Se você quer aprender como fazer reunião com equipe de vendas, faça essas perguntas a você mesmo e responda honestamente:
Minha equipe, de fato, gosta de nossas reuniões de vendas?
Essa é uma das formas mais valiosas na qual eles gastam seu tempo toda semana?
Eles saem da reunião se sentindo apoiados e cheios de ideias para melhorar?
Na verdade, faça essa pergunta a você mesmo: Você está fazendo de uma reunião de vendas que serve a VOCÊ, o gerente de vendas, em vez de servir a sua equipe?
Aqui estão 5 passos de como fazer reunião com equipe de vendas e que você deve seguir para evitar destruir a moral do seu time nas próximas reuniões.
Como fazer reunião com equipe de vendas em 5 passos
Regra #1 – Não gaste muito tempo falando sobre atividades de vendas
Se você começa suas reuniões de vendas indo ”ao redor da mesa’’ anunciando as atividades de vendas de cada pessoa, você não está aproveitando o melhor do tempo gasto por todos na reunião.
Seu CRM, montado de acordo com relatórios de vendas que são importantes para sua medição, já diz a todos da equipe exatamente o que está acontecendo no funil.
Não perca tempo em suas reuniões de vendas discutindo os números, caso contrário, elas se tornam uma espécie de luta livre.
Cada membro da equipe pode se familiarizar com os números verificando o relatório antes da reunião.
Isso chama-se estar preparado.
Não tem como fazer reunião com equipe de vendas de forma produtiva se ela se transformar em um exercício de prestação de contas ao gerente.
“Reuniões nunca devem ser um exercício de prestação de contas ao gerente de vendas.” @TomLavery7 no Twitter
Regra #2 – Tenha uma agenda que se concentre em compartilhamento de aprendizagem e melhoria
Em primeiro lugar, dê a cada membro da equipe uma oportunidade para apresentar as lições aprendidas ao longo da semana anterior.
Peça que o proprietário compartilhe seu feedback e dê a todos uma oportunidade de fazer perguntas sobre ele. O objetivo aqui é encontrar maneiras de incorporar a aprendizagem que ajuda a todos a melhorar.
Por exemplo, se um membro da equipe conseguiu resultados através de uma nova forma de fazer contato com prospects, discuta a ideia em equipe. Ela precisa de mais testes? Ela pode ser melhorada? Essa ideia é algo que deva ser lançado em toda a equipe de vendas? Qual é a melhor maneira de implementar a mudança?
Uma dica de como fazer reunião com equipe de vendas em que todos participam ativamente, e para evitar que as pessoas não respondam porque não se lembram das principais lições aprendidas na semana anterior, separe um lugar central onde cada membro da equipe possa inserir seu aprendizado e documentá-lo imediatamente, de forma que ele esteja pronto na agenda para discussão.
Dica de especialista: Como ter uma excelente reunião anual de vendas, por Jeffrey Gitomer
Regra #3 – Reserve tempo para um bate-papo sobre desafios
Em seguida, dê a cada membro da equipe uma oportunidade de conversar sobre quaisquer desafios que estejam enfrentando em seu trabalho e permita que o resto da equipe ofereça conselhos. Você verá que membros da equipe podem já ter passado por desafios semelhantes, e pensar juntos gera ótimas ideias.
Atingir metas de vendas nunca é fácil. É útil criar um mundo onde seus reps dão conselhos uns para os outros sobre o que eles podem fazer para alcançar seus números, em vez de sentar em uma reunião e apresentar números.
Pode parecer o lugar mais solitário quando você não está no topo. Mesmo que você não possa fugir de alvos individuais e pressão, você pode criar um ambiente muito propício onde vendedores sentem que têm uma equipe de pessoas na qual eles podem confiar quando precisarem de conselhos.
“Crie um ambiente bem propício onde representantes sentem que têm uma equipe de pessoas na qual podem confiar.” @TomLavery7 no Twitter
Regra #4 – As reuniões de vendas devem ser feitas pela equipe, não pelo gerente
Como gerente, participe da conversa, mas não seja o foco central para onde todos direcionam perguntas e respondem para você.
É assim que você cria um ambiente de professor/aluno, e não há como fazer reunião com equipe de vendas com esse clima.
Acho que é melhor quando a equipe compartilha a agenda da reunião e reveza quem a compartilha toda semana. Isso dá uma sensação real de propriedade para a equipe.
“Como gerente, seja parte da conversa, mas não seja o foco central.” @TomLavery7 no Twitter
Faça com que a reunião seja deles, não sua.
Regra #5 – Comunique os objetivos para a reunião e receba feedback
Se seu objetivo não for obter um relatório sobre o pipeline de vendas, então qual é esse objetivo? O objetivo da reunião de vendas é:
Criar um ambiente para compartilhar e aprender com os outros
Implementar as ideias que melhoram como você vende
Criar um ambiente de equipe de vendas solidário
Pergunte a si mesmo: você está entregando nessas três áreas? Pergunte à equipe: Envie uma pesquisa rápida todo mês pedindo que eles avaliem a eficácia da reunião baseada nessas 3 coisas, ou bata um papo com eles um a um para obter feedback. E lembre-se sempre de pedir ideias sobre como a reunião pode melhorar.
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Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.