Sumário

Quando a autoconsciência se torna orgulho

No episódio 91 do nosso podcast — “Formando novos líderes de vendas” —, a Camely aponta que uma das principais soft skills que um gerente de vendas precisa ter é a autoconsciência. Isso significa ser capaz de se auto avaliar e reconhecer o que você ainda pode melhorar. 

Estenderia a necessidade dessa habilidade para o time de vendas como um todo. Embora entenda que quanto mais acima na carreira, menos feedback externo você recebe, e por isso a importância da autoconsciência para a liderança. 

Ainda assim, a evolução do vendedor também depende muito dele mesmo. O que ele lê, quem ele busca para se aconselhar, como ele faz para aprimorar as suas calls e mensagens, sem depender apenas dos treinamentos. Porém, é preciso tomar cuidado para não deixar essa qualidade se tornar orgulho. 

Autoconsciência é saber se virar sozinho e não ficar dependendo apenas de ajuda externa. Orgulho é nunca aceitar ajuda. O que é uma característica ruim para qualquer área. 

Quanto mais alto o seu cargo, mais solitário é. Literalmente, porque existem menos pessoas passando pelos mesmos desafios que você. Assim, aprender a tocar o barco sozinho é essencial. Contudo, negar ajuda quando ela aparece é falta de sabedoria.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Nova call to action
Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Inside Sales

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso. 😉