A experiência de navegação para lojas de compras online

lojas de compras online

Somos fãs incondicionais das lojas de compras online que tenham uma experiência de navegação muito f#da! Como dissemos num post anterior: nada é mais crítico do que a navegação para um e-commerce. A forma e as categorias nas quais você organiza seus produtos, a maneira como os itens são exibidos no carrinho de compras online, enfim: tudo o que facilita a experiência do usuário entrar, escolher e pagar pelo seu produto. Essas engrenagens precisam girar sem travamentos!

Decidimos fazer uma análise da navegação de uma das várias lojas de compras online e testa-la até a etapa de pagamento, detalhando etapa por etapa. Selecionamos a Mobly pelo tamanho já considerável e foco em médios e-commerces, ignorando por hora ainda lojas de compras online gigantescas como Netshoes e Submarino.
Vamos ao experimento!

Mobly – móveis e artigos de decoração

Antes de entrar no site notamos algo que acontece com as lojas de compras online à medida que crescem. Quando digitamos “mobly” no Google a página da loja no ReclameAqui ganha relevância e segue abaixo da primeira ocorrência (2º, 3º ou ainda na primeira página). Você vai notar que isso acontece com várias outras empresas como Dafiti, Netshoes, etc.

reclame aqui

Comentamos num post anterior sobre a qualidade no atendimento ao cliente como diferencial competitivo. Qualquer cliente um pouco mais atento visitará sua página no ReclameAqui e analisará suas notas, as reclamações envolvidas, etc. Note como é crítico o atendimento rápido e personalizado ao cliente online.

Navegação na homepage

A primeira experiência de navegação do site da Mobly é tranquila. As categorias são bem organizadas e por itens (Móveis, Utilidades e Eletro, Decoração e Têxteis, etc.). Na seção Ambientes há itens de todas elas, para quem quer agregar os produtos por ambiente.

Há um slider (estrutura onde você passa as fotos para a direita e esquerda) logo após as categorias do menu superior (imagem abaixo). Sliders chamam atenção e funcionam bem para lojas de compras online, onde o apelo visual dos produtos são diferentes em cada consumidor. Em outros sites eles distraem os usuários do benefício principal e há severas críticas ao uso. Mas os e-commerces precisam mostrar variedade de produtos, através de boas fotos, e os sliders ajudam nisso. Essa discussão de prós e contras é muito bem tratada neste post.

slider

Ponto de melhoria: a página é muito longa, e há muitas distrações! Após o slider você tem vários banners intermediários, a seção de ambientes detalhadas em fotos, uma seção de “você visitou … logo pode gostar disso …”, uma chamada para a newsletter, recomendações, áreas de buscas, redes sociais, e as fontes minúsculas de rodapé. É bastante informação e a única priorização é a ordem de exibição!

Veja as fotos abaixo:

banners
ambientes
voce visitou e mais populares

Apesar da grande quantidade de informações, há um ponto positivo: a recomendação de produtos similares, baseados em histórico de buscas ou navegação, deixa a experiencia de navegação positiva, além de aumentar em muito a chance de vendas dependendo do acerto na recomendação.

newsletter

Suponha que tenhamos resistido à todas as ofertas e voltamos ao início, para procurar um produto. Como dissemos, a experiência de seleção de produtos iniciais no menu superior é bem organizada. No nosso exemplo fictício precisaremos de uma luminária para a mesa da Meetime.

luminarias de mesa

A seção de produtos apresenta 141 luminárias no total, 48 por página. A informação sobre os produtos mostradas inicialmente são: nome, marca, preço à vista e parcelado, percentual de desconto e se há ou não frete grátis.

categorias de filtros

Há muitos filtros à esquerda (marca, preço, cor, tipo de material, ambientes, materiais, tipos de lâmpada, potência, e muitas outras mais). Há 141 luminárias e vários dos filtros não contemplam o total, ou seja, muitos produtos ficam sem aparecer. Como sugestão de melhoria poderiam ser definidas as 3 categorias principais (marca, preço e material) e na página do produto.

Oportunidades de venda para lojas de compras online:

Na página de produtos dentro da categoria

Quando o cliente seleciona o primeiro filtro (imagem acima), por exemplo, a marca Startec (56 modelos) o site pode oferecer um vendedor para ajudar a selecionar o produto ou discutir mais informações. Perceba que a homepage vai receber muitos visitantes, e a maioria não está pronta para a compra. À medida que o cliente avança no funil de compra, refinando produtos conforme os filtros de interesse a empresa pode disponibilizar ajuda para aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Na página do produto em específico

Ao selecionar o modelo da marca Startec e o cliente entrar na página de produtos a empresa também pode oferecer o contato com um vendedor para discutir mais informações.

seleção e pagina de produto

Carrinho de compras e Página de Pagamentos:

A experiência de compra no carrinho de compras online é boa! Logo abaixo do produto escolhido há uma seção de “Leve junto”, focada em aumentar o tíquete médio de cada compra. Apesar de não termos dados sobre a efetividade isso é tido como uma boa prática. O que é importante no carrinho de compras: o cliente precisa saber exatamente quais produtos está levando e qual o próximo passo!

carrinho

Apesar dos vários call-to-action em diferentes cores também chamarem atenção (cálculo do frete, 10% de desconto no Paypal, buscar, meus pedidos) o botão de “Ir para o pagamento” ganha destaque. Outra boa prática é a barra fixa no rodapé, que não sai dali mesmo com a rolagem da página. Repare na imagem acima que informações não tão importantes como “cupom de desconto”, “pontos no BlueCircle” não são evidenciadas. Seu cliente não precisa de distrações aqui!

Discutimos em outro post as melhores dicas de taxa de conversão de e-commerces. Vale a pena a leitura!

A página de pagamentos (próximo passo) começa com um login e segue-se um cadastro, que apesar de longo é prático, pois não tira o cliente da tela para preencher dados de cobrança, entrega e terminar a compra.

cadastro de compra

Algumas boas práticas nesta etapa:

• O cliente sabe em que passo está! Veja que abaixo do logo da Mobly há um destaque para a etapa de entrega e pagamento, em azul.
• O call-to-action abaixo também é fixo e muito proeminente. Isso ajuda a manter o foco!
• A informação do Frete Grátis é bem clara na barra. Além disso, é um diferencial muito atrativo no Brasil!

A experiência de navegação do site da Mobly é boa, se comparada à maioria dos sites nacionais! Há alguns ótimos sites que podem servir como benchmarking para as melhorias que citamos em cada seção, como:

Bonobos
Manpacks
Hoodiepillow

Resumo
A experiência de navegação para lojas de compras online
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A experiência de navegação para lojas de compras online
Descrição
Detalhamos a experiência de navegação de uma das principais lojas de compras online do Brasil. Conheça a experiência de navegação da Mobly no post acima.
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