O que é empresa Startup e como começar uma do zero

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  • Publicado em 12 abr, 2013.
  • Atualizado em 11 ago, 2020

Eric Ries, autor do best-seller Lean Startup (leitura que recomendamos), utiliza a seguinte definição para o que é empresa startup:

“Startup is a human institution designed to create new products and services under conditions of extreme uncertainty.”

Apesar dessa definição ser elegante, ela é na verdade extremamente superficial, e pouco diz realmente o que é uma startup.

Qualquer pessoa que for abrir um novo restaurante, por exemplo, irá operar em condições de incerteza: o preço dos alimentos pode repentinamente subir, a economia pode estagnar e as pessoas comerem menos fora de casa ou comer sushi pode simplesmente sair de moda.

Isso acontece todos os dias no mundo todo, e apesar de não ser extrema, a incerteza sobre o sucesso ao abrir um restaurante existe.

A maioria das pessoas concordaria em dizer que um restaurante ou qualquer empresa alimentícia não é uma startup, já que não possui base tecnológica nem opera em condições de extrema incerteza.

Mas será mesmo que esse tipo de empresa não pode ser considerada uma startup?

Nesta postagem você vai entender definitivamente o que é e como montar uma startup, aproveite!

O que é empresa startup e como abrir a sua

Startup: o que é?

A definição de uma startup dada por Paul Graham, fundador da aceleradora Y Combinator, é muito mais clara e permite visualizar o mundo das startups por outro ângulo:

“Startup is a company designed to grow fast. Being newly founded does not in itself make a company a startup. Nor is it necessary for a startup to work on technology, or take venture funding, or have some sort of “exit”. The only essential thing is growth. Everthing else we associate with startups follows from growth.”

Pensando dessa forma e tomando a “busca por rápido crescimento” como fator que define o que é empresa startup, podemos sim considerar um restaurante ou empresa alimentícia uma startup.

Basta olhar o exemplo da Gelato Diletto, empresa brasileira de sorvetes artesanais fundada em 2009, e que no início de 2013 teve 20% das suas ações vendidas a Jorge Paulo Lemann por mais de 100 milhões de reais, colocando o valor de mercado da empresa em 500 milhões de reais (isso em menos de 5 anos).

Levando em consideração o crescimento estrondoso e o foco em um segmento de mercado não consolidado e pouco atacado, podemos considerar a Gelato Diletto uma startup (de muito sucesso por sinal).

Assim, podemos usar todas essas informações vistas até agora para criar uma definição mais completa do que é empresa startup:

“Startup é uma empresa que busca, desde sua fundação, um crescimento exponencial através da exploração de mercados não consolidados e/ou novas tecnologias.”

As “condições de incerteza” citadas na definição de Eric Ries (apresentada no início do post) derivam do fato de que startups buscam rápido crescimento através da exploração de novos mercados e tecnologias.

Agora que já ficou claro o que é empresa startup, podemos descrever os dois pontos básicos que você deve trabalhar se decidir iniciar uma:

1) Que mercado pouco explorado e/ou nova tecnologia você pretende trabalhar?

Usando novamente o exemplo da Gelato Diletto: eles decidiram, desde a abertura da empresa, posicionar seu produto entre os sorvetes da Kibon e os da Häagen-Dazs (qualidade superior ao da Kibon, com preço inferior ao da Häagen-Dazs).

Por atacar esse nicho inexplorado a Diletto conseguiu crescer com rapidez, já que não encontrou resistência de concorrentes.

Se você pretende trabalhar com uma nova tecnologia pense no seguinte: uma tecnologia de ruptura, capaz de abocanhar uma fatia grande do mercado alvo, permite que algo antes só acessível a uma pequena parcela da população agora esteja ao alcance das grandes massas (e isso influencia diretamente na velocidade de crescimento).

Dois cases que ilustram esse ponto são o Hotmail e a Câmera Digital (tecnologias novas, inicialmente na mão de poucos, e que no momento que se tornaram acessíveis varreram as demais soluções do mercado).

2) Qual o caminho para o crescimento exponencial da empresa?

Não basta lançar um produto ou criar um website, você precisa visualizar como o produto da sua empresa vai chegar até a mão de milhões de pessoas: como elas vão saber que sua empresa existe, e mais importante, o que irá motiva-las a se tornarem clientes pagantes.

tractionUm livro extremamente recomendado para definir canais de tração é Traction – A startup guide to getting customers. Ele aborda 19 tipos de motores de tração e como sua startup pode se aproveitar deles para crescer. O livro também explica a meânica de esgotamento de um motor de tração e quando é o momento de pivotar e encontrar outros modos de crescimento.

Agora que você sabe o que é empresa startup, reflita sobre essas duas questões, coloque sua ideia no papel, converse com experts no assunto e comece a colocar a mão na massa o quanto antes para sua startup ter um crescimento exponencial.

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Créditos da Imagem: Startup Europe

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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