Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Profissionais de vendas precisam aprimorar constantemente a sua atuação, afinal, são o principal ponto de contato entre a empresa e o cliente. O trabalho de uma equipe comercial é dinâmico e repleto de atividades, por isso, nem sempre sobra tempo para buscar informações.
Pensando nisso, fizemos uma lista com 45 referências de informações de vendas que vão ajudá-los a se manter atualizados sobre o que está acontecendo no mercado e progredir em suas carreiras. Prontos para conferir o que preparamos? Continue a leitura!
Os podcasts são uma poderosa fonte de informações de vendas e aqui você vai conhecer os principais nomes do mercado!
O Casts For Closers é o podcast para quem quer dominar Inside Sales e colocar suas metas no bolso. Diego Cordovez, CMO da Meetime, é o host do programa e sempre traz convidados de renome ligados ao universo de vendas para falar sobre treinamento, gestão, técnicas ou outros assuntos que são tendência no segmento.
Siga-nos no Spotify ou no Youtube!
30 Minutes to President’s Club é um podcast que fornece aos profissionais de vendas táticas para ajudá-los a alcançar as suas metas de vendas. Apresentado por Nick Cegelski e Armand Farrokh, o programa traz entrevistas com os melhores vendedores e líderes de vendas, bem como episódios nos quais Nick e Armand compartilham seus próprios insights e estratégias.
O Conversations with Women in Sales é um podcast apresentado por Lori Richardson dedicado às mulheres que atuam em vendas. Richardson traz conversas nos convidados compartilham conselhos práticos para mulheres que desejam avançar na carreira de vendas.
A cada episódio é abordado tópicos como: liderança, gestão de carreira, lidar com a síndrome do impostor, superação de adversidades, alinhamento de marketing e vendas, vendas B2B, parcerias estratégicas, construção de equipes de vendas inclusivas e muito mais.
Com mais de 550 episódios, The Salesman Podcast é repleto de conteúdo relevante sobre vendas. O foco do programa está em ajudar os profissionais de vendas a aprenderem como encontrar compradores e fechar negócios de maneira moderna, eficaz e ética. Astronautas da NASA, pilotos de F1, atletas olímpicos, lutadores do UFC, neurocientistas líderes mundiais e os maiores especialistas em vendas do mundo são alguns dos convidados.
Seja construindo, inovando ou executando, o HBR on Strategy é um podcast no qual você obtém insights e inspiração dos maiores especialistas do mundo em estratégia de negócios e inovação. Semanalmente cases e conversas vindas de podcasts, vídeos, artigos servem de inspiração para novas maneiras de fazer negócios.
O Reveal The Revenue é um podcast feito pela Gong e voltado para líderes de receita que querem atingir todo o seu potencial. Semanalmente, profissionais, líderes e especialistas são entrevistados e o foco do programa está em explorar como utilizar a inteligência em receitas, tendo como base dados de mercado. São histórias reais de sucesso e fracasso que ensinam como vencer por meio de uma mentalidade focada na priorização de dados e obtenção de insights práticos que permitem a implementação e replicação em diferentes tipos de negócios.
O conhecido palestrante e consultor, Donald C. Kelly analisa vários problemas de vendas de alto nível no podcast The Sales Evangelist. Desde o básico relativo, como “Processo de vendas 101” ou trazer um novo produto ao mercado, até discussões mais específicas, por exemplo: como criar um processo de divulgação por cold mail.
Dedicado a dar continuidade ao legado do motivador de vendas Zig Ziglar, este podcast de vendas é dedicado ao autoaperfeiçoamento, à inspiração e ao desenvolvimento de bons hábitos. O filho Tom Ziglar e o colega Kevin Miller convidam palestrantes famosos para o programa – como Simon Sinek e Seth Godin – para discutir os segredos do sucesso duradouro.
Barrows, CEO e fundador do JBarrows Sales Training, é host do podcast Make It Happen Mondays. Os episódios estão repletos de dicas e anedotas úteis de vendas, muitas das quais extraídas de suas experiências na área. A cada semana, ele fornece dicas de vendas práticas para fechar mais negócios e atrair líderes do setor, além de trazer tópicos sobre marca pessoal e conselhos de carreira.
Apresentado por James Carbary e Jonathan Green, o B2B Growth é um podcast rápido, mas contundente. Os episódios não se limitam a discussões de vendas, mas muitos deles abordam questões ligadas à liderança de vendas. Os exemplos incluem formação de equipes, estabelecimento de programas de referência, criação de buyer personas e manutenção da relevância em mercados comoditizados.
As vendas, especialmente as vendas B2B, são tão competitivas que mesmo um pequeno ajuste pode ser um ponto de inflexão para o sucesso revolucionário. No The Quotable Sales, produzido pela Salesforce, você ouve conversas com algumas das maiores mentes em vendas da atualidade.
O Papo de Vendedor é aquele podcast para aqueles que querem aprender a vender mais. Ele é feito por vendedores para vendedores. Por isso, os temas abordados vão desde características de um super vendedor até prospecção, abordagem, rapport, qualificação, apresentação da proposta comercial e técnicas de fechamento de vendas.
Alguns dos maiores nomes que publicam informações em vendas!
Gustavo Pagotto é fundador de uma das maiores comunidades de profissionais de vendas B2B: a PipeLovers. Na prática, como funciona? O foco da comunidade está na construção de relacionamentos (networking) e a troca de conhecimento entre vendedores (benchmarking), algo que inclusive ele aborda constantemente em seu perfil.
Giovanne Saraiva é especialista em estruturar e performar equipes de vendas em empresas B2B. Ele tem experiência com construção de equipes de Inside Sales, gerenciamento de equipes e estruturação de processos de prospecção. Em seu perfil, Saraiva fala sobre contratação de equipes comerciais, melhores formas de negociação, prospecção ativa, qualificação de leads e diversos outros assuntos ligados a vendas em seu perfil no LinkedIn.
Myrian Mourão é mentora de prospecção de vendas e uma das maiores especialistas do Brasil quando se trata desse assunto. Mourão busca trazer em suas postagens o que aprendeu estando no mercado prospectando há mais de 22 anos.
Do aprendizado constante ao desenvolvimento de novos métodos e técnicas, ela aborda questões que fazem parte do dia a dia de uma equipe de pré-vendas, como as bases de uma prospecção B2B, o que falar em cada canal de abordagem e muito mais.
Como bem descreve em seu perfil, Ricardo Alvarinho tem como missão ajudar SDRs, vendedores e empreendedores a conquistarem resultados memoráveis em vendas B2B. Ele traz em suas publicações um panorama sobre o dia a dia das equipes comerciais, mostra exemplos de empresas que utilizaram suas metodologias e tiveram resultados.
Além desses cases, Alvarinho também fala sobre prospecção, qualificação, situações vividas diariamente por profissionais de vendas. Para quem quer aprender mais sobre o dia a dia do setor e quer acompanhar técnicas modernas vale a pena segui-lo.
Thiago Reis é um dos maiores especialistas de vendas B2B do Brasil e fundador da Growth Machine, que tem como objetivo revolucionar a capacidade de geração de receita das empresas B2B, estruturando as estratégias de crescimento, organizando e simplificando os principais processos.
Se o seu objetivo é se tornar um líder de vendas melhor, trabalhar a prospecção outbound, gerar leads via inbound, ter receita previsível, estruturar times Inside Sales, não pode deixar de conferir os insights que Reis traz em seu perfil.
Felipe Traina, CEO da Salestime, também é um nome de destaque no mercado de vendas brasileiro. Entre os conteúdos que ele gera para o público assuntos como OKRs, prospecção de novos clientes, fechamento de vendas e vendas consultivas.
Traina também publica vídeos no canal da Salestime no YouTube no qual mostra cases de sucesso dos seus clientes, exemplificando na prática como eles avançaram em vendas. Além disso, traz conteúdo sobre técnicas e outros assuntos que fazem parte do dia a dia da equipe comercial, como rampagem de SDRs, SPIN Selling, script de prospecção etc.
Alberto Couto tem mais de 40 anos de experiência em treinamento de vendedores, tendo atuado em segmentos variados. As suas publicações em seu blog e perfil do LinkedIn sobre os desafios do dia a dia dos vendedores e das empresas que querem aumentar suas vendas.
Para quem gosta de acompanhar conteúdos que sejam realmente voltados para a realidade do vendedor, Couto entrega riqueza em suas reflexões sobre o assunto.
Com passagens por empresas como Hubspot e Rock Content, Matt Doyon acumula uma experiência de anos na área comercial e compartilha seus aprendizados ao longo da caminhada com seus mais de 17 mil seguidores no LinkedIn.
Atualmente na Triple Session, da qual é fundador, Doyon tem alinhado seus conteúdos ao que a empresa tem por objetivo: treinar profissionais de vendas para que entreguem os seus melhores resultados, por meio da prática diária focada em testar e fazer benchmarking
Chris Orlob é outro nome bastante conhecido no universo de vendas. Orlob carrega em seu currículo o feito de ter levado a Gong, de 200 mil dólares a 200 milhões de dólares em Annual Recurring Revenue (ARR) em um período de 5 anos.
Diariamente, ele compartilha dicas sobre gestão de vendas, vendas SaaS, prospecção e diferentes assuntos ligados à área comercial. Para quem está começando ou mesmo já é experiente na área vale a pena seguir Chris Orlob, afinal, suas publicações são uma verdadeira aula sobre como conduzir negociações de sucesso.
Mark Roberge, atualmente professor em Harvard e co-fundador da Stage 2 Capital, é um daqueles profissionais de vendas que você precisa acompanhar. Com passagem pela HubSpot, na qual montou um time de 450 vendedores e levou a empresa a 100 milhões de dólares em faturamento, colocou todo esse conhecimento no livro The Sales Acceleration Formula.
Em seu perfil, ele faz análises comerciais, mas também traz insights sobre a área, bem como compartilha dicas relevantes relacionadas a vendas.
Becc Holland é CEO da Flip The Script, voltada para treinamento gratuito em vendas. Em suas redes sociais Holland traz o seu conhecimento na área comercial e ainda compartilha dicas de livros e suas impressões sobre determinadas práticas.
Intenção de compra, prospecção, linguagem de vendas, entre dezenas de outros assuntos fazem parte das suas publicações.
Lutando para marcar reuniões? Quer vender sem vender sua alma? Quem entra no perfil de Josh Braun já logo pode ler tais questionamentos na sua descrição e é exatamente isso que ele se propõe a fazer em suas publicações: ajudar os profissionais a fazerem vendas melhores embasadas em técnicas que já deram certo antes.
Braun traz exemplos do que os vendedores fazem no cotidiano e como eles podem melhorar suas abordagens junto do cliente em potencial para que de fato ele feche a negociação. Por exemplo: cold mail para aumentar as taxas de resposta.
Fundador da Winning By Design, focada em auxiliar o cliente a projetar, construir e dimensionar seus esforços de vendas, Jacco van der Kooij tem como foco ajudar seus vendedores com uma abordagem de vendas orientada por processos, o que o ajudará a conquistar mais negócios com os clientes certos.
Por isso, em seu perfil é comum vê-lo compartilhando lições de profissionais que se destacam na área, além de trazer dados que ajudam a entender o panorama de vendas, bem como os principais eventos da área.
Se o seu objetivo é conhecer mais profundamente sobre uma operação de Inside Sales e também Sales Engagement, o CMO da Meetime, Diego Cordovez, deve estar na sua lista de pessoas a seguir. Cordovez compartilha em seu perfil insights poderosos sobre esses assuntos, além de ser host do podcast Casts For Closers, que indicamos mais acima.
Os sites e as páginas em redes sociais das páginas a seguir são uma importante fonte de informações em vendas, promovendo conhecimento nessa área!
A Ploomes é uma empresa com sistema de automação da força de vendas, reunindo CRM, funil de vendas, automação de propostas e pedidos de vendas. Para quem deseja estar atualizado sobre a área, acompanhar eventos (como a Semana de Prospecção B2B, que ensina sobre gestão de times de prospecção, estruturação de campanhas, técnicas e abordagens), dicas sobre vendas e variados tipos de conteúdo vale a pena seguir a Ploomes.
A Academia Rapport tem como objetivo levar educação para times comerciais. Além disso, realiza treinamentos, call review, role play, mentoria para gestão e auxílio em documentação. Para quem deseja é possível fazer parte da comunidade. Em sua página no LinkedIn, a Academia Rapport ainda traz dicas sobre práticas a serem utilizadas na rotina da sua empresa.
A Salestime é uma empresa especialista em desenhar e implementar estratégias de vendas para empresas B2Bl. Os pilares do trabalho desenvolvido estão: processo, tecnologia, gestão e pessoas. Tudo isso é possível ver em suas publicações no blog, que aborda temáticas como gestão, vendas, pré-vendas e traz cases de sucesso de seus clientes.
Gong é uma ferramenta com inteligência artificial que grava as conversas dos clientes (telefone, e-mail e webconferência), mas também as processa, entendendo exatamente o que foi dito. No Gong Labs, você tem acesso aos últimos insights, tendências do setor e recomendações de especialistas por meio de dados e estudos.
Fechar mais negócios, fazer previsões com mais precisão e acelerar o sucesso em toda a sua organização? Essa é a proposta do software da Salesloft. Tendo como base esse pilares, a empresa se propõe a trazer conteúdos baseados em dados, além de promover eventos na área, interessante para profissionais que querem se manter antenados sobre as últimas novidades do mercado.
A HubSpot conta com um dos blogs mais ricos em conteúdo sobre marketing e vendas do mercado. Com temáticas que abrangem desde práticas do dia a dia que podem ser usadas pelos vendedores até cases e estudos sobre vendas, por meio do blog é possível ter uma visão completa sobre o mercado, especialmente o digital.
The Sales Blog é feito por Anthony Iannarino, um conhecido autor, palestrante e líder de vendas. Ele posta dicas diárias e insights sobre vendas. Seu estilo simples de escrever e explicar é apreciado pelos representantes de vendas que aguardam seus insights diários. O objetivo principal deste blog é a formação, crescimento e desenvolvimento dos profissionais da área.
The Sandler Training oferece um fluxo constante de conselhos sobre todos os tipos de profissionais de vendas – incluindo vendedores, gerentes e executivos. Geralmente, as suas postagens incluem exemplos para que os leitores possam entender exatamente como colocar em prática os conceitos que aprenderam.
Os gerentes de vendas comuns supervisionam os vendedores, os bons motivam seus representantes. Já os grandes gerentes de vendas inspiram e treinam seus representantes para que cada indivíduo atinja seu potencial máximo. No The Ambition Blog, que tem como prioridade o último grupo, você tem dicas sobre contratação, aumento de desempenho e promoção de produtividade.
No Sales Hackers são compartilhadas dicas e táticas de vendas, incluindo estratégias de especialistas do setor, além de técnicas eficientes de geração de leads, divulgação e negociação para implementar hoje mesmo. São podcasts, webinars, cursos online, treinamento de vendas, vídeos, e-books e muito mais.
Sabe esse artigo que está lendo agora? Bem, ele está dentro do blog da Meetime, um dos maiores portais de vendas e Sales Engagement do Brasil. Semanalmente, você encontra novidades em nossa página que abrange assuntos relacionados à pré-vendas, prospecção, gestão de vendas e muito mais! Inscreva-se na nossa Newsletter para receber as atualizações de nossos conteúdos.
Para aqueles que preferem aprender por meio de vídeos, confira a seleção abaixo de canais!
Com dicas práticas, metodologias e hacks de vendas, Thiago Concer se propõe a trazer em seu canal de vendas conteúdos que vão te tornar um profissional top performer e fazer com que seu time se destaque e bata as metas. A missão é “te fazer um monstro que domina o mercado, lidera com garra e atinge resultados extraordinários através das vendas”.
O canal SuperVendedores é focado em conteúdo para profissionais de vendas. São compartilhadas dicas para vender mais, técnicas de e muito mais. O objetivo do canal é bem definido: “ajudar você a se transformar em um super vendedor(a), vender muito e bater suas metas de vendas”.
O DNA de vendas é um canal que tem por foco educar e inspirar pessoas apaixonadas por vendas. A ideia é trazer conteúdos que gerem impacto, contribuindo de forma estratégica para o crescimento de vendas e o aumento da rentabilidade. Além de vários cases de sucesso, é possível encontrar vídeos que mostram como colocar em prática as principais teorias de vendas, como Outbound Sales, Sales Enablement, gamificação em vendas, entre outros.
Um dos principais compromissos da Meetime é educar o mercado sobre Sales Engagement. No canal do YouTube fica claro essa proposta, semanalmente vídeos sobre vendas, prospecção e Inside Sales são atualizados no canal. Para quem deseja ainda ter aulas sobre determinados tópicos, é possível ainda encontrar playlists como o Venda sob Medida e o próprio podcast, Cast For Closers, que já foi citado.
Mark Hunter é conhecido por Sales Hunter e sua experiência de anos (com passagem por empresas como Salesforce, Lenovo, American Express) está em seu canal no YouTube, no qual ele explora assuntos como motivação de vendas, estratégias de negociação, como fechar mais negócios, dicas e truques que ajudarão na identificação de clientes potenciais e conselhos de liderança de vendas para que você possa montar uma equipe de vendas mais lucrativa e produtiva.
The Sales Insights Lab Channel é um canal repleto de ideias sobre como aumentar as vendas. Marc Wayshak tem uma abordagem baseada em dados e na ciência que utiliza as melhores ferramentas disponíveis para as organizações de vendas. Experiência é o que não falta, afinal, Marc é o autor best-seller de livros sobre vendas e liderança, incluindo os títulos Game Plan Selling e The High-Velocity Sales Organization.
Jeb Blount, o autor de best-sellers entre os quais do livro Prospecção Fanática, mantém o canal Sales Gravy, no qual aborda sobre o que você precisa saber para construir sua equipe de vendas de alto desempenho. Ele fala sobre liderança, vendas e outros tópicos relevantes, como cold calling e customer experience.
Que o LinkedIn é uma rede social profissional indispensável, mas sabia que ele também tem um canal em que ensina a vender dentro da sua plataforma? No canal LinkedIn Sales Solutions, você tem acesso a vários vídeos sobre o poder do Social Selling e como aproveitar o mundo digital para expandir seu público, desde vendas até métricas e muito mais.
Victor Antonio é palestrante de negócios, autor de best-sellers e instrutor de vendas, com mais de 20 anos de experiência. Ele tem um dos canais de vendas de maior sucesso no YouTube, no qual tem uma playlist vasta com assuntos atuais, como uso da Inteligência Artificial em Vendas, como conquistar clientes via redes sociais e muito mais.
As 46 referências que trazemos sobre informações em vendas são abrangentes e contemplam os diferentes aspectos que envolvem o universo comercial. Esperamos que essa lista o ajude na sua capacitação, mas também possa auxiliar nos seus desafios diários.
Já que estamos falando sobre aquisição de conhecimento, não deixe de conferir o nosso artigo com Os 20 melhores livros de vendas para ser um vendedor melhor!
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Veja mais assuntos relacionados: