Tomando decisões baseadas em métricas como uma grande empresa

tomando decisões

Nesse post vamos mostrar como uma grande empresa utilizou um processo de análise de métricas, e tomando decisões baseadas nele conseguiu escalar seu caminho para o primeiro milhão (nesse caso, primeiro BILHÃO).

Tomando decisões como o AIRBNB

O Airbnb é um marketplace on-line onde viajantes podem encontrar acomodações informais ao redor do mundo. Os locais, sejam casas ou apartamentos, são alugados por noite, e quem disponibiliza eles na plataforma são os próprios donos, que também sugerem o valor a ser cobrado por noite.

A empresa foi fundada em 2008 e nos últimos anos apresentou um crescimento incrível, elevando ela a categoria de startup mais quente do momento, com valor de mercado estimado em 10 bilhões de dólares. Mas a vida nem sempre foi um mar de rosas para a empresa, que quase fechou as portas em 2009.

O PULO DO GATO

Como toda empresa de tecnologia (em especial um marketplace), a equipe acreditava que todas as ações que eles realizassem deveriam ser escaláveis. Com isso em mente, os primeiros 8 meses da empresa foram resumidos a sentar em um escritório escrevendo códigos e mais códigos que facilitassem o agendamento de apartamentos para os usuários. Mas por mais códigos que fossem escritos, o número de apartamentos alugados não aumentava!

Dentro do seu MVP, os fundadores perceberam que todos os apartamentos anunciados tinham algo em comum: fotos horríveis. Então se propuseram a realizar uma atividade simples e nada escalável: ir até Nova York com uma máquina fotográfica profissional, tirar fotos de alguns apartamentos, e analisar se apartamentos com ótimas fotos teriam um maior número de interessados.

A hipótese a ser testada era: apartamentos com fotos profissionais irão atrair mais interessados que apartamentos com fotos normais?

E deu certo. Depois de alguns meses de teste, ficou comprovado que apartamentos com fotos profissionais eram alugados de 2 a 3 vezes mais que apartamentos com fotos de baixa qualidade.

A conclusão do teste foi: mais fotos profissionais levariam a mais apartamentos alugados. Baseado nisso, foram contratados 20 fotógrafos que tinham como objetivo visitar apartamentos que já estavam sendo anunciados no site e tirar fotos de alta qualidade.

O resultado foi exponencial e se manteve depois que essa ação foi tomada. É difícil imaginar que esses números incríveis foram resultado de um experimento não escalável e extremamente analítico.

O Airbnb é o exemplo claro de que não importa o tamanho da empresa ou o estágio em que ela se encontra, definir métricas chaves, acompanhar as mesmas, realizar experimentos numericamente controlados tomando decisões baseados neles são a chave para o crescimento consciente de uma empresa.

Baixe o nosse eBook de Estratégias de Crescimento para SaaS

Resumo
Tomando decisões baseadas em métricas como uma grande empresa
Título do Post
Tomando decisões baseadas em métricas como uma grande empresa
Descrição
Descubra o caso do Airbnb: como uma ideia de amigos conseguiu se tornar uma empresa bilionária tomando decisões basedas em dados.
Autor

Você pode gostar também de...