Quando se trata de fechar negócios, o LinkedIn está no topo da lista de melhores amigos de cada representante de vendas internas.
O LinkedIn tornou-se uma ferramenta útil para equipes de vendas internas quando se trata de prospecção, qualificação e fechamento de negócios. A popularidade do site reflete a importância da mídia social no processo de decisão de compra B2B.
De acordo com um estudo da IDC de 2014, 3 de 4 compradores B2B e 8 de 10 compradores executivos usam as mídias sociais para tomar decisões de compra.
O que separa o LinkedIn do resto do pacote de mídia social é seu foco no relacionamento B2B e profissional. De acordo com dados da pesquisa de 2016, 59% dos profissionais de marketing B2B dizem que o LinkedIn gera leads para seus negócios, e 65% das empresas B2B afirmam ter adquirido um cliente através do LinkedIn.
A questão não é mais se os representantes de vendas devem usar o LinkedIn para fechar mais negócios – a resposta para isso é tão direta quanto possível.
A grande questão é como as equipes de vendas internas devem usar o LinkedIn para fechar negócios. Por isso, elaboramos uma lista de cinco coisas que você precisa fazer se quiser aumentar sua taxa de fechamento de negócios no LinkedIn.
Os benefícios aqui são duplos: esta pesquisa não só lhe dá uma série de insights que você pode usar para orientar a conversa assim que entrar nela, mas o LinkedIn também envia uma notificação para que o possível cliente saiba que você visualizou o perfil dele. Se o cliente em potencial não souber quem você é, ver seu nome e rosto nesta notificação pode fazer com que sua primeira mensagem pareça um pouco menos fria, pois você já será familiar para ele. Seu objetivo: fazer com que o LinkedIn envie uma notificação ao seu cliente em potencial de que você esteve observando o perfil dele. Use esta notificação para entrar no radar deles.
2. Procure por uma conexão em comum
De acordo com uma pesquisa com compradores e influenciadores de B2B, apenas 4% tiveram uma impressão favorável de um vendedor que chegou no anonimato, mas 87% tiveram uma impressão favorável de um vendedor que foi apresentado a eles por alguém em sua rede profissional. Os compradores B2B valorizam muito as opiniões de seus parceiros e têm muito mais probabilidade de confiar em alguém que os mesmos tenham garantido ser. Se você puder encontrar uma conexão mútua para apresentá-lo, é muito mais provável que você avance com um possível comprador. Seu objetivo: Encontre alguém com quem vocês estejam conectados no LinkedIn e que possa lhe apresentar.
3. Procure por um interesse comum
Ao analisar o perfil do LinkedIn de um cliente em potencial, tente encontrar algo que vocês dois tenham em comum. O lead segue alguém que você segue? Eles estão em um grupo em que você está? Eles foram para a mesma universidade que você fez ou trabalhou em uma empresa com a qual você fez uma parceria? Certifique-se de analisar também o conteúdo com o qual eles estão compartilhando e interagindo. Se eles compartilham conteúdo de algumas das mesmas fontes que você, ou sobre um tópico que você também segue, esse pode ser o ponto comum que você precisa. Seu objetivo: encontre alguns pontos em comum que você possa usar para iniciar uma conversa.
4. Mantenha sua mensagem curta e afável
Quando você finalmente está pronto para enviar a primeira mensagem para um cliente em potencial, a pior coisa que você pode fazer é divagar sobre coisas com as quais eles não se importam. A chave aqui é fazer com que seja sobre eles.
Em vez de se concentrar em recursos, integrações, prêmios ou estudos de caso, concentre-se em um problema específico que provavelmente enfrentará. Use uma frase como “Nós ajudamos [empresa de tamanho similar] a aumentar seu [KPI]” para comunicar o valor que você pode oferecer sem aborrecê-lo. Seu objetivo: chegar no ponto certo e se concentrar no seu prospect. Faça sua primeira mensagem em cinco sentenças no máximo. Aqui está um vídeo que eu coloquei sobre a importância de manter as coisas curtas e afáveis. Confira:
5. Faça uma pergunta que eles se importarão
Existem poucas perguntas em que um cliente em potencial está menos interessado do que “Podemos conversar?” E “Posso fazer uma pergunta?”
Chato.
Use os insights obtidos por você para estudar o perfil deles e os pontos em comum que você descobriu para criar uma pergunta que eles realmente ficarão satisfeitos em responder. As pessoas adoram falar sobre coisas que lhes interessam. Use isso a seu favor e comece uma conversa com alguma direção real. Seu objetivo: faça com que eles falem fazendo uma pergunta que eles querem responder. Pode ser tão simples como “Que ferramenta você usa atualmente para o ABC?”
Agora é com você
Quando se trata de decisões típicas de compra B2B, o LinkedIn é uma parte importante do processo. É uma ferramenta que todo representante de vendas interno deveria estar aproveitando e, implementando algumas das práticas recomendadas nesta postagem, você fechará mais negócios rapidamente. Lembre-se: seus clientes em potencial não estão procurando mensagens com vários parágrafos de vendedores com quem nunca interagiram antes. Encontre o seu ponto em comum, então comece a discussão fazendo com que tudo seja sobre eles. Recapitulando, aqui estão as cinco coisas que você precisa para aumentar a sua taxa de fechamento no LinkedIn:
Estude o perfil de seus clientes em potencial (prospects).
Procure por uma conexão em comum.
Procure por um interesse comum.
Mantenha sua mensagem curta e afável.
Faça uma pergunta que eles se importarão.
Conheça a planilha de prospecção de clientes
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.