Segredos de como ser um bom empreendedor

  • Por
  • 4 min
  • Publicado em 26 jan, 2013.
  • Atualizado em 11 ago, 2020

Se você já se questionou alguma vez sobre como ser um bom empreendedor você tem um ótimo início nas mãos. É muito provável que esteja fora de sua zona de conforto tentando ser ainda melhor.

Recentemente escrevemos sobre algumas das características mais importantes do empreendedor como paixão e preparo. Com esse post pretendemos te mostrar, de forma prática, como bons empreendedores se comportam frente às situações e decisões que enfrentam.

Por hora, vamos começar…

Como ser um bom empreendedor

… Encarando a verdade (face the f#cking truth)

O primeiro capítulo do livro Lean Analytics, de Alistair Croll e Ben Yoskovitz, chama-se Stop lying to yourself (pare de mentir para si mesmo).

Por que um livro sobre métricas começaria com um título assim? A explicação dos autores é muito simples: nós empreendedores somos apaixonados, por natureza. Isso é natural, é ótimo para convencer um cliente, por exemplo. Mas seres apaixonados relevam muitas características negativas, e isso é um erro grave pro seu negócio.

O marketing é cada vez mais baseado em números. Você já não escolhe seus canais de divulgação baseados em impressões, mas sim no retorno que cada um traz. Vendas sempre foi um tema carregado de números também. Então não há desculpas para fugirmos dos dados e das verdades que eles trazem.

Faça um grande favor a si mesmo: se você estiver trabalhando em algum arquivo chamado “Projeção de vendas…” ou “Projeção de acessos orgânicos…” parta do princípio de que ele está errado! Sim, errado.

Agora, seja mais sincero ainda e revise os riscos e incertezas das premissas que você tomou para projetar seu faturamento ou seu volume de visitantes. E leve esse raciocínio para todas as suas ações rotineiras.

Outro cenário bastante comum é ver empresas atingindo resultados medíocres, mês após mês, porém não agindo para melhora-los. A culpa é de todos (copa do mundo, alta do dólar, empregados incompetentes), menos da gestão, do modelo de negócio. Se sua empresa não está vendendo, encare o fato que existe um problema, descubra a causa e atue.

Mais do que uma dica, encarar a verdade faz parte da rotina, é uma forma de pensar e agir de todos aqueles que sabem como ser um bom empreendedor.

Visão macro e micro do negócio

Tome em mente um empreendedor que você admira neste momento. Muito provavelmente ele consegue conversar sobre cada aspecto do negócio, seja ele o faturamento no último trimestre ou quais os caminhos que o visitante percorre no site até se tornar um cliente pagante.

Ter essas informações sempre representa muito mais do que somente conhecer sua empresa. É sinal de que você monitora e age sobre essas métricas para fazer seu negócio mais saudável.

É muito importante que você saiba qual é seu custo médio mensal de toda a sua operação. Comparando este dado ao seu faturamento mensal você tem uma ideia de como anda a saúde do seu negócio.

E se você fosse questionado sobre os 3 principais custos e como enxuga-los? Fica mais difícil responder! Saber como estes mesmos 3 custos variaram no último trimestre, e conhecer as razões para isso ter acontecido são desafios ainda maiores.

Poderíamos transpor esses exemplos financeiros para as outras áreas: marketing, desenvolvimento, recursos humanos, etc. Mas o mais importante a ser compreendido é: seu dia-a-dia é feito de ações pequenas, de curto prazo. E nelas moram oportunidades gigantes de melhoria.

Se você não tiver uma noção mínima do que se passa pode se ver “dirigindo um carro sem volante”. Ao mesmo tempo sua visão macro te mostra a estrada a ser percorrida, sua direção estratégica.

Leia MUITO mais do que seus concorrentes

Somos insistentes com esse conselho em nossos posts, pois não há como ser um bom empreendedor sem ler muito! Se você não ganha conhecimento vai ser muito difícil alterar sua forma de trabalhar ou, principalmente, a forma de enxergar seu negócio. E aí você está literalmente perdendo dinheiro.

Outra forma eficaz de se ganhar conhecimento e estar à frente é ler livros gringos, pois as hipóteses que ainda estamos testando aqui foram validadas (ou refutadas) em mercados mais avançados como o norte-americano ou o europeu.

Converse sobre seu negócio e troque conhecimento!

Antes de tudo, um depoimento de Marcelo Toledo, CTO na Oi Internet:

“Não importa o seu nível acadêmico, as centenas de livros que leu ou o cargo que ocupa. Sempre haverá alguém mais inteligente e mais experiente do que você. Recomendo que seja humilde o suficiente para aceitar este fato e principalmente pedir aconselhamento dessas pessoas.”

Essa frase resume de maneira primorosa o que queremos nesse post! Sabe aqueles momentos críticos, onde as opções parecem certas (ou erradas) demais? Você precisa de ajuda para tomar essa decisão! Talvez não aceite ou até ignore o fato.

Atualização: abaixo deixamos o podcast sobre a importância de um vendedor bem preparado. Afinal, há muito do comportamento de um bom empreendedor num Sales Rep.

Ame seu produto e seus clientes

Outro dos segredos de como ser um bom empreendedor esta na paixão pelo seu negócio. Isso é o que o motivará a dormir menos, trabalhar mais e ainda assim ser feliz e sucedido em seu ramo de atuação. Sem isso o desafio se torna um peso.

Note como a paixão do proprietário influencia no atendimento de um estabelecimento ou de um site, se comparado a um dos vendedores da empresa. O brilho nos olhos ajuda a vender e a convencer.

Segundo um artigo sobre customer retention, 68% dos clientes deixam uma empresa por estarem insatisfeitos com o atendimento que recebem. A principal consequência disso é que as empresas que serão bem sucedidas no futuro venderão mais para os clientes atuais, e não para mais clientes.

Retiramos uma frase do livro The one to one future, de Don Peppers, que resume bem:

“your company needs to aim for share of customers, not market share”, ou seja, sua empresa precisa mirar um % de clientes, e não um % do mercado.

Baixe o nosse eBook de Estratégias de Crescimento para SaaS

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!