Convidamos o Nicholas Ghitti para falar com a gente sobre como fazer a internacionalização de uma empresa. Ele começou sua carreira como Account Executive, onde já fazia Inside Sales mesmo antes de saber que essa prática existia.
Nos últimos 8 anos, passou pela Resultados Digitais, onde auxiliou na estruturação da parte de Canais como Hunter, atuou também como Gerente de Inside Sales no mercado internacional na VTEX e, hoje, toca a operação de IS da EBANX, totalmente focada no internacional.
Foi um papo muito rico, cheio de aprendizados. Aperte o play e bom episódio!
Casts for Closers #94 – Internacionalização de Vendas
Neste episódio nós conversamos sobre:
Por onde eu começo a internacionalização
Como funciona na EBANX
Ajudam as empresas a expandirem na América Latina
O time de Vendas já nasceu no internacional
Começaram pelas low hanging fruits: expatriados (brasileiros e mexicanos) que têm um negócio fora do seu país de origem
Começaram pelo que seria fácil de abordar e pela qualidade do produto
Os expatriados já conhecem o mercado e as particularidades dele
Depois do fechamento, eles gostavam da solução e indicavam para outras empresas – foi assim que atingiram os estrangeiros
Quais são as barreiras culturais
Idioma
Hoje possuem um time de 10 vendedores e 10 SDRs com inglês fluente
Treinam espanhol em casa ou buscam profissionais com os dois idiomas fluentes, apesar de ser mais difícil
Maturidade do mercado
Conseguiram ultrapassar fazendo um trabalho de Canais
Ferramentas que vão ser utilizadas no processo
Dependendo da região, a ferramenta preferida pelos prospects varia
O prospect latinoamericano prefere conversar no WhatsApp, já de outras localidades pode variar entre iChat, SMS, ligação, etc.
Fuso horário
Como conseguir encaixar o meu time com o horário perfeito para entrar em contato com aquele cliente
Dicas para atração inicial na internacionalização
Não dava para esperar a operação de Inbound engrenar
Focaram no Outbound
Usar ferramentas estrangeiras de mapeamento de mercado (Ex: Growbots, LinkedIn Sales Navigator)
Olharam para o que os concorrentes estavam fazendo
Parcerias
Time de gestão ficou focado nessa parte enquanto a operação focava no Outbound
No go-to-market acharam os parceiros certos para ganhar a primeira tração no mercado onde queriam iniciar
Outra possibilidade é contratar uma assessoria local para anunciar a chegada da empresa no mercado
Quais características são importantes nos vendedores para atuar em mercados diferentes
O vendedor tem que ser muito resiliente
Os prospects não conhecem a marca e mercado é mais competitivo
Você toma mais “não” no meio do processo
Não pode se abalar na rejeição
Mercados competitivos pedem muito mais resiliência do time de pré-vendas
Organização é algo muito importante na internacionalização
Precisa trabalhar com diferentes funis e ferramentas
Não pode perder o timing na cadência de atividades
Precisa saber priorizar as tarefas e reuniões
Aprendizado constante
Na EBANX não segmentam os vendedores por regiões, mas sim por tamanho de empresa
Se você se estabiliza num novo idioma, você ganha prioridade num mercado diferente
Capacidade de sempre querer aprender e querer jogar
Prós e contras da estratégia de Trailblazers na internacionalização
Existem várias maneiras de expansão de mercado e internacionalização
Os Trailblazers
Vantagens: é ser treinado dentro de casa, portanto tem muito conhecimento da empresa, dos processos e do produto, o que diminui a curva de aprendizado
Desvantagens: não tem conhecimento da cultura local
Se contratar alguém da região para onde você quer expandir, a curva de aprendizado da pessoa é muito grande
Outra estratégia adotada é trazer pessoas daquele mercado-alvo para trabalhar dentro da EBANX
O parceiro ainda é muito importante na hora de aprender sobre o mercado
Preparação legal para operar fora do País
Pense muito antes de abrir uma entidade fora do seu país de origem
Abrir uma entidade na América Latina demora tanto quanto no Brasil
Ao abrir, você fica elegível para tributação, mas ainda está incipiente no mercado
Teste o mercado sem abrir uma entidade com ferramentas de pagamento crossboarder
Sempre busque ajuda legal
Internacionalização é mais fácil do que parece
Chame um vendedor com fluência no idioma que você precisa e coloque-o como champion do projeto
Existem diversas estratégias que ajudam na tradução e estratégia do Marketing
É mais demorado, mas não é complexo
Usem ferramentas para auxiliar
Freelancers são uma opção
Nunca foi tão simples lidar com pagamentos internacionais como hoje
Conversamos nesse episódio com Nicholas Ghitti, Regional Sales Manager da EBANX. O Nicholas nos deu uma aula sobre como internacionalizar suas vendas e vender fora do Brasil. A EBANX é uma empresa que nasceu vendendo para mercados externos e pudemos aproveitar muito da expertise deles nesse episódio! ;)