casts for closers #71
Processo de vendas: como criar e otimizar? Dicas avançadas com Ricardo Okino
Convidado: Ricardo Okino- 31min
- 15 fevereiro 2018
Um processo de vendas é o conjunto de etapas, atividades e metodologias de vendas usadas para transformar um lead em cliente.
O objetivo de um processo de vendas é organizar as atividades que um vendedor precisa realizar para:
Um processo de vendas eficiente tem o poder de ampliar os resultados da sua empresa na área, diminuindo a dependência do talento do vendedor e tornando o processo replicável e escalável para o negócio.
Conhecemos o Ricardo Okino, Head of Sales da Vitta, há bastante tempo e a maturidade das equipes e operações de vendas que ele liderou nos chama atenção sempre.
Decidimos trazer a expertise do Ricardo para o Casts for Closers, e falar justamente sobre o que ele mais entende: otimizações de processos de vendas.
O resultado? 31 minutos de muitas dicas e estratégias para sua operação de vendas. Aperte o play e ouça nossa conversa. Ao longo deste artigo vamos apresentar os principais pontos da nossa conversa. Confira!
Um processo de vendas é o nome dado ao conjunto de etapas e atividades que um cada vendedor deve realizar em cada negociação.
Entre as características de um processo de vendas atual podemos citar:
Como Ricardo Okino deixou claro em nossa conversa, um processo de vendas deve ser construído a partir das etapas do funil de vendas.
Essas etapas devem estar claras para o time de vendas, que deve saber:
Dentro disso é preciso garantir que o vendedor consiga identificar em qual etapa do processo de vendas ele está com cada cliente.
Com um processo de vendas claro, é fundamental que a empresa saiba quais são os gatilhos de passagem do pipeline para avançar ou não o prospect.
Os gatilhos de passagem são condições de passagem do lead de uma etapa a outra do funil.
Os gatilhos são importantes porque ajudam o vendedor a ter certeza de que aquele prospect possui o necessário para se tornar cliente. Leia mais em, “Gatilhos de passagem: o segredo para uma ótima gestão do pipeline de vendas”.
Um processo de vendas deve ser personalizado para cada empresa. Seguindo o modelo de negócios, o tipo de produto e a dificuldade de venda.
Entretanto, como já vimos ao tratar do passo a passo do processo de vendas existem 7 estágios quase que universais dentro das etapas de vendas, são eles:
Dentro de cada uma dessas fases existem diversas tarefas para serem executadas a fim de qualificar e converter o prospect em cliente.
Para buscarmos oferecer soluções de como melhorar o processo de vendas vamos abordar duas etapas fundamentais nesse cenário:
A prospecção deve estar refletida no processo de vendas. Em prospecção ativa, dentro do modelo outbound, é mais difícil escalar o processo de vendas, porque o lead possivelmente não sente que tem uma dor e nunca ouviu falar da sua empresa.
Nesses casos é fundamental que o vendedor, ou SDR, tenha um preparo prévio para falar com o possível cliente. É preciso ter foco nas possíveis dores do cliente.
Nesses casos, para otimizar o processo de vendas, você deve considerar:
Para entender mais sobre cadências de prospecção, assista ao vídeo abaixo:
É claro que todas essas etapas do processo de vendas exigem tempo e, por isso, é mais estratégico usar esse modelo quando sua empresa tem um ticket médio maior e um tempo de vida do cliente longo, que compense um custo de aquisição de clientes maior.
Para compreender mais sobre isso, indicamos que você acesse o conteúdo “Entenda o que é Custo de Aquisição de Cliente e como administrá-lo”.
Para gerar uma estratégia de prospecção efetiva, dentro dos moldes que estamos apresentando, é indicado que você invista na automação de processos de prospecção, gerando mais assertividade e criar um modelo de prospecção ordenada.
Automatizar a sequência de contatos vai auxiliar:
Quer melhorar os processos de prospecção com tecnologia? Conheça o Flow é o módulo de prospecção da Meetime.
Além da prospecção é possível pensar em como otimizar o processo de vendas na fase de relacionamento, que começa após o primeiro contato.
A etapa de relacionamento é um reflexo do início do processo. Por isso é importante ter gerado valor para o lead nas etapas anteriores.
Em Inbound, por exemplo, uma dica para otimizar o processo de vendas é ser rápido para atender a “levantada de mão do lead”.
Principalmente em negócios com ticket médio de vendas menor, tente não perder tempo.
Agendamentos, por exemplo, podem fazer você perder o timing da venda. Tente avançar o lead já na primeira conversa, seguindo as etapas de prospecção, mas de maneira concentrada. Rapidez é essencial para uma operação de Inside Sales.
Na etapa de relacionamento, quando não há confiança, engajamento e geração de valor, é possível existirem vários problemas nas etapas posteriores do funil de vendas.
Como você viu, o sucesso em vendas depende da organização dos processos que levam um lead até a conversão.
Buscar por ferramentas e técnicas atuais de vendas é o que vai manter sua empresa competitiva nessa área tão relevante do negócio.
Além disso, se você deseja melhorar a sua abordagem de vendas, aplicando esses e outros conceitos sobre o que é prospecção de clientes: inscreva-se no The Inside Sales Show!
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