[Guest Post] Como alinhar Gestão Financeira e Gestão de Vendas

gestao vendas gestão financeira

Este artigo foi escrito por Tati Lemos da Controlle

O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores, dentre os quais, a eficiência das operações dos seus diferentes setores.

Tanto a gestão financeira como a gestão de vendas são áreas indispensáveis para o sucesso de qualquer estratégia empresarial. Sem uma boa gestão desses dois setores, dificilmente uma empresa consegue crescer e se manter competitiva no mercado. 

Mas você sabe exatamente com o que cada uma dessas áreas trabalha? Quais são as responsabilidades dos gestores e da equipe de cada uma delas? Ou como elas se complementam para garantir o sucesso das empresas?

Neste artigo você vai entender as diferenças entre essas duas áreas de atuação e como uma deve complementar a outra garantindo o sucesso da estratégia organizacional.

O que é gestão financeira e quais as suas responsabilidades?

A gestão financeira é área que lida diretamente com os recursos financeiros da empresa, ou seja, que gerencia o dinheiro. Os profissionais que atuam nessa área tem como principal responsabilidade otimizar o uso dos recursos financeiros que a empresa possui.

Todas as transações financeiras da empresa passam, em algum momento pelo setor, inclusive quando se trata dos investimentos.

A equipe responsável pelo gerenciamento financeiro de uma empresa controla, basicamente, as contas a pagar, que são as contas que a empresa gera ao comprar as suas matérias primas, contratar serviços, locar um espaço, etc.

Além disso, ela também precisa gerenciar as contas a receber, ou seja, as quantias que os clientes estão devendo para as empresas em troca dos produtos ou serviços que foram negociados. O fluxo de caixa que representa o confronto dessas duas contas ao longo do tempo e que ajuda a empresa a analisar a situação das suas finanças, além de realizar diversas outras atividades burocráticas como o controle das tributações, notas fiscais, a gestão dos custos, etc.

O papel do gestor financeiro

Como todo gestor, o gestor financeiro deve conseguir motivar a sua equipe e criar métricas para avaliar se os resultados operacionais sendo alcançados estão alinhados com as expectativas organizacionais.

O gestor financeiro deve ser um profissional transparente, disciplinado, com um forte senso de responsabilidade e com muito conhecimento técnico nas disciplinas inerentes à finanças como contabilidade, legislação específica, processos internos, matemática, controladoria, etc.

O que é gestão de vendas e quais as suas responsabilidades?

Independentemente da área de atuação, o desempenho setor de vendas está intimamente ligado com o crescimento e a competitividade de qualquer negócio. Nenhuma empresa pode crescer ou melhorar o seu posicionamento no mercado sem vender mais não é mesmo?

O time comercial é o responsável pelas negociações, pelo fechamento de negócios, pelo controle operacional das atividades relacionadas à venda como o cadastro dos pedidos, cadastro dos clientes e também atividades relacionadas à prospecção.

O ponto mais importante sob a responsabilidade do time de vendas é garantir que o perfil ideal de cliente esteja sendo adquirido, com recorrência e previsibilidade. Para isso, um dos primeiros e importantes passos é construir um processo de vendas centrado no cliente.

Atualmente, existem ferramentas que monitoram a relação entre os clientes e a empresa, que são chamadas CRM (Customer Relationship Management), um dos pilares para uma boa operação de Inside Sales.

O papel do Gestor de vendas

Embora a motivação seja um dos elementos chave para potencializar o desempenho e os resultados de qualquer equipe, quando se trata de uma equipe de vendas ela é ainda mais fundamental. Um gestor de vendas, mais do que qualquer outro, deve conseguir manter a sua equipe motivada e é muito fácil entender por quê.

Feedbacks e coaching constantes para os vendedores, a elaboração de políticas para reconhecer os melhores desempenhos, remuneração justa e a realização periódica de treinamentos são algumas boas práticas que ajudam a manter uma equipe motivada.

Fora a motivação, é função do gestor de vendas definir metas comerciais, realistas e mensuráveis, que vão servir como norte para a equipe. Além de definir as metas, é fundamental que o gestor acompanhe os resultados sendo obtidos, através de reuniões de forecasting (previsão de vendas).

A correlação entre Gestão de vendas e Gestão financeira

Cada setor contribui da sua forma para o sucesso da estratégia organizacional.  Enquanto o setor financeiro tem como foco a otimização dos recursos financeiros, o setor de vendas foca na constante geração de negócios para a empresa. Mas embora sejam setores distintos, será que esses setores operam de forma completamente independente?

Certamente não. Como foi dito anteriormente, toda operação que envolve dinheiro passa, em algum momento, pelo setor financeiro da empresa e isso inclui, também, os investimentos feitos no setor comercial.

A melhor maneira de integrar as áreas é encontrar as métricas de vendas que servirão de insumo para a gestão financeira trabalhar com as previsões. O que é uma métrica já realizada para o time de vendas é insumo para o planejamento financeiro do próximo mês, ou seja, é fundamental que as áreas estejam intimamente ligadas.

Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar é fundamental que os gestores possam ter uma visão global sobre o negócio e isso só é possível se as informações estiverem organizadas e centralizadas em um mesmo local. O gestor financeiro precisa conseguir acessar os resultados sendo alcançados em vendas e ter conhecimento da estratégia. Somente assim ele vai conseguir tomar decisões acertadas sobre este assunto.

Para tanto, além de um bom mecanismo de comunicação interna, o uso de um software de gestão irá auxiliar os gestores a ter um olhar mais amplo e perspicaz sobre o seu negócio. 

Por fim, é importante ter em mente que o principal objetivo de qualquer organização é assegurar a sua rentabilidade. Tanto a otimização do uso dos recursos financeiros, como um aumento das vendas podem proporcionar um aumento na margem de lucro das empresas, portanto é fundamental que os gestores desses dois setores trabalhem juntos vislumbrando um futuro de crescimento sólido e  bem estruturado da organização. 

Sua empresa já encontrou um ponto de equilíbrio harmonioso entre esses dois setores? Compartilhe conosco o seu ponto de vista sobre este tema! Até a próxima!

Se você quer mais dicas para melhorar o seu negócio, acesse o blog da Controlle!

* O Controlle é um sistema de gestão financeira online feito para ajudar pequenas empresas e startups a tomarem decisões cada vez mais assertivas, facilitando a gestão e melhorando seus resultados financeiros. Uma ferramenta que transforma o cuidado com as finanças em algo descomplicado e prazeroso.

Baixe o nosse eBook de Estratégias de Crescimento para SaaS

Resumo
[Guest Post] Como alinhar Gestão Financeira e Gestão de Vendas
Título do Post
[Guest Post] Como alinhar Gestão Financeira e Gestão de Vendas
Descrição
Entenda a diferença entre gestão financeira e a gestão de vendas, como são aplicadas dentro da empresa e como uma complementa a outra.
Autor

Você pode gostar também de...