Rotina matinal para vendedores: 7 hábitos para ter um dia mais produtivo

  • Por
  • 7 min
  • Publicado em 5 out, 2018.
  • Atualizado em 10 ago, 2020

Se você é fã da soneca, pula da cama no último minuto, toma banho contando os segundos, mal come, sai correndo para o trabalho e quando chega lá precisa de um tempo para recuperar o fôlego…
Está precisando repensar a sua rotina matinal, hein?
Ser vendedor exige muita energia, força emocional e motivação. E o que você faz logo cedo determina o tom do seu dia. Se você já começa estressado desse jeito, sua produtividade e desempenho correm um sério risco.
Mesmo que sua manhã não seja essa loucura toda, adotar bons hábitos e manter uma rotina matinal é uma ótima forma de melhorar a performance em vendas.
Acredite: não é à toa que a rotina matinal está associada ao sucesso. Você já deve ter visto por aí mais de um artigo falando sobre como os grandes CEOs começam o dia. Às vezes, nem é lá uma coisa muito extraordinária ou difícil de fazer.
O Steve Jobs, por exemplo, se olhava no espelho toda manhã e se fazia a seguinte pergunta:

“If today was the last day of my life, would I be happy with what I’m about to do today?”

Já o Mark Zuckerberg acha melhor não ter que escolher o que vestir. Por isso, usa o mesmo modelo de roupa sempre – uma decisão a menos, diz ele.
Curiosidades à parte, você já se perguntou o que hábitos simples como esses têm a ver com ser bem sucedido? Neste post vamos mostrar por que ter uma rotina matinal é tão importante e dar algumas ideias para você criar a sua.
Antes de tudo, há duas ideias que você precisa tirar da cabeça e esquecer para todo o sempre:

  1. Fazer a mesma coisa que o Bill Gates vai transformar você no Bill Gates.
  2. Rotina é sinônimo de monotonia.

Esses são dois equívocos comuns que impedem as pessoas de criar uma rotina matinal sólida. O primeiro é tentar adotar hábitos de outra pessoa, sem nem saber o porquê. Aí, em pouquíssimo tempo, aquilo perde sentido e vira um fracasso.
O segundo é não acreditar em rotina, achar que vai ficar entediado e que não serve para fazer as mesmas coisas toda santa manhã.
Então, em vez de alimentar essas ideias e continuar nessa vida de ativar o soneca, que tal entender o que é rotina de verdade e por que ela é tão poderosa? Vamos lá:

O que é rotina e por que é tão poderosa

Rotina é uma sequência de ações que você realiza repetidamente para organizar e tornar a sua vida mais fácil. Muitas vezes, as ações que compõem uma rotina são hábitos – coisas que você faz sem nem pensar.
Chegar em casa e tirar os sapatos é um hábito, por exemplo. A informação “chegar em casa” automaticamente leva você a “tirar os sapatos”. Já chegar em casa, tirar os sapatos, trocar de roupa, deitar no sofá e ver Netflix todos os dias é uma rotina.
Boa ou ruim? Não interessa, é uma rotina.
Mas por que ela é tão poderosa?
Porque você não precisa pensar e decidir o que vai fazer. Uma vez que seu cérebro entende que aquilo é uma rotina, ele repete, sem (tanto) esforço, uma ação após a outra. Isso te poupa da fadiga mental. Você não precisa se convencer de que realizar aquela tarefa vale a pena e, consequentemente, se mantém firme – e apenas faz.
Não é genial?
Nosso cérebro manda muito bem! É impressionante…
Agora, você percebe que está usando esse potencial todo para… ativar o soneca? Sim, isso é um hábito e aquela coisa maluca que você vive todas as manhãs também funciona por esse mesmo mecanismo.
Concorda que é um desperdício?
Se você criar bons hábitos e construir uma rotina, eles se tornarão tão automáticos e fáceis quanto tirar os sapatos ao chegar em casa. O segredo não está somente no que você faz, mas também em manter o compromisso, ser consistente.

Os benefícios de uma rotina matinal

Depois de uma boa noite de sono, seu cérebro está renovado e descansado.
A ideia principal de ter uma rotina matinal é aproveitar isso e configurar a sua mentalidade para o resto do dia. Por isso, você não precisa acordar às 4h da manhã para fazer mil coisas antes do trabalho. Mesmo tarefas rápidas e simples podem fazer uma grande diferença.
Aí vão alguns benefícios:

  • Autodisciplina

Se você já começa o dia cumprindo algo que determinou para si mesmo, mesmo que seja só acordar cedo, isso te dá orgulho, não dá? E serve de estímulo para fazer de novo. Se começa o dia com disciplina, as chances de manter isso ao longo do dia são maiores. Autodisciplina é um exercício e só melhora com a prática.

  • Organização

Você consegue olhar para o dia que tem pela frente com calma e listar tarefas, eleger prioridades e decidir o que é mais importante naquele dia.

Da mesma forma que a disciplina, dedicar tempo logo cedo a você mesmo e seus objetivos ajuda a se manter confiante e motivado.

  • Produtividade

Quando você sai de casa, já cumpriu uma série de tarefas, mesmo que pequenas e simples. Sua mentalidade já está ajustada para realizar mais durante o dia.

  • Tempo

Acordar um pouco mais cedo vale o esforço: há diversos estudos que dizem que nossa capacidade mental e criatividade são maiores durante a manhã. Por serem horas mais calmas, sem distrações, também tendem a ser muito produtivas. Ao aproveitar esse tempo para realizar tarefas importantes, estudar ou planejar o dia, por exemplo, você já sai na frente.
Vê como tudo isso está relacionado ao desempenho em vendas? A seguir, vamos dar algumas ideias para você criar uma rotina matinal poderosa e chegar no trabalho pronto para encarar suas atividades.

7 hábitos para incluir na sua rotina matinal

  1. Acordar mais cedo

Saia da cama um pouco mais cedo que o habitual. Se você não é uma pessoa matinal, esse pode ser um hábito um tanto difícil. Mas existem muitas táticas. Uma boa é levantar alguns minutos mais cedo a cada dia e se expor à luz logo em seguida. Isso ajuda a reconfigurar seu relógio biológico.
Se precisar de estímulo para sair da cama, inclua na rotina matinal algo que você gosta muito de fazer. Tem até gente que assiste série de manhã para se motivar a sair da cama mais cedo. Então, não importa a estratégia, resista ao soneca e acorde cedo!

  1. Café da manhã

Não dá para começar o dia de estômago vazio e esperar ter energia!
Todo mundo já ouviu que “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”, mas é também a mais negligenciada.
Se você  é dessas pessoas que come qualquer coisa no caminho para o trabalho, reserve um momento da sua rotina matinal para sentar e tomar um café apropriado. Para facilitar e garantir a refeição, planeje e deixe tudo em ordem antes de ir dormir.

  1. Meditar

Sim, se você não medita ainda, já está mais do que na hora.
A prática da meditação é transformadora. Os efeitos positivos são inúmeros, comprovados cientificamente. Para citar alguns: diminui estresse e ansiedade, melhora a cognição, memória e atenção. É o caminho para desenvolver resiliência, empatia e escuta ativa.
Ao meditar pela manhã, você limpa as ideias, se acalma e vai para o trabalho com uma mentalidade mais resistente, forte. Tudo o que você precisa para começar é 10 minutos em silêncio, concentrado na sua respiração e no presente. Há muitos aplicativos para ajudar no início, o Headspace é um deles.

  1. Fazer exercício físico

Esse é clássico. Não precisamos listar aqui os infinitos benefícios de se exercitar, não é? Mas, para falar do básico: além de manter seu corpo forte e saudável, fazer exercício estimula a circulação sanguínea e libera endorfina. É uma injeção de ânimo logo cedo, que impacta sua energia durante todo o dia.
Se você não é do tipo atleta e está aí torcendo o nariz, saiba que não é necessário fazer um treino completo na academia ou correr 7 km antes de ir para o trabalho para sentir os benefícios. Fazer um alongamento, um treino de 7 minutos, uma série de yoga ou mesmo dar uma volta no bairro já é um começo. O importante é se mexer!

  1. Planejar o dia

Pode ser rápido, até durante o café da manhã, por exemplo. Mas tirar um tempo para fazer ou revisar a sua to-do list do dia já te deixa preparado e organizado para o trabalho.
Esse é um hábito básico para realizar mais e ser mais produtivo. Nunca comece o dia sem saber o que te aguarda! Para fazer ainda melhor, elenque o que é prioridade e se concentre nela. Aqui no blog temos alguns posts que dão dicas para organizar sua agenda, dê uma olhada:

  1. Escrever

Esta é uma ótima forma de fazer uma faxina e abrir espaço na sua mente. Escrever ajuda a organizar as ideias, processar seus pensamentos, refletir sobre a sua vida e se manter mais consciente do andamento das coisas.
Não precisa ser um tratado filosófico, mas colocar algumas palavras no papel de manhã evita que você fique pensando em tudo isso ao longo do dia. De quebra, treinar a escrita torna você mais articulado, o que é muito bom para as abordagens de vendas!

  1. Aprender algo novo

Nós somos defensores do aprendizado! Acreditamos que, para obter melhores resultados em vendas (e em qualquer área, na verdade), é preciso estudar constantemente e buscar desenvolver-se, sempre.
Uma desculpa comum é não ter tempo para isso, ou chegar em casa muito cansado para fazer qualquer coisa. O período da manhã é excelente para estudar e aprender, porque seu cérebro está descansado e na melhor forma. Além disso, começar o dia investindo no desenvolvimento pessoal gera motivação e confiança.
Como todos os hábitos que falamos aqui, não é preciso dedicar tanto tempo. Seu compromisso pode ser, por exemplo, ler por 15 minutos. Ouvir um podcast. Assistir um TED. O importante é aprender.
Para começar, ouça esse Casts for Closers que gravamos com a Jill Konrath, que fala em táticas para ser mais produtivo em vendas! É excelente para pensar em como tornar sua rotina de trabalho mais eficiente:

Essas são algumas ideias, mas seja criativo ao definir a sua rotina, especialmente se fazer as mesmas coisas todos os dias for uma barreira. Neste caso, tudo bem escolher diferentes hábitos em cada dia da semana, desde que eles se repitam semanalmente.
Para ter uma rotina sólida, reflita sobre o que você gosta e o que precisa se dedicar para alcançar seus objetivos. Quais hábitos combinam com você e vão te fazer bem? Estabeleça sua rotina e mantenha-se firme. Mesmo que sejam hábitos simples e rápidos, a rotina vai te manter caminhando e te levar para a frente!
the inside sales show

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!