[Gues Post] A importância do atendimento ao cliente no processo de vendas

atendimento cliente processo de vendas

Este artigo foi escrito pela Huggy

A geração Z, que abrange os indivíduos nascidos na metade dos anos 1990 até 2010, é bastante interessada e ativa no consumo. Eles são nativos digitais e têm na tecnologia sua principal fonte para pesquisas e interações com as marcas. Esse é um dos fatores que explica a migração das estratégias de marketing das empresas para os canais digitais e que reforça a importância da qualidade do atendimento ao cliente no processo de vendas.

Não adianta, entretanto, apenas migrar o atendimento para o meio digital e esperar que as vendas aumentem. É necessário considerar as preferências do novo perfil de consumidor, entregar agilidade, performance solucionadora, atendimento personalizado e atencioso.

Esses são alguns dos critérios exigidos por um novo consumidor antenado e conectado. Quem trabalhar considerando essas mudanças, conseguirá impulsionar a experiência de consumo e satisfazer clientes.

Além disso, uma boa estratégia de relacionamento é um dos grandes segredos das marcas que guardam vínculo com os consumidores, atingem sua lealdade e constroem boa reputação.

Quer saber como trilhar esse caminho? Nesse post, vamos falar sobre o impacto do atendimento ao cliente no processo de vendas. Siga a leitura!

O atendimento telefônico e as vendas

Estratégias de relacionamento capazes de dar suporte ao processo de vendas requerem inovação. Um relatório de 2016, do Global Contact Centre Benchmarking, indica que as redes sociais lideram a preferência do consumidor quando eles precisam fazer contato com as empresas.

O atendimento por telefone, entretanto, ainda tem sua importância. Um atendimento telefônico bem feito gera confiança no consumidor e pode ser decisivo para fechar uma venda. Para isso, as empresas precisam se renovar, recorrer a ferramentas tecnológicas e a integração de canais, fazendo a operação funcionar em sintonia com as políticas de venda.

A palavra-chave desse segmento é mesmo inovação, como indica outra pesquisa, a Global Mobile Messaging Consumer Report 2016. De acordo com esse levantamento, 89% dos consumidores gostariam de se comunicar com empresas por mensagem de texto, mas o índice de empresas que fazem essa conexão com seus clientes ficou em 48%, abaixo da metade das corporações pesquisadas.

Esses números mostram que existe uma lacuna de inovação a ser preenchida pelas marcas dispostas a aumentar sua competitividade no atendimento ao cliente. A fórmula pode ser uma abordagem automatizada, multicanal e integrada, garantindo experiência positiva e contínua.

Potencializando o suporte

Um atendimento que integre essas características é a chave para um consumidor disposto e inclinado a comprar seus produtos e serviços, principalmente depois que ele perceber valor e ganhar confiança na sua marca. Com automatização, digitalização e integração de canais, é possível conhecer o perfil e as necessidades do público.

A soma desses fatores aumenta as chances de fechar negócio com os usuários que entram em contato com a sua empresa, como aqueles que realizam trial de software.

Outra vantagem do serviço de atendimento ao cliente adaptado a esses novos tempos é tornar sua marca mais disponível, facilitando a vida do cliente. Os ganhos de performance e resultados também são relevantes.

A operação passa a ser mensurável, em função do registro do histórico de atendimento, que permite à equipe trabalhar com foco na personalização do atendimento.

O papel do atendimento ao cliente no processo de vendas

Agora, refletindo especificamente sobre o suporte que esse bom atendimento ao cliente dará ao processo de vendas, o primeiro ponto a considerar é que os vendedores estarão municiados de boas informações para uma abordagem certeira, perante um conjunto de clientes mais simpáticos à sua marca. Isso significa que é preciso trabalhar para construir uma integração sólida entre as áreas de atendimento e vendas.

Um bom exemplo do potencial desse diálogo para o fechamento de negócios é a estratégia de oferta de versões trial. É um momento fundamental em que, além de testar o produto ou serviço, o cliente está experimentando o relacionamento com a marca. E ele precisa ser agradável e produtivo.

O suporte pode ser um fator de conquista e fidelização de clientes, exigindo investimento em resposta rápida, aproveitando recursos como chat online e disponibilizando canais de contato variados e integrados.

Chegou a hora de apostar em inovação e em um relacionamento que priorize qualidade e experiência positiva. Esse é o caminho de um atendimento ao cliente que pode turbinar seu processo de vendas.

Calcule a probabilidade de Retenção dos seus Clientes:

retencao de clientes

Resumo
A importância do atendimento ao cliente no processo de vendas
Título do Post
A importância do atendimento ao cliente no processo de vendas
Descrição
Saiba como melhorar o atendimento ao cliente no processo de vendas e a relação com seu público consumidor no meio digital.

Você pode gostar também de...