Você quer se tornar um gerente comercial? Primeiro, é necessário ter certeza de que tem as habilidades certas, a experiência, e o histórico no comando tanto em vendas quanto na gestão de pessoas – para se sustentar.
Embora todo gerente, sem dúvida, precise de bagagem prática para converter os prospects em clientes, há uma grande variedade de outras (igualmente importantes) habilidades de gerenciamento que você precisará dominar para se destacar nessa função.
O gerente de vendas é responsável por construir, liderar e gerenciar uma equipe de vendedores. No nível prático, esse profissional é encarregado de diversas funções de missão crítica na maioria das organizações.
Porém, essa é uma definição que pode variar um pouco dependendo da organização, no contexto primário de startups B2B, por exemplo.
O que o gerente comercial faz?
Entre as atividades que o gerente comercial desempenha, estão:
definir metas de vendas;
gerenciar cotas individuais e de equipe;
criar um plano de vendas e experimentar proativamente para melhorar a execução;
monitorar o progresso em tempo real e análise de dados;
recrutamento, contratação e demissão de representantes de vendas.
Quanto ganha um gerente de vendas?
A média salarial de um gerente comercial é de R$ 6.208,97 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais (no estado de São Paulo em 2022 – calculado a partir de uma amostragem de 21028 profissionais). O piso salarial é de R$ 6.091,34 e o salário médio na cidade de São Paulo é R$ 7.954,75.
Esse valor varia de acordo com a empresa, estado e cidade em que o profissional se encontra. Entretanto, essa é uma média obtida indicada no site Dissídios Salariais.
Qual a diferença entre diretor de vendas e gerente comercial?
Algumas das responsabilidades do gerente de vendas podem se sobrepor às de outras funções relacionadas, dependendo do tamanho e da estrutura interna de sua organização.
Especialmente quando se trata de títulos como diretor de vendas, o que tende a ser uma posição mais sênior e preocupados com a estratégia organizacional, do que o papel médio do gerente de vendas.
Embora haja muita similaridade quando se trata de ambas as funções, como:
Também fica claro que o cargo de diretor de vendas é muito mais antigo do que o de gerente comercial.
O encarregado de postar vagas de trabalho de vendas destaca claramente o quanto a função está relacionada à estratégia e à direção (em vez da gestão ativa das pessoas que brilha na postagem do gerente).
Por exemplo, o diretor de vendas se reportará diretamente ao CEO da empresa, terá a propriedade do futuro roteiro de escalonamento e será responsável por manter a empresa no caminho certo para suas projeções de crescimento interno.
Essa posição é muito diferente de passar a maior parte do dia trabalhando diretamente com representantes de vendas individuais, ajudando-os a fechar mais negócios e atingir metas de receita.
Então, uma vez que souber exatamente o tipo de papel que você está procurando e o título correspondente que melhor se encaixa, você pode começar a se posicionar para destacar-se da multidão e causar uma primeira impressão poderosa em quem realiza a contratação de gerentes.
Para ter um bom desempenho como gerente de vendas existem algumas habilidades que você precisará desenvolver. Veja a seguir quais são!
7 habilidades que você precisa dominar para se tornar um gerente de vendas
Se você quer se tornar um gerente de vendas, comece aperfeiçoando e exibindo essas habilidades essenciais durante todo o processo de entrevista.
Acompanhe:
1. Identificar e contratar representantes de vendas talentosos
Manter um fluxo de novos candidatos é muito importante para a sua equipe. Afinal, eventualmente será preciso substituir aqueles que você quer mover para cima ou para fora – ou simplesmente adicionar novas pessoas ao seu time atual.
E, como um bom vinho, você naturalmente aprimora-se com o tempo sua capacidade de identificar representantes de vendas talentosos em potencial à medida que avança no processo de recrutamento e construção de sua base de experiência.
Peça para ter um papel mais ativo no processo de contratação de vendas da sua empresa. Expresse seu interesse em subir na carreira e participe de algumas entrevistas com seu gerente. Gaste alguns minutos todos os dias chegando aos candidatos em potencial e iniciando conversas com as quais você pode aprender ao longo do tempo.
Interesse-se e preveja quais pessoas acabam ficando mais distantes no processo de entrevista. Quem se torna um representante de alto desempenho?
Ao contratar candidatos para trabalhos de vendas internas, lembre-se de algumas dicas.
Dicas para se lembrar na entrevista com candidatos
se um candidato não conseguir articular claramente um resultado tangível obtido em um trabalho de vendas atual ou prévio, essa é uma grande bandeira vermelha. Os vendedores de sucesso ficam atentos às suas maiores vitórias e sabem onde estão.
outra marca de um vendedor forte é seu nível de organização e como eles estão preparados quando comparecem para uma apresentação, chamada de vendas ou reunião – e uma entrevista é o teste perfeito para avaliar essa qualidade crítica.
procure alguém que tenha experiência suficiente em vendas (ou em outro campo relacionado) para saber que nem todos os prospects terão o encaixe certo, e que a rejeição e o fracasso são os alicerces da melhoria como vendedor.
procure por indicadores de disciplina. Pergunte sobre uma vez que eles foram rejeitados, ou quando eles perderam a cota, e tentar avaliar o que eles aprenderam com a experiência.
Quanto mais você puder trabalhar em colaboração com os gerentes de contratação internos durante o processo de recrutamento de representantes de vendas, mais (e mais rápido) você começará a aprender o que contribui para contratações fortes.
Graças ao nosso amigo Jack Sparrow, todos nós aprendemos que você não é um líder simplesmente porque você parece e soa como um.
O ato de ficar orgulhosamente de pé na frente de seu navio não afeta sua capacidade de capacitar, motivar ou gerenciar sua tripulação. E é isso que a verdadeira liderança implica.
Gerenciando, motivando, incentivando e capacitando sua equipe de vendas.
Navegar com sucesso em cada uma dessas atividades com sua equipe regularmente – ajudando-as durante o inevitável clima tempestuoso ao longo do caminho – exige muita iniciativa.
Se seus representantes estiverem com desempenho insatisfatório, isso estará em você. Como gerente de vendas, é seu trabalho estar ocupado em fazer tudo o que puder para fazer com que cada membro individual de sua equipe seja bem-sucedido.
A melhor parte é que você não precisa ser um gerente de vendas hoje para construir (e começar a demonstrar) suas habilidades de liderança.
Demonstre suas competências ao orientar outro representante em sua equipe que precisa de um pouco de apoio e auxílio. Comece um clube orientado por objetivos e organize eventos que tirem os outros funcionários de suas zonas de conforto e os façam agir.
Lembre-se, uma vez que você se torna um gerente de vendas, sua viagem nem sempre vai exatamente de acordo com o plano. Ao contrário, é permanecer humilde e mostrar que você é humano também que irá ajudá-lo a construir e manter relacionamentos saudáveis com sua equipe.
Seu trabalho não é fazer tudo pelo seu time, mas sim construir o time certo que pode se destacar quando receber ferramentas, orientações e incentivos úteis. Isso é o que é liderança.
3. Habilidade para treinar a equipe de vendedores
Além de apenas liderar sua equipe, é seu trabalho como gerente comercial treinar efetivamente os membros de sua equipe e continuar ajudando-os a crescer profissionalmente. Ouça o episódio do nosso podcast sobre como fazer o treinamento de vendas e acelerar a adaptação e performance dos representantes.
Você tem experiência pessoal para desenvolver ou melhorar o processo de vendas de sua organização? Que tal treinar colegas de profissão através de um acordo particularmente desafiador?
Os grandes gerentes comerciais podem alternar facilmente entre a visão micro (do cenário de um vendedor) e voltar para a visão geral de como as coisas estão indo em sua equipe, de uma forma mais ampla.
São vários Inside Sales Representatives experimentando os mesmos desafios? Que tipos de bloqueadores estão atrapalhando para atingir metas trimestrais? Cresça na sua capacidade de não apenas identificar, mas responder a esses tipos de perguntas, e seu valor como gerente de vendas estará praticamente comprovado.
Semelhante à construção de sua experiência como líder, provar sua capacidade de lançar-se no espaço mental de um representante individual e ajudá-lo a solucionar a melhor maneira de negociar uma objeção é algo que você pode começar a fazer hoje.
Procure alguém da sua equipe que seja novo na empresa, passando por um trimestre difícil ou tenha menos experiência em vendas.
Pergunte se eles estão afim de um parceria em que você pode começar a ouvir suas gravações de chamadas para fornecer feedback construtivo e aperfeiçoar o discurso, reconstruir seus cold e-mails, ajudar com conselhos, rotinas, táticas e hábitos que ajudam você a ter um melhor desempenho – e podem ajudá-lo também.
4. Definindo, implementando (e inovando) planos de vendas
Goste ou não, implementar processos e planejar regularmente são essenciais para manter um modelo de negócios bem-sucedido à medida que sua equipe de vendas cresce e a empresa se aprimora com o tempo.
Como gerente comercial, é mais importante que todos fizessem um trabalho realmente bom (consistente) do que ter apenas alguns Rockstars de vendas arrasando na sua maneira, enquanto todo mundo fica para trás e tem um desempenho ruim.
Ter um plano de vendas fácil de seguir, repleto de documentação de processos, scripts, modelos e treinamento contínuo garante que os membros de sua equipe estejam todos no mesmo nível, garantindo que sua equipe tenha desempenho consistente (e se proteja contra a probabilidade de alguns representantes ficarem atrás de outros).
Não importa o quanto você deseje, anseie ou reze, um plano de vendas nunca será um daqueles que o define e esquece os documentos organizacionais. Esse plano é um instrumento vivo que é moldado ativamente em tempo real à medida que sua organização cresce, muda e, mais importante, aprende.
Em sua essência, todos os bons planos de vendas são compostos por três seções distintas:
Como gerente de vendas, o seu trabalho será manter, atualizar, impor e criar o plano de entrada no mercado (go-to-market) da sua equipe. Para se preparar melhor para se tornar um gerente de vendas, faz sentido ter experiência em compilar e trabalhar com um plano de vendas.
Crie sua própria versão de um plano e documentação para sua empresa atual. Se sua equipe já tiver um plano, tome a iniciativa de atualizá-lo você mesmo. Independentemente de sua organização ter um plano de vendas ativo hoje ou não, essa é uma atividade inestimável de se passar apenas pela experiência.
5. Habilidades interpessoais e de comunicação
Como você colabora e trabalha com os outros?
Como você já deve saber, a maior parte do seu trabalho, quando você se tornar um gerente comercial, será se reunir, conversar e ativamente solucionar problemas com os representantes de sua equipe.
Hoje em dia, a maioria das vagas de emprego de gerente de vendas destacam claramente o quanto você terá que pegar o telefone, comparecer a apresentações, mergulhar no desenvolvimento de parcerias e participar do processo de vendas com as principais contas do início ao fim.
Portanto, fortes habilidades interpessoais e de comunicação são fundamentais. Embora isso não signifique que somos todos muito bons nessas habilidades.
Muitas vezes, quanto mais habilidoso você é como vendedor, mais difícil pode ser colocar-se de volta à mentalidade do iniciante – tornando mais difícil a comunicação eficaz com os representantes que ainda não estão no seu nível.
Se esse tipo de comunicação não for um forte seu, não tema. Você pode começar a flexionar esse músculo hoje propositalmente saindo de seu caminho para se comunicar (dentro da razão) com seus colegas de trabalho.
Ao orientar um representante que está passando por alguns desafios, faça questão de não assumir que eles têm a mesma base de conhecimento e experiência que você tem. Comece mais atrás do que você normalmente faria, expresse verbalmente o que está acontecendo dentro de sua cabeça, explique a lógica e o raciocínio por trás das etapas de solução de problemas que você toma.
6. Habilidades organizacionais
Uma vez que você se tornar um gerente de vendas, haverá muitas demandas pelo seu tempo ao longo do dia. Isso significa que você não pode sempre alçar voo de sua cadeira de escritório, aceitando todos os pedidos de reunião que aparecerem, ali mesmo no local.
Embora o papel (e as atividades diárias) tenha mudado completamente ao se tornar gerente de vendas, também é fácil abandonar o dia com a mesma rotina de quando você ainda era um colaborador individual.
Ao dar um passo para trás no início de cada semana, planeje cuidadosamente sua agenda, conte tempo suficiente para interagir com os membros de sua equipe e bloqueie o espaço necessário para trabalhar em outras atividades importantes, como:
previsão;
planejamento;
experimentação;
e treinamento.
Assim, você terá um grande avanço na organização da semana seguinte.
Comece a pensar cuidadosamente sobre como priorizar as tarefas como gerente de vendas.
Se os seus representantes não estiverem organizados e se mantendo na tarefa, você não pode esperar que eles sempre atuem com capacidade máxima e seus números. Se você não está sendo organizado, você realmente pode esperar que seus representantes estejam?
Parte de ser um gerente de vendas eficaz – e líder – é mostrar seus valores e articular claramente suas prioridades aos membros de sua equipe. Compartilhe exatamente o que é esperado deles, como você estará medindo seu desempenho e recompensando-os.
Tornar-se mais organizado no trabalho começa com o seu espaço físico:
mantenha sua área de trabalho organizada;
tenha tudo o que você precisa ao seu alcance;
tenha controle de sua caixa de entrada de e-mail;
comece seu dia com uma lista de suas principais prioridades;
tente evitar a mania de multitarefa.
7. Previsão de resultados de vendas
Ser transparente sobre a direção que sua equipe precisa seguir ao longo do próximo trimestre, e específico sobre o que precisa ser alcançado individualmente são duas expectativas muito importantes para se comunicar como um gerente comercial.
Mostrar aos seus superiores que sua equipe pode performar de forma confiável com base nessas expectativas e atingir metas previsíveis é igualmente importante para seu sucesso como gerente de vendas.
Enquanto há um monte de diferentes estratégias de previsão de vendas que você pode aderir dependendo do seu tipo de modelo de negócio, da indústria, da duração do ciclo de vendas, e outros fatores, confira as mais comuns no nosso artigo sobre forecast de vendas.
Você tem o que é preciso para se tornar um gerente de vendas?
Construir as habilidades certas e a base da experiência é apenas um dos lados da equação, mas muito de conseguir qualquer emprego – especialmente um trabalho de gerente de vendas – depende da sua capacidade de se posicionar como o candidato perfeito.
Quando você está dando o salto de representante de vendas para gerente de vendas, provavelmente não tem a capacidade de falar sobre sua experiência no gerenciamento de uma equipe de vendas (a menos que tenha assumido esse tipo de função temporariamente no passado).Então, qual é a próxima melhor coisa?
Embora você ainda não seja um gerente de vendas, ainda pode mostrar que está realizando muitas dessas atividades no trabalho.
Sabe todas essas habilidades de gerente de vendas que acabamos de falar acima? Você pode começar a aperfeiçoá-las e colocá-las em prática, mesmo de maneira sutil, em seu trabalho hoje.
O plano de entrada no mercado da sua empresa deve ser atualizado? Mostre sua iniciativa, atualizando alguns de seus documentos de processo com base na situação atual.
Construa um modelo de previsão para começar a prever os resultados de suas equipes no futuro. Você pode utilizar uma planilha de metas e vendas para te auxiliar. Indique candidatos de alta qualidade para novas funções de vendas para seus gerentes de contratação. Seja mais organizado. Continue melhorando com a comunicação.
Mais importante, é crucial documentar todas as alterações que você está criando. Mantenha o controle de todas as maneiras que você já é praticamente um gerente de vendas, e você criará um caso convincente para o motivo pelo qual você merece uma promoção – ou o título equivalente em uma empresa diferente.
Como se preparar para uma entrevista de gerente de vendas?
Quando estiver pronto para começar fazer entrevistas para funções de gerente de vendas, comece descrevendo as respostas para essas perguntas de entrevista que vamos apresentar abaixo:
Principais perguntas de entrevista para gerentes de vendas
por quantos funcionários você foi responsável por gerenciar em cargos anteriores?
por que você quer ser gerente de vendas aqui?
finja que sou um representante de vendas que perdeu quota por três meses seguidos. O que você diria? Como você normalmente lida com os seus representantes de baixa performance?
o que você faz quando um vendedor de elite está entediado e quer mais responsabilidade?
o que você acha que motiva mais os representantes de vendas? O que fez você ter sucesso como representante de vendas?
como seus processos informarão como você gerencia sua equipe?
quão importante é o dinheiro para você?
com que frequência você deve se reunir individualmente com seus representantes de vendas? O que você acha que faz uma sessão de coaching de sucesso?
do que você gosta e não gosta no nosso processo de vendas?
qual método de treinamento é mais eficaz para novos representantes?
como você explicaria o que [nome da empresa] faz para uma pessoa não familiarizada com o que fazemos?
Não se esqueça de que esse ainda é um papel relacionado a vendas. Após cada entrevista do gerente de vendas, acompanhe e continue fornecendo valor até obter uma resposta definitiva de qualquer maneira.
No final do dia, dar o salto de representante de vendas para gerente de vendas não precisa ser um desafio insuperável.
Comece identificando as oportunidades certas em que você pode colocar seu conhecimento de domínio para trabalhar, demonstrar sua capacidade (comprovada) de ser um líder eficaz e um criador de equipe.
E o mais importante: provar, sem sombra de dúvida, que você é um solucionador de problemas proativo que vai tomar a iniciativa e garantir que sua equipe futura tenha o poder de superar o desempenho.
Conheça o Flow, Plataforma de Prospecção e Engajamento de Vendas da Meetime
O Meetime Flow é uma Plataforma de Sales Engagement. Para o SDR, entregamos organização e agilidade. Para o Gestor Comercial, visibilidade e controle. Segundo dados de 2021, clientes Meetime Flow são 111% mais produtivos do que o mercado.
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.