O sucesso ou insucesso de sua empresa depende de apenas um fator: as milhares de decisões que você irá tomar a cada dia! Caso o o processo de tomada de decisão nas empresas seja bom, há grandes chances de alcançar o sucesso.
Já se tomar as decisões erradas em seu negócio, o mais provável é que seu empreendimento entre para as estatísticas de negócios que fecharam as portas nos primeiros anos de vida. Mas como tomar decisões tendo certeza que são as certas ou perto disso?
Já que o processo decisório é tão importante, bolamos 5 dicas essenciais (quase regras) para você que deseja tomar as decisões certas e seguir um processo de tomada de decisão na organização que leve ao sucesso.
5 dicas para um processo de tomada de decisão nas empresas de sucesso
1) Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa
Tomar decisões às escuras, sem se cercar de informações importantes sobre aquele tema, é o mesmo que brincar de roleta russa: cedo ou tarde, você vai morrer. Então, fazer pesquisas de mercado relevantes e saber o máximo de informações relevantes antes da tomada de decisão é fundamental.
O tempo necessário para a pesquisa varia de negócio para negócio. Se a ideia é ter um SaaS, conhecer seus concorrentes, complexidade do produto, canais de aquisição (inbound, outbound, etc) e validar seu MVP são fatores importantes para decidir investir na empreitada.
O importante é: não pule esta etapa do processo de tomada de decisão nas empresas, essas informações irão fazer falta no futuro.
2) Na dúvida, o melhor é testar
A melhor forma de tomar uma decisão embasada (e que no futuro vai se mostrar a escolha certa) é testando a hipótese a qual ela se refere.
Está pensando em modificar a home page do site para gerar mais cliques e engajamento? Faça um teste A/B para obter dados concretos e analisar se de fato a mudança é uma boa ideia. Isso vai clarear o caminho a ser tomado e facilitar MUITO o processo decisório. Lembre-se: contra dados concretos não existem argumentos!
3) Evite discussões longas
Já cansei de ter discussões intermináveis, horas e horas enfadonhas e que não levavam a conclusão nenhuma. Em resumo, uma perda de tempo sem tamanho que só alonga o processo de tomada de decisão nas empresas.
Para isso não acontecer, evite discussões longas. Se você passou pelos dois primeiros passos, com a pesquisa realizada e tendo testado as hipóteses, as chances são grandes de você não ter esse problema, já que durante o processo as conclusões já devem ter aparecido.
Caso ainda não houve uma conclusão, coloque um tempo definido para a discussão, por volta de uma hora deve ser suficiente para a maioria absoluta dos assuntos. Isso garante que caso a discussão seja uma perda de tempo, pelo menos será uma perda de tempo com duração bem definida e que não vai se prolongar pela eternidade.
4) Busque um mentor
Outra forma de evitar discussões e aumentar as chances de tomar decisões corretas é buscar um mentor, alguém que tenha experiência e possa ajudar a encontrar o caminho certo a seguir em alguns casos. Mesmo que ele não seja um expert no assunto a ser discutido, alguém com influência e um networking amplo pode encontrar a pessoa certa para ajuda-lo em cada dilema.
Buscar um mentor ou até mesmo um grupo de pessoas mais experientes que já passaram pela mesma situação que você se encontra hoje é um dos fatores essenciais que escrevemos nesse post para um CEO de uma startup levar sua empresa a excelentes resultados.
5) Converse com experts no campo da decisão
Nem todas as empresas podem (ou querem) ter um mentor, mas isso não quer dizer que elas não possam consultar um expert. Procure na sua rede de contatos alguém que conheça muito sobre o assunto sobre o qual você possua dúvidas e não hesite em ligar ou mandar um e-mail pedindo ajuda.
O máximo que você irá receber ao é um não. Por exemplo: com o objetivo de melhorar nosso marketing de conteúdo, começamos a entrevistar experts em Inside Sales para gravar nossos podcasts. Isso fez com que a gente conseguisse gerar a primeira venda a partir dessa prática já no primeiro mês. Além disso, tivemos ganhos imensuráveis de nutrição de nossos leads e branding.
Experts mundias como Mark Roberge e Jacco vanderKooij não nos conheciam, é claro. Porém, tentamos conversar com eles e hoje estamos compartilhando os aprendizados que tivemos com o mercado.
Ficou com vontade de testar estas etapa do processo de tomada de decisão nas empresas? Nesse post compartilhamos o passo-a-passo.
Dica extra: 2 livros sobre o assunto
Tudo é óbvio: sabe aquelas decisões que parecem óbvias, que já são senso comum. Bom, elas podem estar erradas, e muito. Esse livro descreve uma série de decisões instintivas que costumam ser tomadas todos os dias e que podem levar a consequências não esperadas.
Blink: A decisão num piscar nos olhos: as vezes (acredito que sejam raras) a melhor decisão é tomada em um processo decisório curto, onde a intuição é chave para encontrar a resposta certa. Assim como todos os livros de Malcolm Gladwell, a leitura é envolvente e todos os fatos são muito bem pesquisados, porém as conclusões carecem de provas concretas.
As decisões tomadas no dia a dia vão decidir o futuro de sua empresa, faça o que for preciso para tomar as decisões corretas, não exite em usar o melhor processo de tomada de decisão nas empresas.
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Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.