Atitudes e dicas para ser um vendedor de sucesso

vendedor de sucesso

Dicas para ser um vendedor de sucesso

Esse post foi originalmente publicado aqui

Mais que um emprego, vender de forma bem sucedida é resultado de habilidade e prática. Como todas as outras habilidades, ótimas técnicas de venda não podem ser adquiridas em um dia. Um vendedor de sucesso trabalha incessantemente para melhorar, pratica regularmente e cresce com cada experiência.

Adquirir habilidades fantásticas de vendas requer tempo e dedicação. Neste post, vou compartilhar as características de vendas que separam os bons vendedores dos grandes vendedores.

Sem mais demora, aqui estão as 10 dicas para ser um vendedor de sucesso, qualidades que é preciso praticar e desenvolver.

10 dicas para ser um vendedor de sucesso

Como dissemos, de nada adianta anotar uma lista e dicas para ser um vendedor de sucesso sem incoporar estas práticas e atitudes em seu dia a dia.

1. O vendedor de sucesso é otimista

Ouvir respostas negativas frequentemente pode ser desanimador. Infelizmente, não há nenhuma maneira de evitar isso em vendas. Mas para as pessoas bem sucedidas, “não” não significa o fim.

Vendedores de sucesso são aqueles que emergiram fortes das situações mais difíceis. Eles as enfrentam com uma atitude positiva; aprendendo com elas e sempre vendo uma luz no fim do túnel.

2. O vendedor de sucesso é apaixonado

Paixão não é apenas trabalhar para atingir uma meta específica para um vendedor de sucesso. Vendedores verdadeiramente apaixonados são aqueles que trabalham para alcançar objetivos mais elevados como excelência e construção de relacionamentos duradouros.

Os melhores vendedores são apaixonados por fazer uma mudança na vida das pessoas e trabalham para isso todos os dias. Eles sabem que cada parte do processo de vendas é importante e não cometem o erro de não levar o fechamento a sério. Eles são apaixonados pelo crescimento em suas carreiras, certificando-se de sempre darem seu melhor.

3. O vendedor de sucesso é hábil

Os vendedores mais bem sucedidos são criativos e pensam em maneiras originais de resolver os problemas para os seus clientes. Ele chegam com ideias diferentes, quando a maioria das pessoas têm as mesmas conclusões.

Os vendedores de desempenho elevado têm a capacidade de olhar as coisas de forma diferente. Sua brilhante capacidade de análise permite que ofereçam diferentes soluções que outros normalmente não veem. São engenhosos e tiram o melhor proveito daquilo que eles dispõem.

4. O vendedor de sucesso é empático

Esta é uma das mais importantes dicas para ser um vendedor de sucesso. Empatia e compaixão são pré-requisitos para um grande serviço ao cliente. Vendedores empáticos ouvem atentamente ao que realmente afeta as pessoas e proporcionam-lhes a liberdade completa para expressar suas preocupações.

Eles tentam entender as pessoas, colocando-se no lugar delas de uma perspectiva neutra, sem deixar julgamento ou segundas intenções guiá-los. Isso os ajuda a melhor compreender as pessoas e a interagir de acordo com esse entendimento.

5. O vendedor de sucesso assume responsabilidade por suas próprias ações

Os vendedores mais eficientes sabem assumir a responsabilidade por suas próprias ações e não responsabilizam outras pessoas ou influências externas que podem afetar resultados.

Eles se responsabilizam completamente por seu trabalho e por maneiras de fazê-lo e fazem isso com dignidade e respeito. Não responsabilizam ninguém a não ser eles mesmos por quaisquer que sejam os resultados, tanto negativos quanto positivos.

6. O vendedor de sucesso está sempre bem preparado

Impressionar clientes e fazer com que eles comprem um produto não é fácil. Requer uma quantidade tremenda de pesquisa, confiança e execução de discursos sem falhas.

Membros de equipe eficazes usam todos os seus recursos e tempo para descobrir do que exatamente eles vão lançar mão para diferentes clientes e adequam suas apresentações de acordo com isso.

Eles NÃO ficam falando e falando sobre produtos e serviços, mas oferecem algo de valor através de uma abordagem de conversa, que é livre de jargões.

7. O vendedor de sucesso está atualizado sobre as últimas tendências e tecnologia em seu nicho.

Os vendedores mais bem sucedidos estão sempre à frente do jogo por um motivo – investem seu tempo na própria educação. 

Vendedores vencedores se mantêm atualizados sobre as tendências do mercado, produtos e concorrência.

Eles também usam todos os tipos de ferramentas de vendas para seu desenvolvimento profissional e para permanecerem motivados.

Eles mantêm uma variedade de ferramentas à mão que pode ajudá-los a aprender sobre coisas que os ajudam a conseguir um melhor desempenho.

8. O vendedor de sucesso é altamente engajado

Os vendedores bem sucedidos são engajados e amam fazer parte da organização que representam. Eles amam seu trabalho e as pessoas com as quais trabalham porque acreditam no produto e se sentem motivados, vendem com a máxima convicção.

Por outro lado, sua organização também investe neles, o que os ajuda a manter essas superstars. Eles participam ativamente de avaliações, exames e programas de treinamento, se espelham em seus líderes e aproveitam os benefícios dos recursos disponíveis a eles.

9. O vendedor de sucesso é orientado por metas

A capacidade de definir (e aderir) a metas pessoais e profissionais é definitivamente uma característica comum dos vendedores mais bem sucedidos.

Os experts em vendas sabem exatamente o que eles querem realizar (e quando), então eles vão fazer planos em torno dessas metas.

Isso exige foco e definição de metas ambiciosas, mas realizáveis. Como resultado, o vendedor deve ser extremamente persistente e hardworking.

Vendedores bem sucedidos traçam objetivos que os ajudam a crescer como indivíduos e como profissionais. Eles têm objetivos de longo prazo que exigem paciência e prática.

10. O vendedor de sucesso busca relacionamentos

Os vendedores mais eficientes sabem como lidar com uma variedade de clientes, sendo versátil com cada tipo.

Haverá, sem dúvida, vitórias e perdas. Entretanto, os vendedores mais bem sucedidos nunca dizem adeus aos clientes. Eles procuram alcançar os que disseram não no passado, e também estão disponíveis para ajudar aqueles para os quais vendeu.

Vendedores superiores sabem a importância de se construir a confiança e a satisfação do cliente, que é a razão de darem o melhor para se conectar aos clientes e prospects. Eles sempre fazem um follow up e mantém os relacionamentos com seu encanto, conhecimento e personalidade.

E você, tem dicas para ser um vendedor de sucesso que quer compartilhar conosco? Deixe suas sugestões nos cometários.

Faça o diagnóstico de Inside Sales da sua empresa:

planilha inside sales

Resumo
10 Características essenciais de um vendedor de sucesso
Título do Post
10 Características essenciais de um vendedor de sucesso
Descrição
Quer ser um vendedor de sucesso? Descubra as 10 características que diferenciam bons de excelentes vendedores! O primeiro passo é clicar aqui!
Autor

Você pode gostar também de...