A comissão deve fazer parte de qualquer rotina de times de vendas, mas não é baixo o número de empresas que sofrem com desmotivação e até perda de talentos por falhas no plano de compensação ou mesmo por não compreender o que é remuneração variável, na prática.
A remuneração variável é também um fator que influencia na retenção do pessoal da equipe de vendas. Em cenários extremamente competitivos, como é o de profissionais qualificados, é fundamental ter uma política de remuneração variável clara e eficiente, que seja capaz de atrair e reter os melhores talentos em vendas. Um dos principais desafios de várias empresas que conversamos é deixar o plano claro, aplicável e que faça sentido de acordo com os objetivos da empresa.
Para auxiliar em todos esses pontos, gravamos esse podcast baseado em dois pilares:
além de experiências conhecendo práticas de outras empresas, brasileiras e americanas.
Aproveite mais um episódio prático disponível para você, e saiba definitivamente o que é remuneração variável e como aplicá-la ao seu negócio. 😉
EPISÓDIO #45 – O que é remuneração variável em vendas
5 principais aprendizados em Remuneração Variável em Vendas para que você entenda cada detalhe sobre eles e, com certeza, depois de ouvir este podcast e ler este resumo, saberá exatamente o que é remuneração variável.
1 – Características importantes ao determinar a remuneração variável
Imediatas
O objetivo da remuneração é direcionar um comportamento
Se o comportamento é aumentar o número de clientes, faturamento esperado for atingido a recompensa é na hora
Dessa forma o vendedor lembra que a remuneração veio em função do comportamento ou resultado atingido
Portanto, para que ele seja imediato a remuneração deve também ser coerente
Claras
A remuneração variável tem de ser muito facilmente compreendida
Dica Trish Bertuzzi: se você não consegue explicar sua política de comissionamento num guardanapo, ela está complexa demais
Todos os vendedores precisam saber o que fazer para alcançar a meta: “OK, estou a X% da minha meta e a minha comissão está sendo impactada da seguinte forma”
A política de comissionamento premia o vendedor a qualquer custo
O comportamento estimulado vai ser a venda pela venda, “sem filtros” e atraindo clientes com bad fit para o produto
4 – Comissionamento do pré-vendedor também alinhado ao resultado final
Oportunidades qualificadas: a remuneração variável pode estar relacionada à venda pois o objetivo dele é passar boas oportunidades aos vendedores, ou seja, está fazendo uma primeira qualificação em vendas.
Reuniões agendadas: o objetivo do SDR é apenas agendar uma reunião com um lead que tem perfil, mas a análise não é tão profunda (cabendo ao vendedor). A remuneração variável, neste caso, não pode estar relacionada à venda pois não está sob o controle dele.
5 – Crescimento intrínseco na carreira do vendedor
Só a política de remuneração variável pode ser pouco para reter top performers