Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Você já percebeu que alguns vendedores parecem ter um dom natural de articular e convencer os consumidores a comprarem algo? Não é difícil encontrar por aí aquele vendedor que entende exatamente o que você está precisando.
Imagine que você chega numa loja de produtos eletrônicos buscando um celular de última geração e o vendedor te mostra o modelo perfeito, além de todas as funcionalidades, o equipamento atende a necessidades, como tirar fotos incríveis das suas viagem. O profissional reforça isso apelando para o sentimento.
O exemplo nada mais é que uma clara demonstração da aplicação da PNL em vendas. Desde a sua criação, a programação neurolinguística vem sendo incorporada a diferentes áreas com o objetivo de torná-las bem-sucedidas.
Se você ficou curioso para entender como funciona na prática, esse artigo foi feito para você. Boa leitura!
A PNL ou Programação Neurolinguística é uma metodologia que estuda o aprendizado comportamental do ser humano. Ou seja, como o cérebro percebe, organiza e armazena informações, de acordo com as experiências vividas pelo ser humano.
A abordagem tem o objetivo de aproximar comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia, ela foi criada na década de 1970 por Richard Bandler e John Grinder nos Estados Unidos.
Bandler e Grinder estudavam a fundo a Gestalt-terapia, que é um modelo psicoterápico que depois serviria como base para a consolidação da PNL. Eles afirmaram que existia uma ligação entre os processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais aprendidos por meio da experiência, sendo que esses podem ser mudados para alcançar informações específicas e objetivos de vida.
Os estudiosos também afirmam que a metodologia de PNL pode contribuir para “modelar” as habilidades de pessoas excepcionais, permitindo que alguém adquira essas habilidades. Em muitas ocasiões, uma única sessão pode contribuir para o tratamento de fobias, depressão, alergias, distúrbios de aprendizagem e outros.
As habilidades trabalhadas pela PNL são úteis na comunicação, mas também no gerenciamento de equipes e projetos, auxiliando em situações complexas e qualquer outra interação com pessoas, bem como no alcance da excelência pessoal.
As ferramentas usadas pela PNL permitem alcançar uma profunda compreensão dos padrões de comportamento e de como as pessoas podem responder diferentes situações presentes no cotidiano.
Independentemente de uma profissão ou ocupação, todas as pessoas podem se beneficiar da prática, de empresários a esportistas. Claro, que o grau de sucesso alcançado vai depender da comunicação consigo mesmo. Inclusive, é o que determina o êxito em outros aspectos como o pessoal, emocional, social e econômico
Alguns exemplos em que a PNL pode ajudar:
Mas, e o que significa o PNL em vendas? Bem, aqui o conceito se refere ao uso de técnicas de programação neurolinguística no processo de vendas de uma empresa. As estratégias focam na melhora da comunicação especialmente entre vendedores e clientes, tendo como objetivo final o fechamento do contrato.
Conhecer as técnicas certas leva a melhores resultados em vendas, pois o vendedor consegue ter um maior engajamento de seus leads, usando os argumentos certos no momento de se apresentar. Além disso, o vendedor consegue trabalhar melhor a sua comunicação, levando em consideração a etapa da jornada de compra, usando as estratégias no momento ideal para cada uma delas.
Quer usar de maneira mais eficiente a PNL em vendas? Nas dicas a seguir, você vai conhecer como fazer uma aplicação de maneira eficiente!
A técnica Swish é bastante popular na PNL, sendo que basicamente ela permite redirecionar de maneira consciente os pensamentos e comportamentos. A palavra swish é traduzida como assobio, sendo que a técnica consiste na mesclagem de um pensamento negativo com o positivo pode fazer com que a sensação ruim desapareça por completo.
Para poder aplicar a técnica, o primeiro passo é identificar aquilo que se pretende mudar. É interessante que você escolha um comportamento ou ação que deseja eliminar. Para aplicá-la em vendas, uma ideia interessante é trocar informações “não consigo fechar essa venda” por “essa venda é possível”. Para praticar, repita algumas vezes a substituição até você ter em mente a imagem indesejada, ou seja o objetivo concretizado.
O rapport é uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Por ser bastante utilizada no meio de vendas quando unida à PNL, funciona como uma ferramenta que cria a harmonia e a aprovação da comunicação entre vendedor e seu cliente, por meio da replicação do tom de voz positivo e o contato agradável.
A PNL trabalha com aspectos mais profundos do comportamento humano, como pensamentos e comunicação não-verbal, logo, é possível criar um nível de rapport ainda mais profundo. Consequentemente, o comprador vai se sentir mais à vontade com você, terá mais confiança no que diz, poderá aceitar margens maiores e comprar mais produtos.
A tradução de fogging é embaçar, na PNL, a técnica é usada para garantir o foco em soluções mais eficientes. E o que seria isso? Bem, a sua aplicação é feita em momentos de conflito quando há divergências de pensamentos e ideias.
Por exemplo, o vendedor está tentando comercializar a solução, mas o cliente tem criticado tudo que é apresentado. Para sair do assunto sem grosseria e ainda criar uma margem para que o consumidor se expresse, há a possibilidade de se perguntar: o que pode ser feito na sua opinião para melhorar a situação?
A pergunta ajuda a quebrar a tensão e faz com que os envolvidos consigam encontrar uma solução mais satisfatória para a conversa. Para a equipe de vendas, a técnica pode estar ligada a feedbacks, auxiliando no entendimento sobre potenciais erros no processo de vendas.
Na técnica de ancoragem, a ideia é que as sensações sejam positivas ou negativas possam ser repetidas. Compreender isso é uma das coisas mais importantes da PNL. E como aplicar isso ao processo de vendas?
Bem, procure fazer âncoras positivas, como trazer à tona o sucesso de uma determinada ação para o cliente e mostre a ele que ele pode viver emoções similares com as que foram sentidas no passado com a compra de um determinado produto. Ou então, busque as âncoras negativas, expondo a ele o que pode ser sentido ao não adquirir aquela solução. Para embasar seu trabalho pegue os cases de sucesso como exemplo.
O reforço positivo é uma metodologia de treinamento focada em recompensas. Quando aplicado no ambiente de vendas, ele parte do princípio de reforço de um comportamento por meio de elogios. E como isso acontece de fato?
O vendedor vai usar os elogios para que o cliente veja os pontos que acredita que são essenciais dentro da negociação. O método busca a motivação e reconhecimento quando a pessoa tem algum tipo de ação que facilite o processo de vendas.
Vale destacar que focar em algo positivo é especialmente útil quando há objeção no momento de compra. Você pode reforçar os pontos vantajosos da sua solução e da empresa, fazendo assim com que a recusa não aconteça novamente.
Com a aplicação das técnicas de PNL anteriores, é possível aproveitar vantagens na sua equipe de vendas, como você vai ver a seguir!
Um fato: sem boa comunicação dificilmente o vendedor vai conseguir convencer uma pessoa a comprar. A PNL ajuda bastante nesse aspecto, logo, um dos seus principais benefícios é a compreensão do que a forma de se expressar pode dizer sobre a sua mentalidade, melhorando a eficácia comunicacional em toda a empresa e com os seus potenciais clientes.
Aliás, quer melhorar a forma de se expressar do seu time? Conheça os 5 principais aspectos para desenvolver uma comunicação eficiente em vendas neste episódio do Cast For Closers:
A programação neurolinguística vai ensinar os vendedores a compreender como os clientes e os próprios colegas se comunicam, mesmo que de maneira subconsciente. Mas o que isso significa? Todas as informações obtidas poderão modelar seu comportamento.
Consequentemente, replicar esforços bem-sucedidos de outras vendas se torna um processo mais simples. O que você aprendeu ao fechar outros negócios pode servir de aprendizado para aplicar em outras vendas, ainda mais se o perfil dos clientes forem parecidos.
A capacidade de negociação pode levar a sua empresa a fechar muito mais negócios. Nesse sentido, a PNL atua como uma aliada. Por meio dela, você aumenta a sua capacidade de entendimento e comando sobre como melhorar qualquer interação humana, com isso, as habilidades de negociação se tornam mais persuasivas e eficazes.
Toda empresa tem clientes que entram em contato para reclamar, elogiar ou mesmo enviar sugestões. Com a PNL é possível entender o que realmente o consumidor pensa, ajudando-o a lidar melhor com as demandas apresentadas.
Quando a equipe de atendimento é capacitada para atuar nos princípios da programação neurolinguística, fica mais fácil manter os clientes satisfeitos e fazer com que eles voltem a comprar. Ou seja, aumenta os níveis de fidelização.
Como visto, a PNL em vendas parte do princípio de compreensão sobre o que motiva seu comprador e quais são seus valores.
Por isso, para que as técnicas apresentadas funcionem é importante que você conheça bem a sua buyer persona, fará toda a diferença na hora de abordá-la.
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Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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