7 livros para SDRs realmente indispensáveis

“Somos o resultado dos livros que lemos”. Airton Ortiz

Quem ocupa o cargo de SDR sabe que para continuar crescendo é preciso adquirir novos conhecimentos. Esses profissionais têm uma grande importância na jornada de compra e se você atua nessa área sabe o quanto o seu trabalho impacta nos resultados de vendas do final do mês. 

Da mesma forma, você sabe que as vendas são dinâmicas, os consumidores mudam e o próprio mercado está em constante evolução. Por isso, o aprendizado contínuo deve fazer parte do seu dia a dia. 

Diante da necessidade de cultivar novos aprendizados, fizemos uma lista com os 7 melhores livros para SDR na atualidade. Pronto para se destacar no seu cargo? Continue a leitura!

1. Hábitos atômicos (James Clear)

O livro Hábitos Atômicos é um best-seller do New York Times, mas além disso ele é uma excelente opção para SDRs, especialmente para aqueles que estão começando na área. Isso porque a obra valoriza as pequenas mudanças e o impacto impressionante trazido por elas para as nossas vidas.

Não importa quais sejam seus objetivos, Hábitos Atômicos oferece uma metodologia eficiente de aprimoramento diário. James Clear revela estratégicas práticas que o ensinarão a estabelecer bons hábitos, abandonar os ruins e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes. 

Unindo neurociência, filosofia e biologia, Clear usa como exemplo atletas olímpicos, artistas premiados e líderes empresariais. A obra remodela a forma de pensar em avanço e sucesso e traz as ferramentas e estratégias necessárias para transformar seus hábitos ― seja você técnico de um time almejando a conquista de um título, uma organização com pretensões de reinventar seu setor ou um SDR que deseja alcançar as suas metas de prospecção

2. Prospecção Fanática (Jeb Blount)

O livro Prospecção Fanática oferece a SDRs, vendedores, líderes de vendas e executivos um guia prático do “porquê” e o “como” por trás da atividade mais importante em vendas e desenvolvimento de empresas: a prospecção.

Um dos principais motivos do fracasso nas vendas é um funil vazio, e a principal razão para que isso aconteça é a prospecção sem consistência. Ao ignorar a força da prospecção, muitos profissionais e as próprias empresas têm um desempenho abaixo do esperado.

Com Prospecção Fanática como guia, os SDRs podem descartar todas as estratégias que não dão frutos e também aquelas abordagens ineficientes e não os levam a lugar algum, para aprender um método eficaz para aumentar as vendas. Jeb Blount traz o passo a passo da sua abordagem inovadora de prospecção. 

Além disso, na obra você aprende como manter o funil cheio de oportunidades qualificadas e evitar quedas nas vendas ao contar com uma metodologia voltada ao uso de múltiplos canais de prospecção.

3. As armas da persuasão 2.0 (Robert B. Cialdini)

Robert B. Cialdini, também conhecido como o pai da persuasão, ensina em “As armas da persuasão” qual a melhor forma de influenciar pessoas, conquistar o “sim” para o seu negócio através de estratégias de marketing testadas.

Ele baseia-se em seis princípios universais da persuasão e adiciona um princípio inédito, a unidade, nessa nova edição do livro.

  • reciprocidade: implica em alguém tentar retribuir da mesma forma o que foi oferecido por outra pessoa;
  • afeição: destaca os elementos que influenciam a proximidade entre indivíduos, como a atração física, elogios e familiaridade;
  • aprovação social: encoraja o consentimento de uma pessoa a um pedido, ao informar que outros indivíduos também concordam com isso.
  • autoridade: surge quando um indivíduo é percebido como especialista e confiável;
  • escassez: ativa a tendência humana de evitar perdas, fazendo com que as pessoas deem mais valor a oportunidades limitadas;
  • compromisso e coerência: garantem um compromisso inicial e são eficazes especialmente com pessoas mais experientes;
  • unidade: refere-se ao senso de pertencimento, um fator crucial que leva a sentimentos de “nós”.

No contexto do SDR, a persuasão desempenha um papel fundamental. O SDR é um profissional responsável por gerar leads qualificados para o time de vendas. Ele atua no início do ciclo de vendas, identificando potenciais clientes, fazendo abordagens mais efetivas e estabelecendo o primeiro contato. Logo, a persuasão é essencial para capturar a atenção e despertar o interesse do prospect. 

4. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos (Nassim Nicholas Taleb)

Nassim Nicholas Taleb, autor da obra, é considerado um dos grandes nomes nos assuntos de probabilidade e incerteza. Em Antifrágil, ele apresenta uma nova ótica sobre encarar oportunidades e lidar com situações rotineiras. Um reset na maneira de pensar e conectar ideias. 

À medida que enfrentamos tensões, muitos elementos se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. Taleb identifica e denomina esses elementos como “antifrágil”. Eles não apenas se adaptam ao caos, mas dependem dele para sobreviver e prosperar. O conceito de antifrágil vai além da resiliência e da robustez. Enquanto esses últimos resistem a choques e permanecem inalterados, o antifrágil melhora continuamente. Além disso, ele é imune a erros de previsão e resiste a eventos adversos.

Antifrágil é um livro extremamente ambicioso e multidisciplinar, que trata de como nos comportar e prosperar em um mundo cheio de surpresas. A mensagem de Taleb é espirituosa: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

5. Negocie como se sua vida dependesse disso (Chris Voss e Tahl Raz)

O livro Negocie como se a sua vida dependesse disso leva você para o mundo das negociações de alto risco e para dentro da mente de Chris Voss, que, em sua carreira no FBI, se tornou o principal negociador internacional em situações de sequestro.

Um dos profissionais mais bem-sucedidos da área, Voss ensina nove princípios para se tornar mais persuasivo tanto na vida pessoal quanto profissional, tudo isso atrelado a histórias reais de sua atuação no FBI.

Vale destacar que esse é um bom livro para SDRs tendo em vista que esse profissional faz negociações a todo momento, precisando se preparar para tomar decisões sobre um lead, se comunicar com eles e também conduzi-los para o vendedor.

Um dos aspectos destacados na obra é sobre a escuta ativa e como ela é um dos aspectos mais importantes de uma negociação. As pessoas querem ser compreendidas e aceitas. Ao ouvi-las atentamente, você demonstra empatia e interesse genuíno em entender melhor suas dores e condições.

Negocie como se sua vida dependesse disso levará sua inteligência emocional e sua intuição a um novo patamar, proporcionando uma vantagem competitiva em qualquer discussão.

6. A única coisa: A verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários (Gary Keller e Jay Papasan)

Gary Keller e Jay Papasan são autores da obra que está na lista dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos. A única coisa defende que para obter sucesso é necessário ir ao núcleo das coisas e ser simples, focando apenas no que é prioridade.

Para isso Keller e Papasan utilizam a metáfora do dominó: uma única peça pode movimentar muitas outras. A partir do momento que uma única coisa, aquela certa, é posta em movimento, ela pode tombar muitas outras. Sendo assim, para conquistar resultados extraordinários é preciso estabelecer um efeito dominó em todas as áreas da vida.

O sucesso é construído de forma sequencial, isto é, através da dedicação a uma coisa de cada vez. Portanto, a descoberta do que você vai se dedicar é a parte mais crucial da sua vida. Para os autores, toda narrativa de sucesso extraordinário é impulsionada por essa única coisa, que também se manifesta em torno das grandes habilidades e paixões pessoais.

Espere aprender neste livro:

  • aumentar o foco para se concentrar no que é mais importante;
  • criar listas de sucesso ao invés de listas de tarefas;
  • banir atividades desnecessárias;
  • usar a sua energia de maneira mais eficaz;
  • achar o seu propósito e definir prioridades;
  • se concentrar em sua Única Coisa para colher resultados extraordinários.

7. The Sales Development Playbook (Trish Bertuzzi)

The Sales Development Playbook é um manual completo de vendas que oferece uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento da área. De acordo com a autora da obra, Trish Bertuzzi, o sucesso de uma empresa B2B está relacionado diretamente à eficiência com a qual um pipeline é construído. Para um crescimento robusto, o desenvolvimento de vendas é a resposta.

Inclusive, temos um episódio do Casts for Closers em que conversamos com a Trish sobre Sales Development e SDRs, está imperdível!

Ela apresenta seis elementos para construir um novo pipeline e acelerar o crescimento da receita com vendas internas, sendo eles:

  1. estratégia focada em alinhar o modelo de desenvolvimento de vendas ao seu mercado específico e a jornada do comprador;
  2. segmentação de clientes em potencial, especialização de papéis e como esses elementos se encaixam. Cabe destacar que o SDR precisa buscar constantemente melhorias para cada processo, aperfeiçoando as etapas de trabalho e adaptando suas prospecções bem como abordagens de acordo com seu cliente.;
  3. táticas, remuneração e um processo de contratação de sucesso;
  4. retenção, como engajar, desenvolver e motivar as pessoas. Para gestores que lidam com equipes de SDRs é preciso atenção especial, pois esses profissionais impactam diretamente nos resultados da empresa, o que demanda atenção para a retenção e desempenho de cada colaborador;
  5. exemplos e táticas para integração, elaboração de mensagens baseadas no comprador e criação de uma cadência de divulgação eficiente;
  6. liderança com conselhos práticos sobre o que é preciso para liderar o desenvolvimento de vendas.

Se você quer se desenvolver na área de pré-vendas, vale a pena aprender com esses livros para SDRs. Eles não só ensinam apenas sobre conceitos técnicos, mas também sobre soft skills que vão ter impacto na sua carreira. 

E caso você queira se aprofundar em temáticas relacionadas ao universo de vendas, não deixe de conferir nosso outro artigo com Os 20 melhores livros de vendas para ser um vendedor melhor!

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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