Os maiores dilemas nas suas estratégias de marketing digital

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  • Publicado em 10 ago, 2013.
  • Atualizado em 11 ago, 2020

Com a quantidade de informações geradas e a competição pela relevância na internet, surgem cada vez mais dúvidas na escolha das estratégias de marketing da sua empresa. E como saber qual é a certa? Neste post são analisadas algumas dessas estratégias e os principais fatores a serem priorizados.

Antes de tudo: marketing é retorno (financeiro ou não)! Se você não conseguir aumentar tráfego, leads (contatos), clientes ou reforço de marca de uma ação de marketing você jogou dinheiro fora. Tenha sempre em mente o retorno esperado de cada uma das estratégias de marketing antes da escolha.

Geração de conteúdo: internalizar ou terceirizar?

É inegável a importância do marketing de conteúdo na internet atualmente: o consumidor não compra mais simplesmente pelo anúncio e você precisa gerar conteúdo e ser relevante dentro da sua área de atuação. Caso contrário seu serviço pode não ser valorizado.

O maior dilema do marketing numa empresa com poucos sócios é: internalizar ou terceirizar a geração de conteúdo?

Ao controlar internamente as postagens do seu blog você pode manter uma proximidade maior com o leitor, pois pode relatar a experiência de sua empresa no assunto, e o mais importante: você é o especialista no seu negócio e ninguém deveria gerar conteúdo com mais qualidade do que sua empresa. Além do custo ser menor (geralmente horas de trabalho apenas).

Existem algumas vantagens em deixar a geração de conteúdo aos cuidados de terceiros: você tem uma velocidade na geração de conteúdo (em volume) e garante também uma boa linguagem e fluidez na escrita através dos redatores profissionais que esses serviços possuem.

Independente da escolha, mantenha um toque da sua empresa em cada postagem no seu blog. O que você julga essencial sobre determinado assunto? A resposta é sua “assinatura”, e precisa estar “impressa” no seu blog.

Para saber como o conteúdo pode acelerar suas vendas, confira esse podcast:

Mídias pagas ou crescimento orgânico?

Este debate já foi bastante levantado em outros blogs de geração de conteúdo sobre marketing digital e é consenso que o balanço das técnicas ainda é a melhor opção. Neste post existem outros pontos que você vai precisar levar em conta no momento de escolher entre cada uma destas estratégias de marketing.

Crescimento orgânico: apesar de duradouro, os resultados começam a aparecer no médio prazo. Tenha paciência e invista numa consultoria caso você não tenha alguém na equipe que saiba muito sobre o tema (SEO, por exemplo). Os resultados serão muito mais significativos e você não perderá tempo com técnicas ineficientes.

Outra dica: invista (muito) em guest posts para blogs parceiros! Se você quer tornar-se referência estude a fundo seu serviço e mostre ao mercado seu conhecimento. Com o tempo, as pessoas (e o Google) valorizarão isso, pois a quantidade e qualidade dos links apontando para seu site será grande. Essa é uma das estratégias de marketing mais poderosas, mas saiba que o trabalho é árduo.

Mídias pagas: adotar a estratégia de mídia paga é excelente quando se precisa acelerar o crescimento orgânico. Outro exemplo: para lançamento de produtos (e serviços) vale a pena investir em mídias pagas pois o retorno é rápido.

E mais importante do que isso, é o ROI (retorno sobre investimento) da mídia paga. Pense sempre no retorno (leads, vendas) de cada ação que vai executar. E ao finalizar a campanha calcule o quanto foi investido e quantos leads ou clientes foram adquiridos. O próprio Google Adwords tem uma infinidade de ferramentas que ajudam você a analisar o retorno de suas ação de marketing.

Outra dica: dados do Google Adwords indicam que 97% dos seus visitantes não está pronto para a compra no primeiro acesso. Existe uma forma de “perseguir” os visitantes do seu site enquanto eles visitam outros sites, expondo banners da sua empresa. Essa prática é chamada de Retargeting e é uma das estratégias de marketing mais recomendadas quando se fala em mídia paga. Invista tempo pesquisando sobre o assunto!

Para dicas práticas de investimento em mídias pagas para gerar vendas, confira esse podcast:

Redes socais: ter ou não?

Antes de tentar responder a esta pergunta, faça algumas outras a si mesmo: estou disposto a ser relevante em quais redes sociais? Qual delas combina mais com a minha empresa? Lembre-se que o LinkedIn e o Facebook são duas redes sociais muito diferentes, por exemplo.

A regra inicial é: se não for pra ser relevante, não faça! Utilizando o exemplo do Facebook: se você comprar curtidas, vai ver que com o fim de cada promoção os likes na sua fanpage diminuirão. Além disso você cria uma legião de “seguidores fantasmas” que não são impactados por suas postagens. Você vai perceber que, apesar dos milhares de curtidas na sua fanpage, seus posts têm uma audiência baixíssima. Não vá por esse caminho, pois essa é uma das estratégias de marketing mais ineficientes!

E como ser relevante: poste conteúdo relativo ao seu negócio, e seja fiel a ele! Não embarque em assuntos momentâneas a troco de atenção. Escolha temas dentro da sua área de atuação e poste a semana inteira sobre eles. Encoraje sua audiência a trocar experiência somente quando for apropriado. E muito cuidado com as promoções, pois elas normalmente trazem um tipo de audiência que não vai mais interagir com seu serviço quando a promoção acabar.

E-mail marketing ou Automação de Marketing?

É fundamental conhecer seu tipo de negócio antes de escolher entre ambas: se o seu negócio é simples (por exemplo uma pequena empresa de doces, uma lavanderia), você pode coletar e-mail de clientes e de tempos em tempos disparar campanhas promocionais. Essa é uma estratégia simples e eficiente para mantê-los próximos à sua empresa.

Porém, se o seu negócio é complexo e seus leads precisam ser educados sobre o valor do seu serviço, a automação de marketing não é uma escolha, e sim uma necessidade! Veja alguns exemplos: empresas de treinamento online, softwares financeiros e de marketing, e-commerces com ticket médio alto, etc. Cada visitante do seu site estará em um momento de compra diferente e a comunicação (e as ofertas) tem de ser diferentes para cada caso. Só a automação de marketing te traz essa personalização.

Veja também nosso webinar sobre Marketing de Conteúdo para escalar Vendas:

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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