Seu melhor rep é um cara satisfeito.
Começou há cinco anos. Todos os dias acorda empolgado com a lista de tarefas: follow-up de manhã, demo às 13h, conectar-se com os novos leads.
Não se estressa com as metas a bater. Quando fecha um deal, ele vibra.
Não precisa de mais nada. Nunca pensou em ser promovido, nunca quis ganhar melhor.
Você tem um desses no time de vendas?
É provável que não – e nem queira!
Os melhores vendedores são aqueles que procuram evolução pessoal e profissional, querem ganhar bem e cada vez melhor.
Esses desejos são ainda mais fortes na geração Millennial, que almeja a excelência e o progresso acelerado na carreira.
Mas se não encontram nada disso na empresa em que estão, pulam para outra.
E agora? Ficou pensando no que você está fazendo para proporcionar isso?
Considere o seguinte: sem incentivos e visão de crescimento – um bom plano de carreira de vendedor -, é muito difícil um rep manter a motivação e permanecer no mesmo cargo e empresa por muito tempo.
Isso gera um grande problema para quem comanda o time comercial: a rotatividade muito alta.
O Inside Sales Report 2017 mostra que o tempo médio que um vendedor permanece em uma empresa é de 2.4 anos.
Os motivos? Muita cobrança, baixo desempenho, falta de estímulo e de perspectiva profissional.
Ao saírem, causam prejuízos para a empresa que vão desde o investimento feito para a contratação e treinamento até a perda de potenciais clientes que estavam no pipeline.
De quebra, a equipe fica sobrecarregada até que alguém novo chegue. É o caos na vida de qualquer gestor.
Que tal resolver isso de vez?
Continue lendo para entender como montar um plano de carreira de vendedor e estimular o potencial dos seus reps!
As expectativas em relação ao trabalho são naturais.
Todo mundo quer se sentir útil, aplicar e desenvolver habilidades, ter uma boa vida financeira, ser reconhecido e respeitado.
Quando você contrata um rep, todas esses anseios estão lá, de uma forma ou de outra.
A questão é: você está prestando atenção neles?
Se não está, deveria.
Para reter talentos, explorar os potenciais e manter a motivação, o ponto de partida é alinhar as aspirações do rep com os objetivos da empresa.
Por isso, é recomendado não só conversar e compreender quem ele é e o que espera, mas também apresentar um plano de carreira de vendedor, deixando bem claro, desde o primeiro dia, onde ele pode chegar.
É fácil entender o que é um plano de carreira de vendedor: são os passo e cargos que ele poderá galgar durante sua carreira na empresa, com as remunerações e obrigações do cargo bem claras e definidas.
Diferente de uma tabela de comissão de vendas, que dá uma recompensa instantânea pela boa performance dos reps, o plano de carreira comercial é uma política de retenção de talentos a médio e longo prazo, que oferece perspectiva de crescimento aos funcionários.
Sua função é indicar o caminho a ser percorrido na empresa, esclarecendo a linha hierárquica, as exigências e competências esperadas para cada cargo, as etapas e tempo necessário para conquistar uma promoção.
Visualizar e saber como montar um plano de carreira de vendas, esse percurso profissional, é mais fácil em organizações já maduras e consolidadas, que possuem um organograma bem estruturado e, muitas vezes, mais tradicional.
Elas costumam aplicar modelos de plano de carreira em “Y”, no qual se dá a alternativa de seguir como especialista técnico ou como gestor, ou então o plano de carreira em “W”, que oferece a opção extra de ser um gestor de projetos.
Mas como montar um plano de carreira comercial se sua equipe é nova e a empresa está em expansão? E como aplicar isso ao time de vendas?
É o que explicaremos a seguir.
Muitas empresas novas, com equipes enxutas ou em fase de crescimento acelerado, acabam negligenciando o plano de carreira de vendedor por conta de uma dificuldade em visualizar o futuro próximo.
Nesse cenário inicial, as mudanças são muito rápidas e o organograma é dinâmico.
Fica mais complicado traçar um caminho do ponto A até o ponto B quando você não tem como enxergar o ponto B com clareza.
Nesse cenário, é comum que o progresso de carreira de um vendedor acabe limitado a uma porcentagem maior na comissão de vendas e ao tempo de experiência – o que, como vimos, torna-se desmotivante com o passar do tempo.
A solução é focar em apontar as possibilidades e investir em talentos.
Em vez de entregar um plano de carreira pronto e acabado, você pode elaborar uma estratégia para aliar o desenvolvimento do rep ao da empresa, dando liberdade e estimulando a evolução constantemente.
Para fazer isso, primeiro você deve encarar algumas questões.
Abaixo temos uma lista do que considerar antes de elaborar um plano de carreira de vendedor:
Respondendo essas perguntas, fica mais simples colocar um plano de carreira de vendedor no papel.
O próximo passo é definir sua estratégia.
Para ajudar, dividiremos esse processo em duas etapas:
Vamos lá?
Uma forma eficaz de manter a motivação e foco da equipe é atrelar as promoções do vendedor à performance.
Nós já falamos aqui no blog sobre como usar a comissão de vendas para acelerar o desempenho.
A lógica no plano de carreira é semelhante: se o desafio é crescer o MRR, por exemplo, coloque como critério para promoção objetivos de receita a serem alcançados.
Você pode selecionar vários critérios de acordo com a necessidade atual e alterá-los de acordo com o momento da empresa. O indispensável é deixar esses critérios bem claros para que o vendedor.
Quer um exemplo de plano de carreira de uma empresa de sucesso?
Diego Gomes aplicou essa ideia na Rock Content e diz que foi um dos maiores acertos que fizeram. Na época, o plano de carreira e tabela de comissão de vendas deles era assim:
Neste caso, além da meta financeira, o objetivo é reduzir o churn.
O vendedor iniciante possui apenas uma meta de 6k de MRR.
Para chegar ao nível pleno, no entanto, precisa conseguir um churn menor que 2% na sua carteira e bater 110% da meta por 6 meses.
Dessa forma, ele não consegue ser promovido se vende para clientes bad fit – e se dedica a melhorar nesse sentido.
Esse modelo é apresentado por Mark Roberge no livro The Sales Acceleration Formula, no qual ele explica o caso da Hubspot.
Para ele, a estratégia faz total sentido, uma vez que vendedores são pessoas competitivas e estão sempre atrás de alcançar objetivos.
É vantajoso não só por usar a compensação para conduzir o comportamento dos reps, mas também por contribuir para a cultura da empresa: em vez de fazer revisões anuais e promoções que seguem critérios subjetivos, você coloca nas mãos do vendedor a responsabilidade pela própria evolução e, desta forma, cultiva um mindset de aprendizado e desenvolvimento.
Apesar disso, lembre-se sempre: seus vendedores querem aprender como ser melhores, mas não vão fazer isso sozinhos.
Você, como gestor, também precisa fazer sua parte. De que forma?
“Se eles entenderem que vão adicionar habilidades no currículo, ficarão na sua empresa”.
Esse foi um dos conselhos que recebemos da Trish Bertuzzi, autora do livro The Sales Development Playbook, quando ela participou do Casts for Closers.
Abaixo, você pode ouvir a conversa na íntegra e anotar as ótimas ideias para gestão dos SDRs:
A cultura de desenvolvimento pessoal começa na contratação.
Desde o início, escute os vendedores e preste atenção nas expectativas de carreira e futuro deles:
Para orientar e motivar seu time, você pode:
Com uma cultura de aprendizado e desenvolvimento pessoal, e um plano de carreira de vendas bem definido, seus reps terão ambiente e estímulo necessários para alavancar resultados e carreira.
Se mesmo assim eles não alcançarem sucesso com vendas, é possível transferi-los para outras áreas – marketing, customer success ou produto.
Desta maneira, você aproveita o talento e ele encontra satisfação pessoal. Ou seja: investir na carreira do seu time é um ganha-ganha.
Por isso, mantenha o foco no aperfeiçoamento!
Veja a planilha de Coaching de Vendas que criamos para ajudar você a melhorar ainda mais os resultados dos reps: