodicamente. Além de apagar os endereços inexistentes, procure antigos clientes para confirmar se os dados ainda continuam os mesmos. Tal ação vai ajudar no direcionamento mais eficiente das suas mensagens e a obter insights mais eficientes sobre as suas campanhas.
Cada vez mais os clientes têm esperado a personalização por parte das empresas na hora de entregar uma experiência diferenciada. Eles querem sentir que as marcas estão preocupadas com eles, com os problemas que eles têm e com a solução deles.
Afinal, as informações são tão acessíveis na atualidade, que eles não precisam ouvir sobre quais as especificidades técnicas de um produto ou serviço. Por essa razão, é muito importante que as empresas foquem em mostrar como as suas soluções contribuem para a solução de desafios e eliminação de desafios voltados para a conquista de objetivos desses clientes.
Eles querem se sentir únicos. Mas qual é a relação disso com a segmentação? Ao separar os contatos do seu mailing de acordo com afinidade, seja objetivo, segmento ou qualquer outro marcado, você consegue criar uma comunicação mais efetiva e personalizada, contribuindo assim para falar de maneira mais profunda com esse cliente.
E quais os critérios podem ser utilizados nesta segmentação? Confira alguns exemplos:
Em geral, a resposta é não. O mailing é a comunicação com potenciais compradores e clientes, que acontece graças a uma lista de contatos (e-mail, telefone ou outro). É um formato bem comum no mercado B2C, quando o cliente deixa o email para receber promoções de uma loja, por exemplo.
Mas por que ele não é eficiente para a prospecção? Para se ter uma ideia, menos de 15% das oportunidades são geradas por e-mail. O mais recomendado é adotar uma cadência multicanal, incluindo também ligações e contatos via redes sociais, para aumentar a taxa de contato e, consequentemente, a taxa de conversão. Apenas enviar campanhas de emails soltas, como é comum no mailing, não vai gerar bons resultados em B2B.
Agora que você já sabe o que é mailing, se você quer entender como funciona a prospecção e quais as diferenciais, te convidamos a acessar o nosso artigo sobre o assunto!
O mailing é uma estratégia usada por empresas para entrar em contato com potenciais clientes. Por meio de uma lista de contatos (como e-mail, telefone e outros), os negócios podem entrar em contato com pessoas ou outras empresas para diferentes fins, como divulgações, vendas e outros.or email com o objetivo de oferecer conteúdos, produtos e serviços, gerando relacionamento e aumentando vendas.
O mailing é uma estratégia que permite o contato direto com clientes ou potenciais clientes. É possível não só divulgar ofertas, mas também estreitar laços, bem como criar mensagens personalizadas para o contato.
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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