• Gestão Empresarial

Tomando decisões baseadas em métricas como uma grande empresa

Nesse post vamos mostrar como uma grande empresa utilizou um processo de análise de métricas, e tomando decisões baseadas nele conseguiu escalar seu caminho para o primeiro milhão (nesse caso, primeiro BILHÃO).

Tomando decisões como o AIRBNB

O Airbnb é um marketplace on-line onde viajantes podem encontrar acomodações informais ao redor do mundo. Os locais, sejam casas ou apartamentos, são alugados por noite, e quem disponibiliza eles na plataforma são os próprios donos, que também sugerem o valor a ser cobrado por noite.
A empresa foi fundada em 2008 e nos últimos anos apresentou um crescimento incrível, elevando ela a categoria de startup mais quente do momento, com valor de mercado estimado em 10 bilhões de dólares. Mas a vida nem sempre foi um mar de rosas para a empresa, que quase fechou as portas em 2009.

O PULO DO GATO

Como toda empresa de tecnologia (em especial um marketplace), a equipe acreditava que todas as ações que eles realizassem deveriam ser escaláveis. Com isso em mente, os primeiros 8 meses da empresa foram resumidos a sentar em um escritório escrevendo códigos e mais códigos que facilitassem o agendamento de apartamentos para os usuários. Mas por mais códigos que fossem escritos, o número de apartamentos alugados não aumentava!
Dentro do seu MVP, os fundadores perceberam que todos os apartamentos anunciados tinham algo em comum: fotos horríveis. Então se propuseram a realizar uma atividade simples e nada escalável: ir até Nova York com uma máquina fotográfica profissional, tirar fotos de alguns apartamentos, e analisar se apartamentos com ótimas fotos teriam um maior número de interessados.

A hipótese a ser testada era: apartamentos com fotos profissionais irão atrair mais interessados que apartamentos com fotos normais?

E deu certo. Depois de alguns meses de teste, ficou comprovado que apartamentos com fotos profissionais eram alugados de 2 a 3 vezes mais que apartamentos com fotos de baixa qualidade.
A conclusão do teste foi: mais fotos profissionais levariam a mais apartamentos alugados. Baseado nisso, foram contratados 20 fotógrafos que tinham como objetivo visitar apartamentos que já estavam sendo anunciados no site e tirar fotos de alta qualidade.
O resultado foi exponencial e se manteve depois que essa ação foi tomada. É difícil imaginar que esses números incríveis foram resultado de um experimento não escalável e extremamente analítico.
O Airbnb é o exemplo claro de que não importa o tamanho da empresa ou o estágio em que ela se encontra, definir métricas chaves, acompanhar as mesmas, realizar experimentos numericamente controlados tomando decisões baseados neles são a chave para o crescimento consciente de uma empresa.

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