Como vender online: 5 dicas para bater suas metas

R$ 161 bilhões. Esse foi o valor faturado pelos ecommerces em 2021, representando um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. A tendência é que esse número suba, tendo em vista que as pessoas têm comprado online com uma frequência maior. 

Se você ainda não teve uma experiência online é provável que conviva com alguém que já teve ou terá em breve. A realidade é que hoje já não dá mais para viver sem a facilidade proporcionada pelas lojas virtuais. 

E, se a sua empresa ainda não está nos canais digitais, é bom se preparar. Ainda mais se a sua intenção é expandir a sua atuação. Quer saber como fazer isso? Neste artigo nós vamos te ensinar melhor como vender online e o que fazer para ter um empreendimento digital de sucesso. Preparado? Boa leitura! 

Como vender online?

Antes de falar como vender online, é importante entender o que são vendas online. De maneira resumida, elas contemplam as vendas de produtos e serviços em canais online, como os ecommerces e outros ambientes online. 

Existem muitas formas de começar a vender online, seja por meio de uma loja própria, marketplace, redes sociais ou outros. É muito importante que você escolha aquele canal que melhor se adapta à realidade da sua empresa. É o primeiro passo para quem deseja colocar seu negócio online. 

Mas esse é apenas o começo, vamos te mostrar outras dicas do que fazer para dar início aos seus negócios na web. 

1. Pense na estratégia de negócio

Independentemente de seu negócio começar na web ou já ter uma estrutura física, é bom se planejar, pois no mundo online as coisas são bem diferentes. 

Por exemplo, se a sua empresa vende produtos físicos, você vai precisar garantir que a logística correta deles aconteça. Da mesma forma, se vender software, vai ser necessário definir a disponibilidade de suporte para que ele aconteça de maneira adequada, mesmo à distância. 

Enfim, são diversos pormenores que precisam estar especificados no documento de planejamento estratégico. Um ponto importante é que se a sua loja ainda não for conhecida, será preciso atrair compradores. 

Logo, a melhor maneira de gerar tráfego é por meio do investimento em mídia paga e orgânica com posts, anúncios patrocinados e outros, direcionando para o seu público-alvo. Deixe tudo isso especificado no documento, vai te ajudar a projetar o futuro. 

2. Conte com uma boa plataforma de ecommerce 

Qual será a plataforma usada para a sua loja virtual? A escolha exige cuidado. Não adianta ir naquela opção mais em conta, se ela não oferece os recursos necessários para a sua operação. Da mesma forma, não vale a pena investir rios de dinheiro em uma opção, sendo que a solução que você precisa é mais simples. 

Portanto, antes de escolher, faça uma pesquisa de mercado para entender quais opções são oferecidas e como cada uma delas vai de encontro com as necessidades da sua empresa. Não adianta ter dezenas de recursos, se faltam aqueles que de fato ajudam o seu negócio crescer. 

Sendo assim, observe com atenção a responsividade, canais de atendimento ao consumidor, integração com outros programas importantes, meios de pagamento, entre outros. Assim, a sua equipe pode se dedicar a tarefas mais estratégicas e ligadas ao core business da empresa.

3. Faça o planejamento de vendas

Se você procura a resposta de como vender online, aqui vai: planejamento de vendas. Este documento vai determinar todas as estratégias que vão ser usadas pela empresa na aquisição de novos clientes. 

Independentemente do tamanho que a sua equipe de vendas tenha, todos os vendedores precisam ter consistência na hora de abordar o cliente. Por mais que eles tenham as suas individualidades, vale a pena ter um padrão ao menos que ajude os consumidores a identificarem o seu negócio. Ainda mais considerando uma loja virtual. 

Lembrando que para criar um plano de vendas é preciso considerar o mercado, o perfil do cliente ideal, canais de marketing a serem usados e outros. Todos esses aspectos serão a base para planejamento que deve ser avaliado de maneira recorrente, a fim de que as ações da empresa correspondam aos objetivos atuais. Quando bem feito, o plano auxilia a equipe comercial a focar nos interesses da empresa e consolidar a marca no mercado. 

4. Adapte o processo de vendas do offline para o online

Essa dica é especialmente importante se a sua empresa já conta com um processo de vendas offline e está planejando implementar vendas online. Por isso, é fundamental que o processo de compra seja semelhante ao offline o máximo possível.

Uma dica aqui é reunir as principais questões que os clientes têm dúvida na hora de realizar compras físicas. Procure deixar as respostas em um FAQ online, pode ter certeza que isso vai facilitar o trabalho. O uso de chatbots que dão respostas automáticas também é interessante, por manter o funcionamento do negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

5. Estruture o atendimento

Um dos segredos para quem pretende ter um negócio de sucesso online está na estruturação do atendimento. Apesar de algumas atitudes serem bem parecidas com o que acontece no mundo offline, você vai precisar fazer algumas adaptações, até mesmo para poder engajar o cliente que está do outro lado da tela. 

Uma delas é definir o tom de comunicação. Ele vai ser formal, informal, divertido ou sério? É preciso treinar a sua equipe para que as respostas sejam coesas e sigam um mesmo padrão. Além disso, esses mesmos profissionais devem estar aptos a diminuírem o tempo de respostao universo online, as pessoas esperam mais agilidade, sendo que isso é determinante inclusive para a continuidade de uma compra. 

Além dessas questões, é importante contar com boas ferramentas de atendimento. Elas vão ajudar a agilizar o trabalho, mas também coletar informações e insights que servirão para estratégias futuras não só de vendas, mas também de marketing, fazendo assim com que o cliente fique satisfeito.

Como aumentar as vendas pela internet? 

Se você já começou a trabalhar com vendas online e quer saber como aumentar as compras na loja virtual, precisa implementar algumas estratégias para que isso aconteça!

Invista na sua presença nas redes sociais

Cada vez mais pessoas têm se conectado às redes sociais. Segundo relatório da Hootsuite e We Are Social, existem 4,62 bilhões de usuários, o que representa um crescimento de mais de 10%. Isso mostra a importância da empresa estar representada nesses canais para poder se conectar com os seus clientes. 

Por isso, se quiser maior visibilidade e aumentar as vendas, ainda mais considerando as vendas online, garanta que existam ações para esses meios. 

Seja por meio de publicidade ou não, foque na criação de conteúdos relevantes para a sua audiência, tenha informações claras sobre os produtos, use a criatividade e outros recursos disponíveis para gerar engajamento e conquistar potenciais clientes. 

Para te ajudar nessa missão, ouça o episódio de Cast For Closers que conversamos com Thiago Reis da Growth Machine!

Aposte na experiência do consumidor

Uma boa experiência online pode significar não só mais vendas, mas também ajudar no fortalecimento da marca. 

De maneira prática, comece melhorando a usabilidade do seu site: o cliente precisa ter facilidade em navegar pelo portal, conseguir realizar as pesquisas, encontrar os produtos/serviços de forma simples e outros. 

Outro ponto importante é criar o desejo pelo produto/serviço: o usuário tem que sentir que aquela opção é a melhor dentre todas as outras do mercado. 

Por isso, invista em descrições de qualidade, destacando os pontos fortes, aplicações, mas também como fazer o melhor uso da compra. De preferência, conte com uma aba na qual outros clientes podem dar seus depoimentos, isso ajuda a reforçar a compra. 

Use CTAs que convertem

Não adianta nada ter uma página otimizada, se os CTAs usados não convertem. O CTA ou Call to Action é um link textual ou visual (com botões) que tem por objetivo fazer com que o visitante tome a ação de comprar o seu produto/serviço.

Engana-se quem pensa que basta colocar no final um botão “comprar” que o cliente vai realizar a ação. A realidade é outra. O texto do botão precisa chamar atenção, as cores dele precisam ter contraste e eles precisam ser objetivos para que o cliente tenha facilidade em identificar o que fazer.

A importância de ser um bom vendedor online

Os vendedores são peças-chaves para a conquista de resultados de uma empresa. Um bom vendedor online tem algumas características que se destacam, como: 

  • saber identificar as necessidades dos clientes; 
  • passar as informações obtidas nas compras para outros profissionais da equipe, que definirão os próximos passos da estratégia online; 
  • realizar o pós-venda e gerir o relacionamento com o cliente.

Por isso, podemos resumir que um bom vendedor online é aquele capaz de fazer com que o cliente se sinta confiante e confortável para fazer as suas compras. Além disso, ele representa a marca, criando assim credibilidade em torno da empresa.

Saber como vender online é o que vai definir o futuro de muitos negócios. No entanto, é preciso planejamento se a ideia é levar um empreendimento do mundo offline para o online. Hoje, já não dá para ficar fora da web, então, quanto antes começar esse plano, melhor. 

Inclusive, uma boa prática para conseguir vender mais é saber como prospectar clientes. Confira o nosso artigo e aprenda como gerar mais e melhores oportunidades: Prospecção de Clientes: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Gerar Mais Vendas!

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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