Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Você se lembra das câmeras fotográficas analógicas? Elas foram lançadas, viraram febre, por vários anos estiveram nas prateleiras e depois tiveram um declínio, sendo quase extintas do mercado e substituídas por soluções mais modernas. O processo pelo qual a câmera analógica e milhares de outros itens passaram se chama ciclo de vida do produto, que é dividido em etapas.
A permanência em um determinado estágio depende de vários fatores, o período também é diferente de acordo com o produto. Um bom exemplo disso são as famosas Havaianas, que até hoje, mesmo depois de anos continua ofertando um item de relevância para o consumidor, o que evita que ela vá para o estágio de declínio.
Tem curiosidade de entender mais sobre como funciona esse ciclo e a importância de ter uma equipe olhando para ele? Continue a leitura do artigo!
O ciclo de vida do produto contempla o período de tempo do momento em que um produto é apresentado aos consumidores pela primeira vez até ser retirado do mercado. Geralmente, o ciclo é dividido em quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
De maneira geral, o produto começa com uma ideia e, dentro dos limites dos negócios modernos, não é provável que vá adiante até que passe por pesquisa e desenvolvimento (P&D) e seja considerado viável e potencialmente lucrativo. Nesse ponto, ele é produzido, comercializado e lançado.
Alguns modelos de ciclo de vida do produto incluem o desenvolvimento do produto como um estágio, embora, neste ponto, o produto ainda não tenha sido apresentado aos clientes.
Na hora em que falamos sobre o ciclo de vida do produto, destacamos que ele se divide em quatro partes. A seguir você vai conhecer mais a fundo cada um delas!
Trazer um novo produto para o mercado é um processo envolto em incógnitas, incertezas e riscos. Geralmente, a demanda deve ser “criada” durante o estágio inicial de desenvolvimento de mercado do produto.
O tempo que isso levará vai depender da complexidade do produto, da sua adequação às necessidades do consumidor e dos substitutos disponíveis. Nessa fase, as vendas costumam ser mais lentas à medida que a demanda é criada.
O estágio de introdução pode levar um tempo para passar, ainda mais se a complexidade do produto for maior. Mas existem outros fatores que costumam estender essa fase como a inovação alta da solução, a presença de concorrentes fortes no mercado.
O desenvolvimento de um novo produto que atenda às necessidades do cliente tem maior probabilidade de sucesso, mas há muitas evidências de que eles possam falhar neste ponto, o que significa que o estágio dois nunca é alcançado. É por esse motivo, que muitas empresas preferem seguir os passos de uma empresa que é pioneira e inovadora, aprimorando um produto existente e lançando sua própria versão.
Se o produto for bem-sucedido na introdução, é hora de passar para o estágio de crescimento. Tal fase é caracterizada pelo aumento da demanda, aumento da produção e também da disponibilidade do produto no mercado. O tempo gasto na fase de introdução antes que o produto de uma empresa experimente um forte crescimento, vai variar conforme o setor e o produto.
Durante o crescimento, o produto se torna mais popular e reconhecido, A empresa pode investir pesadamente em publicidade, caso a concorrência seja forte, mas é provável que as estratégias de marketing se concentrem em diferenciar o produto de outros. Aqui a opinião dos clientes sobre melhorias também é levada em consideração.
O período de crescimento também é caracterizado pelo aumento de vendas e maior receita. À medida que a concorrência aumenta, isso força a empresa a reduzir preços e obter margens mais baixas.
A fase de maturidade no ciclo de vida do produto é considerado o estágio mais lucrativo do produto, enquanto isso, os custos de produção e comercialização reduzem. Com um mercado mais maduro, concorrência maior do que em outras fases do ciclo de vida do produto, as margens de lucro começam a encolher. É nesse estágio de maturidade que o volume de vendas se encontra no “máximo”.
Dependendo do tipo de produto, a empresa pode optar por modernizá-lo ou introduzir novas formas de ter maior presença no mercado. Para isso, é necessário colher feedbacks juntos aos clientes, a fim de entender melhor quais as suas necessidades e como elas se aplicam ao produto em questão.
Geralmente, nesse ponto a competição por clientes é maior e na medida em que o ciclo de vida de maturidade vai avançando, há um início da saturação do mercado. Muitos consumidores já terão adquirido a solução, com a concorrência forte pontos como a marca, preço e diferenciação se tornam ainda mais importantes.
Quando o produto aumenta a concorrência e as empresas começam a imitar seu sucesso, a tendência é que o produto perca participação de mercado e é então que se inicia o seu declínio.
Nesta fase, as vendas do produto começam a cair devido à saturação e alternativas apresentadas pelo mercado. Com isso, a empresa pode optar por não realizar esforços adicionais de marketing, pois os clientes já podem ter se determinado leais aos produtos da empresa ou não.
Conhecer o ciclo de vida do produto que você vende não só mune a sua equipe comercial para saber como abordar o cliente, mas é essencial para alinhar as suas estratégias de acordo com a fase do item que está passando. Assim, é possível saber quando intensificar campanhas de divulgação ou mesmo quando lançar uma versão atualizada da solução, mantendo-se assim relevante no mercado.
Para entender melhor o que estamos falando, suponha que um produto esteja em sua fase de introdução. Nesse estágio, a equipe precisa se preocupar em ações que ajudem a divulgar o produto, assim o público tomará conhecimento sobre a solução e assim poderá ter um potencial interesse em adquiri-la.
Por sua vez, se a fase vivenciada é a de declínio, a empresa poderá pensar estrategicamente e aplicar táticas que ajudem a evitar a queda no volume de vendas, bem como reverter a baixa aceitação dos clientes. A ideia é impedir que o produto deixe de circular e se mantenha relevante para o público.
Mas, afinal, como usar o ciclo de vida do produto no reforço às vendas? Veja as dicas a seguir!
A gestão de leads é fundamental para preparar o lead durante a sua jornada de consumidor. É por meio dela que os vendedores vão poder entender as necessidades, problemas que o lead apresenta, o que ele busca. Deixando mais claro como atuar junto deles.
Entender sobre o ciclo de vida do produto ajuda a aperfeiçoar esse processo. Com ele, é possível, por exemplo, saber o quão alinhado está determinada solução com as necessidades dos clientes e se isso corresponde à sua fase de introdução, permite criar estratégias mais eficazes de abordagem ao cliente.
Um dos maiores ganhos para as vendas é o uso do ciclo de vida do produto para otimizar as estratégias de marketing. Cada fase vai exigir um tipo de postura da empresa, determinado investimento. Por exemplo, na fase de desenvolvimento em que há um conhecimento do produto, o foco deve ser o crescimento da demanda.
Logo, as ações precisam estar relacionadas ao aumento de receita, como a criação de planos distintos caso o produto seja uma solução tecnológica, desenvolvimento de novos recursos para que o usuário consiga concentrar as suas ações em um único lugar e entre outros. Mas como destacamos, isso vai variar de uma fase para outra.
O grande erro de muitas empresas é confiar que estão em uma fase determinada do negócio, bem distante da realidade. Ter bem delimitado qual o ciclo de vida do produto vai ajudar a entender em qual estágio o produto se encontra.
E o que isso significa: na hora de tomar decisões com relação à estratégia e novos investimentos, a equipe consegue saber com melhor precisão qual caminho seguir e onde deve concentrar os seus esforços!
Inclusive temos um podcast interessante sobre “Processo de decisão de compra: como ajudar seu cliente?”:
Ao identificar a fase em que o seu produto se encontra é possível atrair e conquistar com maior eficácia os consumidores em potencial. A equipe também estará mais preparada e poderá prolongar algumas fases, como o crescimento e a maturidade
O fato de prolongar alguns desses estágios faz com que o produto fique mais tempo no mercado, garantindo vendas e lucros por um maior período. Sem contar que ao saber o momento do ciclo de vida de um produto, você também consegue se antecipar em relação aos seus concorrentes, aumentando assim as chances de liderar o seu segmento de mercado.
Saber em que fase do ciclo de vida do produto a sua solução se encontra é o primeiro passo para uma atuação mais estratégica da sua equipe. Como visto, as fases são bem demarcadas e as ações para cada uma delas caberá ao seu time que deve levar em consideração o segmento de mercado da empresa e os anseios do cliente final.
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Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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