[Guest Post] Como Convencer Alguém em 90 Segundos: cause uma boa primeira impressão

Como Convencer Alguém em 90 segundos

Este artigo foi escrito pela Marilia Pimenta da 12minutos.

Você acredita que é possível convencer alguém em apenas 90 segundos? Sim, segundos e não minutos! É isso que o livro de Nicholas Boothman, Como Convencer Alguém em 90 Segundos ensina.

Ele é um autor e orador inglês que já lançou outros livros de técnicas para melhorarmos em várias outras áreas da vida: Como fazer com que as pessoas gostem de você em 90 segundos ou menos e Como fazer alguém se apaixonar por você em 90 minutos ou menos.

Algo parecido com o clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, mas focado na primeira impressão, que, como sabemos, fica.

Além disso, Nicholas é dono de duas empresas, a agência de publicidade Corporate Images e a Persuasion Technology Group.

Ele também é um profissional licenciado de programação neurolinguística, carreira que escolheu depois de mais de 20 anos como fotógrafo de moda.Para escrever este post, nos baseamos nos ensinamentos dele.

A obra traz técnicas específicas para que você possa desenvolver a sua persuasão. Quer aprender como convencer alguém em 90 segundos? Então continue lendo!

Como convencer alguém em 90 segundos? Mas por que 90 segundos?

Para Nicholas, os primeiros segundos que você tem com uma pessoa são essenciais para que você se conecte com ela. Não é apenas uma questão de primeira impressão, mas de decidir se somos inimigos ou amigos – é o tempo que levamos para utilizar nossos instintos e formar uma opinião.

Por isso, utilize esses momentos iniciais a seu favor. Para isso, o autor juntou sua experiência como fotógrafo de moda, em que ele precisava fazer as pessoas confiarem nele, com o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores Richard Bandler e John Grinder.

Eles desenvolveram uma técnica para o estudo e o entendimento da estrutura por trás do comportamento humano e verificaram como utilizamos a linguagem para nos programar e programar os outros.

Ele também segue o trabalho do gerente de publicidade Francis Xavier Muldoon, com quem trabalhou no Reino Unido. Ele costumava dizer que “as primeiras impressões ditam o tom para o sucesso mais do que classe social, credenciais, educação ou o quanto você pagou pelo almoço”.

Sincronize

Bom, agora que você já sabe sobre a importância dos primeiros 90 segundos, a primeira técnica que Nicholas ensina no livro Como Convencer Alguém em 90 Segundos é a da sincronização.

Olhe diretamente nos olhos de quem está conhecendo. Assim, você “sincroniza” com ela e tem mais chances de ganhar sua confiança. Em seguida, se desejar que as pessoas sintam que já o conhecem, seja um camaleão.

A sincronização de ideias nos faz sentir que somos peças do mesmo grupo de interesses.

O autor também aconselha que você demonstre segurança com a sua linguagem corporal. Tenha uma postura para cima, demonstre alegria e segurança. Atitude, postura, expressão facial e contato visual influenciam a energia que você irradia.

Por fim, não deixe de utilizar a fórmula KFC. Não, não é a empresa americana de frango frito. Nicholas Boothman ensina essa fórmula ideal chamada de KFC:

  • K: Know what you want (saiba o que você quer).
  • F: Find out what you’re getting (observe o resultado obtido).
  • C: Change what you do until you get what you want (mude até você atingir o resultado desejado).

Conheça os oito passos para a primeira impressão

Para facilitar ainda mais a sua busca por ganhar habilidades de persuasão, Nicholas descreve oito passos para você colocar em prática sempre que conhecer pessoas novas.

  1. Vista-se com autoridade e responsabilidade, respeitando as regras e o estilo do local, caso seja uma reunião externa.
  2. Encare as pessoas sempre com bom humor.
  3. Repita para si mesmo a todo o tempo que tudo está ótimo para manter a aura positiva no seu entorno.
  4. Repare na cor dos olhos das pessoas.
  5. Vire o corpo para posicionar o coração em direção ao da pessoa para demonstrar ser flexível e coração aberto. A linguagem corporal aberta expõe o coração e é acolhedora, enquanto a fechada aparenta uma leve hostilidade e, às vezes, desinteresse.
  6. Mostre suas mãos e deixe as pessoas verem que não há nada de ameaçador em suas mãos.
  7. Pergunte questões sutis assim que se aproximar das pessoas. Comece com um “com licença, posso lhe fazer uma pergunta?” para então fazer a questão real, como “quando você encontra alguém pela primeira vez, como sabe se pode confiar nele?”.
  8. Assim que puder, sincronize a sua linguagem corporal às características da outra pessoa. Assim como os bocejos são contagiosos, a atitude também é. Evite braços cruzados e não desvie dos olhos da outra pessoa.

Pronto! O “terreno” está feito para você ganhar a confiança do outro.

Vale dizer que a maioria das dicas que demos também podem ser aplicadas para contatos via videoconferência e telefone. Como falamos neste post, a energia do vendedor é capaz de contagiar o prospect e pode ser a diferença entre continuar falando ou encerrar o contato comercial.

Saiba o que dizer

Depois de seguir esses passos iniciais, para convencer alguém em 90 segundos, você também precisa saber o que dizer. Seguem algumas dicas do livro de Nicholas Boothman:

  • Diga os motivos. As pessoas reagem de forma mais positiva aos nossos apelos quando dizemos as razões que nos levam a fazer ou pedir algo.
  • Cada pessoa processa informações de um jeito, certo? Algumas são visuais, outras auditivas ou cinestésicas. Por isso, se você acha que a outra pessoa pensa em imagens, converse evocando imagens, fazendo descrições visuais. Se a pessoa é auditiva, diga a elas como é o som das coisas. Caso ela seja mais sinestésica, preocupe-se com as sensações físicas.
  • Quer saber de qual grupo a pessoa faz parte? Dica: pessoas visuais tendem a olhar para cima, pessoas auditivas passam mais tempo olhando para o lado e pessoas sinestésicas olham para baixo.

Treine sua apresentação

Uma ótima dica do livro Como Convencer Alguém em 90 Segundos é a de treinar sua apresentação. Fale, nem que seja para si mesmo, em frente ao espelho, e procure vender a sua ideia em 10 segundos. Essa apresentação precisa ser tão boa que a pessoa vai pedir para você falar mais.

Enquanto for treinando, procure encontrar o seu próprio estilo, com o qual você estará mais seguro. Esse estilo, na verdade, é uma representação da sua personalidade, de quem você realmente é.

Suas atitudes influenciam diretamente a argumentação e conhecê-las é a melhor maneira de se entender, por meio do treinamento e da prática.

Lembre-se de estabelecer credibilidade e autoridade quando fizer a sua apresentação para convencer alguém da sua ideia. Você precisa ter atitude, manter contato visual, sorriso, imagem pessoal e tom de voz envolventes.

Tente imaginar que a audiência tem três perguntas recorrentes na cabeça: “e daí?”, “quem se importa?” e “o que eu ganho com isso?”. Você só tem como convencer uma pessoa em 90 segundos se ela souber o que está fazendo ali, te ouvindo, e o que ela vai ganhar com isso.

Como Convencer Alguém em 90 Segundos: você precisa saber persuadir

De certa forma, tudo na nossa vida é questão de persuasão. Convencemos alguém a oferecer um emprego a nós, convencemos alguém a comprar algo ou a ceder um desconto ou brinde quando compramos.

Por isso, o livro Como Convencer Alguém em 90 Segundos, de Nicholas Boothman, é tão importante. Ele mostra como a nossa atitude frente a quem estamos tentando convencer conta tanto. E você pode ler o microbook completo na plataforma do 12Minutos ou ouvi-lo abaixo!

Boa leitura!

Como Convencer Alguém Em 90 Segundos

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Conheça a planilha de prospecção de clientes

prospeccao

Resumo
Como convencer alguém em 90 segundos? Aprenda a causar uma boa impressão
Título do Post
Como convencer alguém em 90 segundos? Aprenda a causar uma boa impressão
Descrição
Você gostaria de saber como convencer alguém em 90 segundos? Isso mesmo, 90 segundos! Então leia nosso post e descubra técnicas essenciais de persuasão.
Autor

Você pode gostar também de...