Esse artigo foi escrito pela Victoria Cezimbra, da Eadbox.
Como gerar mais vendas sem precisar investir mais em seu negócio, seja com a contratação de novos vendedores ou com ações de marketing? A resposta está em aprender como treinar equipe de vendas para melhorar os resultados de cada representante de vendas.
Tornar a equipe de vendas mais produtiva é um objetivo recorrente em toda organização.
Não estamos falando apenas em aumentar as vendas, mas sim em vender mais com os mesmos recursos, afinal não é sempre que existe a possibilidade de investir no aumento da equipe ou em campanhas de marketing.
Fazer um bom treinamento para a força de venda pode ser a solução que você procura e precisa para ter o retorno necessário. Mas como treinar sua equipe de vendas?
Existe um cenário bastante comum nas empresas brasileiras onde os melhores vendedores vendem o dobro em relação à média dos demais.
A lógica nos diz que a equipe poderia estar faturando o dobro se todos tivessem desempenhos nivelados.
Para isso, é preciso gerir os processos, as tecnologias e a capacitação das pessoas que formam o time, investindo em treinamentos para equipe de vendas.
Entre os benefícios da qualificação da equipe de vendas podemos citar:
- o nivelamento de habilidades e conhecimentos da sua equipe de vendas
- crescimento coletivo mais efetivo, já que pessoas com capacidades semelhantes podem se ajudar mutuamente no crescimento intelectual e profissional;
- padronização de alguns processos, como é o caso dos fluxos de cadência.
Nessa postagem, vamos dar algumas dicas de como treinar sua equipe de vendas, para se atingir mais facilmente esses objetivos.
Como treinar equipe de vendas: passo a passo
Antes de aprender como treinar equipe de vendas é importante estar atento a outras questões como:
- construir um bom time de vendas;
- definir um mapa de escalonamento da equipe;
- definir métricas.
Essas três etapas são fundamentais para qualquer resultado positivo que você espere alcançar com a capacitação da equipe.
Construa seu time de vendas
Como a contratação de vendedores, geralmente, é um processo contínuo, na maioria dos casos, é importante levar em consideração algumas dicas importantes antes de implementar o treinamento para equipe de vendas.
Estruturar uma boa equipe de vendas exige a:
- coordenação de perfis;
- organização;
- planejamento;
- estabelecimento de metas.
Na hora de contratar um vendedor, e até mesmo no momento de treinar a sua equipe atual, é preciso mapear as características e habilidades de um vendedor, para ser bem sucedido no seu mercado.
Saber essas qualidades será fundamental para coordenar os perfis e estabelecer os padrões esperados.
Crie um programa para escalar a equipe de vendas
Ao pensar em escalar a estrutura de força de vendas, a empresa precisa ainda definir quais são as estratégias e métodos de vendas que serão aplicadas a cada perfil de cliente ideal e perfil de cliente não ideal
Para entender mais profundamente o conceito de escalabilidade da força de vendas indicamos que ou ao podcast a seguir.
A partir disso, será possível escalar o time baseando-se nas características mais compatíveis com o perfil e comportamento de compra do consumidor (as personas). Relacionar tais características é um desafio no planejamento das atividades e no escalonamento de profissionais.
Outro ponto muito importante que deve ser considerado ao estruturar a sua equipe, é o estabelecimento de métricas para saber se o time de vendas está desempenhando bem o seu trabalho.
Cada vendedor deve ter uma meta individual em prol do objetivo global da empresa, além de indicadores como:
- ticket médio;
- conversão;
- tempo médio de negociação, entre outros.
Leia mais em: GUIA: Como calcular metas de vendas para vendedores
Reserve um tempo para capacitação
Uma vez com o time formado, mapa de escalonamento pronto e métricas definidas, é hora de capacitar o time e atingir os resultados esperados de produtividade.
Treinar um time de vendas é algo desafiador, tendo em vista que ocupará um tempo precioso do trabalho do vendedor sem comprometer sua produtividade e competitividade.
Não tem como treinar sua equipe de vendas sem reservar um tempo para isso.
Considere o perfil dos vendedores
Além do problema de produção, as empresas devem levar em conta questões subjetivas na hora de planejar um treinamento organizacional.
É preciso considerar fatores como afinidade e predisposição ao aprendizado, além de capacidades e talentos intrínsecos às pessoas.
O objetivo principal antes de se começar o processo de treinamento de vendedores é identificar competências similares:
- Como tal treinamento pode auxiliar o ciclo produtivo?
- Como aliar pessoas, produção e metas?
Como visto anteriormente, o mercado de vendas é diferenciado em relação a praticamente todos os demais pois ele traz consigo questões mais subjetivas, como o ego, por exemplo.
O treinamento para força de vendas precisa neutralizar estas questões para que a atividade possa ser desempenhada sem interferências.
Leia mais no Ebook Como Acelerar e Inovar o Onboarding de Novos Vendedores
Tendo em vista que estamos falando tanto em questões subjetivas intrínsecas à área de vendas, que envolvem conflitos de ego e interesses, o coaching para esses profissionais aparece como uma ótima solução para que tanto a empresa quanto o próprio indivíduo tome conhecimento das áreas nas quais precisa investir seu desenvolvimento.
Além de trazer motivação, o coaching é uma ótima solução para trabalhar a produtividade e pontos de melhorias individuais de cada profissional dentro da área.
Algumas sugestões de leituras do Blog da Meetime:
Vantagens do EAD
Conflitar egos e visões diferentes da atividade nem sempre é o melhor caminho para o sucesso em uma equipe de vendas.
As discordâncias e embates são naturais e precisam acontecer para o crescimento conjunto da atividade. Porém, o constante choque entre pessoas desgasta o ambiente corporativo.
Com base nisto, uma metodologia de treinamento tradicional, com todos presentes em um único ambiente, pode acabar expondo ainda mais a fraqueza deste nível de relação humana e trazer prejuízos para os objetivos empresariais.
Ao mesmo tempo, separar personalidades conflitantes neste método pode comprometer a padronização da atividade.
Esta ação também pode tornar o treinamento mais caro, já que a mesma ‘aula’ precisará ser ministrada mais de uma vez.
Neste ponto, o ensino a distância proporciona uma alternativa de como treinar sua equipe de vendas e serve como solução a esse dilema.
Além disso, a qualificação equipe de vendas com EAD oferece garantia de manutenção da padronização, já que o sistema replica um mesmo material a diversas pessoas. Ou seja, você precisará criar o curso online apenas uma vez.
O EAD ainda possibilita a diferenciação de aprendizado para os mais variados perfis e ainda, caso sua empresa deseje se tornar referência na área comercial, pode vender cursos online sobre o tema.
Qualificação da equipe de vendas
A geração de mais receita é um objetivo que está presente em todo negócio, mas ele se torna difícil quando o setor comercial não recebe o devido treinamento, seja visando dominar o serviço ou produto vendido quanto apresentando:
Por isso, para você que está em busca de como treinar uma equipe de vendas indicamos os seguintes passos:
- Conheça seu time! Saber as características necessárias para um bom vendedor, bem como alinhar isso às características pessoais de cada profissional que você já tem na sua área, é fundamental;
- Defina metas e métricas. Seu time ficará motivado ao verem as métricas melhorarem após a implementação e execução dos treinamentos;
- Identifique gargalos dos processos, conversando com os representantes de vendas e tente identificar em quais etapas do funil de vendas está o problema;
- Considere a utilização do ensino à distância. Essa tendência vem trazendo bons resultados para os treinamentos corporativos. Escolha uma plataforma EAD que atenda às suas necessidades e o processo se tornará mais simples e menos custoso;
- Crie uma cultura de colaboração entre os vendedores da equipe e controle a competição em níveis saudáveis;
- Use casos de sucesso da própria empresa para compartilhar experiências;
- Avalie o retorno sobre seu investimento e confirme que os resultados serão melhores ao fornecer treinamento à sua equipe em vez de investir em novos colaboradores.
O que achou das nossas dicas de como treinar equipe de vendas? Se já passou por um treinamento de vendas para formação de vendedores e tem algo para compartilhar conte pra gente nos comentários!
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Esse é um curso criado pela Meetime que oferece uma certificação em Inside Sales. No curso você vai aprender a:
- acelerar o onboarding;
- desenvolver o ramp-up em Inside Sales;
- ter maior regularidade nas atividades de vendas;
- criar a atingir as metas do mês;
- obter um crescimento contínuo em vendas e mais.
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Texto escrito por Victoria Cezimbra, do time Criativo e Marketing da Eadbox, designer gráfica em formação e administradora.
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