Desvendando Sales Ops, com Vinicius Pereira

Sales Ops

Quando pensamos em métricas de vendas normalmente notamos que Sales Ops é um dos assuntos mais íntimos, mas ao mesmo tempo muito pouco discutido por aí. Não há um consenso de quando uma empresa deve se preocupar com essa área, e decidimos ir a fundo nesse episódio do Casts for Closers.

O Vinícius é mais um talento que descobrimos conversando com amigos e decidimos aproveitar a expertise dele, aprofundando a discussão em torno do assunto.

Aproveita a aula 🙂

PodCast #68 – Desvendando Sales Ops, com Vinicius Pereira

Neste episódio conversamos sobre:

  • Apresentação Vinicius Pereira e a história por trás do surgimento da área de Sales Ops na Resultados Digitais
  • Quais os traços de uma operação de vendas que deveria investir em Sales Ops?
    • Já existe um processo de vendas que funciona e chegou o momento de escalar a operação
    • Em termos práticos: no 10º funcionário de vendas da empresa, você já está atrasado para fazer esta contratação
    • Muitas vezes, o primeiro Ops vai ser também o primeiro gerente ou VP de vendas
    • Momentos:
      • O CEO é o primeiro Ops
      • O CEO está vendendo e percebe que está fazendo errado e monta um primeiro processo de vendas
      • Transição em vendas dos fundadores para os primeiros vendedores
      • 4 momento: CEO quer escalar mas não sei o caminho
        • Aí entra o primeiro Sales Ops
      • Dica alternativa: trazer alguém do Marketing, part time, para começar as investigações em Sales Ops para ajudar o diretor comercial
    • Sales Ops é uma das chaves para conseguir uma operação regular
      • Ficar de olho nas métricas é essencial para garantir o sucesso em vendas
  • Como procurar o primeiro Sales Ops ideal?
    • Capacidade analítica
    • Gostar de problemas
    • Meter a cara e ir atrás de uma solução (doer ou “fazedor”)
    • Entender como priorizar os problemas (e saber o que vai mexer o ponteiro)
    • Mesclar o perfil que decifra o quebra-cabeça (thinker ou “pensador”) com quem resolve
  • Quais as métricas que um profissional de Sales Ops precisa monitorar?
    • Métricas da empresa:
      • NMRR
      • Receita por time/área
      • Outros dados comuns para empresa e que precisam ser reportados para board periodicamente
    • Métricas do funil de vendas em si, incluindo curvas de desempenho médio
    • Processo alinhado do Marketing ao Atendimento (passando por Vendas)
      • Discurso, processos e hand-offs entre áreas
      • Ter uma única fonte da verdade
      • Montagem do war room (temperatura da área de vendas a qualquer momento)
    • Dica de leitura! Cracking the Sales Management Code: The Secrets to Measuring and Managing Sales, Jason Jordan
  • Existem tecnologias para Sales Ops?
    • Processo vem sempre antes da ferramenta!
    • Teste antes de comprar
    • As dicas você confere no episódio 😉
    • Função do Ops é mover a média da meta para cima. Veja o que a RD fez para conseguir isso!

Tenha maior controle sobre sua performance em vendas

metas e previsao de vendas

Resumo
Desvendando Sales Ops, com Vinicius Pereira
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Desvendando Sales Ops, com Vinicius Pereira
Descrição
Desvendamos o mundo de Sales Ops com essa aula do Vinicius Pereira, head de Sales Operations na Resultados Digitais. Ouça o podcast e aprenda também!
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